Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dinei Giovanni Tavares

    Como é que mudam uma relação de livros já amplamente divulgada e há bastante tempo?! É preciso mais responsabilidade ao adotarem determinadas medidas. Há alunos que já adquiriram os livros, muitos já começaram os seus estudos . Ficam prejudicados os que agora vão cursar o segundo ano do Ensino Médio. A lista para a FUVEST 2026 deveria ser mantida. Aliás, o critério SEXO (e o viés político-ideológico) para tal escolha não encontra amparo nos objetivos intrínsecos ao aprendizado da Literatura.

    Responda
  2. Dinei Giovanni Tavares

    Ainda bem que a Folha publicou um editorial a respeito, com uma análise equilibrada dos fatos. Na verdade, os objetivos de um Vestibular vão além de uma postura ideológica, que é extrínseca ao que de fato interessa à formação dos nossos jovens. Não é a busca da valorização do autor ou do sexo o critério mais justo para tal seleção , mas o valor da obra em si , pela sua importância estética, social, cultural, histórica...como instrumento de formação integral dos sujeitos.

    Responda
  3. Nasemar Hipólito

    Na sanha de "repararem injustiças" cometem mais injustiças...

    Responda
  4. Renato Faccioly de Aguiar

    O que a esquerda espera com isso. Mais um desvairio. Depois que perde o poder diz que não sabe o porquê. Triste

    Responda
    1. Joao Cellos

      O que a esquerda tem a ver com isso?

  5. Fernando Alves

    A Fuvest deveria ser eliminada. Universidade pública deveria ser para todos que optarem em estudar lá.

    Responda
    1. Mateus Braga

      Aí não haveria vagas o suficiente, né?! uma vez que a grande maioria iria querer estudar na melhor na melhor Universidade do Brasil e América Latina.

  6. Adller Sady Rijo Farias Costa

    A literatura é um meio privilegiado de revelar a complexidade do mundo. Uma lista de remédios não revela nada. Qual era a lista que Safo dava a suas seguidoras de Mitilene? Qual foi a lista da USP do ano passado ou mesmo deste ano ? Pouco importa. Que cada um ou uma leia aquilo que lhe dinamize o conhecimento e o sopro de vida ! Isso dito, as listas acima não encantam. Começam com uma mulher fascinante, mas medíocre escritora, e terminam com uma autora insossa, boa alma de campus universitário.

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Nísia Floresta *

    2. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Continuação. Estás a progredir no pensamento, pois usas lindamente o argumento « quem é você », adequadíssimo na literatura e nas artes, onde primam os farrapos brilhosos, o status, o factício, a cadeira acadêmica e o prestígio pequeno-burguês oficial, e não a prática e a paixão, não o arrebatamento da criação fulminante e de sua recepção pelo público; tu dominas, outrossim belamente, a complexa escrita dos rsrs e dos kkkk.

    3. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Tua sucessão de rsrs*

    4. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Tenho que responder a isso? Ao argumento tuta-e-meia de escrevente ou de membro da Academia de letras de Chapecó? «Quem é Adller, um grande crítico literário?» Caro bocó do « Quem é você », argumento próprio ao Brasil da casa-grande, sou leitor. Tua sucessão de k é charmosa e combina com teu fino raciocinar. Voltarei, amigo, para minhas leituras. Continua lendo as lições morais de Nísia da Silveira e a subliteratura de campus da senhora Djaimilia. Essas leituras te estão fazendo progredir.

    5. Mateus Braga

      Disse Addler Sady Rijo Farias Costa, respeitado crítico literário. rsrsrsrsrsr

  7. Marina Ribatski

    O que tem de homem incomodado aqui. Excelente.

    Responda
  8. arno costa

    Eça de Queiroz, Machado de Assis, nada?

    Responda
    1. Antonio Rosatti

      Esses autores continuam no programa do ensino médio, serão estudados como sempre foram e não significa que não serão cobrados na fuvest. Se você conhecesse a prova, saberia que as questões não versam apenas sobre as obras da lista, mas a relação entre autores, movimentos literários e formas estéticas.

  9. Marcos Longaresi Carvalhães

    Com todo respeito às escritoras, mas não é assim, isso chega a beirar a discriminação, às obras tem que ser inseridas no vestibular independente do sexo e sim pela qualidade daquilo que foi produzido. Esse mundo está ficando cada vez mais chato, pois todo mundo quer agradar todo mundo, e pior tentando enfiar guela abaixo tudo quanto é tipo de pensamento.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Mariana, quanta empáfia para condenar "pessoas que pensam" como o Marcos, hein! Isso sim é sectarismo feminazi... E, Antônio, os nossos Machado, Rosa e Graciliano não "estão no páreo", pois sempre pairaram muito acima dele, assim como Clarice, Cecília, Raquel, Ligia e tantas outras que nunca precisaram do atual identitarismo tosco e autoritário para serem gigantes das letras.

    2. Antonio Rosatti

      Engano achar que uma lista de escritoras mulheres exclui o estudo de escritores homens. A prova da fuvest não faz questões relativas à apenas os autores da lista. Os autores clássicos também aparecem. Então, José de Alencar, Machado, Guimarães, Carlos Drummond, Bandeira... continuam no páreo!!

    3. Marina Ribatski

      Você leu alguma dessas obras? Qual é teu embasamento para dizer que essas obras não tem qualidade? Porque elas foram escritas por mulheres? Acho excelente a iniciativa da fuvest, acho importante não formar mais pessoas que pensam como você.

  10. Marcos Longaresi Carvalhães

    É dessa forma que se insere às obras das mulheres em um vestibular, o método é o forceps, o último que sair apaga a luz e feche a porta. Se isso ai for vanguarda, igual eu li em um comentário, para o mundo que eu quero descer.

    Responda
  11. Cristina Cabral

    Cadê Clarice Lispector?

    Responda
  12. Daniel Pimenta

    Quem idéias de quinta série! Quanta infantilidade! Não há necessidade dessa “ pseudo” ruptura p/ reconhecimento dessas mulheres fantásticas. Há inúmeras maneiras de homenagear essas escritoras espetaculares. Estar ao lado dos grades nomes é uma delas…Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e tantos outros estariam felizes em recebê-las. Faltou uma aulinha de análise combinatória para essa turma. Bobocas de primeira linha.

    Responda
  13. Maria Antonia Di Felippo

    Minha querida USP sempre na vanguarda. Bravo.

    Responda
  14. Miro Costa

    A ideia deliberada é acelerar a formação de gerações estupidificadas. E o governador, vai permitir a vitória da insensatez capitaneada por esses canilhas?

    Responda
    1. JANAINA DE MORAES SANTOS

      Quais das obras listadas você leu? Por que formarão gerações estupidificadas?

  15. Vladimir Delgado

    Nunca imaginei que Lygia Fagundes Telles e Raquel de Queiroz, autoras excepcionais, fossem taxadas de "silenciadas". Sempre estudei as obras delas na escola, para provas e exames vestibulares. Mas pobre mesmo é do Machado de Assis, senão o maior nome da nossa literatura, agora escanteado por posições outras. Como diria um ex-ministro do STF, "tempos estranhos...".

    Responda
  16. Antonio Rosatti

    Que maravilha de notícia! Um cânone se constroi! O vestibular da fuvest ajudou a reforçar os cânones. Quando um autor ou obra entra para a lista da fuvest, ela é lida pelos alunos , debatida em sala de aula, trabalhada pelos professores, citada nos manuais de literatura do ensino médio... Até mesmo aumenta sua presença no debate público. É a hora e a vez das famigeradas mulheres entrarem em campo!!! Viva!!!!

    Responda
  17. ELAINE VALERIA RIZZUTI

    Excelente! Faltou Carolina Maria de Jesus com sua brilhante obra " Quarto de despejo".

    Responda
  18. José Lattanzi

    Parece estupidez e é mesmo. Se o gênero do autor importa mais do que a qualidade da obra, tudo é válido e nada é bem estruturado. E a formação dos futuros profissionais dependerá mesmo do nível de lacração de cada um. Então, viva a lacração!!!

    Responda
    1. JANAINA DE MORAES SANTOS

      Pelo que entendi, uma comissão de especialistas buscou obras escritas por mulheres, em diversos períodos da Literatura, que mantivessem a alta qualidade sempre presente nas listas da Fuvest. Se é pura lacração não sei, descobrirei depois de ler as obras. Afinal, tenho a humildade de reconhecer que desconhecia grande parte das autoras.

    2. Rodrigo Bandeira

      Conheço, caro Miro. Ler é muito bom. O mestre Machado de Assis sempre será o mestre. Abraço.

    3. Miro Costa

      O grande Rodrigo conhece tintim por tintim todas as autoras do cânon. Parabéns. E Machado? Já ouviu falar? Dica: era um homem negro. Racista, claro.

    4. Rodrigo Bandeira

      Que avaliação mais chula. Acho que não deve conhecer as obras da listadas. Sugiro a leitura das mesmas para parar de falar bobagens.