Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdo Neto

    Essa PEC é um instrumento nada republicano do Rodrigo Pacheco para se aproximar dos votos da direita radical mineira que estão nas mãos do ultra direitista Zema, portanto, é uma disputa eleitoral mineira. A guinada para a extrema direita do presidente do Senado prepara o país para um regime autoritário que esperemos nunca se instale.

    Responda
  2. Daniel Nunes

    Autor do texto parece querer cair nas graças e ficar bem na fita para o STF. O Supremo vem claramente sendo um instrumento político e, pior, por vezes partidário. Sua inclinação para a esquerda brasileira nesse sentido é incontestável. Basta ver o eco na alegria dos petistas. Se o ilustre autor é míope para decisões, basta ouvir as declarações, tanto no Brasil quanto no exterior. Perdeu, mané!!

    Responda
  3. Cleomar Ribeiro

    ... anhangueras-legis e anhangueras-togados e anhangueras-palacianos-lula3 estão se autocanibalizando, pessoal???

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    .... '... Quer-se garrotear...'??? Eu gostei deste trecho, vou pegar para mim. para usar depois, pessoal!!!..valeu, até mais tarde, pessoal!!!...

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Esta PEC é vingança contra o ativismo constitucional pró-democracia. Parece um plágio do autocrata Viktor Orba, Hungia, que agora torna a Corte submissa ao Executivo daquele país? Os polítiqueiros, que tem rabo preso, deveriam focar nos abusivos salários dos juízes em geral, de juiz/a q não vê crime em macho tóxico e criminoso, etc. Onde há Damares, Girão, Moro, boisa boa não é.

    Responda
  6. Daniel Barbosa

    Esse congresso fascista não gosta de democracia. Gostam de seus privilégios. O STF salvou a democracia parca que temos e os fascistas estão se vingando com o apoio errático do PT. É disso que se trata. Um novo capítulo do golpismo da extrema direita.

    Responda
  7. Marcos Serra

    Parabéns à Folha por, provavelmente, ser o primeiro jornal no planeta a publicar a coluna de um extraterrestre e, pasmem, com nome encontrado por nossas bandas: Renato. Como diria a saudosa Elis Regina: "Alô, alô, marciano. Aqui quem fala é da Terra". Como será a democracia na estrela do nosso ET? Lá o Judiciário mantém presos políticos acusados sem provas até sua morte? Usurpam os demais poderes? São arbitrários, autoritários e partidários? São plenos, não sujeitos a controles? Tem votos?

    Responda
    1. Marisa Coan

      Ney, o Dino, Flávio, fugiu da CPMI por algum motivo cabuloso. Se vc sentar e pensar 10 minutos sem tomar partido, verá que tem muita, mas muita sujeira no dia oito de janeiro para vir à tona. Não é possível, ao não ser em regimes totalitários , prender pessoas e condená-las sem julgamento, entendeu?

    2. Ney Fernando

      Acusados sem prova não, pois eles mesmos produziram todas as provas necessárias para que fossem presos e mantidos na prisão. Usurpar os demais poderes, quem tentou, foi o último presidente, mas ele ó conseguiu dois dos três.

    3. Daniel Barbosa

      Não use Elis para defender o fascismo. Use gente da sua laia. Respeite Elis Regina.

  8. Rafael Faria

    A PEC é questionável mesmo. Inconcebível é ministros (Barroso e Gilmar) se manifestarem no Plenário do Supremo sobre a PEC antes de passar pela Câmara. Criou-se crise institucional desnecessária. Juiz tem que falar somente nos autos do processo.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Todas PEC tiram algo de um lado para dar a outro, todas são questionáveis por essa visão. Essa especificamente não suprime nenhum privilégio do STF, a PEC apenas limita os exageros praticados pela corte. Vem em hora tardia, por sinal.

  9. AILTON SOUZA

    É risco sim. Os Ministros do Supremo são únicos responsáveis do país ainda viver uma democracia.

    Responda
  10. Antonio Marcos Pereira

    curti.

    Responda
  11. fausto almeida

    uai, o ex presidente fux queria adotar tal medida durante sua gestão, com uma leve mudança, a decisão passaria para uma turma e não mais individualmente. está de parabéns os congressistas do senado. daí aparece um jurista ex famoso dizendo que trata-se de uma inconstitucionalidade, mas quando o judiciário legisla ele não diz nada.

    Responda
  12. GINO AZZOLINI NETO

    Risco à democracia a meu ver é um ministro do Supremo presidir o TSE e depois apreciar seus julgamentos no plenário do STF. E, claramente, as decisões do TSE desequilibraram as eleições.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas a violação da lei eleitoral que veda o uso da máquina pública em período eleitoral não desequilibra as eleições? É para isso que existe a justiça eleitoral mané!

  13. Marcos Longaresi Carvalhães

    Eita que discussão a toa, vão assistir o show da tal da Taylor SanduÍche, mas vão ao show que ela apareça, e outra coisa fazuéle que passa.

    Responda
  14. Alípio Dias dos Santos Correia

    Que democracia? Esse regime violento que mantém castas há séculos é democracia? Se bem que a democracia na Grécia era só para um grupo restrito. Ninguém me engana, pois não faltei e nem cochilei nas aulas de história. Por mais deformado que era o ensino (ainda é), eu aprendi é nas entrelinhas que mora a verdade.

    Responda
  15. Alípio Dias dos Santos Correia

    Que democracia? Esse regime violento que mantém castas há séculos é democracia? Se bem que a democracia na Grécia era só para um grupo restrito. Ninguém me engana, pois não faltei e nem cochilei nas aulas de história. Por mais deformado que era o ensino (ainda é), eu aprendi é nas entrelinhas que mora a verdade.

    Responda
  16. GUSTAVO TORRES MOURE

    O autor usa um texto técnico para se opor à PEC, mas a questão é política pura. De um lado, o presidente do Senado age visando sua reeleição. De outro lado, vê-se uma reação às ações de natureza duvidosa dos membros do STF, que têm ocorrido há muito tempo. Hoje a Folha publicou uma reportagem que mostra como decisões individuais dos membros do STF tiraram chefes do PCC da cadeia ao longo de dez anos, apesar de milhares de presos continuam na cadeia sem direito a julgamento.

    Responda
  17. jose batista

    Que democracia? Da intimidação? Do terrorista q morreu na papuda e virou cidadão segundo Barroso?? Menos! Já vivemos uma tirania!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Que adaata!

    2. Jose Roberto de Souza

      Papo furado de golpista de extrema direita. Pelo visto muita gente ainda precisa ser presa.

  18. Artur Carmel

    Risco à democracia são as decisões monocráticas proferidas por ministros de moral duvidosa.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Felipe, dois erros não fazem um acerto...

    2. Artur Carmel

      Felipe, dois erros não fazem um acerto...

    3. jose batista

      Gado vermelho, não esquece do bozo. Né Felipe?

    4. jose batista

      Democracia? Q democracia? Acabou! Intimidação é a regra!

    5. Felipe Araújo Braga

      Ah claro, um parlamento fechado com um genocida golpista que pretende proibir o aborto até em caso risco de vida da mãe e o casamento civil igualitário não é ameaça à democracia né?

  19. josé SOARES

    Análise fundamentada e ponderada. Se existem imperfeições no processo legal, como a decisão monocrática em certas circunstâncias, são questões a serem discutidas técnica e com isenção entre os dois poderes, e não embalada por anseios duvidosos e com riscos à Democracia e ao Estado de Direito.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Zé Batista não quer que criminosos sejam intimidados. Quem intimida é a lei, mané, ou não? Não é para isso que se fazem leis penais, para intimidar possíveis criminosos?

    2. jose batista

      Democracia da intimidação?

  20. Gustavo Souza Machado

    O Congresso se desvia da sua função constitucional e legisla em causa própria ao aprovar essa PEC que atende aos interesses de parlamentares envolvidos em esquemas espúrios e em tentativa fracassa de golpe de estado. Busca-se de modo inédito implantar o parlamentarismo cleptocrático.

    Responda
  21. Gustavo Souza Machado

    Já disse e repito que o Congresso se desvia de suas atribuições e legisla em causa própria, além de invadir prerrogativas de outros poderes. Essa PEC atende unicamente aos interesses de parlamentares muitos dos quais envolvidos em escândalo ou envolvidos até a alma na tentativa de golpe de estado de 08/01.

    Responda
  22. Gustavo Souza Machado

    Já disse e repito que o Congresso se desvia de suas atribuições e legisla em causa própria, além de invadir prerrogativas de outros poderes. Essa PEC atende unicamente aos interesses de parlamentares muitos dos quais envolvidos em escândalo ou envolvidos até a alma na tentativa de golpe de estado de 08/01.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Pois é, e o Senador Jacques Wagner, líder do PT, votou a favor da PEC. Não seria melhor ajustar o discurso? Ou o trem descarrilou?

  23. Joao Amorim

    Sem dúvidas estão querendo tolher o judiciário depois do serviço relevante que ele prestou a democracia Brasileira. Se ainda podemos criticar o STF é graças à ministros como Alexandre de Moraes que peitou bozo e os samanagos golpistas. JUDICIARIO LIVRE É GARANTISMO DEMOCRATICO.

    Responda
  24. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A anulação de todo o processo de diferentes varas criminais depois do presidente estar condenado em terceira instância e do nada vem um e dá uma canetada! A resposta da sociedade veio pelos seus representantes: os Senadores

    Responda
  25. Luiz Carlos Silva da Cunha

    O Senador do PT da Bahia deveria ainda hoje se juntar aos dois soldados e um cabo e começar a tramar para fechar o STF. Vai pro PL Wagner! Esse nome não me é estranho...WAGNER!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  26. Pedro Faral Carvalho

    “Risco a democracia” virou bode expiatório p tudo, que preguiça.

    Responda
    1. josé SOARES

      Acabe com a preguiça , estude a situação e saberás o que é risco à Democracia, e ele existe.

  27. Marco A Moreira

    O artigo é técnico e traz elementos para uma boa discussão. O problema é que certas decisões monocráticas também atentam contra a democracia, atingindo outro poder da república- eleito diga-se de passagem! Não cabe ao STF legislar. Sem contra certas interpretações criativas da lei criticadas por notáveis juristas, pela OAB, associação de procuradores e outros. Senhor articulista quem pode impedir tais arroubos de poder por parte de certos ministros?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O judiciário é quem dá a palavra final numa democracia. É assim que funciona! Quem diz o que é ou não constitucional é o STF, em última instância. É o que está na Constituição e é cláusula pétrea! Em qualquer democracia que se preze é assim.

    2. jose batista

      Felipe, vc está do lado escuro da força!!

    3. Felipe Araújo Braga

      Você já viu a agenda de Incivilidade que o atual Congresso lidera?

  28. Vilarino Escobar da Costa

    Rodrigo Pacheco jogou no li xo seu elogiado posicionamento durante o desastroso governo de jair bolsonaro ! Falou mais forte a politicagem ! É por essas e outras que o poder legislativo brasileiro é cada vez mais desacreditado . Precisamos aprender a eleger representantes que efetivamente espelhem o pensamento do povo brasileiro e não interesses lobistas de elites perniciosas !

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Além de autoritário e gol pista.

  29. Vanderlei Nogueira

    um poder não pode colocar-se sobre outro poder. Em um momento, o Legislativo altera o Judiciário, em outro, o Judiciário altera o Legislativo, falta um poder

    Responda
    1. Marcos Serra

      Um cabo e dois soldados.