Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Já li (não sei se em Mises ou Hayek) a ideia da moeda como uma mercadoria entre outras. Isso na realidade já acontece na Argentina. Para muitas transações o dólar é a referência, e talvez seja usado em espécie para algumas transações como venda de carros usados ou imóveis. Em vez de impor a dolarização por decreto, porque não tornar opcional seu uso no comércio em geral?

    Responda
  2. Adalto Fonseca Júnior

    A especulação sobre a ausência de controle e fiscalização do sistema bancário sem um banco central mostra o quanto apostaram em um projeto, vamos dizer, estranho. O que tem na cabeça deles? Alguém sabe?

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Na cabeça de Milei, peruca e mais nada

  3. Hercilio Silva

    E tem a questão, vai exportar como? Vai obter dólar como?

    Responda
    1. Juliano Danilo

      Segundo a evidência científica, cria-se um mercado de compra (pra dentro do país) e venda (pra agentes externos que tem dólar) onde a moeda local é desvalorizada na operação, mas usada para adquirir dólar. Assim, cai a circulação da moeda local e injeta-se moeda externa na economia local. É um processo longo e demorado pois tem risco e perda, mas aos poucos vai injetando moeda externa na economia local. De qualquer maneira, não é bom a longo prazo pois impõe-se um custo de transação novo.

  4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Não é tão simples dolarizar a economia, foi bom para enganar os eleitores como sempre e ganhar as eleições. Dolarização sem dólares, não tem reservas cambiais suficientes, a moeda forte nas mãos da classe média não é suficiente para girar a economia, os pobres que são 40% da população não tem sequer pesos, os ricos tem dólares no exterior, não se arriscariam em trazê-los para o país. Criaria uma nova moeda com paridade com dólar como já foi feito e fracassou? Sem lastro?

    Responda
  5. José Antônio

    Desconfio que o camisa amarela argentino está querendo acrescentar mais uma estrela na bandeira dos EUA.

    Responda
  6. Hernandez Piras

    Como a dolarização não permite que se desvalorize a moeda, qualquer déficit no balanço de pagamentos pode gerar uma profunda recessão. Para funcionar, é preciso uma extrema flexibilidade dos gastos públicos e custos das empresas, inclusive dos salários. Duvido que funcione num país com nossa cultura jurídica, que é tão rígida.

    Responda
  7. Evandro Loes

    A Argentina já havia dolarizado, na época do Memen, e quebrou em 2002, quando De La Rua foi forçado a desvalorizar o Peso e caiu. Isso dei início do Kirschnerismo. Pergunto: de onde virão os dólares para pagar o funcionalismo, que representa 30% (ou mais) da população economicamente ativa? Penso que não haverá dólares nem para dois meses do atual gasto público. Situação bem complicada pra resolver.

    Responda
  8. andre lunardelli

    Artigo simples, mas perfeito!

    Responda
  9. Ivan Bastos

    Dos muitos planos anti-inflação que o Brasil adotou só o Plano Real funcionou. Na minha ignorância em economia, seria a única política econômica que recomendo à Argentina, pois funcionou aqui.

    Responda
  10. Sérgio Silva

    Seria o caso de adotar a moeda lápili.

    Responda
  11. Valdir Teixeira da Silva

    Ganhou porque adoçou a boca da elite local. Bem latino esse cara.

    Responda
  12. Valdir Teixeira da Silva

    O governo Milei tem tudo para dar errado, ganhou porque prometeu acabar com a taxa de exportação de grãos, cobrava 30%.

    Responda
  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Fico pensando pq tanto fetiche na Argentina. Deixem os caras. Prá nós do q serve ?

    Responda
    1. Carlos Telles

      A economia da Argentina é a metade da economia de São Paulo. Boa sorte é a única coisa que desejo aos muchachos.

    2. Hernandez Piras

      Para que nos.preocuparmos com um de nossos parceiros comerciais, com o qual temos uma união aduaneira, não é mesmo? O jogo do Palmeiras é mais importante...

    3. João Bernardeli

      A Argentina vai impedir a formação do maior acordo econômico da história do Mercosul. Isso traz um impacto diametral para o Brasil, que é a maior economia do bloco.

  14. Décio Ceballos

    Qual a diferença de uma moeda muito fraca e a dolarização? Ou ainda, uso livre das moedas? Inclusive o Real, o peso uruguaio etc. Na verdade não é isso que vai acontecer?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não. O "uso livre das moedas" pode ser, no máximo, livre conversibilidade da moeda nacional. Dolarizar, do modo como quer Milei, significa que a Argentina usará o dólar americano como moeda nacional.