Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CESAR PAES

    √Č preciso separar fatos de preconceitos. Se antis semitismo √© preconceito, e √©, carimbar de antis semitas aqueles que s√£o contra o mas sacre de civis palestinos tamb√©m √©. O ato do Hamas foi execr√°vel, mas a rea√ß√£o de Israel n√£o √© menos..

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    A F. Salgueiro comentou que existem "judeus do yemen, iraque, marrocos, tunísia, irã, arábia saudita também ?" Eu sei que tem judeus no Irã, Marrocos, Tunisia, Iraque, na A.Saudita não sei. Eu comento isso pois muitos afirmam que todos os judeus foram expulsos dos países árabes/muçulmanos.

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Em 25 de fevereiro de 1994 um médico norte-americano chamado Baruch Goldsteiin, vestido com seu uniforme do exército de IS, entrou com uma armaa de alto calibre na mesquitta Ibrahimi na cidade palestiina de Hebrom eliminou 29 pessoas que estavam rezando, muitos deles adolescente e outros 125 ficaram feridos. O sujeito é considerado um herói para muita gente. Comentei isso ontem ( domingo) de manhã , foi o primeiro comentatrio feito, mas só foi publicado tarde da noite.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Baruch Goldsteiin era filiado a partido Kach de exfrema direita fundado pelo rabino americano Meir Kahane. A bandeira do partido era a expulsão de todos árabes do território dado por Deus. Há uma divisão grave. Os ortodoxos chamam os não ortodoxos de helenistas. A Ultra Direita que tomou conta do Governo semeia o ódio e não apenas os adversários, mas seu próprio povo em todas as partes do Mundo são estigmatizados.

  4. Ricardo Arantes Martins

    Toda discrimina√ß√£o tem origem na ignor√Ęncia. Confundes os ju-deus com Is. raelSomos todos humanos, Homo sapiens diz a antropologia. n√£o existem ra√ßas, termo cunhado pelos europeus no s√©culo16a fim de justificar a escravid√£o ind√≠gena e posteriormente a africana. Somos todos da Ra√ßa humana. Os ju. deus como um Todo n√£o podem ser responsabilizados pelos atos de Is-rael assim como os pretos Sudaneses na √Āfrica n√£o podem ser culpados pelo atos de seu pa√≠s contra tribos minorit√°rias. s√≥ preconceito.

    Responda
  5. marcio tulio viana

    A penultima frase poderia tambem ser escrita ao contrario. O fantasma do antissemitismo n√£o deveria gerar um credito eterno e ilimitado contra o povo palestino

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Perfeita sua coloca√ß√£o. At√© porque esse qualificativo infamante √© usado contra aqueles que se op√Ķem ao geno ci dio e ao ho rror que atualmente se desenvolve sob nossas vistas.

  6. Marina Gutierrez

    A

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Leitores, acima foi um erro.

  7. Amarildo Caetano

    Faltou comentar sobre os Ma is de onze mil civis mor tos em Gaza

    Responda
  8. Amarildo Caetano

    Em nenhum momento a jornalista comentou sobre o massa cre de idosos , crianças e mulheres ,que Israel está fazendo em Gaza .

    Responda
  9. márcia corrêa

    O termo "antissemitismo" já cansou! Toda e qualquer manifestação pelos direitos de palestinos e em defesa a um Estado palestino à semelhança do que Israel obteve para si, corre sempre o risco de ser taxada de antissemita. O que ressurge com toda força é esse "termo", criado para destacar o preconceito ao povo, raça, credo judeu sobre todos os demais sofridos por outros povos, raças e credos neste mesmo planeta e desde que humanos fizera

    Responda
  10. Juliana Castro

    Grande parte dos coment√°rios s√£o um verdadeiro show de horrores antissemita. Tipo fotos que ilustram o artigo.

    Responda
  11. José Cardoso

    E h√° quem acredite no mito da conviv√™ncia id√≠lica entre as religi√Ķes na √©poca da hegemonia isl√Ęmica. Os palestinos vivem muito melhor hoje sob a hegemonia israelense que √°rabes, hebreus e crist√£os sob a hegemonia otomana por exemplo.

    Responda
  12. Maria de Felipe Martinez

    O pensamento supremacista ju da√≠ co eh expressado sem pudor em Isr. As atro cidades cometidas em Gha Zha s√£o de dom√≠nio p√ļblico. Ser√° que n√£o √© isso o que alimenta o anti semi tismo? Ser√° que colocar esse estado sem nome acima de toda cr√≠tica, acima de toda a legalidade, acima de toda norma n√£o √© no fundo um desservi√ßo?

    Responda
    1. Cintia Klein

      O que alimenta o antissemit ismo/racis mo é o desconhecimento. Não existe pensamento supremacista por parte de um povo. Um indivíduo de qualquer etnia pode ter esse comportamento. Como você citou, as atrocidades em Gha,za causam enorme indignação. Mas a política de Isr ael não pode se voltar contra o povo de Isra el. Seria como se as atrocidades aqui do Brasil reapingasesm sobre nós, o povo. Não é justo. Nenhum povo merece um tratamento desigual, racista.

    2. Cintia Klein

      O que alimenta o antissemitismo assim como qualquer outra forma de racismo √© a ignor√Ęncia sobre algo, Maria de Felipe. N√£o h√° d√ļvidas sobre isso. Nenhum povo deve ser discriminado. Nem Palestino, nem africano, nem o povo de Israel, nenhum. Voc√™ est√° estigmatizado todo um povo, compreende que n√£o faz sentido ? As atrocidades em Gha za que voc√™ citou, me enfurecem tamb√©m. Mas imagine que voc√™ e eu fossemos responsabilizadas e discriminadas pelas atrocidades do Brasil? √Č justo? √Č cab√≠vel?

  13. armando moura

    semitismo evolvem os ju deus descedente de sarah e os arabes descendente de Agar, que o Abraão resollveu pegar, porque Deus deu um vale nite, dá um google aí.

    Responda
  14. Maria de Felipe Martinez

    Ainda bem que existem as redes sociais, celulares baratos, pessoas que sabem achar os truques nos vídeos pueris que Isr monta, ainda bem que temos ainda jornalistas da Al Jazira dentro do gueto. Ainda bem que, a diferença da FSP, existem jornais que mostram a insanidade e o horror do que Isr faz em Gha Zha. Inclusive jornais Isr Enses.

    Responda
  15. Joao Emiliano F de Aquino

    Todo o discurso da autora √© islamof√≥bico. Relaciona dois fen√īmenos que n√£o podem ser relacionados dessa maneira. Primeiro, insiste na mentiras sobre o 7/10 que a pr√≥pria imprensa israelense est√° desmentindo. Segundo, as mentiras sobre o 7/10 aumentaram a arabofobia e a islamofobia, n√£o o antijuda√≠smo. A autora opera uma terceira fase da mentira: acusar os ataques militares palestinos pelo aumento do antijuda√≠smo, quando ocorreu na verdade uma onda islamof√≥bica. Enfim, mera pe√ßa de propaganda.

    Responda
  16. Ricardo Arantes Martins

    Est√° acontecendo uma rea√ß√£o exagerada e desproporcional por parte de is-rael, √© s√≥ ver o n√ļmero de mortos de pessoas da ONU, cruz vermelha e da √°rea m√©dica. O que n√£o justifica o antisemitismo. Os Ju. Deus n√£o podem ser perseguidos pelos atos de Iiisrael. Todo preconceito vem da ignor√Ęncia. Seria como perseguir os sudaneses pelo etnicinio ora praticado pelo Sud√£o nas tribos minorit√°riad.

    Responda
  17. Matheus Queiroz

    Sempre as mesmas colunas desses ocidentais brancos. Toda hora o mesmo tema. Judeus, Israel... Enquanto isso, a palestina cai aos pedaços e milhares de crianças morrem. Alguma coluna para elas?

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Mas veja que são s io n ist a s os donos ou majoritários ou financiadores das mídias, por isso esse confete todo. Também o editorial destas mídias peneira críticas contra o tal povo auto-eleito.

  18. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Eu apoio o Hamas na sua luta contra o machismo estrutural.

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      Est√° certo. Foi o islamismo que limitou o n√ļmero de mulheres por marido, n√£o o juda√≠smo; foi o islamismo que determinou que mulheres aprendessem a ler, pudessem herdar e ser propriet√°rias, n√£o o juda√≠smo; foi o islamismo que antecipou o iluminismo judaico (Maim√īnides) e protegeu os judeus do antissemitismo crist√£o. Foi o isl√Ęmico que protegeu os textos gregos e os passou adiante. E sou cat√≥lico.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Muito bom.

    3. Ricardo Arantes Martins

      Bom. Rir um pouco mesmo com um tema t√£o mortal faz mal n√£o. Hamas jo pensei que o faria.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Hamas apoiarei lo iiisrael contra el Pueblo palestino.

    5. Claudio Goldman

      hahahaha

  19. Wilson Rossi

    Lygia, em que mundo vc. vive? Críticas contra I rael refletem a indignação das pessoas com a política praticada contra os palestinos. São anos de violência, humilhação e roubo de terras. Não vejo antissemitismo.

    Responda
    1. FERNANDA Salgueiro Borges

      Anti s semita

    2. FERNANDA Salgueiro Borges

      Falou o antissemita.

  20. Wilson Rossi

    Lygia, em que mundo vc. vive? A revolta dos palestinos contra a opressão, humilhação e roubo de suas terras resultou na invasão do Hamas, seu representante político, eleito pelo voto da maioria. A violência se inicia com a opressão praticada por I rael. O antesemi teísmo é natural, ninguém aguenta mais ver tamanha injustiça.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Os l√≠deres ou influenciadores da di√°sporas disp√Ķem de congressos e organiza√ß√Ķes que apoiam I s r a e l. Exemplo gritante √© Haim Saban pelos democratas e o finado Sheldon Adelson pelos republicanos, mas unidos pela "causa" comum" A di√°spora financia e suporta o que ocorre. Blinken √© um exemplo, se desdobrando em empenho pr√≥ "causa".

    2. Juliana Castro

      Natural? O pior é que a pessoa é preconceituosa e não percebe. Nada justifica ódio a qualquer população por causa de seu governo. E neste caso específico, existem os judeus da diáspora pagando o preço pelos atos que não tem qualquer escolha sobre.

  21. Laércio Góes

    Sinceramente, no momento estou mais preocupado com o genocídio e crimes de guerra contra os palestinos e a indiferença racista da mídia. A vida dos palestinos vale bem menos, afinal são árabes de pele morena.

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      Quem criou e governa Israel é a elite branca europeia. Os.judeus negros e morenos, até mesmo os nativos da Palestina, que são contra a conização, são discriminados pelo staff europeu. Afinal é um Estado europeu na Palestina. Um Estado supremacista fundamentalista racista.

    2. FERNANDA Salgueiro Borges

      Fala mais sobre os ár abes de pele branca. São todos loiros de olhos azuis ? E os ju deus do yemen, iraque, marrocos, tunísia, irã, arábia saudita também ?

    3. Laércio Góes

      A Folha proíbe crítica a Judá nos comentários, depois reclama de censura. Vocês têm lado neste conflito. Não é à toa a indiferença contra os crimes de guerra de Judá contra os palestinos.

  22. José Roberto Franco Reis

    A den√ļncia do antissemitismo √© muito valida e necess√°ria. Historicamente grave e ressoando forte ainda no presente. Dito isso, o assassinato em massa de palestinos (crian√ßa, mulheres, ataques em hospitais etc etc ...,) por parte do Estado de Israel n√£o merece da colunista alguma critica? E ser√° que essa postura belicista e assassina do Estado de Israel n√£o fomenta mais o antissemitismo?

    Responda
  23. Regina Fonseca

    Israel est√° alimentando isso ao agir igual ou ¬Ö.

    Responda
  24. ANTONIO CAMARAO

    Quem está provocando isso é o próprio Israel!

    Responda
    1. FERNANDA Salgueiro Borges

      No ano mil foi o estado de is ra el também quem provocava os pogroms ? E antes da segunda guerra também, né. Aiaiai.... estes antiss e mitas além de desonestos intelectuais são bur ros.

  25. ANTONIO CAMARAO

    Quem está provocando o antissemitismo é Israel com o mas sa cre aos palestinos!

    Responda
  26. Marcelo Brum

    Os coment√°rios ilustram o artigo. Com nomes.

    Responda
    1. Cintia Klein

      E quem vai ser o grupo que faz o contrapeso e conta uma perspectiva diferente quando é perigoso, sabendo-se que estamos falando com antissemitas e possivelmente na zis t ?

    2. Juliana Castro

      Tristeza

  27. Sergio Siqueira

    O antissemitismo sempre existiu e sempre existirá. O porquê , a história um dia vai desvendar.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Elabore.

  28. Marcelo Moraes Victor

    Os judeus foram massacrados por 2000 anos. ¬ďLan√ßaram m√£o¬Ē do ataque, que iniciou como uma defesa a um pogrom no caso do Hamas, h√° n√£o mais que 75 anos

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      Os n√£o sofreram antijuda√≠smo por.2 mil anos. √Č mito justificador do horror. De qualquer, se fosse verdade, n√£o em por que os palestinos pagarem pelos europeus crist√£os, que s√£o aliados de Israel!

  29. Marcos Benassi

    √Ē√ī√ī Lygia, isso √© ca√ßa-clique ou voc√™ cr√™ de fato na frase "Ataque terrorista do Hamas desperta preconceito adormecido contra judeus"? Orra, o *conceito* que est√° sendo recha√ßado, consta-me, √© majoritariamente a agressividade Iiissraelense contra a faixa de Gaza e seus habitantes (talvez melhor invertida, os habitantes de Gggaaza, mas v√° l√°). Certamente tamb√©m revivesceu preconceitos hist√≥ricos, mas nem precisa disso: a barb√°rie presente basta pra explicar o recha√ßo a Iiissrael.

    Responda
  30. adenor Dias

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Cintia Klein

      A culpa é de Cristo? Kkkk

    2. Paulo Augusto

      Seria estranho, uma vez que a lenda Jesus também era desse povo.

    3. Marcelo Moraes Victor

      Vingança? Que Cristo é esse teu?

    4. José Geraldo Pereira Baião

      Jesus foi um pacifista, meu caro!

  31. CARLOS TARDIVO

    Sofrer, atrocidades contra inocentes e as praticar contra outros inocentes com dez vezes (por enquanto) mais mortos, torna muito dificil faze-los simp√°ticos , serem resgatados pelo governo brasileiro e descer do avi√£o enrolados na bandeira de Israel idem

    Responda
  32. Anete Araujo Guedes

    Todo povo, através dos tempos, para se livrar do colonialismo, da opressão, da humilhação, lança mão do ataque, da guerra

    Responda
    1. ROBERTO GENERALI BURGESS

      Ent√£o, cuidado. Porque Ara√ļjo Guedes, que eu saiba, n√£o √© um sobrenome ind√≠gena. rsrs

    2. Sergio Siqueira

      Bela desculpa. N√£o se aplica a todos.

  33. Leonilda Pereira Simoes

    O que n√£o se pode √© simplificar e acusar de antissemita quem defende a causa palestina. Como n√£o se pode ser contra a exist√™ncia do estado judeu, tamb√©m n√£o se pode ser contra um estado palestino, definido pela ONU e nunca aceito por Israel. Ser contra essa n√£o aceita√ß√£o e criticar o governo atual do pa√≠s n√£o √© ser antissemita. Ou acusar Putin por invadir a Ucr√Ęnia √© ser antirrussos?

    Responda
    1. Cintia Klein

      Exato Leonilda! Acuse Bibi e os tomadores de decis√Ķes pol√≠ticas, seja Pr√≥-Palestina mas n√£o seja anti-judeu. A decis√£o pol√≠tica de um pa√≠s n√Ęo deve gerar estigmas ou √≥dio contra um povo.

  34. Luis Otavio Zaneti

    Houve algum problema na publicação deste texto. A parte que deveria ter o desenvolvimento e a conclusão da dissertação foi toda cortada.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Tive a mesma impressão, mas dai lembrei que a panfletagem sio nista da Folha segue um "manual da redação" próprio.

  35. Ana Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. FERNANDA Salgueiro Borges

      O Bonachão disse que o povo ju-deu é ava rento. Gostaria que ele me dissesse quantos jO deus passam fome dentro e fora do estado de is rael. Gostaria que me informasse quantas crianças ju dias e jovens estudam com bolsas pagas pela comunidade. Gostaria que me dissesse se os filhos ju deus abandonam seus idosos. Avarento é o senhor bonache e toda a trupe antis s emita e mal-dita deste país miserá vel em todos os sentidos.

    2. FERNANDA Salgueiro Borges

      Você morava lá na época da segunda diáspora? Faça um podcast contando sua vida no ano 70d.c.

    3. Paulo César de Oliveira

      Este é um preceito religioso, Ana. Nem todos os judeus aderem à religião judaica ou acreditam em todos os seus princípios.

    4. Cintia Klein

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Cintia Klein

      Chegaram na Europa dizendo ser melhor que todo mundo? Conta mais. Não parece verídico.

    6. alderijo bonache

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    N√£o s√£o os ataques mas a rea√ß√£o que causa isso. √Č simples de entender.

    Responda
  37. Paulo Henrique

    Quanto mais vocês jornalistas e analistas tentam defender Is-rael, mais ódio vocês despertam! Não somos idiotas! Não há desculpa para o que Is-rael está fazendo! Os negros sofreram muito mais que os ju-deus e não saem por aí explodindo crianças!

    Responda
    1. Juliana Castro

      Muito triste que voc√™ consegue ser preconceituoso com a popula√ß√£o judia e negra no seu coment√°rio. Veja bem: povos s√£o formados por pessoas e comunidades - plurais - de diferentes hist√≥rias, origens e opini√Ķes. E, por curiosidade, existem judeus negros et√≠opes que vieram para Is Rael fugindo de persegui√ß√Ķes. Critique o governo israelense. N√£o os judeus. Isso √© √≥dio e nada justifica o √≥dio.

    2. FERNANDA Salgueiro Borges

      Est√° com raivinha que at√© hoje, desde a babil √īnia, ningu√©m conseguiu destruir o povo de is ra el tadinho. morde a fronha, querido.

    3. CARLOS TARDIVO

      Sensacional Paulo, perfeito, parabéns pelo comentário!

    4. alderijo bonache

      Ser anti judeu é a coisa mais comum, vivem da exploração cruel de outros povos. Ouvi num programa televisivo, dirigido , salvo engano, pela jornalista, (Lega Nagle), ao entrevistar um rabino Henry Sobel, sobre ele ter 03 filhas e se acaso alguma se voltasse para um cidadão não judeu, o rabino muito culto e eu o curtia muito, respondeu que jamais aceitara uma coisa desta.

    5. Valdir Teixeira da Silva

      Os negros sofreram e sofrem muito mais e n√£o h√° um √ļnico museu no Brasil em mem√≥ria.

  38. José Roberto Pereira

    Adaptação do "fantasma do comunismo". Usado da mesma forma, pela mesma extrema-direita fascista. Qualquer crítica ao capitalismo, apontam os dedos e gritam desesperadas: "comunista dos inferno" (leia com voz de Janaína Paschoal). Qualquer crítica ao terrorismo genocida de Is a Hell: "antis semita dos inferno" (leia com voz de Lygia, Dora ou Mariliz). Não tem como argumentar com quem vê as "mil almas", mas está pouco de lixando para os "10 mil marronzinhos inanimados".

    Responda
    1. alderijo bonache

      Tornaram o antissemitismo a coisa mais criminosa no mundo, jah os negros são pisados todo santo dia e eu tenho tez clara e olhos azuis e vejo isto, no Brasil também ser branco pobre é extremamente discriminado..

  39. SALVADOR DACOSTA

    Apenas recomendei, como reflexão, a leitura de um artigo da própria FSP e fui censurado... Vai entender.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Salvador Dacosta, só creio porque falou, mas é o fim da picada.

  40. Hercilio Silva

    A jornalista foi bem, mas os ataques aos palestinos não são justificados pelo ataque do Hamas, e isso não teve coragem de escrever. E também não defendeu os dois Estados.

    Responda
  41. ANDRE FONSECA

    A Folha est√° publicando panfletinho de propaganda?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Faz tempo, mas ultimamente acelerou o processo. Felizmente temos outras fontes de informação... neutras.

  42. ADONAY ANTHONY EVANS

    Acho at√© que o texto da LygIa melhorou nos dois ultimos artigos. Agora convenhamos, crazy people, a autora √© de Direita. Por isso foi contratada pela Nova Folha. A alma da Direita se alia sempre ao mais forte, contra o mais fraco. Jamais o contr√°rio. Assim, por√©m, como √© l√ļcido discordar da aberra√ß√£o que toda a popula√ß√£o de G, rec√©m nascidos inclusive, tem culpa pelo Terror, √© tamb√©m l√ļcido discordar de que todos os j devam ser odiados, por que composi√ß√£o de Ultra Direita sequestrou o Poder.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Muitos J, os melhores, e suas organiza√ß√Ķes, s√£o contra a Pol√≠tica de Culpa Coletiva criada pelo Gabinete do Primeiro Ministro. Observa√ß√£o, com a censura AI6 do jornal, daqui a pouco vamos todos estar falando na l√≠ngua do P

  43. Rives Passos

    "Ataque terrorista do censurado (vc pode escrever, eu n√£o tenho permiss√£o) desperta preconceito adormecido contra j (idem) entranhado na hist√≥ria europeia". Negativo! Negativo! A "performance" do governo de censurado √© quem faz isso. O povo da base dos EUA no oriente m√©dio √© um povo diverso, mas, seu primeiro ministro e Biden imp√Ķe um .g. Essa √© a causa. Paz a Israelenses e a Palestinos.

    Responda
  44. Rives Passos

    "Ataque terrorista do Hamas desperta preconceito adormecido contra judeus entranhado na hist√≥ria europeia". Negativo! A "performance" do governo de I. √© quem faz isso. Os israelenses s√£o diversos, mas, BN e Biden imp√Ķe um g. Essa √© a causa. Paz a Israelenses e a Palestinos.

    Responda
    1. FERNANDA Salgueiro Borges

      Já perguntou a um pal est ino se ele quer paz por meio da aceitação do status quo, assinatura de acordo e um território próprio que não seja do rio ao mar. Vai lá fazer enquete. Nao precisa ir a G a za, basta ir a triplice fronteira.

  45. Ricardo Jabbour

    O que a fsp faz não é moderação, é censura mesmo. Quem sabe se eu mandar uma receita de bolo de laranja não censurem. Como nos tempos da ditadura no Brasil.

    Responda
  46. Fatima Marinho

    Sem vitimização. Não se justifica crimes de guerra. All we are saying is give peace a chance.

    Responda
  47. Fatima Marinho

    N√£o d√° para defender crimes de guerra. Infelizmente o √≥dio interessa aos dois lados e a ind√ļstria de armas. Seria bom parar de se vitimizar e discutir uma solu√ß√£o, atacar quem √© contra crimes de guerra n√£o vai levar a nada, dizer que mulheres e crian√ßas palestinas mortas s√£o danos colaterais justificados pela necessidade de eliminar o Hamas, est√° levando a uma rea√ß√£o contr√°ria muito forte, isso vai gerar mais √≥dio e mais terror. Basta. Give peace a chance.

    Responda
  48. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    "Ataque terrorista do Hamas desperta preconceito adormecido contra judeus"?! Que chamada estranha. Por um breve momento eu cheguei a pensar que tinha sido o ataque te r rorista de Israel que despertou preconceito adormecido contra judeus.

    Responda
  49. Ricardo Jabbour

    O que a fsp faz não é moderação, é censura mesmo. Quem sabe se eu mandar uma receita de bolo de laranja não censurem. Como nos tempos da ditadura no Brasil.

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Muito bom!

  50. Bruno Sebasti√£o Neto

    Quanto mais tentam nós calar mais ó d i. eu tenho de israel! (Censura da folha )

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      √Č proposital. Eles mesmos querem alimentar esse antis semitismo pelo mundo, como uma justificativa pr√©via ao seu "leg√≠timo" direito de defesa e genoc√≠dio indiscriminado. Quando os pr√≥prios querem esconder a distin√ß√£o entre antisi onismo e antis semitismo, j√° fica evidente a manipula√ß√£o e vitimiza√ß√£o for√ßada.