-
DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA
Faltou à reportagem - o que seria importante para determinar quem eram os interessados na desocupação - a origem do nome da vila: a expressão inglesa dos carregadores dos tacos de golfe dos jogadores do country clube de Porto Alegre, que, por certo, não viam com bons olhos a vizinhança.
-
antonio brito
Como a manchete distorce a realidade. Diz "quilombo" será demolido. Quase que não existiu escravidão no RS, muitos menos quilombo. O quilombo de hoje é uma construção recente. O oportunismo de transformar uma favela em "quilombo" foi entendido pelo juiz.
-
JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA
Quase que não existiu escravidão no RS. Interessante! Sugestão de leitura: a trilogia Escravidão, do Laurentino Gomes. Dá trabalho, afinal são cerca de mil páginas, mas garanto que talvez vc possa refletir melhor sobre essa tua frase.
-
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Quem acha que os ricos iriam querer a todo momento se depararem com a pobreza? Para isso tem lá o poder público para juda-los, afinal de conta rico também é gente! Lugar digno para morar, senhor juíz, com R$ 18O mil? Deve achar que lugar digno é o mais longe possível dos bairros nobres. O pior é o poder público compactuando com isso. Que sirva de lição aos pobres de direita.
-
Davi Oliveira
O processo de gentrificação de áreas então desvalorizadas, com a expulsão dos moradores antigos e de renda mais baixa, passa pela cumplicidade dos poderes públicos com o grande capital imobiliário e o preconceito das elites com os pobres. Certamente, rolou abaixo-assinado dos condomínios em volta e apoio de vereadores dos partidos conservadores para que os riquinhos não precisassem enxergar uma favela ao abrir suas janelas.
-
Joao Cellos
E por acaso alguém tinha alguma dúvida de que o judiciário decidiria assim?
-
Florentino Fernandes Junior
E a norma do bom jornalismo de se ouvir o outro lado?
-
Davi Oliveira
A "reportagem" sequer sai da redação para passar na comunidade e ouvir a história deles, a quanto tempo estão lá, como era o bairro antes da valorização do metro quadrado, etc.
-
Davi Oliveira
Pois é. Gostaria de ouvir as lideranças da comunidade, mas na cabeça da Folha, os pobres devem ser tutelados e representados por uma elite sábia que possa dizer o que eles querem ou que pensam. O preconceito se soma com a preguiça de sair da redação e passar na vila para saber diretamente da associação de moradores o inconformismo ou o atendimento dos pleitos. Mas não. O jornalismo hoje é todo desenvolvido por telefones e plataformas digitais.
-
-
Petrônio Alves Corrêa Filho
Atitudes como essa da justiça gaúcha demonstra a veracidade das denúncias realizadas pelas esquerdas do poder econômico sobre o judiciário e os preconceitos em relação aos favelados, negros e índios. As esquerdas têm seus erros, mas são elas quem defendem as ações para melhorar a vida dos desvalidos, o que a direita não faz, com raras exceções.
-
Eduardo Freitas
Agora a moda é favelinha virar quilombo para dar um migué nos órgãos públicos.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Defendendo o direito dos ricos existirem sem a desagradável visão da pobreza e com a ajuda do poder público? Acha normal retirar pessoas que nada tem do lugar onde vivem para abrir uma rua? Acha que essa não é uma desculpinha esfarrapada para retirar os pobres das vistas dos ricos?
-
Homero Feijó
Não, a moda, de agora e desde sempre é expulsar estas pessoas de onde estão e jogá-las ao deus-dará com as bençãos da Justiça e a mão violenta do estado. Também sempre foi moda, tristemente, haver pessoas como você, fazendo pouco caso da desgraça dessas pessoas.
-
-
Vladimir Delgado
O que a tal vereadora fez por essa população, que vive em situação precária no local, nos últimos 10 anos do processo ou mesmo antes dele? Chegar agora e levantar o bastião de defensora dos fracos e oprimidos é muito fácil.
-
luis TELLES
No Brasil é terminantemente proibido misturar ricos com pobres
-
Vilarino Escobar da Costa
Nesta triste história o que efetivamente pesou foi o lobby imobiliário!
-
Alexandre Assis
E de repente a favela é um Quilombo.
-
haroldo guimaraes
Não, meu amigo. O fato ali é q tornou-se inaceitável uma "favela" (casas modestas) ser vizinha de um campo de golfe. Mas, já ocupavam o local qdo os empreendimentos chegaram. Tanto q o processo é de desapropriação, com indenização. Ou seja, estão sendo expulsos por serem pobres. A Prefeitura vai transformar o local em área pública... pra quem ?!!!! Rico frequenta área pública?
-
Marcus Salmeron
E seu raciocínio lógico uma falácia racista.
-
-
Luiz Carlos Fonseca
E quem esperava decisão distinta desse estado ariano?
-
Ivone Patelli
O que mais me deixa indignada é a falta de humanidade e desrespeito com a história dos povos que ajudaram a formar o Brasil. Tudo por $ não é mesmo?
-
marcio jose albino
O que esperava , deu o de sempre.
-
Nilton Silva
Ainda temos juízes em Berlim. Parabéns ao juiz pela coragem da sentença.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Lamento Nilton, mas sua fonte é absolutamente ignorante. O episódio a que se refere, foi exatamente o contrário. Frederico O Grande da Prússia mandou construir um grande palácio, e achou que um moinho velho estragava a paisagem. Fez uma oferta. O moleiro recusou. Era da família há gerações. Aumentou de novo. Recusou. Frederico mandou demolir. A resposta do pobre moleiro foi essa: Que me importa? Ainda existem juízes em Berlim. Venceu a questão contra o rei. Para defender zelites, estude antes.
-
Marcus Salmeron
Na Berlim do Reich?
-
-
José Filho
Na primeira metade do século passado havia uma favela onde atualmente é Ipanema. A favela foi demolida, construíram prédios caros e tudo que remete à favela foi devidamente apagado. O país não mudou nada depois da abolição. Mais do mesmo. Nojo dessa gente.
-
Daniel Barbosa
Vindo do sul bozofrênico, nada me surpreende. Pra quem abraçou o traste que mede quilombolas em arrobas, essa covardia é muito coerente.
-
Clovis Deitos
Por isso que sempre falo que temos nossas mazelas rasssistas que impõe o esssterminio e expulsão territorial bem ao estilo de Ga-za. Sendo pior do que foi a África do Sul.
-
Graça Almeida
Uma vergonha para os gaúchos. Indenização para as famílias deixarem toda uma história para trás, uma comunidade sendo expulsa. É preciso resistir!
-
FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO
A diversidade social e racial brasileira dói nos olhos dessa gente de bem. Os que erradicam serão erradicados? Compreendem as consequências de sua intolerância?
-
JOS LEANDRO
morei tantos anos em porto alegre e nunca soube disso
-
Aderval Rossetto
Pelo visto, pobre gaúcho será escondido ao deslocar das ricas vizinhanças! Triste humanidade!!!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.