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  1. Florentino Fernandes Junior

    Editorial perfeito. Ate o monsores concordou

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  2. WAGNER NEGREIROS

    Uma das questões fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino reside na quantidade de discentes em sala de aula. Lecionar para 40 alunos é uma tarefa hercúlea, já que as demandas pedagógicas são elevadas.

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  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mas elogiaram tanto as aulas de culinária. O q se diz hj se esquece amanhã.

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    1. Jove Bernardes

      Ingual e quinem nas aulas de português, Mário. Ingual e quinem.

  4. MARCOS DE OLIVEIRA

    A falta de conhecimento da redação da Folha sobre educação é, no mínimo, lamentável. Pensar que a educação se pauta pela quantidade de aulas e não pela qualidade do espaço físico das escolas e das condições de trabalho dos professores é uma sinal da falta de conhecimento dos autores do editorial. É, necessário um conhecimento integral onde componentes como os das ciências humanas são fundamentais. Atualmente as disciplinas que tem a maior carga horária são as de português e matemática.

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  5. Cristiano Kock Vitta

    Editorial melancólico, burocrático. Em vez dos alienados editorialistas escreverem asnices, deveriam pautar repórteres para constatar in loco que a educação pública só piorou sob o governo Tarcísio. Deveriam também investigar a qualidade do ensino que vem sendo oferecido por professores de Língua Portuguesa que adoram um celular e aplicativos que tornam alunos em publicitários precoces.

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  6. Raquel Oliveira

    SP não aumentou a carga de Português e Matemática, o governo voltou à carga antiga, que ele mesmo havia cortado pela metade. Diminuir Arte e Filosofia só é bom na cabeça de quem não entende absolutamente NADA de educação, de rotina escolar, do perfil de estudante que temos hoje. Parabéns aos envolvidos.

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  7. Marcelo Magalhães

    São Paulo vai precisar de muito tempo para recuperar o retrocesso que o seu atual governante promove, ao emular um revival do governo do seu coach.

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  8. josé cláudio do nascimento

    Os alunos não querem estudar. As famílias deles não os estimula a estudar. O governo paulista está jogando dinheiro fora com escola.

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    1. Gustavo Gomes

      Por mais que seja um comentário bem direto, acho que o colega consegue expor uma questão importante: se você não tem uma estrutura familiar adequada, de fato é difícil de pensar em soluções para o ensino, mesmo que boas, como é o caso da que o editorial anuncia.

    2. josé SOARES

      Pensei opinar sobre este comentário, mas desisti por não caber qualquer argumento razoável a respeito.

  9. Rafael Theodoro Silva

    O problema é a falta de estrutura no ensino integral, combinemos que um aluno ficar o dia todo em uma sala de aula é extenuante, não é por aí que se resolverão problemas de defasagem no ensino, é bem vin do o aumento de carga horária em português um idioma difícil de falar, contudo é imperativo o desenvolvimento da leitura e produção de texto para combater o analfabetismo funcional, este é um desafio imediato.

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    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ficar dez horas no celular não cansa ?