Ana Cristina Rosa > Um Salve à Serra da Barriga! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MAURO TIPPI

    Cara Ana Rosa, concordo, e muito, com o protagonismo de Zumbi dos Palmares e Dandara porém fico decepcionado pelo "esquecimento" de um herói nacional que, pacificamente e dentro da lei, libertou mais de 400 escravizados. Ele é um exemplo de luta de vida e de luta pelos seus que nunca é lembrado e que deveria estar no Panteão do Heróis Nacionais. Falo de Luis Gama, meu exemplo de luta e perseverança. Que neste dia ele seja lembrado e honrado por tudo o que fez.

    Responda
  2. Ney Fernando

    A escravidão antigamente atingia inimigos subjugados, suas tribos e os devedores inadimplentes, sem importar se essas pessoas eram brancas, loiras e de olhos azuis ou pretas. A escravidão (que acabou oficialmente) deu origem ou se transformou no principal alimento do racismo (que ainda é forte) quando passou a atingir pessoas só por causa da cor da sua pele.

    Responda
  3. José Cardoso

    Palmares é um símbolo de resistência dos escravizados. Mas é anterior à ideia de abolição. Na mentalidade da época, que vinha pelo menos desde os antigos gregos, a escravidão era natural. Os líderes do quilombo tinham escravos pelo que consta.

    Responda
    1. José Cardoso

      Não vejo problema nenhum em que a escravidão existisse também no quilombo. Isso não apaga a resistência dos fugitivos. Aliás, não era provavelmente um trabalho exaustivo como nos canaviais, já que os rebeldes não tinham acesso ao mercado externo.

    2. Juliano Kruger

      Por fim, dizer que líderes dos quilombos possuíam escravos é uma tese sem base concreta alguma. Uma tese que surgiu no famigerado antigo governo, e difundida por Youtubers. Não há nenhum registro concreto de tal tese, na verdade, o que fica evidente é que essa é uma tese que surge somente para confundir e subverter qualquer ideia de que os negros possam se organizar politicamente e promover uma resistência por si mesmos.

    3. Juliano Kruger

      José Cardoso. Sua fala é absurda. Palmares não era uma "fazendinha de negros que fugiram de seus senhores", era sim, um local de resistência organizada contra o sistema colonial, que discutiam estratégias de libertação e organização popular contra à Coroa Portuguesa e ao sistema escravocrata. "A mentalidade da época" embora realmente fosse voltada à naturalização da escravidão, possuía uma discussão imensa sobre esse sistema, tendo muitos críticos. P

  4. Marcos Benassi

    Opa, um segundo Salve! "Parques temáticos", na acepção comum, mindão uma certa ojeriza, cara Ana. Mas se for pra fazer passeios orientados pela história do local, com ênfase em fuçar arqueologicamente, conhecer pessoas descendentes dos quilombolas e suas histórias pessoais, a cultura quilombola, opa, tô dentro. Se por parque temático for esse o entendimento, acho que cola perfeitamente. Tomara.

    Responda
  5. Antônio Augusto Soares

    Se diz por aí que o termo negro deve ser usado quando se refere a pessoa. O termo preto seria usado para coisas diversas. Então é cultura preta.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.