Poder > Bolsonarista Hélio Lopes rejeita reparação histórica e critica ação do movimento negro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. CELSO RIBAS

    O Boi mais obediente da manada.

    Responda
  2. Ricardo Geraldo Vieira

    Eu tenho 52 anos e sou preto, já passei por constrangimento que não desejo pra ninguém, é muito ruim, ruim mesmo. Mas quando vejo um cara desse falando essas bobagem e sendo político, tenho vontade de vomitar.

    Responda
  3. Wilson Luiz Antonio

    Eu sou negro e, francamente, as declarações e posturas desse senhor me deram vontade de vo mi tar.

    Responda
  4. jose pessoa da silva

    Repete o que seu mestre mandar com esse papo vamos levar mais 100 anos para melhorar ...triste senhor.

    Responda
  5. osmir vieira

    É só mais um ignorante...chega dar pena.

    Responda
  6. Alvaro Luiz

    Apesar destas figuras como este, que só fazem peso na terra, os erros do passado serão reparados, e com certeza num futuro próximo, teremos oportunidades iguais, independente da cor da pele.

    Responda
  7. Alberto Nannini

    Discordo daqueles que acham que reportagens assim são um desserviço. O jornalismo precisa mostrar a realidade, e é esta: dos últimos 50mi de votos-bozo, uma legião - incluindo negros(as) - pensa como o deputado. Sobre a causa, já bem disseram aqui: o racismo estrutural existe tão entranhado em tudo que muitas pessoas vão morrer sem detectá-lo. É o cimento com o qual construímos nossa sociedade.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A FSP só entrevista devotos do Deus Jair do editor, em tons elogiosos

  8. Marcus Salmeron

    Deus meu, porque a FSP dá voz a esse tipo de criatura? Um fascista negro! A ignorância bruta e palpável!

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      Porque no universo bolsonarista ele é considerado um intelectual de peso, mesmo nível da Damares, Dudu, Nikolas e Zambelli. JK

  9. Ricardo Ferreira

    Vai entender. O cara desconstrói todos os argumentos do movimento negro, sendo na prática um cara que joga contra, e aí reclama que não tem apoio do Movimento que ele detona? Kkkk Esses bolsominions não gastam 15 segundos para refletir o que falam.

    Responda
  10. JORGE CESAR BRUNO

    E uma provocação da FSP, uma entrevista com esse cidadão, em plena véspera do dia da consciência negra! Um verdadeiro escárnio! Uma afronta, e claro, diretriz desse jornal em atacar os movimentos sociais, em particular, os negros!! Sabiam previamente do pensamento desse bolsonarista! Fato!! Lamentável e digno de indignação! Afinal, tantos baluartes da causa negra e escolhem esse cidadão?? Porque eu ainda sou assinante???

    Responda
    1. Sergio Silva Peixoto

      Porque eu ainda sou assinante??? Pois é!

  11. Luciano Otavio de Araujo Carneiro

    Um completo iignotante histórico.

    Responda
  12. Thiago dos Santos Molina

    Prezado Ãtalo, tem como você voltar ao deputado e fazer um adendo? Gostaria de saber se o excelentíssimo deputado Hélio Lopes utilizou a cota para negros do PL do fundão eleitoral. Se sim, gostaria de saber porque ele não recusou participar dessa ação afirmativa

    Responda
  13. Fabrício Schweitzer

    Esse é o verdadeiro "crime de expressão".

    Responda
  14. MARCELO ROCHA

    Tantas figuras negras de relevância em nosso país para contar sua história, a história da formação do povo brasileiro e a folha dando espaço a este bozonazista / negacionista.

    Responda
  15. Francisco Neto

    O famoso "preto de alma branca". É racista contra si próprio para agradar os brancos.

    Responda
  16. Ernesto Pichler

    O baixíssimo nivel de consciência social e política mostra que as escolas militares têm que ter seus currículos revistos. Têm que ensinar história, não como louvação de grandes militares, mas como história da Pátria, entendendo que a Pátria é o povo (ou povos) do país, sejam brancos, indígenas ou negros.

    Responda
  17. Athos Rocha Trindade

    No fundo a Folha adora esse tipo de posição. Se sente totalmente representada por gente assim, do contrário deixaria esses medíocres no esgoto onde habitam.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      A FSP insiste em afrontar e ridicularizar o movimento negro! Infelizmente!! Sabiam da bizarrice desse cidadão, e queriam esse resultado!! Tantos negros a serem entrevistados, e escolhem isso!!

    2. Ernesto Pichler

      Não! A Folha tem que mostrar os esgotos que fazem parte da realidade.

  18. Jorge Rodrigues

    O vitimismo é típico dos identitários. Quem se esforça para subir na vida abomina o vitimismo. Revindicar reparações indevidas é comum entre os identitários.

    Responda
    1. Rodrigo Bandeira

      Se não for branco e rico é acéfalo mesmo.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      388 anos de chibatadas no seu lombo, te fariam mudar de opinião!!

    3. Ernesto Pichler

      Indevidas?

  19. João carlos Gonçalves de souza

    O exército não fez bem pra este cidadão .

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      E fez e faz bem a alguém? JK

  20. Flávio Fernandes Marinho

    Negacionista raiz amigo do inelegível.

    Responda
  21. Fernando José Sanchez de Aquino

    E esses tipos vão dominar o mundo!

    Responda
  22. José Cardoso

    O chamado movimento negro é uma importação dos EUA. Como tudo que vem de lá, tem bastante presença entre nós. Mas há também a nossa realidade nua e crua como a desse deputado, que pouco tem a ver com a experiência histórica americana.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Diga isso para os participantes do movimento abolicionista, em grande parte negros.

  23. Marcelo Masiero

    No fundo, no fundo, a Folha se identifica com o bolsonarismo. Desancavar essa figura do umbral é a prova disso.

    Responda
  24. Marcelo Masiero

    No fundo, no fundo, a Folha se identifica com o bolsonarismo. Desancavar essa figura do umbral é a prova disso.

    Responda
  25. Ernesto Pichler

    É "preto de alma branca" que se diz?

    Responda
  26. Hilario Guimaraes

    Discurso coalhado de ressentimento com pitadas de racismo estrutural.

    Responda
  27. Marcelo Ribeiro

    Independente da cor da pele somos todos seres humanos, logo um parvo será sempre parvo, não importando se é branco ou negro.

    Responda
  28. Marcos Roberto Banhara

    Ele é reformado ou da reserva remunerada? Pelo que li, ao contrário do texto dizer que é reformado (que decorre de incapacidade física ou mental), a tendência é ser a segunda opção, decorrente de ter assumido cargo eletivo quando na ativa (mesmo que com proventos proporcionais ao tempo de serviço).

    Responda
  29. Amarildo Caetano

    Que sujeito retrógrado , só podia se bolsonarista .

    Responda
  30. Amarildo Caetano

    Que sujeito retrógrado , só podia se bolsonarista .

    Responda
  31. Valter Luiz Peluque

    A questão identitária não é realmente o problema do deputado. Tendo a origem que teve, trabalhando aos 10 anos, estudando no trem, espanta nele justamente a ausência de visão social. O exército, provavelmente, deu-lhe uma base profissional , mas fez uma lobotomia de classe e de critérios.

    Responda
  32. Mauricio Rodrigues

    O maior problema brasileiro é a falta de educação de qualidade de base Essa tal de reparação histórica é politiqueira e hipócrita. Sem investimento pesado em educação , não tem efetividade nenhuma. Que alguém prove ao contrário.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Maurício, posso e acredito estar, num campo ideológico que não é o seu, porém sou um crítico da racialização das relações sociais, a Fundação Ford foi pioneira em financiar pesquisas com o objetivo de criar uma "esquerda não marxista no Brasil" , teve sucesso, criou uma nova direita corporativa a partir do princípio da " gota de sangue", teremos mais racismo, também "reverso" e divisão da classe trabalhadora, a direita esclarecida bate palmas, Folha, Globo, Estadão...

    2. Mauricio Rodrigues

      E aí Jorge. O que você propõe para diminuir essa injustiça cometida com os negros? Se não for com educação de base forte , o que poderia ser ? Diz aí

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Existe o lugar de fala e de cala! Quando um ser humano for tratado como objeto, bem e sofre humilhação e chibatas, ao longo de 300 anos, tai o seu lugar de cala!

    4. Mauricio Rodrigues

      Você , Alberto , me prove que sem educação de base de qualidade ,esse processo de reparação histórica funciona. Estou aqui esperando. Aliás gente que vota em um analfa para a presidência não entende nada desse assunto. O máximo que consegue é colocar o dedo na cara atrás de uma tela e acusar a pessoa de alguma barbaridade. É seu modus operandi, tipo da esquerda caviar que existe no país

    5. Mauricio Rodrigues

      Racista é você , covarde .

    6. Alberto Henrique

      Racista.

    7. Landson Abercrombie

      Concordo. Falta leitura. Há seções inteiras nas bibliotecas de humanidades das universidades deste país dedicadas justamente a esse assunto. Recomendo que o senhor siga a sua própria sugestão e vá se informar sobre "reparação histórica".

  33. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Ele , como Bozo, são personalidades absolutamente voltadas para si próprias. Não tem nenhum resquício de autêntica intensão comunitária. Cada passo eh calculado pra tirar vantagem . E atitudes de efeito, contraditórias, confrontantes, absurdas, são estratégias para atrair os subgrupos perdidos e desesperançados, bem como os semelhantes que procuram tirar vantagens. Todos que não deram certo no passado seguindo trilhas mais normais.

    Responda
  34. Andréa Costa

    Foi ele quem usou Bolsonaro para se eleger deputado. Para garantir seus votos, irá se manter nas mesmas posturas ditas "conservadoras" que o Bozo. Isso inclui não defender pautas do movimento negro ou de outras minorias. Vai colocar a "mamata" em risco? Acho que não.

    Responda
  35. Alvaro Lima

    Este deputado precisa de um acompanhamento profissional de saúde mental e os seus eleitores também.

    Responda
  36. Paulo Augusto

    Como é que ele queria uma nota de apoio do movimento negro se seus atos são contra o movimento negro ? Que hipocrisia...

    Responda
  37. Tiago Dias de Siqueira

    É um uncle Tom.

    Responda
  38. André Antonio Santos

    Não entendi! Como ele quer que o movimento negro lhe defenda, se ele é um dos maiores adversários do grupo?! O cara não reconhece a existência do racismo sistêmico. É como um climatologista negar o aquecimento global e exigir que seus pares o defendam!

    Responda
  39. Wilson Costa

    O nobre deputado disse que estudou muito… foi pra virar isso aí? Grande desperdício, renega aos seus e ainda quer a atenção do povo negro? Toma vergonha nessa sua cara. Mais um inútil.

    Responda
  40. JOSE ROBERTO DE SOUZA AGUIAR

    O digníssimo deputado ao negar a existência de racismo estrutural no Brasil renega a propria historia de dificuldades de vida progressão. Pergunto: a quem representa este indivíduo como parlamentar? Quais metas e projetos apresentou até hoje? Simplesmente, inútil para a comunidade negra brasileira. No caso, o individualismo acima de tudo. Cara do atual Congresso Nacional.

    Responda
  41. Renato Vieira

    Só falta agora a Folha dar espaço para o ex presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que andou dizendo que a escravidão foi boa para os negros. Esse cidadão é desqualificado para falar de um assunto tão importante justo na véspera do dia 20. O discurso dele tem que ser nesse sentido para poder manter os votos bolsonristas.

    Responda
  42. Daniel Barbosa

    Capitão do Mato. Bela função tradicional da Casa Grande. Anauê, seu b3$ta!

    Responda
  43. Landson Abercrombie

    Às vésperas do 20 de novembro... Obrigado folha por nos brindar com esse exemplo de jornalismo anti antirracista.

    Responda
  44. regina helena morganti fornari chueire

    Fazer Terapia urgente esse deputadoÂ…

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Acho que precisa é ser alfabetizado o coitado! Hahahahaha!

  45. Fernando Gabriel

    Poderia ser um exemplo de luta e uma opinião diferente. Mas foi se aproximar dessa figura nefasta do ex, agora segue sendo cancelado. Nunca conseguirá ser independente.

    Responda
  46. Alexandre Assis

    Uma mistura de síndrome de Estocolmo com cegueira seletiva, falta de empatia e autoracismo. Racismo estrutural é isso. Ele cresceu com sacrifícios e esforços sobre humanos que brancos (como eu) não passaram, acha natural e saudável que todos os negros tenham que passar por sacrifícios semelhantes se quiserem atingir algum sucesso. E lembrando que, para se eleger, precisou emprestar o sobrenome de seu padrinho branco. Nem todos os negros tem esse tipo de sorte.

    Responda
    1. Timóteo Nelson Batista da Silva

      Comentário perfeito Alexandre.

  47. João Francisco dos Santos

    São apenas 135 anos da chamada abolição da escravatura no Brasil, isso no papel. Na prática as dificuldades continuam quase iguais: falta de oportunidades, favelas sem saneamento básico, violências, preconceito com a cor., etc. etc. Agora esse poste do bozo vem negar a história de seus antepassados? Devia visar o museu do Valongo no Rio e se inteirar um pouco do que aconteceu.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      O Brasil é um país racista, desigual e a tal meritocracia, se resume em branco com oportunidades mil!! A sorte é que queremos igualdade e não vingança! Mas... a indignação só cresce! A quatro horas um negro morre covardemente! Até quando?

  48. Gilmar Pereira de Oliveira

    Triste ver alguém que não se importa com a história de sofrimento e exploração de seu próprio povo.

    Responda
  49. Moisés Mariano

    Depois que eu vi evangêlico bolsonarista defender armas, nâo estranho nada

    Responda
  50. JAYME KOPELMAN

    A Folha continua flertando com o título de um jornal absolutamente supérfluo e leviano. Esse tema é rigorosamente sério e complexo para ser abordado por um ex-sargento do exército brasileiro e deputado federal de corpo e alma bolsonarista. Simplesmente não dá liga! JK

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.