Deirdre Nansen McCloskey > Adultismo na Argentina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eh inacreditável a folha deixar essa alienada absoluta amarrar o muar nessa coluna. Ela disse esperar que o mÃstico estrupicio portenho se tone um adulto. Então arruma uma poltrona confortável pra ela.
A frase mais usada pelos ra di cais de direita no Brasil por muito tempo foi: "Vai pra Cuba". Algo semelhante pode ser dito para a autora. Se ela acha que este bu fão, que diz receber instruções do espÃrito do seu cachorro morto, é bom para a Argentina, vá para a Argentina. Mas viva com o salário local e como uma argentina, não como uma gringa em férias em um paÃs abaixo da linha do equador.
Desconfio que temos mais uma colunista confundindo f4sc1sm0 com liberalismo
Já desconfiava. Hoje, ao terminar a leitura da coluna tive certeza de que sou masoquista.
O único ponto positivo da vitória do Milei é que foi um recado do povo contra a leniência com a inflação. Como se dissessem: votamos até em maluco mas não aguentamos mais essa situação. Espero que os polÃticos sérios de lá tenham entendido o recado, e que mesmo que Milei fracasse e caia, seu eventual sucessor dê conta do flagelo.
Torcer pela vitória de malucos não é adultismo; é coisa de moleque. Se torceu pelo maluco da Argentina, provavelmente torceu pelo nosso, o miliciano golpista, e pelo americano, o alaranjado golpista. Esperar que venham boas coisas de governos comandados por malucos é coisa de criança que acredita em Papai Noel e na fada do dente.
Texto mal escrito . Não sei se foi a tradução ou o original, mas fato é que não condiz com a qualidade que se espera da Folha.
Não sei se é a tradução, mas é impossÃvel tirar qualquer coisa desse artigo.
A tradução da folha até tentou ajudar. O original eh ainda pior.
Creio que não é a tradução , mas o contorcionismo da autora neoliberal para justificar a escolha do anarcocapitalista e temerário futuro presidente argentino.
Que nojo
Os liberais não tem nenhum problema em passar pano para os autoritários, desde que os negócios - pessoais e intransferÃveis - fluam. Torcer pelo Milei é conceber uma Argentina que aposta na extrema direita, na fragilização da democracia e no zelo por regimes tirânicos. Esse é o adultismo dos liberais, foi assim no Brasil e será assim lá. Claro, cheio de sofismas pra disfarçar o indisfarçavel. A mufunfa pessoal é muito bem-vinda e qualquer zelo coletivo e público que se exploda! Eis os liberais
O texto não tem pé nem cabeça. Se a tradução estiver correta, a autora pirou.
Tive esta impressão. A outra foi que eu desaprendi interpretação de texto. Vai que.
Em primeiro lugar gostaria de ler o texto original. Gostaria tambe6de ver as considerações dessa sra daqui 1 ano.
Independentemente da linha ideológica, a Deirdre (ex Donald) McCloskey costumava ser uma intelectual lúcida e sofisticada. Porém, como não poderia deixar de ser, com a eleição de um candidato de extrema-direita na Argentina, ou em qualquer outra parte, o cérebro dos apoiadores mais "entusiasmados" se reduz, só sobrando textos tacanhos e rasteiros!
A Folha agora tem uma seção de comédia. Excelente artigo de estreia.
Se não for problema com a tradução devo ter um QI sofrÃvel. Não entendi nada do que essa senhora escreveu.
Comentei isso ali com o Luiz Otávio Azevedo. Parece que a pressa de entregar o texto impediu que ela fizesse uma segunda leitura. E uma terceira. E quarta. E quinta. E sexta. Mas aà ela não ia enviar. Aà etc.
Não há nada errado com o seu QI, ninguém sério entendeu também!
Lula pode ser o bicho papão, mas a minha conta bancária ele não confiscou. É cada coisa que eu sou forçada a ler pela força do tÃtulo.
Artigo confuso e muito mal escrito. Raso. E com ideias bastante equivocadas, primárias, principalmente em se tratando de um paÃs pobre e com enormes desigualdades, como é a Argentina. Não, minha cara, Milei não vai crescer. Ele é o que é. E os argentinos, infelizmente pra eles e pra nós, terão quatro anos muito difÃceis pela frente.
Bebeu e fumou ou também cheirou?! Inacreditável a Folha chegar ao ponto em que chegou. A pós-doutora em liberalismo, uma ideologia que a primeira crise econômica de grandes proporções produz historicamente o fascismo de proporções devastadoras, ao pregar o remédio do "adultismo" - palavra que não existe no vocabulário ortográfico da ABL -, simplesmente logrou êxito inenarrável. Piorar ainda mais o espaço do Hélio, hoje despachado ao Estadão: o refúgio dos "liberais do golpe de 1964".
Um liberal completo e verdadeiro já nasceu morto. O liberais tem tendência fascista. O esquerdista tem tendência fascista. Nenhum do dois presta. Todos os dois são ruins para a população.
Provavelmente não termina o mandato, mesmo crescendo.
Economista mal entende de economia no geral. Quando se aventura na ciência polÃtica e na sociologia sai umas baboseiras dessas. Aliás, prefiro chamar o liberalismo de "burrismo".
O nivel da Folha está ribanceira abaixo faz muito tempo. A Folha prova que nada é tão ruim que não possa piorar. Último assinante, não esqueça de apagar a luz quando sair
Faltou a colunista dizer que o liberalismo libertario funciona muito bem apenas para aqueles quem tem muitas centenas de U$ milhoes em suas contas, o chamado 1%. Para os demais 99% a vida eh dura, trabalha-se longas horas, nao sobra nada para investir, e muitos nao nascem com QI acima de 150, como essa senhora pensa ser ser regra geral. Pergunta, o que o liberalismo propoe para os milhoes sem condicoes de frequentar escolas decentes? Que aprendam sozinhos?
"E há uma versão mista, como provaram ser Lula e seus juÃzes, que silencia as crianças e confisca suas contas bancárias... E o Lula censor?". Cara, sou muito burro, não entendi nada. Alguém pode me explicar o que ela quis dizer?
Só se ela estiver falando das punições às invasões do 8 de janeiro. E as "crianças" forem os malucos que defendem a volta da ditadura e o fechamento do Congresso Nacional e do STF.
E eu, burra. Essa senhora só pode estar brincando. Alguém precisa tirar o brinquedo da mão dela. O único confisco da redemocratização foi o do Collor mais de há vinte e cinco anos.
O liberalismo, assim como o marxismo, é perfeito só no papel. São utopias. O governo Milei será uma grande tragédia para a Argentina. Gostaria de estar errado por solidariedade ao povo argentino.
Pelo jeito, não conhece nada da vida e da polÃtica da América do Sul. Muito menos de seus principais representantes, Brasil e Argentina. O pior é tentar se passar por analista, seja lá do que for, e enxergar em Milei apenas um adulto imbecilizado com diploma de economista. Ele é muito mais perigoso que isso! Sobretudo, para os mais pobres e para a democracia argentina.
O ombudsman não pode dar parecer sobre este texto confuso,mal escrito ou mal traduzido, ou os dois, com erros factuais inadmissÃveis? Foi o Lula que confiscou poupanças? Por favor. Tem gente bem melhor que esta velhota com cara de rainha Vitória que poderia escrever por aqui. O que sabe de Brasil esta desarticulista?
Ela quer liberal igual os EUA? Com prisão de Assange, proibição de livros, impedimento de imigrantes, bloqueio aos transgêneros, banimento de tiktok, restrição de investidores na China, negacionismo à escravidão, defesa do domÃnio indÃgena?
Como diziam o cantor Djavan, o cachorro só quer uma coleira e um prato de comida. Se ele tratar o povo mais pobre assim, já é uma contradição com o estado mÃnimo. Vida de cachorro, de repente é uma boa. Né?
Excelente!!!
Pensei que só os cães do Hermano o entendiam. É pedir pra não aparecer uma outra pandemia, pois, lá o mile.i irá exportar maldades do bozo, como exportaram tort.uradores em 1976. Não precisa de bola mágica. Só o Papa salva esse povo do purgatorio: haja reza forte.
O artigo deve estar mal traduzido. Será o tradutor petista? Hoje todo conservador reacionário se diz Liberal. Kkk. Liberal. Liberal 12 anos on the rocks. O que esse pessoal não entende, é o que chamo equação Engels-Ford; O primeiro disse que sem consumo popular o Capitalismo morre. O segundo provou que era verdade quando criou o Modelo T. Consolidou a produção em linha, pagou salários elevados e consolidou a Sociedade de Massas. O resto é ambição e estertor.
Esse miasma verborrágico que supõe inteligência é o mesmo de Milei. Comemoro quando o "autor" a se lança de cabeça e joga fora qualquer possibilidade de pensamento crÃtico, escrachadamente. Miss Dreide merecia viver os próximos quatro anos em Buenos Aires. Desejo o mesmo para todos os que compactuam com essa barbaridade.
O artigo é uma bobagem colossal! Inacreditável! Cheguei a pensar que fosse um problema de tradução porque a articulista escreve em inglês. Mas não é! É idiotice estrutural mesmo! Fico perplexo com o fato da Folha manter essa colunista. Porque? É um jabuti? Aquele que não sobe em árvore e se está lá é porque tem pistolão. Patético!
Não dá pra entender o artigo, mal escrito e muito confuso. Usou IA?
Se fosse IA poderia até conter alguns erros grosseiros também, mas não seria tão confuso!
Usou jumento artificial
A autora está muito distante da realidade sul americana. É uma norte americana da escola de Chicago, pior linha do capitalismo. Prega a Privatização de estatais; Livre mercado; Contra protecionismo econômico. Não leva em conta o ser humano. Só vale o lucro pelo lucro. EUA tá uma beleza, 50 milhões na miséria. Estadunidenses buscando serviços de saúde no México. Molar City.
“Não leva em conta o ser humano. Só vale o lucro pelo lucro.” Exatamente.
Passou da hora de Lula e os demais governantes convocarem esses articulistas para provarem as ilações que escrevem. Que é essa na fila do pão? Respeite nossa democracia, sessenta milhões elegeram esse governo.
Economista pé na cova que apoiou o desastre chileno de Pinochet.
Pra um cara que nasceu em berço de ouro os outros são vagabundos. Que ideia mais besta. O liberal é adulto? Esse liberal é antes de mais nada preguiçoso, tem preguiça de ler e de aprender.
É arrogância infantil dizer q todo mundo q pensa diferente não é adulto. A colunista precisa muito crescer e aprender a respeitar idéias diferentes, senão continuará sendo só mais uma fundamentalista da mão invisÃvel, coisa de assombração. Será q ela pensou em buscar um exorcista? Ou ler Kahneman e Thaler? Ou vai continuar apoiando El Loco?
Moça, o seu texto não está bem escrito, não. E, também, não está claro, não. Se você quiser, eu posso ajudá-la - em relação a produzir um bom texto e à clareza de um bom texto (falo em sério). No mais, tenho famÃlia Argentina. Uma linda e valorosa famÃlia de velhos e jovens cultos. Todos estão a festejar Milei.
Criança é quem tem essa visão simplista do mundo. E como se não bastasse a argumentação pueril da articulista, o texto ainda por cima é confuso, mal escrito e com inverdades ( Lula confisca contas bancárias?? A vitória de Milei é colocada como paralelo à derrota de Bolsonaro? ). Já vi texto ruim e preguiçoso aqui, mas esse, em matéria de bobagens, está superando tudo!
Se o tal "adulto" é um ganancioso, egoÃsta, explorador... só para ficarmos em adjetivos publicáveis, como que ficamos? Liberdade é fundamental, desde que seja com responsabilidade. São as tais polÃticas liberais que mais tem contribuÃdo com a acumulação de renda no mundo e com as multidões de cidadãos abandonados à própria sorte.
Visão preocupante a da articulista.
li beral conser elavador, é um cristão mulçu mano, um corinthiano palmerense, um machista homos sexual, um zé arru ela celebrity, um seviço publico eficiente, uma verdade mentirosa, um céu verde scalarte, simplesmente não existe, só uma mentira mentirosa em um rótulo
Não custa lembrar à articulista que foi o Collor liberal (e não Lula) que confiscou contas bancárias, em março de 1990.
Acho que ela se refere às punições pelas invasões aos prédios dos três poderes no "8 de janeiro". E as tais "crianças" deviam ser os marmanjos malucos que defendiam na imprensa e nos You Tubes da vida a volta da ditadura e o fechamento do Congresso e do Supremo.
Quem é essa fulana? Dino nela.
A direita liberal da Folha está realmente desesperada pela volta da polÃtica do cada um por si e a sociedade que se exploda. Desesperada a ponto de publicar este texto patético de uma imbecil que nem tenta disfarçar o que realmente a move: ganância, egoÃsmo e desprezo pela maioria do povo que trabalha muito e é explorado pelo punhado de ricos desse planeta injusto. A direita fede porque sequer assume o que realmente quer: viver com privilégios as custas da maioria.
Minha nossa. Ann Rand deve estar pulando de alegria no inferno. Anarcocapitalismo é o fim da sociedade como a conhecemos e o inÃcio da exploração total do Capital sob o ser humano. Só terá direito a educação, saúde e o que for, se for um vencedor, como se todos conseguissem vencer. Talvez essa senhora não saiba, mas existem pobres nos EUA. Talvez não saiba, deve viver em sua mansão. O anarcocapitalismo, esse ultraliberalismo que eles adoram vai acabar sim com os pobres, da pior maneira.
Nossa que analogias infantis. Progressistas cuidado de crianças tristes... Conservadores de crianças más... ah que preguiça
O liberalismo iluminista foi e está sendo até hoje a maior revolução social da história mundial. Não tem nada a ver com o liberlismo economico que é o capitalismo selvagem. mas o liberalismo é a base da democracia da Europa Ocidental onde há bem estar social (tanto faz quem vença as eleições). Graças a ele podemos ter a mente livre (se quisermos) ir ou não a um templo, acesso a Kant, Karl Kelsen e Darwin, abrir a mente e enfrentar o conservadorismo intrÃnseco e cultural. Evoluir enfim.
Que texto mais besta!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Adultismo na Argentina Voltar
Comente este texto