Wilson Gomes > Javier Milei e a força dos radicais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resumindo, o povo anda cansado do mimimi.
Os pequenos gostam de quem bate nos que batem nele. Tive um diretor na empresa onde trabalhava que conversava com os peões e cobrava dos gerentes, demitindo vários deles. Anos depois, já aposentado e visitando a fábrica, percebi que ele continuava com seu prestÃgio intacto entre a peãozada.
Quando faltar comida na mesa da classe media Argentina, acaba o circo desse Milei.
Enquanto a esquerda continuar focando apenas nas comunidades LGBTQIA+, negra, quilombola, indÃgena (todas extremamente importantes) e ignorar completamente o cidadão médio, a extrema-direita continuará nadando de braçada.
Era o ponto que pretendia levantar. Essa vertente da esquerda, ao permitir embarcar o identitarismo em seu projeto de manutenção no poder, abre mão de votos de setores importantes e decisivos no processo eleitoral. Parte desse problema e suas consequências já foram abordados nesta coluna.
1.lula e seu fã clube já foram taxados pelo Ferreira netto, fsp, globo, de extrema esquerda. hj, têm a benção destes veÃculos de comunicação. 2. a esquerda é opressora, tirana, policia da sociedade. 3. o trump, o milei, o bolsonaro, são a fuga desse império da esquerda.
Há muito tempo eu não lia tanta bobagem em tão poucas linhas. Os extremistas de direita andam se superando na sua estupidez.
Que besteira!
Extremistas se elegem po que tem eleitores que se identificam com eles . Pessoas de sentimentos perversos .
Toda revolução armada, na linha teórica marxista-leninista (ou maoÃsta, etc), naufragaram na CORRUPÇÃO. ReconstruÃram despotismos semelhantes à s "sociedades hidráulicas". A esquerda tradicional, não conseguiu nem digerir Gramsci. Que dirá incorporar Freud e outras vertentes para fazer analises da psicologia de massa. Concordo com o colunista. O que estamos vendo é a emergência de uma nova espécie de homem polÃtico que faria Aristóteles cagar nas calças e Darwin, certamente, indicaria uma nova es
Seu texto reflete muito bem sobre a triste era da pós- verdade. Já sinto o mundo como vários episódios da série Black Mirror.
Excelente análise! O fenômeno das redes sociais conectou, potencializou e expandiu o fundamentalismo e a estupidez humana que antes estavam circunscritos a cada indivÃduo e a pequenos grupos nos paÃses citados. A visão independente dos fatos, a capacidade de refletir, ponderar e raciocinar estão sendo arrastadas pela onda dogmática, seja da extrema direita ou da esquerda radical. Quem acreditava que a humanidade havia evoluÃdo no século 21, deve estar revendo seus conceitos.
É a corrupção, estúpido!
Inocente.
Texto excelente. Assustador, sim! Mas descreve a realidade. :-(
A extrema direita é um fenômeno ainda sem uma explicação plausÃvel ,as sociedades tem optado por polÃticos extremamente duvidosos em todos os sentidos ,gerando governos que e um de misto de : "caquistocracia ,autocracia ,cleptocracia ,idiocracia ",e para finalizar, acho que as sociedades na realidade estão loucas .
A direita convencional, nesses momentos crÃticos, em que o paÃs está sob ameaça de ser governado por uma figura sem princÃpios, mesmo assim, pula no colo da extrema-direita.
Prefiro apontar o problema da crise que representa a ausência de lideranças. Eu vejo "malucos" ocupando o lugar vazio onde deveriam estar lideranças com projetos consistentes, se elas existem que sejam valorizadas.
Só faltou dizer que de cheque em branco e cheque em branco, eles podem conseguir descontar um. E aà adeus democracia. Já disse aqui, se nos EUA estão questionando eleição, a coisa é grave, e a democracia americana não é capaz de punir quem tentou golpe de estado. É a única nação que nunca abriu mão de democracia em mais de 200 anos.
As campanhas são fruto de análise comportamental. É uma junção de performance retórica, mentiras, acertos de gabinetes, com marketing especializado. Tivemos essa experiência com Collor de melo. Bolsonaro, trump e milei não são novo momento, e combinam com o frenesi esquisofrenico da imprensa. Bolsonaro passou 2 anos sendo o queridinho da TV e lula o bandido. Enquanto candidatos equilibrados e com proposta erram relegados. O sistema é que molda a idiotia geral, não vem debaixo para cima.
O problema é que em cada mandato dessa estirpe a destruição é muito grande para ser tolerável. Paga-se um preço muito alto em vidas humanas, corrosão democrática, regressão civilizacional e destruição ambiental. Não é possÃvel normalizar isso, como quer o articulista
Bolsonaro foi um.grande populista e Lula tambem foi. Um prometia o fim dos privilegios da casta superior que vive do dinheiro público e outro prometeu o fim da pobreza e a picanha na mesa de todo mundo. Nada disto aconteceu. A candidata que falava em Frente Ampla, controle dos gastos públicos, melhor uso de investimentos privados, justiça séria e sem impunidade (Tebet) acabou só em 3.lugar e foi absorvida. Brasil segue sua rota...
Bolsonaro foi um.grande populista e Lula tambem foi. Um prometia o fim dos privilegios da casta superior que vive do dinheiro público e Lula prometeu o fim da pobreza e a picanha na mesa de todo mundo. Nada disto aconteceu. A candidata que falava em Frente Ampla, controle dos gastos públicos, melhor uso de investimentos privados, justiça séria e sem impunidade (Tebet) acabou só em 3.lugar e foi absorvida pelos da casta. Brasil segue sua rota...
O preço da carne do óleo de soja entre outros caiu .Lula não prometeu picanha,apenas disse que o brasileiro precisa fazer pelo menos três refeições por dia .
Assim é a democracia.Se puxam muito de um lado, o outro cresce em revolta. No Brasil, o centro polÃtico não consegue candidatos bons de voto e a esquerda, uma vez no poder, trata de usar de ressentimento e de tentativas de intimidação com caldo revolucionário na batalha ideológica, desprezando os não ideológicos que ajudaram a lhe devolver o poder. Só o tempo dirá o que virá daÃ.
Uma hipótese bastante plausÃvel e que vale a pena investigar mais. Chapeau !
As urnas na Argentina, Brasil e EUA estão supurando meandros dos recônditos do esgoto da humanidade, antes colocadas debaixo do tapete, mas depois escancaradas com o advento das redes sociais. Talvez o "novo normal" da polÃtica seja a explicitação da cloaca da condição humana da qual nos falaram Freud e Nietzsche.
Antônio Araújo, não sou bonzinho. Vou tirar a trave do meu C...alho.
Ah, mas é tão bonzinho...tire a trave do olho, rapaz.
Ódio não é algo que exista em um grupo polÃtico apenas como a esquerda tenta vender, acho que alternasa no poder ajuda a evitar os extremos, na minha opinião se o PT tivesse saÃdo antes seria melhor até para evitar isso
É uma lição que ainda não foi deglutida pela esquerda: 4 governos seguidos de um mesmo partido não é sadio pra ninguém, nem para o próprio partido. Faltou a articulação de passar o bastão antes para um partido aliado e equilibrado. Agora, equilÃbrio é o que não temos mais na polÃtica nacional.
A incompetência neoliberal das exquerdaa está desenterrando essas múmias
Interessante a análise, a sepensar se não estamos indo para um tempo de barbárie e ódio normalizados
Inteligente, a extrema direita será o novo normal, assim como antes da segunda grande guerra, o povo não aprende facilmente, é necessário dor e sofrimento para aprender, depois se esquece, a Pandemia é uma prova. Bolsonarismo é anti ciência e está vivo em pleno perÃodo da inteligência artificial.
Já aprendi que tudo "que veio para ficar" não dura mais que vinte ou trinta anos. Nos anos trinta do séc. 20, a democracia liberal era coisa do passado. O moderno era o fascismo e o stalinismo. Como vimos, não foi bem assim.
O fim do mundo está próximo - Apocalipse cap. vinte e cinco, verso quinze . o palhaço argentino já mudou antes de assumir - Já convidou o Papa para visitar a Argentina . Semana que vem, convida o Lula .
oferecer falas de wajngarten pra demonstrar o que quer que seja é das coisas que me fazem não invejar o colunista e o capital simbólico que ele orgulhosamente desfila aqui na varanda da famÃlia frias. pois é apenas mais uma prova de que almoço grátis nem mesmo em restaurante popular.
Perfeita observação.
Bolsomilitarismo.
Belo texto.
Apesar de nao estar no mesmo espectro politico do professor, reconheço sua lucidez e inteligencia
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Javier Milei e a força dos radicais Voltar
Comente este texto