Blogs Sao Paulo Antiga > José Bonifácio, o escondido Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Luís Machado Sanches

    1965, 1972... Impressiona que o autor não tenha dedicado uma linha sequer ao contexto político em que se ergueram monumentos públicos ao membro da maçonaria José Bonifácio de Andrada e Silva. A ausência completa de tantos outros personagens históricos de enorme importância, como Gama Filho, Tibiriçá, Chica da Silva e João Cândido, acaso não incomoda mais que o ligeiro deslocamento de uma ou outra escultura de personagem tantas vezes homenageado? Francamente...

    Responda
  2. BRUNO CESARIO

    Glorioso brasileiro. Teve toda oportunidade, inclusive acadêmica, e é louvado como progressista. Apesar disso, foi exilado pelo Rei tropical escravagista avesso a livros e acabou voltando depois. O Museu Paulista, apesar do que fizeram com o busto de José Bonifácio, e dessa inominável publicidade de banco, teve avanços quanto à contextualização das obras e principalmente quando à acessibilidade. Mas o maior brasileiro de todos os tempos é Luiz Gonzaga Pinto da Gama.

    Responda
  3. MARCIO Gionco

    O tal "espaço instagramavel" é de doer. Parabéns pelo texto excelente

    Responda
  4. Eduardo Giuliani

    2o grande Herói brasileiro depois de Tiradentes, mas com ainda mais relevância, cientista, militar, líder iluminado. Maçonaria o prejudicou após a Independência, tirando a tutela que fazia de D Pedro I I. Não faz sentido pensar em Independência sem considerar José Bonifácio.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      E só tivemos um Brasil Império muito fraco, porque houve contenção do poder dele. Acordamos como país realmente só em mil oitocentos e oitenta e nove com a República através do Positivismo de Ordem e Progresso de Benjamin Constant.

  5. Alaor Magno

    .Um monarquista que tendia mais para o a burguesia. Um produto da época.

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    Muito bom o texto.

    Responda
  7. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Prezado sr Douglas, é com um misto de tristeza, indignação e gratidão que leio sua matéria a respeito do nosso patriarca da independência, do qual sou descendente. Tristeza e indignação pelo pouco caso dos administradores públicos que relegaram suas estatuas a segundo plano, e gratidão por você ter revelado essas mazelas.

    Responda
  8. Giorgia Mesquita

    Um absurdo um banco colocar suas marcas no espaço público de um museu! Além do que, esteticamente é péssimo.

    Responda
  9. Joao Pinheiro

    Enquanto isso, importantes artérias da cidade têm nomes da família Maluf, que só fez saquear os cofres públicos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.