Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emerson César de Campos

    Esta é uma coluna de amenidades tão somente. O Mundo pegando fogo e os endinheirados com crise de consciência em consumir. O crocodilo chora enquanto devora a vítima. Becky, pessoa adulta que és deverias aproveitar esse espaço para temas relevantes, mas pra isso é necessário acordar para o país em que vives.

    Responda
  2. Marcelo Barbosa

    Quando você é pobre não tem essas coisas de Black Friday, aliás, isso é coisa de classe média algo cada vez mais raro no Brasil.

    Responda
  3. Marenildes Pacheco da Silva

    Entre as versões, tem um site que visito para ver se tem algo que enfraqueça a minha carne, que criou a golden friday, achei simpático, mas não me enfraqueceu não, por enquanto adiposo tá meu bolso; depois que tomei consciência que há o neuro marketing, treinei meu psique para evitar cair em todas as ciladas.

    Responda
  4. Klaus Serra

    Consumidor brasileiro realmente é um dos mais ingênuos do mundo.

    Responda
  5. Beno Roffe

    Compartilho plenamente a reflexão sobre as armadilhas da Black Friday no texto. Assim como o autor, caí nas 'gordurinhas' das ofertas, percebendo a ilusão dos descontos. A metáfora do 'banquete da Black Friday', vencendo nossa 'carne fraca', ilustra de forma impactante a compulsão irresistível de consumir nesse período.

    Responda
  6. Joselma ramos mouta

    Fomos pensados... vc já foi pensado e a gente não pensa ( sobre o marketing).

    Responda
  7. José Antônio

    A Black Friday one seven one e a carne fraca do consumidor.

    Responda
  8. Aroldo Zella

    Black Friday, esquenta black, pré - week, happy - week, ciber monday, palavras usadas no bom texto da articulista. Tenho que saber inglês para entendê-la. Pobre belo idioma brasileiro. (obs, é diferente do português).

    Responda
  9. Marcelo Fernandes

    Boa análise. Apenas um adendo: duas pessoas se socando por um produto qualquer diz mais sobre o bicho gente do que sobre "ciência".

    Responda
  10. Virna Levin

    Se o shopping center não estivesse tão cheio eu estaria comprando enlouquecidamente, melhor pouparei.

    Responda
  11. Guilherme Bonaldi

    Muito bom texto! Parabéns!

    Responda
  12. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Nos EUA, a black friday é só um dia? Uma sexta-feira, e os descontos são verdadeiros, e substanciais. Aqui, a black fraude dura mais de mês, e é pura enganação. Eu sou vacinado contra essas coisas. Pra mim, preços tipo 9.99, 50.990, no caso de carros são sempre arredondados pra cima, e o eufemismo "seminovo" não cola. Carros ou são novos, ou são usados Enfim, a propaganda é a arte de enganar.

    Responda
    1. Aroldo Zella

      Na veia. O Brasil é o país da picaretagem.

  13. Luísa Toledo

    Obrigada. Já ia comprar três produtos pelo Mercado Livre, mas desisti. Mais inteligente deixar o dinheiro rendendo. Ainda bem que gosto de ler.

    Responda
  14. Vicente de Oliveira Sampaio

    Consegui frear o consumismo. Graças a Deus não preciso comprar nada. Tenho o que preciso e neste evento não entrarei em nenhuma loja ou shopping.

    Responda
  15. Vinicius Chaves

    Presenciei ontem, numa loja de uma grande rede varejista do País, um locutor anunciar no sistema de som uma TV de 60 polegadas. Curioso que ele enfatizava sempre um valor (que era o da parcela) e o produto era aquele valor x20. Pois bem, quando ele deu o start, as pessoas pegaram todas as TVs em segundos. Era uma onda de entusiamos e incentivo. Numa rapida pesquisa no celular, somando as parcelas, vi que pagaram cerca de 200 a mais que o anuncio da propria varegista no site deles, a mesma TV

    Responda
  16. Orlando Prado Martins

    Adorei o artigo, tanto que resolvi nem olhar as ofertas, para não cair em tentação. Rsrsrs

    Responda
  17. Carla C Oliveira

    Difícil entender como as pessoas se deixam enganar todos os anos. A carne é fraca mesmo.

    Responda
  18. Jonhnatan Cordeiro de Almeida

    Excelente análise

    Responda