Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    Reinaldo, e os gatos? Tenho uma encantadora (literalmente) em casa, uma doce e graciosa criatura que sem nenhum esforço , nos fez entender a todos o que deveríamos fazer para deixá-la contente. Haveria uma teoria de que tudo começou com mútuos interesses, ou seja, a eliminação dos ratos que devoravam os cereais. Dizem que para relaxar jorge Amado só pedia uma rede e um gato. No colo, claro.

    Responda
  2. Marcio de Mattos

    Essa p4paricação dos cães me parece uma compensação para pessoas com carência afetiva... E o detalhe é que isso tanto mais funciona quanto mais hum4nizado for o bixo...

    Responda
    1. Maria Lopes

      O afeto faz parte, claro. Em países desenvolvidos alguns lugares para idosos permitem que levem seus animais de estimação. Vivem mais e melhor. Em uma época em que o isolamento cresce e as relações se mercantilizam, a companhia de um bicho querido é inestimável. Crianças amam seus pets, adultos de todas as idades também. Recomendo, pode gostar muito.

  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Se os cães foram mesmo domesticados entre 30 mil e 20 mil anos atrás, como indicam algumas evidências arqueológicas e genéticas, isso corresponde à época em que a "síndrome da domesticação"...". Post hoc, ergo propter hoc. Não é por que coisas acontecem juntas que elas possuem relação de causa e efeito. Estas colunas de divulgação científica poderiam ter uma seção de referências também. Em todo o caso, espero que sua cachorra esteja bem.

    Responda
  4. Ladislau Leite de Oliveira

    Talvez seja uma mútua domesticação. Os cães são uma das maravilhas do mundo.

    Responda
  5. Nilton Silva

    Nos dias de hoje, muita gente precisando ouvir o Rock da Cachorra do Eduardo Dusek.

    Responda
  6. William Rachid

    Um texto para quem gosta e quem não gosta de cães. Eu tenho dois deles. São sensacionais. Lerei esse texto para eles.

    Responda
  7. Paulo Pinheiro Machado

    Muito bom.

    Responda
  8. Audrey Constant Bruno

    Que leitura boa!! Na minha família, há uns 30 anos convivemos co cães. E meus filhos formaram suas famílias com cães e gatos. Saúde à Zelda, minhas Jolie, Lola e Leia mandam boas energias.

    Responda
  9. José Cardoso

    Será que não é parte do fenômeno mais amplo da simbiose? Um exemplo interessante é o pássaro palito, que atua como escova interdental dos jacarés.

    Responda
  10. Alexandre Mazak

    Eu sou humano de estimacao há décadas. Meus gtos fazem o que querem comigo. Quando eles sobem em cima de mim e fincam, ronronando com crueldade, as patas entre as minhas costelas eu apenas clamo por piedade.

    Responda
    1. Juju Nader

      Kkkkkk!

  11. JORGE FELIPE BORGES VILARES

    Excelente coluna. O Spock, que já está lá no céu, teria respondido com seu "au au" bem humorado. Vida longa e próspera à Zelda.

    Responda
  12. Luis Cozac

    Conviver com cães possibilita aprendizados e emoções únicas, e nos torna pessoas melhores. Feliz jornada com a Zelda!

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    Eu não sou cachorro não...Waldick Soriano

    Responda