Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diego Rodrigues

    Uma questão que não consegui resposta satisfatória na internet: Se o universo se expande e quanto mais distante mais rápida é a velocidade de expansão em algum momento lugares mais distantes superam a velocidade da luz (dizem cientistas que espaço-tempo pode), ficando invisíveis para nós. o que está dentro dessa barreira seria o universo observável e a questão é- como eles alegam observar radiação cosmica de fundo, coisas do big bang, universo bebe e sei la o que se estão fora da área visivel?

    Responda
  2. Klaus Serra

    É empolgante, mas não creio que estejamos próximos de ver o tal amanhecer cósmico, essa informação está perdida num passado inalcançável, precisamos sim construir telescópios para descobrir sinais de vida em outros planetas. quem sabe com o Luvoir em 2050?

    Responda
  3. José Cardoso

    A teoria gravitacional é extremamente precisa para nosso sistema solar. Mas já não dá conta dos movimentos das estrelas numa galáxia. Enquanto essa discrepância não for solucionada, especulações cosmológicas me parecem viagens na maionese.

    Responda
  4. Tersio Gorrasi

    O que pode ocorrer de modo instantâneo (evidentemente se as condições forem favoráveis a isso) não precisa necessariamente ocorrer só após bilhões de anos, que na verdade apenas representariam bilhões de rotações de nosso planeta em torno do sol

    Responda