Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Assim como tantos ''influenciadores'' da antiga que estão desiludidos com a atual concorrência de besteiróis de todos os gostos suspeitos, diante de tanta maldade atual, Satã se envergonharia de perceber que sua maldade não faz concorrência às novas lideranças de extrema-direita. É a tragédia da perda de protagonismo; tanto dos antigos influenciadores, quanto do ultrapassado Satã.

    Responda
  2. Nilton Silva

    E dá-lhe comentários idiotas travestidos de inteligentes. Os meus, inclusive.

    Responda
  3. jose augusto paiva

    Agora entendi porque PONDÉ está famoso

    Responda
  4. Rafael Gallina Delatorre

    O colunista deve ter lido algum "Macbeth para empresários" para afirmar essas coisas. Macbeth tem nada a ver com sucesso, ou a frase dita. Nem se conhecia isso na Idade Média. Começou mal, muito mal. E terminou pior. Mais valia ter abordado o lobby da indústria da guerrra, e como fatura com a morte de mais de 4 mil crianças paletinas em 3 semanas. Como está a Bolsa dessa gente?

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      A industria de armas, pela sua fala, as vende apenas para um lado. Acredito que não.

  5. Fernando Leal

    Colocando Indivíduos que não tem autonomia. “depressões em público como confissão de profundidade psíquica, inventários miseráveis—, tudo para garantir engajamento e monetização da sua banal existência.”

    Responda
  6. Ivan Zacharauskas

    Satanás está sentindo cada vez mais o gosto da vitória, de um projeto de longo prazo vingando seus frutos.

    Responda
  7. José Augusto Bernabé

    Toda Globalização começa pela divulgação do Livros ou escritos históricos, mesmo que esses Livros não batam muito com as realidades, também com a Imprensa em geral, as Escolas etc., hoje a Globalização via Internet começou pela privada, a latrina das pessoas e será preciso muita descarga , mas muita mesmo para mandar essas m para os esgotos, é tanta m que a gente sento o cheiro em nós mesmos.

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Toda Globalização começa pela divulgação do Livros ou escritos históricos, mesmo que esses Livros não batam muito com as realidades, também com a Imprensa em geral, as Escolas etc., hoje a Globalização via Internet começou pela privada, a latrina das pessoas e será preciso muita descarga , mas muita mesmo para mandar essas m para os esgotos, é tanta m que a gente sento o cheiro em nós mesmos.

    Responda
  9. José Cardoso

    É muito difícil ser famoso, mesmo que haja vários famosos. É como a megasena: quase impossível ganhar, embora quase toda semana haja alguém que ganhe.

    Responda
  10. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

    Parabéns L.F.Pondè. Mais uma vez vais com coragem, sem o menor receio de dizer o que pensas. E, neste artigo, diz o que deve ser dito, curto e claro. Concordo com a metáfora do título. Mas isso tudo, em verdade, não é novo: o Chacrinha já explorava bem os aspectos abordados. E o time dos "enga jados" só aumenta, exponencialmente!

    Responda
  11. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

    Parabéns L.F.Pondè. Mais uma vez vais com coragem, sem o menor receio de dizer o que pensas. E, neste artigo, diz o que deve ser dito, curto e claro. Concordo com a metáfora do título. Mas isso tudo, em verdade, não é novo: o Chacrinha já explorava bem os aspectos abordados. E o bando dos idiotas só aumenta exponencialmente!

    Responda
  12. Paulo Henrique

    O mais engraçado é que as redes não são uma praça pública, mas empresas que sobrevivem deste mesmo movimento de engajamento. Usar exemplos filosóficos bíblicos ou da Grécia antiga já não traduzem o que estamos vivendo. Bom engajamento a todos!!!

    Responda
  13. Paulo Henrique

    Viva a resistência palestina!!!!!

    Responda
  14. Max Amaral

    Que gente burra.

    Responda
  15. Aderval Rossetto

    Então, apoia o genocídio palestino, já o título não deve ser a esmo?

    Responda
    1. Marisa Coan

      Coitadinho.

  16. Suzana Padovano

    Morri de rir com a frase "A ideia de que você pode virar uma Apple de si mesmo "... Bela sacada para quem é amante da Apple como eu.

    Responda
  17. Paulo de Cardoso

    Caso civilizar-se fosse conviver com o próximo e formar comunidade, atualmente, a meu ver, tem ocorrido o oposto: Foi retomado o processo primitivo de individualismo com exclusiva aproximação para procriação, hoje para mera diversão. Isto propicia o que se vê atualmente: uma série de seres nadando como peixes em aquário, aleatoriamente, daí aparecem os mitos, em formato eletrônico, para evitar intimismo mas fomentar erotismo.

    Responda
  18. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Considerando os comentários como parte da construção do sentido do texto, sobretudo a partir dos conceitos de suporte e gênero, pode-se dizer que aqui a escrita tem função metalinguística, pois os bobos a que o Pondé se refere logo aparecem nos comentários, de modo que o texto se torna irrefutável.

    Responda
    1. Gloria Maria de Lamare Dias

      Bingo!

    2. Gloria Maria de Lamare Dias

      Amei seu comentário! Bingo!

  19. Samuel Fagundes

    Só não entendi o porquê de se fazer ligação com Centro Cultural Hamas com o conteúdo do texto. Soa de forma pejorativa, pelo menos interpretei isso.....

    Responda
    1. Marisa Coan

      Bem, Samuel, haveria uma boa razão para se criar algo do tipo?

  20. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    o ser humano, o indivíduo, desaparece, mas se produziu algo útil, seu nome fica. Eis o que importa.

    Responda
  21. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    o ser humano, o indivíduo, desaparece, mas se produziu algo útil, seu nome fica. Eis o que importa.

    Responda
  22. Emerson César de Campos

    E segue o pro selitismo dis farçado de (ruim) filosofia. No conflito doo oriente médio, Folha coloca seus colunistas a serviço de um lado apenas. E ainda tem a desfa çatez de colocar “outro lado” em suas matérias. O texto do Rolando Lero é sempre mais do mesmo: marketing, ód io a inteligentinhos, e por aí afora. No mundo da idi otia genenealizada, não surpreende que Luizinho tenha ainda admiradores.

    Responda
  23. Emerson César de Campos

    Impressionante como a FSP escolhe o comentário que vai deixar passar. Depois de oito tentativas, desisto. E como sempre, este será publicado para mostrar que eu (e a torcida do Flamengo) estou sendo impertinente.

    Responda
  24. adenor Dias

    Ao contrario do que diz a matéria, eu não gostaria de ser rei, nem mesmo presidente do Brasil! Por exemplo, eu não gostaria de saber que ladrões me chamaria de ladrão como se fazem com presidente por aqui. No caso dos reis das antigas, talvez ninguém se arriscaria a chama-lo de ladrão, pois corria o risco de ir pra forca!

    Responda
  25. Emerson César de Campos

    Pro se litismo re li gioso mes sianico , e disfar çado de (ru im) filosofia. Folha decidiu mesmo ser porta voz da ma ta nça promovida não apenas pelo Ha mas , mas sobretudo por Israel. O texto reproduz mais do mesmo, e incluindo as sempre presentes as palavras : marketing, ód io a inteligentinhos, e por aí afora. E no mundo da idi otia genenealizada, não surpreende que o rolando lero tenha ainda admiradores.

    Responda
  26. wilson kfouri

    Pondé sempre do lado errado : ontem com Bolsonaro,hoje com Netanyahu. Trata-se de um radical de extrema-direita que está dando muito palpite infeliz

    Responda
  27. wilson kfouri

    Como j ew Pondé não esconde seu radicalismo sionista que faz Netanyahu aparentar ser um ser normal. Poderia se tocar um pouco e ter empatia com os oprimidos originários da região e não com os opressores que a tomaram e tentam colonizar em pleno século XXI

    Responda
  28. wilson kfouri

    O quê esperar de um sionista radical que se julga integrante do povo escolhido por Deus e com direitos bíblicos sobre terras alheias? Perto do Pondé Netanyahu é considerado político de esquerda

    Responda
  29. Flávio Sasso

    Vai depender de manter isso prazeroso. A aposta é grande ,o conteúdo é pequeno ,corre o risco ( se a alma existir ) de um vazio tsunamico.

    Responda
  30. Fernando Alves

    Agora o Pondé escreveu com lugar de fala. Ficou famoso sem produzir nenhum conteúdo, só repetindo as asnneiras que seu público com QI baixo e paixão por político querem ouvir.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Sem falar que em nenhum momento eu ofendi o colunista, apenas disse que ele ficou famoso sem produzir conteúdo, apenas repetindo besteiras que agradam um público de baixo QI. A carapuça serviu, já que o direitista veio fazer a especialidade da direita: distorcer as falas dos outros e se fazer de vítima.

    2. Fernando Alves

      Nossa, é verdade que eu li essa argumentação de um defensor do "pensador" que não escreve uma coluna sem chamar pessoas que tem ideias que ele não concorda de inteligentinhos, estúpidos, etc? Dá pra se ver que o seu QI é abaixo do limítrofe, pois idolatra alguém que faz toda semana aquilo que você diz odiar. O problema do fã do Pondé é que ele acha que todos são tapados como eles são, então qualquer bobagem serve como argumento.

    3. Leo Oliveira van Holthe

      Certamente um QI maior do que o seu, que precisa ofender o colunista para afirmar a sua discordância política em relação a ele. Belo raciocínio: quem discorda de mim politicamente desconhece história, tem QI baixo... é muita petulância.

  31. José Roberto coelho

    Meu Deus,a Cuca ainda cita o nosso Nelson Ned !O que virou esse jornal hein!

    Responda
  32. João Gaspar Farias

    Mas..., diz-se que o diabo não é tão feio quanto parece. E que no fundo, bem no fundo, todo mundo é gente boa.

    Responda
  33. LUTHERO MAYNARD

    Pondé, como sempre, brilhante e inalcançável pelos idiotas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O que ele fala é básico pra caramba, coisa de folhetim, o problema é que junta com bobagens absurdas. Pra gostar tem que ser muuuuito primário.

  34. Gilberto Rosa

    Até os j. pediram para o Ponde parar de tentar defender a eles, só piorava, que vergonha. Saco pra mala, para quem ainda não leu, vale ler o artigo dele, quem pensa que é Einstein e não come ninguém. Não fosse tão ruim, Ponde não teria espaço na Folha.

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu gosto de ler o Pondé, mesmo quando não concordo com ele. Será que eu tenho (QI) baixo? Por que a folha de São Paulo, não contrata estes QI alto para melhorar o meu?