Marcelo Viana > Os símbolos matemáticos exóticos e os familiares Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E o sÃmbolo da integral, um S Esticadinho.
Valeu Vito, muito obrigado.
Caro Cicero, o sÃmbolo da integral foi introduzido pelo matemático e filósofo alemão Gottfried Wilhem Leibniz no final do século dezessete. Newton e Leibniz trocavam cartas; numa delas Newton fala do problema inverso das tangentes e Leibniz pede mais informações e fala sobre seus métodos, não de "fluxions" mas de diferenças de números e introduz sua notação de dx e dy para as diferenças infinitesimais entre as coordenadas de dois pontos consecutivos numa curva; achar a curva que poderia integrar
Na matemática, e nas ciências em geral, é muito importante um sistema simbólico adequado. Imagem a dificuldade de fazer uma simples multiplicação com algarismos romanos. Os gregos, os hindus e os matemáticos da mesopotania indicavam a adição por justaposição; o que ainda é o costume na aritmética, por exemplo, dois e meio, é representado pelo algarismo dois logo seguido pela fração um sobre dois, que significa dois mais meio. Os matemáticos italianos denotavam o sÃmbolo mais pela letra P ou p.
Fantástico!! Quer dizer que o sinal de + não existe desde sempre? Rss. É, quanta coisa tomamos por eternamente presente e não são nada mais que a naturalização de construtos humanos.
O texto foi removido a pedido do autor.
Ninguém supera o suÃço Leonhard Euler em contribuições à notação matemática. Foi ele quem introduziu e popularizou o uso da letra grega pi para designar a razão entre a medida da circunferência e seu diâmetro, a letra i para a unidade imaginária dos números complexos, a letra grega maiúscula sigma para designar o somatório, a letra e minúscula para a base dos logaritmos naturais (conhecida como o número de Euler), etc. Depois dele vêm gigantes como Gauss e Cauchy mas Euler supera a todos.
Artigo interessantÃssimo e esclarecedor. Parabéns, Dr. Marcelo.
... valeu e obrigado pela conversa! Eu gostei muito!...
O sÃmbolo para raiz quadrada foi introduzido por Christoff Rudolff em 1525, uma alteração da primeira letra da palavra radix(raiz). O sÃmbolo infinito por Wallis em Arithmetica Infinitorum em 1655. Xylander, reitor de Heidelberg, tradutor dos seis livros de Euclides para o alemão, representava a igualdade por duas linhas verticais paralelas. Diofanto representava o sinal de menos como a letra Psi invertida e truncada em sua Arithmetica; os hindus por um ponto, que mais tarde foi prolongado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Os símbolos matemáticos exóticos e os familiares Voltar
Comente este texto