Poder > Barroso reage a aprovação de PEC que interfere no STF e fala em retrocesso democrático Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A PEC pode até não vingar, mas já cumpriu o seu papel: chamar a atenção para os excessos no exercÃcio do poder. Pessoalmente não tenho certeza sobre se a limitação seria benéfica. Mas, não tenho dúvida de que houve excessos. Qual seria a opinião de Montesquieu?
A anulação de todo o processo de diferentes varas criminais depois do presidente estar condenado em terceira instância e do nada vem um e dá uma canetada! A resposta da sociedade veio pelos seus representantes: os Senadores
PEC aprovada por senadores de partidos bolsonaristas que alimentaram, entre outras coisas, a invasão e destruição do STF em janeiro. Não dá pra normalizar um ataque de fanáticos a uma instituição base da democracia.
A Constituição permite ao STF legislar, somente se o Congresso não tiver editado alguma norma regulamentadora que torne inviável o exercÃcio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
Piu.
O Brasil é um paÃs atÃpico! Único lugar do mundo onde os malversores carregam a chave da cadeia! Vejam quem está por trás disto, deputados e senadores que pretendem legislar em causa própria. Verdadeiros bandidos!
Falou tudo Dalmo
Ficaram bravinhos porque o Senado rompeu o "acordo" onde o Supremo faz vista grossa pra corrupção desenfreada dos polÃticos enquanto o Congresso finge que o Judiciário não deita e rola em supersalários e penduricalhos mil?
Estamos em um paÃs onde mais de 200 mil presos aguardam julgamento e um Ministro do STF concede habeas corpus a um traficante internacional de alta periculosidade (André do rap) em um sábado! Onde outro Ministro do STF manda soltar o pai de sua afilhada de casamento, também em um sábado. Onde outro ministro do STF anula todo um processo da Lava-Jato, onde empresas devolveram Bilhões aos cofres públicos. Tudo isso, por meio de decisões monocráticas em que indivÃduos ganham e o coletivo perde.
A lei aprovada não muda isso.
Onde um ministro suspende o julgamento das ações de poupança, em todo o território nacional, em decisão monocrática, sem motivação jurÃdica aceitável. Isso deveria acabar, pois fica parecendo a ditadura do judiciário.
… onde outro dá um habeas corpus sem maiores explicações a José Dirceu! E a corte não referendou nem discutiu e nem anulou
Comentário irretocável.
De repente, parece que os polÃticos estão realmente preocupados com a Democracia, com o PaÃs, com a Nação e, pior, preocupados com o povo. Quem sabe eles desistem de aumentar, quase dobrar, o Fundo Partidário para as próximas eleições, disso eles não abrem mão.
uma iniciativa não invalida a outra.
Vai ser difÃcil encontrar alguém que não tenha gostado dessa iniciativa do Senado. O STF abusou... Exemplo recente foi o acontecido com a lei do Piso da Enfermagem: tramitado e votado nas duas casas legislativa (câmara/senado) e promulgado pelo Presidente da República, foi "reformado" por Barroso.
É sim, Fausto.
Se for inconstitucional e alguem provocar... essa eh extamente a funcao do STF e mesmo leis aprovadas e sancionadas podem ter inconstitucionalidade.
o ministro fux legislou sobre o auxÃlio moradia para magistrados, suspendeu a lei do juiz de garantia e o ministro gilmar engavetou o processo de cassação do deputado aécio neves. supremo pode tudo, inclusive aumentar seus próprios salários e ter assessor para ajudá-los a vestir suas togas.
Vai estudar....pare de falar besteira
Bem lembrado! A bengala é sempre aquela surrada cantilena de estarem protegendo a constituição. Eles legislam sem votos.
Gostaria de ver este mesmo Senado ser contra habeas-corpus.....monocratico.
"Justissa" mequetrefe, bandida, cara, corporativa, parcial, ineficiente. Filhos e amigos que defendem réus julgados por seus pais, etc.
Supremo não pode legislar ! Onde isto ocorre não é democracia . Ponto final !
E neste caso o congresso , com os seus 81 senadores e 513 deputados , legitimamente eleitos pra este fim, se reúne vota e impõe a vontade popular .
Calma Zequinha
A ação covarde de um traidor que afronta uma corte suprema que defendeu a democracia no paÃs. Esse senador deve sair rapidinho do PT e filiar-se ao PL. Vai estar junto com a turma que já deveria estar. TraÃdor, traÃra, ursada...
Quando a corte defende a democracia, não faz mais que sua obrigação
Como disse o todo poderoso : a constituição assegura que nenhum poder interfira no STF . Só que esta tal constituição é o seu regimento interno ou que saà da cabeça dos seus ministros .
Qual será o jogo que Pacheco tá querendo jogar. Uma coisa é certo agradou bolsonaristas mas receberá o desagrado de toda a esquerda. Além disso vai conseguir levar muita gente pro fundo do poço politicamente.
evitar que o supremo fique legislando!
Para ser direto, essa PEC não muda nada. E ainda por cima é inconstitucional. Quem leu e teve a curiosidade de pesquisar e, ouvir, quem realmente entende os canais das mÃdias alternativas, e não se contenta com o que é publicado pelas mÃdias tradicionais, descobre que a intenção da PEC foi a intenção de conseguir o apoio da extrema direita bolsonarista, visando as eleições do próximo ano. Apenas um espetáculo mediático de bravata, que não terá nenhum efeito prático.
A Pec é correta e deve ser implantada. Infelizmente alguns ministros , não todos, se refestelam em ações autocráticas e desproporcionas, delegam para si o direito de sobrepujarem decisões do congresso, agem como detentores de poderes ditatoriais. Parabéns aos congressistas. Antes que os Lulaplanistas se manifestem sou favorável a punição do ex, bem como não considero o atual inocente das acusações da lava a jato.
Em um momento, o Legislativo altera o Judiciário, em outro, o Judiciário altera o legislativo, falta um poder
Nao vejo motivo para tanto melindre. Bom entender como ficará caso a PEC seja aprovada na Câmara. Hoje se decide monocraticamente sobre qualquer tema, se mudar, uma lei aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência somente poderá ser suspensa pelo colegiado da corte, acho justo. Nenhum poder está sendo abstraido de STF, entendo que o Congresso não prima por boas intenções, mas convenhamos que alguns Ministros do STF idem. Confio na sensatez do senador Jaques Wagner.
Concordo. Mas que ainda faltam duas questões importantes: a) acabar com esses marotos pedidos de vistas, que prejudicam a celeridade dos julgamentos; b) estipular mandatos de no máximo dez anos, pois é inconcebÃvel que por lá reinem alguns desses oligarcas.
Se o STF tivesse tamanho empenho em punir maus polÃticos que detém foro na Corte Suprema, não estaria sendo ameaçado por eles. Que moral o Boca Mole, que livrou a cara do "impoluto" Lira, recentemente, tem para bradar contra o Senado? Corrupção pode, mudar algumas regras de funcionamento do Tribunal, para os semideuses, já é um pouquinho demais.
As reações do STF mostram sua colegiada FALTA DE NOÇÃO. É evidente que o "monocratismo" de palermas de plantão arrebentam o equilÃbrio da relação entre Poderes, especialmente entre o Poder Reclamante (Legislativo) e o Poder Reclamado (os Supremos). Lamenta-se dizer, mas é a PEC certa para um Supremo sem Noção (nesse importante aspecto). Os arrogantes choram bonito.
Ou seja. VOSSAS EXCELÊNCIAS... sempre protegeram os senhores probos de nossa polÃtica... e muitas vezes cancelaram investigações com filigranas jurÃdicos a fim de beneficiar esses probos senhores... mas o medo bateu lá.... agora querem enquadar um dos poderes... para continuar surfando com o nosso dinheiro. ISSO É UMA VERGONHA.
De todas as instituições brasileiras nenhuma é mais imoral e incompetente que o Congresso Nacional. Ouvir nossos congressistas é punir os próprios ouvidos.
Ao Sr José que comenta abaixo, procure entender quer ser eleito pelo povo não significa ter carta branca para legislar em próprio pavor, chantagear outros poderes e se locupletar de verba pública. São pensamentos como esses que os fazem se sentir livres para agir como agem. Democracia é sinônimo de liberdade e não de libertinagem.
O congresso não é composto de ETs ou paraquedistas marcianos . Sao pessoas ali colocadas pela vontade soberana do povo . Isto se chama democracia. Ponto final !
Os bozolinos derrotados ainda não se conformaram, o inominável está inelegÃvel.
O que ñ faltaram foram decisões erradas do STF num passado muito recente, o pior deles, por medo e/ou covardia, aconteceu em 2018. Se essa PEC tivesse sido inventada antes da época, a maioria q votou a favor dela, ñ tinha se criado. Justiça pra todos.
O inelegÃvel está fora, no esgoto, mas os sobreviventes do fascismo no senado tentam continuar a polÃtica de desgaste do STF. Quem foi o responsável pela sobrevivência da democracia no Brasil foi o STF. O Brasil não pode esquecer isso.
Quem contrariou o STF senhor, está tão distante do Bolso, quanto vc da Lua. E quem se desgasta é um bando de togados que não têm nenhuma compostura, adoram a ribalta se acham deuses, e fazem o que ditadores gostam de fazer. Veja se um ministro da suprema corte dos EUA, aparece e se comporta como uns e muitos do nosso bananeiro supremo. Veja se um ministro que diz " perdeu mané ", merece algum respeito.
Se fosse aquela brincadeira de batalha naval, o senado gritaria. Fogo. Acertou o alvo pelas reaçoes
Acusaram o golpe e isso é bom para a democracia.
A verdade é que também essas duas instituições estão a desejar muito, mas muito mesmo, um muitão, então já passou da hora de começarem a exercer cada uma o seu papel e deixar de lado essas picuinhas.
faço minhas as palavras do nilton silva: a gota d'água pra aprovação da pec deve ter sido a decisão monocrática do atual presidente da corte de barrar o piso, vejam bem, piso da enfermagem. parabéns ao senado federal por estar agindo dentro de suas prerrogativas e por não fugir às suas obrigações.
Quer dizer que o STF esta de mal com o PT, por não ter impedido a aprovação da PEC. E também com o Senado, por se achar perfeito e não aceitar qualquer critica. Pobres de nos!
Perdeu mané
Felizmente o genocida não se reelegeu, porque com esse Congresso, Deus me livre, sentirÃamos falta da colonização portuguesa e da inquisição.
vinicius branco o pau que bate no chico deve ser o mesmo que bate no francisco. não importa se é de esquerda, centro ou direita, "errou o pau comeu".
Coitado, blobite aguda!
Felipe e Fausto, perguntem ao Jaques Wagner o que ele fez com os inúmeros relógios de grife que confessou ter recebido das empreiteiras envolvidas na lava jato. Ele também adora joias.
felipe araújo braga e as caixas de viagras compradas pelas forças armadas?
vinicius branco e também das jóias vindas do oriente médio.
Ah VinÃcius, me responde uma coisa? Pra você ver como sou bonzinho te deixo responder tomando cloroquina: cadê as jóias?
Pelo jeito, vc sente saudade do mensalao e petrolao.
Não sei o pq do coro, pois a PEC é absoluta, clássica e obviamente inconstitucional, e assim será declarada.
Sim, em decisão monocrática, so para desafiar o Senado. Quem brinca com fogo…
já que o papo de que o PT iria instaurar uma ditadura perdeu força, os extremistas estão usando essa falácia contra o STF, que é justamente quem impediu a própria extrema-direita de nos tornar uma ditadura. É incrÃvel como tem gente que ainda não percebeu o modus operdi dos radicais
A meu ver frases como nos ganhamos e perdeu mané concorrem para a suspeiçao do supremo
Marcelo, a lei orgânica da magistratura exige recato, respeito e discrição . Não ha como separar o juiz do individuo quando ele fala ao publico. Foi essa, alias, a desculpa daquele juiz que desacatou um guarda em Santos, e não sofreu qualquer reprimenda do Judiciário.
Penso que não, pois a fala foi de um cidadão Barroso, para outro radical que, de forma tresloucada o insultava." Perdeu mané" para ser educado. A extrema direita criminosa, raivosa e violenta, perdeu qualquer direito, inclusive de invocar suposta suspeição contra o STF.
Barroso deveria se preocupar em moralizar o STF (hoje um antro de protetores de corruptos poderosos). O STF é o principal sustentáculo do regime cleptocrático brasileiro. No Brasil os corruptos e seus inúmeros protetores ocupam importantes cargos na estrutura do estado, até a presidência da república.
Parabéns. Faltou dar nomes aos novos Enganacionistas, a famosa petralhada.
Está se referindo a um miliciano
Os corruptos cleptocráticos brasileiros, graças ao STF, "perderam mané"!! Agora o Brasil volta a respirar, os únicos dois imorais do STF já estão devidamente isolados e contidos.
E as jóias? Mais corrupto do que Bolsonaro e a extrema direita? Abra os olhos senhor!
Todos sabem o quanto alguns juÃzes do supremo são benevolentes com figurões do crime, figuras como Gilmar Mendes e Marco A. Mello, quando libertam, de forma monocrática e inacreditável, criminosos como André do Rap e jovens que queimaram um indio em BrasÃlia. Além de outros bandidos de colarinho branco. Outro ponto muito questionável é deixar o presidente em exercÃcio e congresso aprovar decretos sem um órgão moderador. Resumindo, no Brasil atual, não temos pra onde correr!
O stf esta ocupado com medidas prioritarias: liberaçao e posse de drogas e aborto. Sei
Barroso "Perdeu Mané", aquele que derrotou o bolsonarismo, está furioso.
Dito isso, busca, apreensão e bloqueio de contas de parlamentares nos próximos dias, para salvar a democracia.
Sinceramente. Tem muita miçanga nesse patuá, sobra, farinha nesse angu, tem lÃngua de sogra nesse bla, bla, bla, vamos acabar com esse zum zum zum. E vamos trabalhar que metade do povo tá lascado.
O Tribunal se apequena ao resolver enfrentar o Congresso Nacional em tema que a própria Corte já realizou reforma no Regimento Interno na mesma direção do que prevê a PEC. Não fosse o contexto polÃtico polarizado e de tensão entre as Instituições, talvez o Tribunal tivesse se voluntariado para discutir o tema junto ao Congresso e entregar ao final uma redação mais adequada aos interesses de cada instituição.
A gota d'água pra aprovação da PEC deve ter sido a decisão monocrática do atual presidente da corte de barrar o piso, vejam bem, piso da enfermagem. Parabéns ao Senado Federal por estar agindo dentro de suas prerrogativas e por não fugir às suas obrigações.
Muitos dos meus comentários são moderados e depois não sei se foi publicado. Fico retido nós algoritmos que me perseguem. Sou educado, polido apenas coloco a verdade doa a que doer
Os golpistas estão assanhados. A destruição da polÃtica resulta em pessoas que não tem compromisso mÃnimo. A direita louca continua com a pauta anti STF. O STF foi os murros na COVID e nós atos golpistas dos 4 anos do capitão indisciplinado que as FA engraxou seu sapatos por 4 anos.
Deram uma mãozinha e agora cobram a fatura .
Está correto o senado. E inadmissÃvel numa democracia um cidadão que não foi eleito pelo voto popular ter individualmente Mais poder que um senador. No mÃnimo precisa sim passar pelo colegiado, afinal quem garante que essa criatura não vai agir em benefÃcio próprio. Já basta a imoralidade de presidente escolher ministro que já foi advogado particular,. Que vergonha quando será que vamos deixar de ser uma "casa grande senzala"?
Corretas as suas colocações.
Apesar de ser historicamente contra os trabalhadores, foi o STF que ajudou a nos salvar de uma teocracia. Por isso mesmo a ralé da extrema-direita quer tolher o Tribunal, para tentar seus crimes mais uma vez. Cães!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Barroso reage a aprovação de PEC que interfere no STF e fala em retrocesso democrático Voltar
Comente este texto