Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Fernandes

    Texto excelente, como sempre. Mas a América Latina existe sim. O problema é que muitos latino-americanos, brasileiros incluídos, acham que vivem em outro lugar. O que ajuda a explicar, inclusive, o terraplanismo desse patético Milei.

    Responda
  2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    O que será "orlultodoxo"? Erro de digitação?

    Responda
  3. Devanir A Merengué

    Parece que o neoliberalismo (ou ultaliberalismo ?) sobrevive gracas aos ridículos tiranos. Quanto mais totalta4io, mais chance de sobrevivência. Desde Pinochet.

    Responda
  4. Giovani Ferreira Vargas

    Os conspiracionistas da esquerda já estão articulando a queda do presidente eleito argentino como fizeram aqui no Brasil do grande e saudoso presidente Bolsonaro.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      A extrema direita e a sua realidade paralela. Só apalermados sem a mínima noção de realidade para sentir saudade do ser abjeto que nos proporcionou 4 anos de trevas e obscurantismo.

    2. Walther Holmes

      Sua opinião é realmente uma piada!

  5. José Cardoso

    A diferença para o Massa foi grande. O cara entra com muita força popular.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      E dai? Isso o torna menos maluco?

    2. Hernandez Piras

      Muitos presidentes brasileiros também entraram com bastante "força popular" e mesmo assim tiveram que negociar com o Congresso. E sem o peso de ter tratado a elite política como uma casta criminosa.

  6. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Argentina tá na lona e acha que é a nata do cone sul.

    Responda
  7. Jorge Ceretta

    Chama o Paulo Guedes ali no caixa do Posto Ipiranga prá resolver a bagunça.

    Responda
  8. Manoel Cardoso

    Milei é um misto de Collor, Bolsonaro e Enéas. Tire a sua conclusão.

    Responda
  9. Nilton Silva

    E eu aqui achando que o Brasil é uma bagunça.

    Responda
  10. marcelo ottoni

    Sem problemas, mensagens mediúnicas de seu cão lhe nortearão o caminho...

    Responda
  11. Sérgio Pombo

    A solução é muito simples. Chama o Paulo Guedes, o Mattar, Carluxo, Bob Jeferson, Ciro Nogueira e Vandeco Costa Neto que logo o objetivo será alcançado. O fundo do poço.

    Responda
  12. Paulo Augusto

    Igual ao abestado afanador de joias daqui: prometeu muita coisa sem saber nem como funciona uma bicicleta.

    Responda
  13. Igor Cornelsen

    Milei , para ter algum apoio no Congresso, tem de negociar com Macri e Bullrich, não? Esses são os males do presidencialismo. Para isso tem de ceder o poder parcialmente a esses partidos. Impossível é saber se vai funcionar ou não, mas no presidencialismo infelizmente é assim. Por isso na Europa parlamentarista tudo vai bem e nas américas entre outras coisas temos até golpistas ganhando eleições.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Que países da Europa padecem há anos? Não há nação na Europa democrática e parlamentarista que viva um retrocesso comparável ao argentino, uma estagnação precoce como a nossa ou uma catástrofe econômica como a venezuelana. O que muitos desejam na América Latina é um ditadorzinho eleito a cada quatro anos. É assim que um país termina como a Argentina ou a Venezuela.

    2. Hernandez Piras

      Quem não tem maioria precisa formá-la, Neimar. A extrema-direita acaba de vencer na Holanda com apenas um quarto dos votos. O que você esperava, que ela pudesse aplicar todo seu programa com apenas 25% dis votos? Nem todos que votaram em Milei no segundo turno aprovam todo o programa do candidato. Foi uma questão de parecer o menos ruim. Mesmo assim, ele deveria ter o poder de aplicá-lo integralmente?

    3. Neimar Oliva

      Vejo o mesmo problema no parlamentarismo. Se o partido não tem maioria é obrigado a cortar seu programa já de início, ou não tem formação de governo. Alguns países da Europa padecem há anos. Aqui ou ali, uma bomba relógio.

  14. Roberto Ramirez

    Ótima discussão, Vinícius T. Freire! Expõe a questão de modo muito claro e alguém teria de iniciá-la. Parabéns!

    Responda
  15. Geilson Silva

    É um dilema entre torcer a favor, que faça um governo decente, e contra, que faça tudo que prometeu, afunde de uma vez e mostre didaticamente sua incompetência a todos.

    Responda
  16. andre lunardelli

    Se afastar da dolarização é uma ótima notícia. Caputo idem,, um economista com competência mais do que comprovada. Vamos ver se o doido segue este caminho de bom senso, abandonando suas promessas descompensadas em economia.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      ???!

  17. Carlos Gastal

    Se Milei fracassar será o tiro de misericórdia na direita Sul Americana, mas resta uma esperança , quem acompanha a política Argentina a mais tempo já percebeu , a cada dia que passa ele está penteando mais o cabelo...

    Responda
  18. Bruno Sebastião Neto

    Essa ultra direita é um bando de fanfarrões ,veja o caso do nosso fanfarrão de estimação ,dizia que era averso há politica tradicional, mais era farinha do mesmo saco(E ainda Farinha azeda ) .

    Responda
  19. fernando garcia de souza

    A melhor coisa que ele tem que fazer no momento e vir beijar a mao do Lula e pedir um novo emprestimo, pois todas as portas dos bancos internacionais estao fechadas para a Argentina.

    Responda
  20. JOS LEANDRO

    o sakamoto chora com a eleição do milei, pq ela representa uma derrota do lula, que tinha interesse na eleição do massa, pq era a consolidação das esquerdas na south américa. Infelizmente, venceu a direita. venceu bolsonaro. Aos poucos a esquerda vai sendo engolida pela direita como se fosse a presa duma cobra. chora sakamoto!

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Qualquer um que considere o peronismo como esquerda é, no mínimo, um tonto completamente alienado da realidade. Como essa "gente" escreve tanta bobagem em tão poucas linhas.

    2. Hernandez Piras

      Completamente delirante. Qualquer pessoa bem informada sabe que Massa nunca foi de esquerda. O peronismo é como o MDB, um movimento vazio de ideologia. Quanto à Bolsonaro, ele está mais para Hugo Chávez, que ele elogiava, do que Javier Milei. Bolsonaro é o "liberal" que dizia que FHC devia ser fuzilado por privatizar a Vale do Rio Doce.

    3. HUGO ALVES

      Você tá mais por fora do que mão de afogado argentino!!

    4. JOS LEANDRO

      e a tática da fsp é enquanto se fala do milei, do bolsonaro, não se fala do lula. essa é a jogada!

  21. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Em vez de extinguir o banco central argentino não era mais fácil torna-lo independente, com presidência e diretoria com mandato?

    Responda
  22. CARLOS TARDIVO

    O papo é igual ao do Genocida Golpista no início de seu desgoverno Deoois viu-se o que foi.La será a mesma coisa, não vai fazer nada, acho que nem completa o mandato

    Responda
  23. carlos campos

    Em suma , o hospício tá pegando fogo e os residentes do local estão discutindo quem nasceu primeiro , o ovo ou a galinha, além de estarem preocupados demais em saber qual o sexo dos anjos , preocupaçoes pra lá de importantes neste momento em que as chamas estão quase colocando o hospício abaixo. E que los hermanos durmam bem com um barulho desses.

    Responda
  24. Abrão Lacerda

    De nosso observatório privilegiado aqui no Brasil, lancemos elocubrações sobre a sorte da Argentina. Milei tem cara de papa-defuntos de filme de faroeste (basta colocar nele uma daquelas fatiotas dos filmes) e seu estilo lembra os desesperados que assaltavam bancos e acabavam na forca. A diferença é que ele vai começar pela forca, bastará alguém empurrar o banquinho.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      As costeletas do Milei foram projetadas para ser um lobisomem de tragicomédia. Será até divertido ver o final desse enredo.

    2. Marcus Machado

      Acho que aquele cabelo é peruca.

    3. CARLOS TARDIVO

      Eu acho o penteado e as costeletas bem modernas lá como cá não há opções

    4. CARLOS TARDIVO

      Eu acho o penteado e as costeletas bem modernas lá como cá não há opções

  25. José Geraldo Cordeiro

    Enviei um comentário técnico e vocês vão censurar ?

    Responda
    1. Marcus Machado

      Números (até datas) devem ser escritos por extenso.

  26. José Geraldo Cordeiro

    Meu caro Gino Pode piorar sim. Todo ajuste é recessivo. Ao colocar títulos em uma economia sem lastro de reservas e inflação de 150 % só o Banco Central compraria. Como? Emitindo e aumentando os meios de pagamentos, gerando mais inflação

    Responda
    1. Carlos Gastal

      Óbvio que pode piorar , mas vai falar isso para um terraplanista ...

  27. GINO AZZOLINI NETO

    Não seria melhor o jornalista escrever sobre os desmandos do governo federal no Brasil? É mais fácil até, porque estamos diante de fatos concretos de corrupção, expulsão das mulheres do governo, mordomias injustificáveis, uso indevido de aeronaves da FAB por ministros, inclusive para ver jogos de futebol e leilões de cavalos e a manutenção do orçamento secreto, tão questionado no governo anterior. Torce contra o povo Argentino?

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      A extrema direita agora quer pautar o que o jornalista deve escrever? Além de só espalharem mentiras e ódio, vocês não servem para nada!

    2. José Geraldo Cordeiro

      Estão analisando a situação de um importante parceiro econômico . .

  28. José Geraldo Cordeiro

    Teoria macroeconômica não se inventa. Os Países sem banco central são diminutos e com fortes reservas de dólares ou euros. A Argentina tem reservas líquidas negativas. Ademais depois do calote, não usufrui de confiança. O jeito é seguir o monetarismo miltonfridiano para controle da inflação e corte de gastos. Política exercida por um banco central livre e não financiador do Tesouro . Não dá para inventar.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Pior do que está não vai ficar. Esperem pelo menos o Presidente da Argentina tomar posse.