Poder > Bolsonarista Hélio Lopes rejeita reparação histórica e critica ação do movimento negro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Um Capitão do Mato.
O cara não fala coisa com coisa…
Sem nenhuma afinidade ideológica com o deputado, seus argumentos são de um liberal conservador, acredita que a inserção no capitalismo depende do esforço individual, a maioria dos seus crÃticos defendem a mesma coisa, apenas reivindicam que isso seja feito corporativamente e com base no racialismo, patrocinado aqui pela Fundação Ford e congêneres, nem Hélio ou seus crÃticos são de esquerda!
eu não entendo a necessidade de dar palanque a algumas pessoas que em nada acrescentam....quem é esse cidadão mesmo..."Papagaio do Bozo".
Sem Bolsonaro dificilmente seria eleito. Fato.
E esse jornalão golpista-guedista-lavajatista sempre dando comidinha na boca do monstro bolsonarista. O que este jornal tem saudade mesmo é de Bolsonaro e abjetos associados como este senhor.
É contra reparações históricas, rejeita participar do movimento negro, diz que "acha" que seus antepassados foram escravizados mas não dá importância a isso, não percebeu que teve que trabalhar desde cedo e estudar sem descanso porque não teve as mesmas oportunidades que os brancos da sua idade, aliou-se a um racista encarando o fato como oportunidade... E aà ressente-se porque o movimento negro não o parabenizou pelas "conquistas". É muita alienação!
Que relevância tem a opinião desse lacaio de miliciano ?
A Folhinha de Sum Paulo da espaço a irrelevância, posta artigos sem assinatura do autor, censura comentários e pasme kkk ainda tenta se justificar por isso. Que tristeza folhinha.
Faltou perguntar a esse senhor, quando ele pretende visitar e conhecer o Brasil?
Sai Sergio Camargo, entra Helio Leite, digo Barbosa, ops, Bolsonaro.
*Lppes
Próximo para homenagear o dia da consciência negra: Sérgio Camargo ou Fernando Holidai, ou, representante da kkk. A propósito de onde ele tirou esse nome Holidai? É nome artÃstico?
Sou plenamente a favor da reparação histórica, mesmo que tardia, afinal a Lei Ãurea apenas aboliu a escravatura, mas sem qualquer indenização aos escravos que de um dia para o outro foram lançados à s ruas com as roupas do corpo, de modo que a grande maioria acabou retornando à s antigas fazendas apenas para terem um teto e um prato de comida; e os que não retornaram, amontoaram-se em favelas, e para as gerações seguintes foi só isso que lhes restou. Por isso essa reparação é necessária.
Exatamente! Os italianos e alemães que vieram por conta própria trabalharam muito, também foram explorados, mas, ao cabo receberam áreas de terra para cultivo. Muito justo e merecido! Eis um dos motivos de não existir latifundiários em demasia nos Estados do Sul. Os africanos escravizados, como disseste, não receberam nada. Eis uma das causas das das favelas nas grandes cidades. A propósito, o MST nasce a partir de netos e bisnetos de italianos/alemães que se viram 'sem terra' ..
Mês da Consciência Negra . Próximo entrevistado da Pholha: Sérgio Camargo.
Pqp...agora que me liguei o porquê da entrevista. Folha Pan! O esgoto é a�
O que valoriza o homem é a sua luta para vencer e sobreviver neste mundo selvagem. Ele como milhares venceram. O maior preconceito a ser vencido é a pobreza que atinge a maioria de pretos e brancos. Para dar um exemplo simples do futebol, se você não passa numa peneira, passa em outra. O Pelé também foi rejeitado.
Por que dar espaço a uma pessoa tão pouco representativa? É como o espaço diário que a FSP tem dado a Regina Duarte? Quem estas figuras representam? qual parcela da população? ? E por que o jornal insiste em fazer deles notÃcia?
Nossa, essa é a primeira vez que leio uma manifestação desse deputado; até então, eu até achava que ele fosse mudo, pois eu só o via como "papagaio de pirata" do bozo em fotos. De qualquer forma, não posso criticar suas ideias contra o atual combate ao racismo, afinal, somos um paÃs democrático, embora, na minha opinião, ele só deve ter adquirido esse ideal por causa da sua proximidade com o Bozo, tivesse ele se aproximado de algum polÃtico de esquerda certamente estaria no lado oposto.
Lixe-se!
Ele tem filhos? Se tiver, será que concordam com ele de que não há racismo estrutural no Brasil? Ele foi "protegido" pelo EB, mas e os filhos?
A escravidão é tão cruel que alguns não conseguem se livrar da ambos os lados. Principalmente os escravocratas. Temos q resolver esta chaga. Só posso sentir pena por sujeitos como estes.
Exemplo de Não Inocente Útil. Lembrar charge de Leandro Assis e Triscila Oliveira31/07/2021: 'Qual é! Sou um de vocês', ao lado três personagens, um diz "Se enxerga" e KKK (pode ser KK Klan), o terceiro KKK faz o sinal da Supremacia Branca dos EUA. Afinal, pq a Folha deu tanto espaço para Hélio Lopes? Para manchar o Dia da Consciência Negra?.
"...Para trabalhar na fazenda e ter essa história, com certeza foram escravos, mas não aprofundei". Seu nome Barbosa é o nome do fazendeiro escravocrata. Por isso, Paulo Freire é um clássico mundial. Sempre atual! E após os 22 anos, conseguiu viver à custa do Estado sendo "catequizado" pela instituição garante da oligarquia brasileira e fundante da República (golpe de Estado) em nome daqueles. Tá muito claro a situação! Obs. Para os identitários: claro de transparente e não de preto/branco.
Esse sujeito! É o tal de "alma branca" que alguns falam. Já vi vÃdeo de um papagaio que late, pensando que é cachorro...
Nenhum apoio à ligação do deputado com alguém como o ex-presidente, mas é impossÃvel negar que ele tem muita razão ao se opor à s pautas do movimento negro. SacrifÃcio para estudar, rotina de trabalho exaustiva ou dificuldades no local onde se vive atingem indistintamente qualquer um que seja pobre neste paÃs. Nada disso tem relação com a cor da pele. Com tal posicionamento, o deputado prova que é mais inteligente do que parecia ser.
Se ele, aos 22 anos, não tivesse sido aceito pelo EB (garante da oligarquia agrária no Brasil e propagador de seu pensamento) pensaria como pensa. A partir dos 22 vive às expensas do Estado, do povo brasileiro, onde adquiriu esse pensar! Faz sentido para você?
My god,achar que oportunismo ,carreirismo e nenhum senso crÃtico é inteligência,o comentarista prova que tem o Memo grau de inteligência do ameba Helio Lopes,o Helio Bolsonaro que ele diz que seu nome preferido.
Credo!!!
A Democracia brasileira é igual a Democracia ateniense que condenou Sócrates a morte por criticar os valores atenienses. Ou seja ela só vale até aonde vai os interesses da moda depois disso é processo, cadeia ou multa. Ainda bem que as pessoas que falam o que pensam não estão na Grécia clássica ou iam ter que beber cicuta.
Por que a folha dá destaque ao que pensa um ignorante como este? Qual o propósito da reportagem? O que contribui para para a discussão?
Nada de novo, a história tá cheia. É o oprimido desejando ser o opressor....mais velho que andar prá frente...
É por isso que eu NÃO concordo com esta ideia de que tem que indicar um negro para o STF, é porque tem negro mais Racistas do que os Brancos.
Vê se outras mÃdias dão valor a esses ,
Tem gente que valoriza até o ex morador do Airbnb de Curitiba. Impressionante.
Para que tenhamos consciência que há racismo estrutural entre os próprios afrodescendentes. Se ele próprio, um homem negro retinto, não consegue perceber que há imenso abismo socioeconômico entre brancos, pardos e negros no paÃs (com base apenas na fenotipia, já que a grande maioria dos brasileiros descende de ex-escravizados), fica no ar a preocupação que o projeto supremacista deve ensejar para novas polÃticas públicas de combate ao extremismo.
Apenas um canalh.a.
Folha , pare de dar espaço para pessoas da extrema direita.
Só por curiosidade, até quando vai a reparação histórica? 100 anos ? 200, 300? Ou vai ser convertido em valores ? Talvez um imposto especial ?
Caro Mário Sérgio, para mim estaria bem essa sua sugestão. Como tenho ancestrais que foram escravos fico no aguardo dos créditos correspondentes. Assim tiramos a impressão que é só mais uma bandeira da Lacrolândia.
Até os seus ancestrais escravocratas tá bom ?
Se o problema fosse só reparação histórica, estaria bem, a questão é o preconceito e a falta de oportunidade ..
A reparação é isso. Leia sobre.
Que alienado. Peloamor. Vergonha alheia.
Gostaria de saber quais foram os projetos de sua autoria para a sociedade até hoje. Pois pelo jeito foi só foi ser amigo do imbrochável
Um verdadeiro preto de alma branca. Um cre. Tino.
Meu Deus do céu! É muito triste tudo isso. Não vou comentar nada pra não ser processado...que horror!
Não concordo com nenhuma vÃrgula do que ele falou. Mas estamos numa democracia. Ele tem o direito de expressar o pensamento dele. Negar o racismo no Brasil é de uma atrocidade e vileza sem tamanho. Cansei de passar constrangimento por conta do preconceito.
A extrema-direita é a maior invenção do sistema, pois embora ela se venda como contra ele, subversiva, na prática ela defende seus interesses e a manutenção do status quo. O negro racista e o gay homofóbico são figuras abjetas que só são possÃveis graças a extrema-direita
Já que estamos falando de reparações de algo que ocorreu num passado distante, quem deveria fazer isso seriam os descendentes des algozes que os escravizaram, especialmente portugueses e os barões do café de outras nacionalidades, e não nas costas de pobres trabalhadores que pagam seus impostos
A esquerda clássica, a que foi forjada na segunda metade do Séc XIX, foi e é universalista, pensa uma sociedade igualitária, a extrema direita aceita a desigualdade social como natural, a "esquerda" identitaria quer institucionalizar a desigualdade e preservar o capitalismo, está portanto á direita e nesse caso mais próxima do Hélio, o deputado apenas contorna a racialização para ser coerente com o capital, nenhum espanto, por isso muitos pedem o cancelamento do "herege". Cômico!
José Roberto, você é muito mais direitista que eu, você, se coerente com o comentário, está feliz com o capitalismo e só quer inserção privilegiada no sistema, eu defendo uma sociedade igualitária, sem classes e sem exploração, você faz parte da nova direita, falsamente auto denominada de esquerda !
Cômico é o seu discurso tentando racionalizar a barbárie que extremistas de direita como você e o capacho de miliciano entrevistado representam.
Se estudar mais um pouco, Osmar, verá que a racialização das relações sociais já estava presente na Alemanha do pré guerra, a única diferença é que os defensores queriam os brancos como beneficiários, os nazistas eram anti liberais, exatamente como o são os identitários na defesa do corporativismo étnico, eram extrema direita, hoje no Brasil a extrema direita vem adotando o neoliberalismo e conservadorismo de costumes, os identitários da Fundação Ford, são a nova direita !
Falou nada x nada.
A reportagem esclarece, perdão pelo terno, quem é o senhor Hélio Negão, Hélio Bolsonaro e Hélio Lopes. Ele faz parte de um grupo de brasileiros que reiteram em equÃvocos quando falam sobre a questão do racismo no Brasil. Por te sofrido muito, estudado pouco e feito parte de uma instituição rigidamente organizada, que não permite discussão democrática, traz todo um estereótipo em sua rasa análise da situação social, econômica, cultural e polÃtica em que vivem os negros no Brasil.
Esse deputado pode ser tudo menos negro!!
O deputdo Hélio Lopes (PL/RJ) defende ideologia estranha para ser aceito como bolsonarista. É muito ruim ver essa postura do deputado.
São positivos os pontos de vista do deputado federal Hélio Lopes, que rejeita a criação de polÃticas públicas destinadas a conceder privilégios a descendentes de escravos. Os defensores das ações afirmativas agem movidos por paixões ideológicas e/ou oportunismo. O parlamentar dá sinais de ter percebido isso bastante bem. Assim, fica claro o quão benéfico para o debate público é o lúcido posicionamento do ex-sargento acerca das idiossincrasias do movimento negro.
Dependendo do que entendemos por "ideologia", a racialização das relações sociais dá "pano pra manga" , seus defensores e patrocinadores foram grandes fundações dos EUA mantidas pelo grande capital, aqui, defendida pelos representantes da burguesia esclarecida, Rede Globo, Folha, Estadão entre outros, quem perde são os trabalhadores de todas as cores, se fragmentam e ficam frágeis, o corporativismo de viés étnico não é de esquerda, na Alemanha era defendido por brancos, inverter não melhora!
Nossa João, você acertou em cheio. Exatamente o que a sociedade brasileira conservadora fascista deseja. Tomara que deus não te ouça.
Quando vejo nos noticiários o número de jovens negros mortos pela polÃcia imagino que estou na Ãfrica , mas não, estou em um paÃs que até hoje tem escravos. A abolição já centenária não aboliu no pais a cultura escravagista. Helio, como chamava bolsonaro por Hélio Negão , nada mais é do que um pobre capitão do mato.
Não sei em que planeta você vive, ou o desconhecimento de 388 anos de escravidão, deva ser esquecido ou quem sabe, talvez nunca tenha existido! O último paÃs ocidental a reconhecer a liberdade dos escravos, foi o mesmo que relegou a miséria e, pasmem, nenhuma indenização! Enquanto europeus e asiáticos, adentraram esse paÃs, em condições de pai pra filho, com terras e financiamento pra se estabelecerem!! Não se limitaram a exterminar os indÃgenas, mas relegar a marginalidade e miséria o NEGRO
Em tempo: mais um negro, que por ter alcançado estabilidade ( portanto, uma exeção ) que ele não enxerga ou se acha um negro mais esperto do que os outros! No mais, ele deve achar que tantos negros estão excluÃdos porque são preguiçosos, incompetentes e ele não .( é significativo o percentual de negros que alcançam uma certa estabilidade e passam a se achar brancos,) e consequentemente assumem esta postura de superioridade. PONTUEI.
Perfeito, Edmar Venâncio. Concordo plenamente com você.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Bolsonarista Hélio Lopes rejeita reparação histórica e critica ação do movimento negro Voltar
Comente este texto