Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Filipo Studzinski Perotto

    Quem vive sob terror ? me parece que é Gaza e não Europa

    Responda
  2. Denise Ambrosi

    Muitos até fazem, vão juntos nas diversas manifestações que estão ocorrendo na Europa Mas uma específica deles é muito raro

    Responda
  3. Denise Ambrosi

    Mas fazer manifestação pro- pá led ti na eles não querem né?

    Responda
  4. Denise Ambrosi

    Vou ter de usar a língua do P pra falar nesse jornal

    Responda
  5. Denise Ambrosi

    Is ra el deveria pensar na grande nação judaica, que vive em vários lugares do mundo, e estão sofrendo as consequências das in sa ni da des desse estado cometidas na Pa lês ti na.

    Responda
  6. ROBERTO DE FREITAS

    O que explica a questäo profunda do antissemitismo é porque a Torah foi dada ao povo judeu no monte Sinai (que em hebraico quer dizer irá) e não as outras 70 nações (da época), que não aceitaram (foi oferecida aos anjos de cada nação), porque há 613 mandamentos (Mitsvot), muitos deles dificeis de serem cumpridos!

    Responda
  7. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    O jornal deveria fazer um debate para esclarecer os leitores a diferença entre antisemitismo e antisionismo.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Esse jornal, Arthur? Esquece. Eles querem mesmo é manter essa confusão, pois beneficia o lado que eles apoiam.

  8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O parágrafo final da matéria diz tudo! Por que será que isso não está nem mesmo na manchete da própria matéria?

    Responda
  9. Marina Gutierrez

    Terrror é estar ainda vivo sob os escombros de escolas, hospitais e campos de refugiados, ferido,sem água e comida.

    Responda
    1. SERGIO ELCIO NISKI

      Terror é sequestrar crianças, mulheres e idosos sem que possa saber, após mais de 40 dias. se ainda estão vivos e em que condições. Terror é usar estrutura civis como trincheiras. Terror é roubar recursos de um povo para construir estruturas destinadas atacar civis de outro pais.

  10. Marina Gutierrez

    Enquanto esse jornal e a imprensa em geral publicam artigos sobre a perseguição e crimes cometidos contra um povo ao longo da história, um outro povo, que não cometeu crime nenhum desses crimes, continua sendo exterminado. Um meio ( sórdido) de desviar a atenção dos leitores.

    Responda
    1. SERGIO ELCIO NISKI

      Os seus calendarios devem ter eliminado o dia 07 de Oubro de 2023.

  11. Marina Gutierrez

    Meu segundo comentário foi censurado. Continua a denunciar a Folha por desrespeitar minha opinião.

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    Anti-semitismo é o preconceito contra o povo que professa a fé judaica, sua cultura, costumes, etc. Criticar o governo de I.pelos crimes contra um povo indefeso é apenas isso, um criticismo válido. Não se deve confundir as duas situações e muito menos usar uma delas como escudo para justificcar crimes cometiidos contra seres humanos.

    Responda
  13. Marina Gutierrez

    A Folha censurou meu primeiro comentário.

    Responda
  14. Berenice Gaspar de Gouveia

    O antissemitismo é endêmico na ultra direita cristã. A comunidade judaica se ilude com esse aparente apoio na guerra, mas ali na esquina voltam os fantasmas da conspiração judia. Não são muçulmanos que estão fazendo essas ameaças

    Responda
  15. José Bueno

    A articulista confunde números de manifestações contra a barbárie em G a za, como se fossem manifestações contra j ud eus em geral. Esta postura equivocada, que não está atenta às diferenças mostradas pela maioria dos manifestantes, é uma generalização que só serve para alimentar mais o an tis em iti smo. Esta barbá rie do governo, quando todas as imagens forem liberadas pela m id ia ocidental, não será esquecida, nem por j ud eus, nem por n ão j ud eus, de Isr el e do mundo inteiro.

    Responda
  16. RUTH RUTMAN

    A guerra foi só pretexto para os ante semitic sairem do armario. Eles sempre estiveram lá

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os jhudeus que não se horrorizam com o que o estado de Ishrael vem fazendo com o povo pales tino em Gaz$a e na Cisjhordânia são coniventes e quando agem seletivamente quando ações terroristas são praticadas por seus supostos inimigos mas toleradas quando praticadas por ihsraelenses. Desculpe se me repito mas é apenas tentativa de fugir à censura da Folha.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Assim como os islamofobicos! Por acaso os islâmicos mundo afora não foram perseguidos por causa dos ataques do 11/09, do Hhhamas e de qualquer ato terrorista de grupos fundamentalistas islâmicos? Os judeus que não se escandalizam com o que o estado de Israel vem fazendo há décadas contra os palestinos em Gaza e na Cisjordânia merecem isso!

  17. Paulo Gallo

    Eu não dou a mínima para o que os ju-deus estão passando! Todos os meus sentimentos são para os palestinos!

    Responda
    1. Paulo Gallo

      A Folha censurou eu escrever a palavra ju-deu, razão pela qual tive que dividir as sílabas para postar. Mas, não censurou escrever palestino!

  18. Antonio Rici

    O aumento desses atos deve estar relacionado diretamente com a rejeiçao dos dirigentes do Estado terro rista em que Is rael se tornou após o ataque do Há mas

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Eu só faria uma ressalva, Antonio: não foi a partir do ataque de 07 de outubro. É um processo em desenvolvimento há sete décadas.

  19. vicente oliveira

    Nenhum comentário meu é publicado,mesmo tendo cuidado com as palavras.talvez por não saber encontrar palavras doces para a situação da Palestina.

    Responda
  20. vicente oliveira

    O governo genocida de Israel,a ocupação criminosa da Palestina e as organizações judaicas espalhadas pelo mundo que apoiam a matança é que estão construindo o anti semitismo ,ou será que os gostosoes acreditavam que o mundo ficaria impassível diante a tantas atrocidades.

    Responda
  21. Francisco da Luz

    O rabino só quer salvar a imagem de vítima inocente e não se preocupa em distribuir quentinhas e sucos hidratantes para as criancinhas da faixa de ga xa

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Terrror é estar ainda vivo sob os escombros de escolas, hospitais e campos de refugiados, ferido,sem água e comida.

  22. Mykel Alexander Santos Gomes

    Estratégia de vitimismo. Sobrevalorizar situações recorrentes devido às ações das lideranças dos "eleitos" para mais leis de censura. Opinião contrária não gostam.

    Responda
  23. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Humberto Giovine

    Sugiro ao rabino que opinou nesta reportagem, e a todos os que criticam o "antissemitismo" que condenem os ataques de Israel contra o povo palestino inocente, inclusive, a maioria crianças. Isto ajudaria a diminuir a reação das pessoas contra os judeus.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Perfeito, Humberto.

  25. raymundo de oliveira reis neto

    Terrível. Mas não se deveria supor que a europa é pacifica.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nunca foi. Quando muito, transpôs a violência para outras regiões.

  26. Marcos Benassi

    Michele, Prezada, notícia muito ruim, ao lado de outra péssima: ninguém nem tá ligando muito pra islamofobia, ao ponto de nem terem estatísticas confiáveis pra coisa. É tudo uma barbaridade só, mas parece que aquela acerca dos jjjuudeus incomoda mais.

    Responda
  27. Jacques Toron

    É lamentável essa perseguição, atacar uma pessoa simplesmente por por sua fé judaica. Há 2 mil anos os judeus sofrem discriminação. A existencia de Is rael é a garantia de sua sobrevivência. Grupos que pregam a aniquilação de ju deus , como nazistas, devem ser liquidados.

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Não é bem fé É atitude

    2. Marina Gutierrez

      Palestinos não tem nada a ver com a perseguição que os judeuus sofreram, lideres europeus cometeram os crimes e foram punidos. Desde 1948, o povo palestinos vem sendo perseguido, humilhado, usurpado no territorio que lhes foi designado durante a divisãao da Palestina. Palestinos, cristãos e muçulmanos nativos da região, tem o direito de existir e viver em paz, tanto e quanto como os israelenses.

    3. Joao Cellos

      Nisso concordamos. E quem ataca alguém por sua religião islâmica também tem que responder por isso. E quem deseja a aniquilação de pal estinos também deven ser aniquilados. Ou um jud eu vale mais do que um pal estino?

  28. Ricardo Arantes Martins

    Toda discriminação tem origem na ignorância. Somos todos humanos, Homo sapiens diz a antropologia. não existem raças, termo cunhado pelos europeus no século16a fim de justificar a escravidão indígena e posteriormente a africana. Somos todos da Raça humana. Os ju. deus como um Todo não podem ser responsabilizados pelos atos de Is-rael assim como os Sudaneses na África não podem ser culpados pelo atos de seu país contra tribos minoritárias. O resto é preconceito.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Arno Costa

      Tá bom. Vou fingir que acredito!

  29. Cleomar Ribeiro

    ... Netanyahu e seus parceiros visíveis e invisíveis de parlamento israelo plantaram suas sementes de frutos amargos e as nossas irmãs e nossos irmãos judeus mulçumanos estão colhendo os frutos amargos!!! Netanyahu e seus parceiros estão a colher ouro e escravos!!! Estas lideranças são pró-Trump, eles são saintmonios de Trump!...

    Responda
  30. RONALDO Cabral

    O motivo seria a europa está inundada de muçulmanos que odeiam judeus?

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Inundada é uma palavra adequada. São milhões mesmo. Se estatística é a questão, respondida agora.

    2. Marcos Benassi

      "Inundada de muçulmanos" cheira mal pacaramba, hein, colega?

    3. Ricardo Arantes Martins

      Não. A europa como o resto do mundo ocidental foi inundada por uma indústria de fakes da extrema direita. é a ignorancia por desinformação. lá iniciada pelo brexit, nos EUA pelo Trump e no Brasil pelos paga pal. de Trump, pelo Coiso e filhotes formando milhões de idiotizados por essa indústria de fakes nas mídias sociais que apenas refletem caos e ódio. Mas esse ódio aos semitas vem da esquerda que também tem alto preconceito em que pese acreditar que são intelectuais. São mais culpados ainda.

  31. JOSE CAMPOS

    Os crimes cometidos pelo governo de Israel contra crianças palestinas estão destruindo a imagem dos judeus no mundo todo. Só o governo de Israel tem culpa nisso.

    Responda
    1. Juliana Castro

      Nada justifica o ódio a uma população inteira, complexa e diversa. Odeie o governo de Israel e o Hamas, não os judeus ou os muçulmanos . Salam - Shalom

  32. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    Muitos são coniventes, indiferentes com a opressão e o genocídio dos palestinos. Sem falar que são contra o Estado palestino. Isso deveria ser destacado e cobrado.

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      É Juliana, vc não leu o que o Ulisses falou: “ rles são coniventes”

    2. Denise Ambrosi

      Perfeitamente ulisses

    3. Juliana Castro

      E por isso toda a população judaica deve pagar?

    4. Jacques Toron

      Ter liberdade de expressão não é crime, atos racistas e antesemitas sim

    5. Marcelo Brum

      Aumentou na pandemia...

  33. Josue Oliveira

    Totalmente injusto. A culpa é do governo de sraeI que esta repleto de radlcals de direita e de ortodoxos.

    Responda
  34. Jorge Severo

    Não seria o governo de Issrraell o responsável maior pelo recrudescimento do antissemitismo? Coloque-se no lugar de quem está deliberada e crimiosamente bombardeado.

    Responda
    1. Jorge Severo

      Concordo 100% contigo, Maria.

    2. Maria Lopes

      Não. Sou totalmente contra o governo de israel e totalmente contra o anti-semitismo. A favor de dois estados e contra matança de qq lado. Antisemitas de sempre estão aproveitando a oportunidade para manifestar seus preconceitos.

  35. SAMYR AUAD

    Há um ge no cí dio em curso patrocinado pelo Estado Ju deu. Por que será que o pessoal anda meio aborrecido com o povo escolhido de deus, hein Folha?

    Responda
  36. Paulo César de Oliveira

    Era só o que faltava. Em pleno século XXI estrelas de David sendo pichadas em residencia de judeus, para nao falar num quase pogrom tentado num aeroporto russo.

    Responda
  37. antonio brito

    Não são "inocentes europeus que nada têm a ver com .." financiam e apoiam os colonos armados do outro lado do rio. Não merecem ser atacados por serem religiosos, porém deveriam condenar e deixar de apoiar colonos usurpadores da terra alheia. Jave, de um basta ao povo escolhido adoradores de bezerro.

    Responda
  38. lilian santos

    Infelizmente essa seria uma das consequências causada pelo genocídio praticado por Israel contra o povo palestinos que não começou hoje , vem sendo executado com aval da Europa e Estados Unidos a décadas....O que a gente planta , colhe....essa é a regra divina, nunca quiseram fazer os dois Estados, os judeus deixaram de ser um povo oprimido para ser o opressor....lamento.

    Responda
    1. Juliana Castro

      A intenção era fazer crítica ao Estado de Israel e seus governantes ou generalizar todo um povo que tem seus diferentes movimentos e complexidades?

  39. Cleomar Ribeiro

    Netanyahu e seus parceiros de parlamento, visíveis e invisíveis traíram a população do planeta!!!... Eles traíram as nossas irmãs e nossos irmãos judeus e mulçumanos para ter ouro e escravos!. Nossas irmãs e nossos irmãos judeus e mulçumanos estão sob ataque bruto, rude, cruel e covarde!!!...falta grave-gravíssima de Netanyahu!!!...

    Responda
  40. Divino Eterno Pereira

    Esse é o momento certo para criar o Estado da Palestina. As tensões iam diminuir e talvez daí poderia vir a paz.

    Responda
  41. Vitoria Machado

    O pai da revolução russa foi Trotsky, o preferido de Lenin. Foi destronado por ser judeu. Morreu no México a mando de Stalin. Talvez a URSS ainda estive de pé ainda e enfrentado os porcos capitalistas se não fosse o antissemitismo fortíssimo da antiga Rússia.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Palavras do próprio Trotsky em que após tentar a assumir o Politiburgo, viu-se em desvantagem devido a sua ascendência judaica. Uma vez que Stalin era georgiano. Stalin tinha diferenças com Trotsky em relação ao papel dos camponeses: enquanto o secretário-geral defendia uma aliança de proletários e camponeses, no espírito bolchevique, Trotsky considerava que o tipo de aliança professado por Stalin era contra-revolucionário por dar papel preponderante à política dos capitalistas burgueses.

    2. vicente oliveira

      Trotski não foi destronado por ser judeu,e em política não existe talvez ,o antisemitismo não era privilégio da Rússia e sim de toda a Europa ,milhares de judeus ucranianos,poloneses se juntaram ao exército nazista contra a união soviética,mesmo sabendo o que Hitler estava fazendo com os judeus ,comunistas ,ciganos e homossexuais na Alemanha.

  42. Luis Nascentes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Augusto Colombo Junior

      Naaazhista!

    2. marcos machado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Paulo Lustig

      Espero que um dia o ódio bata na sua porta

  43. Alexandre da Rosa Pellizzon

    Matraram mais de 6mil criancas palestinas. Não esperavam uma revolta ?

    Responda
    1. Jacques Toron

      A revolta deveria ser contra o Ha mas , este é o verdadeiro responsável

    2. Paulo Lustig

      Quem matou, os judeus da Europa?

  44. Vilarino Escobar da Costa

    Ouso dizer que o grande culpado disto é Netanyahu e sua politica de extrema-direita . Na minha observação não vai nenhum sentimento antis semita , apenas uma constatação que recai exclusivamente sobre o governo de Isr ael e sua nem um pouco disfarçável política de tomada de territórios pales tinos !

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Tento incluir o Tio Sam no rol de responsáveis mas a "moderação" da Folha hoje está difícil. Alô ombudsman! Faça alguma coisa ou peça para sair.

    2. LUIZ LEAL

      E os Estados Unidos?

    3. LUIZ LEAL

      Enquanto minha resposta passa por "moderação" da Folha vou tentar essa: Não podemos esquecer de responsabilizar também o grande patrocinador da América do Norte: 3,8 bilhões de dólares por ano em ajuda militar. Se quisesse evitar o que estamos vendo mandaria parar agora.

    4. LUIZ LEAL

      Não podemos esquecer, Vilarino, do grande patrocinador: 3,8 bilhões de dólares, Por Ano, em ajuda militar! Se os Estados Unidos fossem contra o que seu patrocinado está fazendo mandariam parar agora, ao invés de ficar pedindo para (censurado) um pouco menos.

    5. Denise Ambrosi

      É, mas a comunidade judaica de todo o mundo apoia. Naturalmente há exceções

    6. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Se nao fosse Netanyahu seria outro. Se ele está no poder foi porque o colocaram lá e concordam com ele. Era ele que governava na Guerra dos Seis Dias? Sem contemporizar por favor!

    7. Ron Ger

      Não precisa ser ousado para emitir uma opinião sensata como a sua. O sentimento antissemita é histórico e latente em praticamente todas as sociedades, e foi "acordado" com os bombardeios irresponsáveis promovidos pelo governo atual de Israel desse político horroroso, corrupto (BN) e seus parceiros, como se essa fosse a única opção de caçar os terroristas do Hamas.