Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Na Informática, o princ. da navalha de Ockham é usado: se 2 programas de computador ou algoritmos fazem a mesma tarefa, o menor deles pode ser preferível - menos código pode gerar erros. Pense nisso como a teoria básica da probabilidade, pois todas as coisas têm uma probab. de acontecer. Logo, quaisquer suposições que você adicione à sua teoria introduzem mais possibilidades de erro, e se uma suposição não melhora a precisão de uma teoria, apenas aumenta a probab. de a teoria estar errada.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Eu já li sobre essa "navalha de Ockham" mas foi bom ler de novo.

    Responda
  3. Adelcio Souza

    Discordo que o criacionismo seja "mais simples" que a teoria da evolução. Ele exige um criador infinitamente complexo capaz de violar as leis naturais e a lógica. Pode ser uma explicação simples de sintetizar, mas não é simples em termos de premissas. Nesse sentido, a teoria da evolução é a que passa no teste da navalha de Ockham, não o criacionismo.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Muito interessante sua ponderação. De fato, o criacionismo é uma tese que transfere toda complexidade do processo evolutivo para o ato de criação e a Pessoa do Criador. É mais simples queno darwinismo só na aparência.

    2. Pedro Regis

      Na mosca! Quem lê o blog do Richard Carrier, já sabe disso.