Poder > Morre Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta e membro da ABL Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Morre um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Alberto da Costa e Silva soube olhar a Ãfrica, com inteligência e perspicácia, quando esse continente, fundamental para a compreensão da nossa História, era ignorado ou visto como folclore, como um todo homogeneizado, longe de sua imensa complexidade e nuances geográficas e históricas. A cultura brasileira está de luto. RIP.
Alberto Costa e Silva, renomado historiador brasileiro, deixou um legado inestimável com sua partida. Sua vida foi uma jornada dedicada ao estudo profundo e apaixonado da cultura e história do continente africano, uma paixão que transbordava em cada palavra que escrevia. Com sua perspicácia acadêmica, mergulhou nas raÃzes da Ãfrica, desvendando as camadas complexas de sua história. Não era apenas um historiador, era um contador de histórias, um guardião de memórias que muitos haviam esquecido.
Desejo expressar desde Argentina e como cidadão argentino meu pesar por não poder compartilhar mais o mundo com o Maestro Alberto da Costa e Silva, um mundo que ele, através de sua vida, seu trabalho, sua figura gentil, culta e refinada, fez um melhor lugar. Uma grande perda para toda a nossa América, embora seja verdade que ele já entrou na imortalidade. Minhas mais profundas condolências à sua famÃlia e a todo o povo brasileiro, que acaba de perder um de seus melhores filhos
A culturas despede com tristeza.
'Célula a célula,/vértebra a vértebra/de ti o espectro/eis que envelheces:/...O Genial Poeta Ivan Junqueira - que partiu antes, dedicou a Alberto da Costa e Silva um dos mais belos poemas de amizade já escritos, 'Eis que envelheces'. Sem falar do grande Funcionário Público, do grande Poeta e do grande Historiador que foi Alberto. E do grande apaixonado por Vera, companheira e musa. Você nos deixou muito, Alberto. Eu agradeço a sua companhia por meio dos seus livros de História e Poesia. Adeus, A
Sua obra é majestosa! Vai deixar saudades aos seus e um imenso patrimônio intelectual compartilhado!
Foi um estudioso que nutria afeto por tudo o que estudou. Fará uma falta imensa, guiou meus passos e os de muita gente no conhecimento da cultura e literaturas africanas. Não sei ainda dimensionar o tamanho dessa perda. Nunca o conheci pessoalmente e o considerei um amigo, pelos muitos afetos e saberes que trouxe ao mundo e lutou como poucos para divulgar. Meus sentimentos à famÃlia e aos amigos. O mundo perdeu um diplomata incansável e letrado.
Figura imensa. Vida e obra realizadas.
Perda irreparável.
Que biografia valiosa e emocionante deste gigante brasileiro! Descanse em paz!
RIP
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Morre Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta e membro da ABL Voltar
Comente este texto