Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    O último parágrafo diz tudo. Quem não quiser ou não puder entender, paciência.

    Responda
  2. sergio ribeiro

    Quanta bobagem. Mais um que podia ir embora que ninguém daria falta.

    Responda
  3. José Cardoso

    É a doença da piedade mencionada por Nietzsche. Coitado dos palestinos, tão fraquinhos. Quando se vive perto deles, como é o caso dos Israelenses, vê-se que podem ser bem mauzinhos. Não dá para se deixar levar pela piedade.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Imaginar que tem gente que sustenta dizimar crianças e mulheres, sem vergonha de se expor.

  4. Eduardo Barros Mariutti

    Em tempos de bo 1 ça lidade ululante de Jones Manoeis e Carluxos (sim, são próximos), João Pereira Coutinho é um Oásis. Fino. Erudito. Engraçado. Parabéns

    Responda
  5. Luciano Mina

    Já li muitas bobagens nessa Folha, esse se superou.....

    Responda
    1. João Teixeira de Lima

      Concordo Luciano....

    2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      ???

  6. Felipe Vasconcelos

    Parabéns pelo humor e inteligência, Coutinho

    Responda
  7. neli faria

    Lembro quando o Xá caiu. E uns amigos, da esquerda, festejaram a queda. Nas Torres Gêmeas? Igualmente! Muita incoerência. Parabéns pela coluna.

    Responda
  8. Mykel Alexander Santos Gomes

    Operação Z ensina a geração Z!

    Responda
  9. Joao Cantarelli

    "O sucesso nas redes foi tanto que o The Guardian teve de remover a carta do seu site. O pessoal estava levando aquilo a sério, sem a necessária "contextualização"." Impressionante mas não surpreendente dado o nível de polarização. A transposição das reações em relação ao caso do Hamas para uma suposta reprise das ações de bin Laden nos dias de hoje é algo apropriada, mas apoios explícitos com manifestações de rua e tudo o mais seria demais para considerar.

    Responda
  10. Flavio Lima

    até nisso "interstellar" foi bem feito.: retrata um ocidente tão descrente de si mesmo e tão crítico de si mesmo que passa a ensinar nas escolas que a primeira viagem a lua não passou de propaganda contra o comunismo. bin Laden sabe disso, putin sabe disso: o ocidente hoje é fraco, pois passou a duvidar e criticar profundamente a si mesmo, seus valores, seus feitos, suas descobertas, seu valor e sua importância na história da humanidade.

    Responda
  11. Nivaldo Azevedo Júnior

    Confesso que o título chamou minha atenção! Mas, depois de ler, descobri que perdi cerca de cinco minutos da minha vida! Que baboseira!!!

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    Acho este sofisma muito fraco, já vi menos piores. A única certeza que tenho é que, se a invasão do Iraque fosse hoje, o colunista estaria apoiando fervorosamente o dizimar de iraquianos muçulmanos, crianças e mulheres inclusive, assim como apoia o que fazem com palestinos, mulheres e crianças. Depois os outros é que são cruéis.

    Responda
  13. MARCOS PERINI

    A água que ele bebe está contaminada. Por favor, onde buscam opiniões como esta? Licença para falar ....

    Responda
  14. Marina Gutierrez

    A Folha divulga artigos islamofobicos diariamente. E sempre com a bandeira dos palestinos.

    Responda
  15. Marina Gutierrez

    Até 2008 o Nelsonn Mandeela estava em um lista de "terroiristas' do governo norte-americano.

    Responda
  16. Marina Gutierrez

    Tento novamente publicar o mesmo comentário que o jornal engavetou. Até 2008 o Nelson Mandela, que passou 27 anos presso por querer libertar seu povo, estava na lista de terrorisstas dos USa.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Datas. Todo número com mais de 3 dígitos vai para moderação.

  17. john de sá

    Diogo Mainard d'Além Mar.

    Responda
  18. Júlio Pedrosa

    Não apoio o Hamas, nem por isso deixo de ser simpático à causa palestina. Não apoio o que Israel tem feito contra os palestinos, e por isso o pequeno Cautum e seus correligionários (nem toda a direita, mas sempre alguém da direita) acham que, se alguém não apoia incondicionalmente Israel, essa pessoa é antissemita e também antissionista (o novo rótulo de proscrição da moda). Aff! E o pior é que já não há couto onde nos possamos acoutar para fugir disso... a não ser deixar de ler esta FSP.

    Responda
  19. Ricardo Botto

    "Se americanos e israelenses fizessem as malas, aí sim, haveria paz: os jihadistas sairiam das cavernas para abraçarem os irmãos sunitas ou xiitas, sem distinção, porque todos são filhos de Alá." Que argumento brilhante...Luis Felipe ao ler irá ao delírio.

    Responda
  20. Paulo Henrique

    Senhor Coutinho, a condenação por fornicação, homossexualidade, drogas, jogo, feminismo e emancipação feminina é também uma pauta da direita norte-americana e mundial. Outra coisa, se eu entendi bem, o senhor insinuou que as manifestações de solidariedade ao povo palestino foram em apoio ao Ha-mas? É o que sugere quando diz que se o 11 de setembro acontecesse hoje, as pessoas sairiam às ruas em defesa do Osama Bin Laden! Seu artigo é péssimo, senhor!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      É ruim quando a carapuça serve certinho, né?

  21. Paulo Henrique

    Sr. Coutinho! Primeiro: A condenação por fornicação, homossexualidade, drogas, jogo, feminismo e emancipação feminina constituem também a pauta de costumes da direita americana e mundo afora! E segundo: Se entendi bem, o senhor comparou as manifestações em defesa da palestina como apoio ao Ha-mas? Porque foi isso que eu entendi quando o senhor disse que se o 11 de setembro acontecesse hoje, as pessoas sairiam às ruas em defesa do Osama Bin Laden! Seu argumento foi péssimo, senhor!

    Responda
  22. Adriano Ferreira

    Nossa... Ainda bem! Já pensei que você ia dizer que a Taylor Marca de Quitute é que faria isso... Risos... (Rindo de raiva já. Mas, rindo...).

    Responda
  23. Marina Gutierrez

    Fiz um comentário sobre o Nelson Mandela e a Folha não publicou. Os dois primeiros comentários que eu enviei ontem de manha sobre um outro artigo, foram publicados no fim da noite, umas 10 horas depois. Essa é a tática do jornal, segurar o comentário e publicar quando o interesse do leitor já está em outras noticias.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Nunca vi a Folha censurar tanto, este mesmo poder rege o que os colunistas escrevem, começar pelo absurdo sofisma desta coluna.

  24. Marina Gutierrez

    Alguém ainda acredita que um sujeito doente e que vivia em uma caverna no Afeganistão organizou e levou a cabo com sucesso os ataques contra as torres e o prédio que nem foi atingido e caiu exatamente como demolição controlada.? E um bando de sujeitos que nem aprenderam a operar aviões pequenos, foram capazes de operar aviões enormes, voar rasteiro em cima do Pentágono, o prédio mais monitorado do mundo inteiro, sem serem detectados?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Cuidado, o 11 de setembro foi tão bem contato como a morte de Kennedy e a invasão do Iraque, que tinha armas de destruição em massa nunca encontradas. Não sei o que foi, mas sei o que não foi a morte do Kennedy, a invasão do Iraque e o 11 de setembro.

    2. Gilberto Wiesenh tter

      Por amor à saúde mental. Estuda e estuda. Se não der resultado busque ajuda. Acho que está precisando.

    3. Rodrigo Andrade

      Uau, nível de loucura máximo esse comentário

    4. Marina Gutierrez

      Leia-se: um bando de sujeitos que nem aprendeu a pilotar aviões pequenos...

  25. Marina Gutierrez

    Lembrei agora que até o ano de 2008, o nome do Nelson Mandela estava na lista de terrroristas procurados pelos EUA. O sujeito passou quase trinta anos na prisão apenas por lutar para libertar seu povo, era considerado um terrosrita pelo Ocidente.

    Responda
  26. Aderval Rossetto

    Jovens são idealistas em defesa dos injustiçados pelos opressores monetários, ó velho cou ti nho!

    Responda
  27. Marina Gutierrez

    O sujeito usa o Osam bin Laden para demonizar a religião islâmica, que diga-se de passagem é a que mais cresce no mundo, apesar de que ninguem bate na porta das casas para oferecer panfletos dessa religião

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Rodrigo, utilizar a Netflix como fonte de informação? Menos né? Lembra da série o Mecanismo? De toda estratégia baixa, consoante com a lava jato, fonte para pessoas com pouca capacidade de discernimento, como o pessoal do 8 de janeiro? Você tava lá?

    2. Rodrigo Andrade

      Sugiro assistir a série "O Califado", na Netflux mesmo

  28. Aderval Rossetto

    Jovens são idealistas em defesa dos injustiçados pelos opressores monetários, ó velho cou ti nho!

    Responda
  29. Emerson César Campos

    Coutinho, sempre foste um conservador que realizava algumas boas reflexões. Mas já faz algum tempo que teus textos são deploráveis. Não é a toa teu livro em co-autoria com Pondé. Vocês estão na missão messiânica em defesa do sionismo. O que sabes sobre Che? Melhor discutir conservadores como Scruton ou Edmund Burke, faz mais teu estilo. E como historiador sabes que história não se faz com SE, a premissa do texto já inicia equivocada..

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Esses caras elegem Trump, Milei e Bolsonaro, tem grana que sustenta eles, não fossem tão ruins, não teria coluna na Folha.

    2. Marina Gutierrez

      O sujeito é co-autor de livro com o Pondé?

  30. José Roberto Pereira

    Esse choro me lembrou a propaganda do MasterCard da época que as armas de destruição em massa eram uma falácia vendida pela grande mídia sio nista: "Tem coisas que o dinheiro não compra". Até o Biden vai criar uma conta no Tik Tok, depois de frustrada a tentativa americana de comprar a plataforma chinesa. É infrutífera essa tentativa da Folha de esconder que o mundo todo apoia a Pales tina, pois nem o dinheiro de bilionários do "Lobby" conseguiria comprar a narrativa de vitimização de Is a Hell.

    Responda
  31. Marina Gutierrez

    E tem gente que ainda acredita que um sujeito doente vivendo em um caverna no Afeganistão organizou e completou com sucesso o que aconteceu no 9/11.

    Responda
  32. Nilton Silva

    Primoroso. Pena que muitos, da esquerda à direita, não conseguem racionar fora de suas bolhas. Que pena que nada. Deixemos a Natureza fazer a sua seleção.

    Responda
  33. Ygor Heleno

    Que texto deplorável.

    Responda
  34. Edgar Candido Ferreira Candido

    O texto, como quase todos na grande mídia é voltado para satanizar só um lado, como se esse lado não tivesse sofrido nada nas mãos do ocidente. Não sou a favor de nenhuma violência, agora fechar os olhos para morte de milhares de crianças é completamente desumano.

    Responda
  35. Marina Gutierrez

    Esse jornal publica diariamente um ou mais artigos para tentar justifiicar a barbárie cometida contra um povo e distrair o público. Hoje essa tarefa foi do Coutinho.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Uma amiga atriz dizia que o obcecado nem pisca, para não distrair a atenção!

  36. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Esse articulista de envergonhado de extrema direita nunca leu uma linha sequer sobre Che Guevara. Notório ign0bil. Quanto a Osama, esquece de dizer quem nutriu o Taleban. Memória seletiva e obtusa

    Responda
    1. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

      Vdd, sr Andrade, os EUA são vitiminhas do mundo, né? Também foram vítimas no Camboja, Granada, Guatemala, Chile, Vietnã e por aí vai... Jamais eu culparia os civis que morreram no 11 de setembro. Mas diante de tamanha ignorância, sr. Andrade, só me cabe a ironia

    2. Rodrigo Andrade

      Culpando a vítima? Que maravilha, hein? Se continuar nessa linha é bem capaz de concluir que todos que morreram no 11/set mereceram

  37. Luiz Candido Borges

    O Coutinho deveria falar da sua própria geração de "liberais" que para defender seus "ideais libertários" são capazes de distorcer a realidade ao ponto do absurdo. Essa historinha não passa de mais uma tentativa de demonizar qualquer movimento ou ativismo de base islâmica para levar à conclusão que o Ramaz deve ser extirpado a qualquer custo, logo Yzrraeu pode fazer absolutamente qualquer coisa e todos têm a obrigação de apoiar.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Continuando: Quanto ao manicômio do último parágrafo, também deveria constar "se eu criticar o governo yzrraelemse, sou morta em vida". Isto de explica pelo fato de todos os órgãos da grande imprensa e inúmeras instituições e governos poderosos terem decretado que qualquer crítica a Yzrraeu é "antyçemitizmo", principalmente se baseado na "operação especial naquela faixa", o pior dos crimes possíveis. Nem o Elon Musk escapou! Mas o Coutinho tem um motivo de alegria: o Milei ganhou na Argentina!

  38. Marisa Coan

    Rapaz, acertaste em cheio!

    Responda
  39. Hercilio Silva

    Coluna saída direto do mundo paralelo, nele só há a extrema direita como salvação, o resto é comunista ou terrorista.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      O autor escreveu isso por conta dos protestos em Nova iork contra os ataques sem critério a faixa de Gaza.. não teve coragem de escrever a favor.

    2. Rodrigo Andrade

      Jura que leu isso no artigo? Talvez as lentes do "preto ou branco" estejam mos seus próprios óculos

  40. Juca Santos

    E o que dizer da parcela crescente dos que querem implantar, no nosso ocidente, um governo baseado no fundamentalismo religioso cristão e no ultraliberalismo tacanha e atrasado? Ó pequenino, vives no melhor e mais civilizado dos mundos, e ai dos infiéis que ousarem pertubá-lo. Ouviste.

    Responda
  41. Fernando Alves

    A verdade é que a geração Z não é mais que nem o João Pereira Coutinho e seus contemporâneos, que só conseguem enxergar o mundo de forma maniqueísta, onde o país santo é sempre o mesmo, e todos que se opõe são totalmente errados e criminosos que merecem a morte. O que aconteceu nesse meio tempo foram os 20 anos de intervenção do país santo no Iraque e Afeganistão, que só serviram os interesses comerciais de bilionários, e largaram os "países libertados pela democracia e valores ocidentais" pior.

    Responda
  42. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Leia sobre o acordo de Kioto. Os eeuu não assinaram. Começou ali. Fale a vdd pf

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Paulo, tem uma dúzia de "comentaristas" aqui na FSP, entre os quais esse Mário Sérgio, que dão preguiça demais. Vivem numa realidade completamente paralela

    2. Paulo Araujo

      Qual a relação entre o acordo de Kioto e Osama bin laden? Cheirou o que, moço?