André Roncaglia > Austrália e Nova Zelândia sinalizam o fiasco que é o acordo Mercosul-UE Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se o Lula assinar o acordo também é culpa do Bolsonaro? At quando tudo o que o Lula fizer de ruim é culpa do Bolsonaro? Vamos estabelecer uma data? Tipo, dezembro de 25? Vocês são uma piada.
Os negociadores brasileiros em primeiro lugar pensam em dinheiro. Em segundo lugar em dinheiro, em terceiro lugar em dinheiro, em n lugar em dinheiro. E no Brasil eles não pensam?
Nenhum paÃs enriqueceu, se desenvolveu, se tornou "1º Mundo" exportando commodities. Sem indústria desenvolvida, mesmo que a custa de protecionismo, não haverá desenvolvimento.
Pensando melhor, vendo o foco da UE nesses acordos, realmente é de se pensar. Vale muito mais a pena fazer acordos com paÃses satélites da Europa, como Reino Unido, SuÃça, Turquia. Cada vez mais a Europa tem se isolado do resto do mundo. Mantém sua economia fechada a China, aos EUA, aqui nos em desenvolvimento só querem matéria prima barata.
Sinceramente, é o carro na frente dos bois. Antes de algum acordo, o Mercosul deveria existir na prática, com tarifa zero geral entre os paÃses. A Argentina seria um São Paulo a mais. Por resistências protecionistas lá e cá ainda estamos longe desse básico.
Na verdade, o Mercosul foi uma ideia interessante, mas que nunca funcionou a contento. O Brasil, como maior produtor/consumidor do bloco, é o que menos tem a ganhar com ele. Fazer contratos direto com a China é mais vantajoso.
Vamos repetir a reserva de mercado da informática que tanto progresso trouxe ao paÃs. Especialistas e soldas e pirataria de programas.
Essa coisa de achar que vamos exportar produtos manufaturados sofisticados porque seria do agrado do Estado e de certa desinteligência militante é que é uma grande bobagem.
O importante é criar uma boa manchete, tirar fotos, fazer viagens à Europa e depois deixar para lá. Essa negociação vem se arrastando há muito tempo para agora ser fechada às pressas.
A Europa não tem nada de interessante pra vender pra nós seres comuns, a não ser artigos de luxo para a elite brasileira que se acham europeus, já quase não tEm água potável, os rios poluidos, cidades aborrotadas de gente do mundo inteiro achando que a Europa é o chique do úrtimo, já a America do Sul tem tudo, só tem que haver conciência para preservar o temos. As commodities agrÃcolas são o filé mignion do planeta, são poucas pessoas no mundo que tem a oportunidade de comer bem como na América
Para quê esse acordo? Se as commodities são por si só o filé mignon de tudo que tem nesse planeta. Sem comida, sem árvores, sem rios, é isso que a Europa está virando! Sem rios, sem água, sem árvores, sem umidade. Eles já acabaram com a Natureza deles, e aà quer vender o que pra nós? Celular a China tá dando de graça pra nós, computador a china está despejando no mudo, agora arroz, feijão, carne de boi, linguiça, tomate, leite, maçã, queijo, banha de porco, açaÃ, cajá, manga, uva, tamarindo, ah!
Acredito que o Governo tenta fechar o acordo, de 20 anos, antes que a destruição MIlei chegue. É ruim fechar um acordo as pressas, no que deveria ser forte união entre os Parceiros do Mercosul para garantir um acordo melhor bem demonstrado por André Roncáglia em 05/10/23, porém tanto este governo quando a UE correm para fechar o acordo antes das sandices começarem. Sabem o que pop. malucos são capazes; Brexit. Porém o Furacão Milei pode não ser nada, dado a falta de bancada do mesmo para govern
É sempre uma briga de interesses. O governo anterior atendeu os apelos do agro ogro e assim garantiu para Europa e EUA, o fornecimento de bens primários, sem agregação de valor. Seguiu o bonde. O atual, Lula tenta superar isso, fomentando o Mercosul como forma da América do Sul, superar o eterno complexo de vira lata. Não é fácil, fato que super ricos não aceitam desenvolvimento dos paÃses mais pobres. E com esse congresso...
Este comentario é bem suspeito! Tudo o que escreveu é sabido. Etrivial Menos ate parece que o Brasil quer exportar carne neozelandesa! Que argumentação pifia!
Lula faz o acordo e a culpa é do Bolsonaro …tenha piedade do leitor..
é um goiaba mesmo. tenha dó da gente comentarista.
Leia com mais atenção o texto Gioato. Não foi exatamente isso que o autor disse.
Leia com atenção, parece que você tem dificuldade de compreensão de texto.
Fake nao!
Infelizmente o paÃs é dominado por algumas castas: agronegócio, polÃticos, profissionais ruins que cobram caro seus serviço (médicos por exemplo) e militares, eles fecharão acordo para se beneficiar, a população que se lasque e pague a conta quando ela vier.
Acho que o amadurecimento intelectual passa obrigatoriamente pela despolitização dos debates técnicos. Ao citar de forma pejorativa o ex-presidente, o articulista desiste da aprovação de um percentual significativo de apoio técnico e legislativo, e isso mostra que não está pensando em promover uma ideia aparentemente lógica, mas em entrar numa discussão ideológica.
Toda aparato polÃtico é ideológico, o bolsonarismo com a ideologia da extrema direita, ultra liberal e o atual governo com a ideologia social democrata do centro, na antiga ideologia outrora vigente na Europa. A vida é uma rotina ideológica, pensamentos são ideológicos,todos eles.
A ideia de pôr de parte compromissos ideológicos em certos assuntos visando consensos é boa e democrática. No caso do governo golpista e filofascista anterior, essa ideia é catastrófica para a nossa república democrática liberal. O fascismo não faz parte de posições polÃticas que devamos respeitar, tampouco normalizar.
Precisamos ter mais subsÃdios públicos indiretos ao salário mÃnimo do trabalhador, mantendo baixo como é atrativo em investimentos na China. Esses em educação, saúde, transporte, habitação, energias, alimentação, vestimentas. Mas que favoreçam diretamente a população e não os empresários desses setores! Isso, já que as moedas norte-ocidentais são protegidas pelo petrodólar e Bretton Woods, favorecendo investimentos em tecnologias.
Faltou do nobre cientista uma estatÃstica da ditadura ate hj para vermos o comportamento, principalmente de matéria-prima, que está 51% a 3%. Somos o celeiro do 1° mundo desde o descobrimento do Brasil? Energia nuclear , nem pensar pra nós: transferência de tecnologia zero. Eles insistem em deixarmos de tanga enquanto lá, smoske.
Caro André, O último governo nos mostrou que os brasileiros gostam do modelo "Brasil Fornecedor de Matéria Prima" . Grande maioria dos nossos compatriotas não entendem que vc vender um produto com mais valor agregado vc consegue faturar mais. Infelizmente o Brasil vem seguindo este modelo de desindustrialização há muito tempo e não nos resta outra opção do que isso: fornecer abacate pra Argentina.
Fechar o acordo na correria? já faz mais de décadas essa novela , vç tem que entender que o Brasil é a fazenda, e não o vale do cilicio ,os europeus são compradores e o Brasil é o fornecedor (Não é assim que a imprensa diz ? )
jesuis da goiabeira, o cara mostra os dados e praticamente desenha e você não entende. Para quem escreve cilicio. .. tenha dó.
Vai faltar passageiro pra tanto Uber no Brasil.
André, vc sempre nos fazendo pensar.
Piada nao!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > Austrália e Nova Zelândia sinalizam o fiasco que é o acordo Mercosul-UE Voltar
Comente este texto