Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mozart Cabral

    Parabéns pela denúncia, Sr. Greenwald.

    Responda
  2. newton penna

    E onde está o Tribunal Penal Internacional que não indicia o criminoso Biden?

    Responda
  3. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Coisa triste, ter que torcer para este cara ser reeleito, porque a opção é Trump. Esse país já teve melhores líderes.

    Responda
    1. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

      Não podemos torcer para que um genocida assassino como Biden seja reeleito. Tanto faz para o mundo , uma vez que os dois são nefastos Trump ou Biden . Na verdade os EUA são nefastos. O dia em que a hegemonia americana cair teremos um mundo melhor

  4. eli moura

    naquela região se resolvem as coisas como se resolviam há dois mil anos, david fazia suas limpezas étnicas. Egipcios, tinha seus deuses, e fez muitos povos escravos, a humanidade caminha de lado naquela região há muito, e os senhores da guerra, que fazem muito dinheiro com elas, pedem aos deuses Alah e Jeovah que nada mude por la. vidas pales tinas, isra e lenses não importam, o dinheiro importa demais.

    Responda
  5. Joao Emiliano F de Aquino

    Os Democratas são o partido do complexo industrial-militar, como o chamou D. D. Eisenhower. Robert Kennedy Jr. apareceu aí dizendo que 75% dos gastos de Israel com armas são usados com empresas norte-americanas. Biden definiu Israel como um porta-aviões dos EUA na região. Então, não se trata de "lar nacional dos judeus" nem "proteção aos judeus do antijudaísmo europeu" (que é onde realmente existe). Como diria um assessor de Clinton, "É a economia, seu tolo!". Ela é a única religião real!

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      Marina, o patamar básico são 3.2 BIlhões de dólares anuais, sempre aumentados quando Israel solicita. Agora mesmo foi aprovado um pacote complementar de ajuda de U$ 14,5 bilhões, o que somam quase U$ 18 bilhões. É óleo na máquina do complexo industrial-militar americano. O dinheiro sai do imposto de consumo do trabalhador americano para a indústria militar americana. Há 110 anos uma judia polonesa escreveu a teoria dessa lógica: Rosa Luxemburgo, em "A acumulação do capital".

    2. Marina Gutierrez

      É uma das 750 bases militares dos Eua, mantida com 3.2 bilhões ( com b ) de dolares do contribuinte norte-americano, cuja maioria nem sabe disso.

  6. Nilton Silva

    Razões de Estado.

    Responda
  7. Marcio de Andrade

    Até quando os leitores terão que ler essa matérias de um único lado. E os inimigos de Israel, do Iêmen, dos Uyghurs de onde vem o apoio? Entra ano sai ano e a mesma retórica antiamericanistas continua viva e forte. É Inacreditável! Festival de mesmísse!

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Comentário lamentável. (Abner Nazaré Cândido)

    2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Quando se critica os eua e israel vem sempre alguém com um argumento deste tipo, lamentável. (Abner Nazaré Cândido_)

  8. JO ALMEIDA

    Eu gostaria que viesse um meteoro daqueles que extinguiu os dinossauros para desta vez acabar com metade do planeta, só assim fazendo com que os países que restaram da explosão do meteoro, parem de fazer guerras.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Jo, um meteoro daqueles acabaria com o problem completamente, não sobraria ninguém para fazer guerras ou morrer em guerras.

    2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Se você deseja algo assim, torço para que você esteja na metade que será dizimada pelo meteoro.

  9. Antonio Carlos

    Boas informações e análises. Assim fica melhor formar nossos julgamentos. Excelente trabalho jornalístico.

    Responda
  10. Marina Gutierrez

    O norte-americano Martin Luther King Jr, declarou "Os USA é o maior provedor de violência do mundo hoje, uma nação que continua ano após ano a gastar mais dinheiro em militarismo e defesa do que em programas de bem estar social está se aproximando da morte espiritual". Alem disso é o maior provedor da violência que se abate sobre o povo palestino.

    Responda
  11. Marina Gutierrez

    Parabéns e obrigada ao jornalista G. Greenwald, Prêmio Pulitzer, Premio G. Polk e co-fundador do" The Intercept", pelo excelente artigo sobre a cumplicidade do governo Biden no genoccidio do povo palestiino.

    Responda
  12. Rives Passos

    Por que será que a Folha Pan não permitiu compartilhar o artigo do Glen? Dois pesos e duas medidas. Eita que a banca e a mídia majoritária mostra, mais uma vez, sua cara. Paz a Israelenses e Palestinos.

    Responda
  13. Beckenbauer Simas

    Glenn, o jornalismo brasileiro, com algumas exceções como Reinaldo Azevedo, Jânio de Freitas e Bob Fernandes, precisa desta coragem em apontar a reais causas da manutenção da guerra.

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      A real causa é econômica, justamente. Na superpotência em decadência, o único setor que mobiliza e dinamiza a economia nacional é a indústria militar. A situação dos EUA hoje é a da URSS nos anos 80. Falta vir um Gorbachev para desmontar um Estado insustentável.

  14. FERNANDA Salgueiro Borges

    Boas mesmo sao as armas provenientes da Rús sia e do Irãn... essas são perfumadas. Melhor ainda quando Ayatollahs dominarem o mundo. Ai como a Folha e seus leitores serão felizes neste dia.

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      João Cellos, isso que você criticou como "pensamento tosco" não é um pensamento, é a renúncia a ele; é apenas a repetição mimética daquilo que já foi ouvido tantas, que é quase um alívio psíquico poder repeti-lo. É uma descarga.

    2. Marina Gutierrez

      Fernanda Salgueio Borges: comentário infantino.

    3. Joao Cellos

      E isso por acaso é argumento para que uma "democracia" massacre um povo e roube suas terras como faz há mais de setenta anos? Ou seja, "estou te roubando e assas sinando pq sou uma democracia". É cada pensamento tosco que a gente vê por aqui.

  15. FERNANDA Salgueiro Borges

    Bom será quando o mundo for finalmente dominado pelo isl ã e i irãn ! As bom-bas iranianas cheiram gostosinho, Folha. Sempre antissemita.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fernanda Salgueiro Borges, você está no fórum errado.

  16. NEY HAMILTON MICHAUD

    War is money, money, money. Se não houver guerras os EUA quebram...a conta não fecha ( como diz o mantra dos economistas). O que são algumas dezenas de milhares de palestinos, iemenitas, africanos, árabes e outros povos menos prestigiados, quando pode-se ganhar quaquilhões de dólares com armas que transformam pessoas em geléia?

    Responda
  17. Humberto Giovine

    Até a 2ª guerra mundial, os judeus não eram bem vistos nos EUA. Mas, após o holocausto e a derrota da Alemanha nazista, o dinheiro dos judeus irrigou ainda mais, a já fortalecida economia norte americana, e hoje, dominam financeiramente aquele país. Portanto, seja qual partido governando terá que apoiar irrestritamente quaisquer ações de Israel, por mais cruéis que sejam.

    Responda
    1. José Cardoso

      Humberto, você pelo menos é sincero em seu antissemitismo imbecil. Outros disfarçam.

    2. Marina Gutierrez

      Humberto Giovine, associar riqueza e poder a judeus e um estereótipo negativo.

    3. Paulo Bacal

      Eu acho que seu comentário não seria antissemitismo, mas sim pura ignorância. Sugiro aprender a ler e escrever ou diferenciar sua mao direira da esquerda (a do relógio) primeiro antes de comentar.

    4. fauzi salmem

      Perfeito entendimento!

  18. Adalto Fonseca Júnior

    Sempre falo que a narrativa que legitima a destruição vem na estrutura que constrói a informação. Tem sido uma luta por discernimento, a batalha é de formação de opinião.

    Responda
  19. Felipe Vasconcelos

    E o que o autor sugere, que não haja resposta aos ataques ter ro rista s? Por que razão o Ha ma s faz de hospitais e escolas sua base militar, existe algo similar em qualquer outro Estado-nação do planeta?

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Não importa se foram mortos mais de mil inocentes nos hospitais. Matamos meia dúzia de terroristas. Pronto... Justificado!

  20. bagdassar minassian

    as atividades multiplicadoras das indústrias armamentistas agradecem.

    Responda
  21. José Cardoso

    Acho que se Israel tivesse ocupado e colonizado os países árabes vizinhos, como o Japão fez com Coreia e China há uns cem anos, os EUA recuariam de seu apoio. Mas Israel se contenta com ações mínimas de auto-defesa. Haja mimimi.

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      O Estado de Israel é um Estado-Ocupação, constituído de uma população estrangeira, com base numa visão supremacista fundamentalista. Seu expansionismo lhe é congênito. A ideologia sionista sempre considerou como óbvia a necessidade de expulsão da população nativa, por isso que os judeus palestinos são antissionistas e apoiam a luta contra a colonização; e nisso são reprimidos fortemente, ainda que não possam, por uma questão de propaganda do Estado pseudojudaico, ser vítimas da mesma violência.

    2. Marina Gutierrez

      José Cardoso, o que voce chama de "ações mínimas de auto-defesa" pessoas importantes e "experts" no assunto chamam de terror, terrorismo, genocídio, crime contra a humanidade e outros nomes.

  22. carmen azulai

    O objetivo do Glenn é só criticar o Biden. Nada de novo no front, o de sempre, vindo do Glenn. E vamos combinar que é óbvio que os EUA não vão apoiar o Irã e o Hamas…

    Responda
    1. Joao Cellos

      Viu só como até Is rael ser uma potência militar é uma falácia? Sempre foi os Estados Unidos.

    2. Joaquim Rocha

      De democrata Biden tem pouca coisa. Só ganhou porque o adversário era um idi ota extremista.

  23. Rives Passos

    Por que será que a Folha Pan não permitiu compartilhar o artigo do Glen? Dois pesos e duas medidas. Eita que a banca e a mídia majoritária mostra, mais uma vez, sua cara. Paz a Israelenses e Palestinos.

    Responda
  24. Rives Passos

    Os EUA cresceram tanto e consomem tanto, após 45, que para manter isso fazem tudo, como sempre fizeram desde aquela data. Financiam guerras, manipulam a opinião pública, invadem países, matam pelas mãos de terceiros. Seria o Anti Cristo? Agora, agindo em nome de quem? Biden Afeganistão, lavou as mãos? Democracia? A indústria cultural estadunidense vende esse conceito ao mundo. Mas, como "Galactus" sua Democracia se alimenta de mortos, guerras entre outros povos.

    Responda
  25. Galdino Formiga

    Certos e conhecidos comentaristas querem levar o assunto para a história passada. O presente conflito é a verdadeira matança de civis e crianças.

    Responda
  26. Paulo Gallo

    Obrigado por esse artigo, sr. Greenwald! Era preciso que alguém dissesse isso, e o senhor o fez magistralmente! Biden é um monstro, e mostrou isso logo no início do seu mandato, quando ordenou a retirada das suas tropas do Afeganistão, deixando a população civil nas mãos do Talibã, permitindo que o primeiro massacre contra mulheres e crianças ocorresse no período do seu governo. Esse seu artigo, sr. Greenwald, é tão honesto que nem combina com a linha editorial do jornal que o publicou!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A opinião do artigo é independente. A linha editorial é do jornal.

  27. Aderval Rossetto

    EUA matando de qualquer jeito!!!

    Responda
  28. Hipolito Lima do Carmo

    Falar o que esse artigo já disse tudo

    Responda
  29. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Quem conhece não tem medo de falar a verdade. Vai direto ao assunto e dar o furo.

    Responda
  30. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Quem conhece não tem medo de falar a verdade. Vai direto ao assunto e dar o furo.

    Responda
  31. Daniel Guedes

    Enfim alguém pra furar o cerco sion*ista e publicar um artigo tâo necessário quanto brilhante, na FSP. Obrigado Gleen.

    Responda
  32. Rosa Soares

    Muito bom o artigo. Esclarece muitas dúvidas.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Motivos eles tem, Marcos. Afinal invadiram as suas terras.

    2. marcos machado

      Só não esclarece o apoio à um grupo que, todos sabem: querem aniquilar os judeus, depois os Cristãos em seguida os homossexuais.....esse é o paradoxo de quem serve ao maligno....apoiar o mal que um dia o alcançará!......

  33. Rosa Soares

    Muito bom o artigo. Esclarece muitas dúvidas.

    Responda
  34. Gilberto Rosa

    Como disse Sharon a Peres em uma conversa no rádio," nos mandamos nos EUA e eles sabem disso". Trump também obedece, não foge a regra dos políticos. Quem não obedece não ganha dinheiro pra campanha, o que é livre nos EUA, e também é destruido pela imprensa, dominada por este poderoso grupo financeiro midiático, que usa religião de escudo contra críticas, o que é péssimo para toda comunidade, que em parte se rebela.

    Responda
  35. JULIANO OLIVETTE

    Sim, e as armas lançadas contra Israel pelo Hamas e outros grupos similares são direta e indiretamente alimentadas pela Rússia e Irã. Por sinal praticamente todos os conflitos na região são alimentados por Teerã e Rússia, o que torna a situação bem mais complexa do que analisar somente os dois lados envolvidos diretamente no conflito.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Perfeito. Mas ele sofre de ce guei ra ideologia ótica, o que limi ta a visão.

  36. wilson kfouri

    A população dos jé ws mos EUA corresponde a 1,5% do total, mandam nos outros 98,5% . Parece que essa situação esdrúxula está começando à mudar . Exemplo é o apoio enorme dos estudantes universitários à causa palestina

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Não dá para generalizar, se trata de um subgrupo destes, com muito poder financeiro e midiático, que usa da religião como escudo. Existem muitos muitos que são contra este subgrupo. Seria como dizer que todos católicos são mafiosos.

  37. wilson kfouri

    O quê esperar de um poço que na sua imensa maioria tem a empáfia de ser achar o eleito por Deus e com direitos bíblicos sobre terras alheias?

    Responda
    1. Paulo Bacal

      Gilberto hoje enforcaram dois civis palestinos na cijordania em praça pública suspeitos de colaborar com o mossad. O espetáculo foi filmado por todos palestinos em praça pública. Não há parceiros para a paz.

    2. Gilberto Rosa

      Paulo, por sinal, Rabin foi aniquilado, logo após acordo de paz com Arafat, por este grupo que está no poder hoje com Bibi, e que financiou o Ha mmas em seu início, para se contrapor a OLP.

    3. Gilberto Rosa

      Paulo, vale ler sobre os massacres de 48 perpetrado pelos pais fundadores, como o Deir Yassin, ou explosão do King David Hotel, ambos perpetrados por Menachem Begin, futuro primeiro ministro.

    4. Paulo Bacal

      Espera-se a defesa contra um outro povo que segue a tal da Religião da Paz e seu Profeta defensor de uma tal guerra santa (jihad) onde vangloriam a morte vivendo como um 'martir' que encontraria 70 virgens no paraíso. Não temos parceiros para apaz. Nossos pais fundadores David Ben Gurion, Golda Meir até os tempos de Itzhak Rabin vêm tentando....muito difícil senão impossível

    5. marcos machado

      Acerca dos Designos e propositos Divinos, não vale o "se achar" e sim o que Deus declara....Vá estudar e pare de rodar a roda Jequiti para opinar......

    6. wilson kfouri

      Os jé ws sempre acreditaram ser o “povo escolhido”, e que a Terra de Israel, a Palestina, era seu território de direito, para onde deveriam voltar ao longo da vida. Em seu primeiro livro, A invenção do povo Jew , o historiador israelita Shlomo Sand colocou em xeque o mito de que os Jews são uma nação, mostrando que não há entre eles nenhuma característica comum além da religião.

    7. wilson kfouri

      Os judeus sempre acreditaram ser o “povo escolhido”, e que a Terra de Israel, a Palestina, era seu território de direito, para onde deveriam voltar ao longo da vida. Em seu primeiro livro, A invenção do povo judeu, o historiador israelita Shlomo Sand colocou em xeque o mito de que os judeus são uma nação, mostrando que não há entre eles nenhuma característica comum além da religião.

    8. wilson kfouri

      Errata :povo

  38. Paulo Araujo

    Ainda bem que as bombas não foram posta o Hamas, pois provavelmente você é seu companheiro estariam mortos, jogados de uma ribanceira, como reza a Sharia.

    Responda
    1. Marisa Coan

      É verdade, Maria, porém, é verdadeiro.

    2. maria gouvea

      Que horror de comentário....desumano e tosco

  39. Gino Passos

    O apoio a esse estado de apartheid, com seus assentamentos ilegais e sua brutalidade contra a população originária, constantes violações dos direitos humanos, além do massacre em curso, tudo isso mancha muito a imagem que os americanos gostariam de passar ao mundo. Além da "weaponization" do próprio dólar e do sistema financeiro ocidental, fica difícil pros EUA continuarem a transmitir confiança, admiração, valores e a inspirar liderança por um mundo melhor...

    Responda
  40. Antonio Julio Menezes Neto

    Parabéns pelo artigoOûOûOû

    Responda
  41. JAYME KOPELMAN

    Glenn, quanto bias nesse seu texto! Quem declarou guerra à Israel, e de forma absolutamente covarde e inumana, foi o Hamas! Ponto. E esses terroristas contaram com apoio logístico do Irã, financeiro do Qatar e ataques simultâneos do Hezbolah a partir do Líbano. Somente depois o Biden apareceu. Que decepção meu caro Glenn. JK

    Responda
    1. Joao Cellos

      A hipocrisia é o seu maior forte.

    2. Joao Cellos

      E pra um povo que sofreu o que sofreu é bastante curioso o discurso de "fazemos porque somos mais fortes". Você realmente não se envergonha disso? Já pensou se a maré vira? Você ia manter esse mesmo discurso?

    3. Joao Cellos

      Ah, e tenho uma solução pra Is rael. Que tal colocá-la num gueto igual Ga za e ínfimas partes da Cis jordânia igual aconteceu com os pal estinos? Já sei o que você ia dizer: é antissemitismo. E a Conib idem.

    4. Joao Cellos

      Uai, mas quem sempre vai chorar no colinho dos Estados Unidos é Is rael. Até os caças são norte-americanos. Ou não são? E sempre que falta argumento é você que vem com o discurso infundado de antissemitismo. Aí já sabe, né? É hora debir chorar pros amiguinhos.

    5. JAYME KOPELMAN

      Joãozinho cellos, quem declarar guerra à outra Nação tem que ter maturidade e hombridade suficientes para saber que haverá retaliação aos ataques covardes, sádicos, sexuais e inumanos que sofreu. E não correr para se esconder e chorar sob a saia das suas mamães. JK

    6. JAYME KOPELMAN

      João, Fauzi e Maria,... Israel é apoiado por n países não muçulmanos, inclusive pelo vaticano (que a partir de 1967 passou a ter acesso e proteção a todas suas igrejas). Quem declarar guerra à alguma nação - precisamente o que o Hamas fez e fará - tem que ter maturidade e hombridade suficientes para saber que haverá reação proporcional aos atos sádicos, covardes e inumanos realizados. Duvidam? Ataquem Mike Tyson e depois me contem o resultado, mas sem se esconder sob saias das mamães. JK

    7. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    8. fauzi salmem

      Maria, vc está correta. É um Estado genocida.

    9. JAYME KOPELMAN

      Maria, abaixo: você empregou a palavra historia em sua resposta genérica e confusa: pois então estude a Historia, as guerras a que Israel foi submetido desde o dia zero de sua independência legal internacional; estude a arqueologia daquela área, informe-se sobre os fatos concretos dos passado antigo e o dos últimos 75 anos, e não seja uma Maria-vai-com-as-outras. E você como mulher poderia muito bem ajudar as mulheres de Gaza e do Irã a se liberarem. JK

    10. maria gouvea

      A decepção do autor do comentário, com seus comuns apoios a matanças de um país genocida só mostram o quanto o autor do texto se coloca contra a barbarie ...a história não os julgará, já os julgou

  42. Alexandre Marcos Pereira

    Greenwald simplifica as relações internacionais ao focar principalmente no apoio dos EUA a Israel, desconsiderando a complexidade e os múltiplos fatores que influenciam as decisões políticas. As relações exteriores são moldadas por uma variedade de interesses, incluindo estratégicos, econômicos e culturais, e não apenas por ideologias ou preferências políticas. Dizer que o apoio dos EUA a Israel é uma constante inalterada é uma generalização excessiva. Cada gestão tem suas nuances.

    Responda
  43. JOS LEANDRO

    esse mundo pós primeira guerra mundial é uma invenção dos estados unidos da américa, portanto, americanos sempre americanos serão!

    Responda
  44. José Roberto Pereira

    Gleen poderia dizer "eu avisei", mas não o faz. Pois realmente avisou durante as eleições que Biden invariavelmente teria esse comportamento belicista. Fui um dos que na época defendeu Biden, pois a possibilidade de reeleição de Trump era aterradora demais. Mas sempre acreditei em suas palavras, torcendo para que sua previsão não se realizasse. Infelizmente temos as mortes da bucha de canhão, Ucrânia, e o canhão propriamente dito de Is a Hell, cujas 14 mil execuções sumárias parecem só o começo.

    Responda
  45. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Isso é matéria jornalística.

    Responda
  46. NACIB HETTI

    O lobby da indústria bélica é feito pelos Democratas americanos. Desde sempre.

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      E aqui no Brasil até 2022 o lobby bélica era feito ostensivamente pelos B coordenados pelo dudu. JK

  47. Claudio Goldman

    10 milhões de judeus cercados por 1 bilhão e 400 milhões de muçulmanos. "Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz. Se os israelenses baixarem as armas, não haverá mais Israel". Com todos os seus defeitos, prefiro a falha democracia e o capitalismo americanos às ditaduras chinesa, russa, iraniana, norte-coreana.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Se o governo de I. respeitar as resoluções da ONU, desocupar o CIsjordania, remover seus militares, remover os cerca de 600 mil usurpadorees " colonos"e libertar o povo do gheto de Gazaa haverá paz .

    2. Joao Cellos

      Qual é a paz que Is rael quer? A paz de continuar ocupando territórios e massacr ando pal estinos e não sofrer nenhuma represália? Ou seja, calem a boca e continuem sofrendo quietos porque tenha as costas quentes. Is rael empata com o Ha mas em matéria de cov ardia.

    3. Paulo Bacal

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Paulo Bacal

      A Religião da Paz e seu Profeta só querem uma coisa. A destruição do Estado de Isr. Nossos pais fundadores David Ben Gurion, Golda Meir, até Itzhak Rabin têm tentado negociar com esses caras. Esses caras não gostam da civilização ocidental. Matam-se entre eles, todos eles adoram ditaduras. Infelizmente não há parceirosbpara a Paz. O apoio entre democratas e republinos ilustra o entendimento da civilização ocidental contra a barbárie. Esses caras ainda não saíram do ano 600....

    5. maria gouvea

      A história não julgará Is r...a história já julgou ...os que apoiam só demonstram o quanto de desumanização está envolvida ...como o argumento do autor do comentário...que pena Is , que pena este fracasso como nacao

    6. Leonardo Trindade

      Claudio, me desculpe, mas você está sendo incoerente. A matéria é objetiva em apontar o financiamento bélico americano a um país que submete uma nação reconhecia pela ONU a um regime totalitário. Repense se você realmente é anti-ditadura. E no papel a democracia americana é linda. Na prática, investem trilhões em guerras e não conseguiram culpabilizar o Trump, que vai voltar a presidencia.

    7. Claudio Goldman

      Só pra esclarecer, sou social-democrata, anti-dita duras quaisquer. Mas tenho ouvido muito este antigo blá blá blá anti democracias, no qual já acreditei um dia...

    8. Eduardo Rocha

      Esse argumento é reducionista e trata "1 bilhão e 400 milhões de muçulmanos" como se fosse uma coisa só e uniforme (se esse número for real). O argumento também é preconceituoso, pois pressupõe que essa população é toda "do mal". Deveremos também temer os bilhões de hinduistas, católicos, protestantes, etc?Eu, pessoalmente, tenho medo de todo religioso radical, incluindo os judeus ultraortodoxos.

    9. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Jaime, acho que ele quis ressaltar que a opinião do colega aí de cima não é isenta. O que isso tem ver com ra 4 c ismo? Se ele falasse para mim que eu estaria sendo favorável aos italianos, em uma hipotética discussão envolvendo a Itália, por conta do meu sobrenome, eu deveria pressupor rá c1 smo? É trazer muita infantilidade ao debate.

    10. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Argumentação 'factual" foi ótimo... Como se Israel não viesse cometendo g3n ocí d1o disfarçado sistemático há décadas. Esse tipo de "democracia" eu dispenso. Está mais para apa rtheid. Procure se informar sobre as restrições aos direitos civis dos palestinos em Israel.

    11. Claudio Goldman

      Antissemitismo aqui bate ponto né... há judeus de direita, de centro e de esquerda.

    12. JAYME KOPELMAN

      Leonardo (abaixo), você se incomodou e discordou do sobrenome, ou da argumentação factual do Cláudio? Quero crer que você não seja antis semita ou ra cista, né? Você por acaso quer medir o ângulo do nariz dele? JK

    13. Leonardo Trindade

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. Galdino Formiga

    Isso é jornalismo sério, real e confiável. Parabéns.

    Responda
  49. Lairton Santos

    Greenwald, para não restar dúvida.

    Responda
  50. marcelo ottoni

    "Guerra"

    Responda