Ana Cristina Rosa > Mais um ataque à democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Sinceramente, discordo. Podemos criticar a boa-fé de quem pela aprovação da PEC, pois com certeza muitos querem restringir o Supremo. Agora, essa PEC - diferentemente da PEC 50/23 - é positiva. Muitos juristas, não é de hoje, criticam o exagero de decisões monocráticas dos ministros do STF, que têm substituído e diminuído o colegiado do próprio STF. Não me parece razoável que uma lei aprovada pelo Congresso, com sanção presidencial, seja suspensa pela canetada de um único ministro.

    Responda
  2. neli faria

    Parabéns pela manifestação. Li esse livro que ampliou ,mais ainda, a minha visão: hoje o Senado restringe a decisão do STF, amanhã vai criminalizar totalmente o aborto, depois, os homoafetivos e assim, vai se destruindo a Democracia...com a ajuda do pt! Até Religiões, afro e católica, são restritas,hoje em alguns lugares, sob o silêncio obediente das Autoridades. Impediu-se Procissão católica, Terreiros destruídos. E o Senado preocupado com o STF!

    Responda
  3. MAURO TIPPI

    "Ainda há juízes em Berlim" disse o moleiro. Enquanto houver STF estamos seguros que nossa democracia resista contra qualquer tentativa de desestabilização. Espero que não tentem calar a principal voz de defesa de nossa Constituição. Chega de casuísmos. Espero, também, que os juízes defendam sempre a liberdade de imprensa.

    Responda
  4. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Será que não configura ataque à democracia uma decisão monocrática de um poder colegiado suspender ou tornar sem eficácia a decisão por maioria de outro Poder igualmente colegiado e cujos membros foram eleitos diretamente pelo povo, diversamente do que ocorre com o outro Poder cujos membros são resultados de conchavos políticos? Para que a democracia fosse preservada não seria razoável que a decisão fosse também de maioria do poder judiciário, como pretende a PEC?

    Responda
    1. neli faria

      É, a priori, monocrática, mas deve ser referendada pelo Pleno. O Senado , parece-me, não tem o que fazer, por isso, quer aparecer perante seus eleitores, porque, para muitos, os oito anos estão se findando. Reduza o número de Senador. Senador Sem voto? Oito anos de mandato? Extinga pensão para viúvas de Ex presidentes da República, salário do atual presidente.

  5. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Uma jornalista da folha de São Paulo, vir a público denunciar o Congresso Nacional por atitude, dentro da sua visão, de ataque à democracia é no mínimo contraditório. O que a imprensa fez nos últimos quatro anos, capitaneada pelo Consórcio de Mídia, foi atacar a democracia fazendo valer os interesses corporativos da classe. O STF tem corrompido a tal democracia com tomadas de decisão de caráter pessoal, na pessoa do Sr. Alexandre de Moraes de forma arbitrária e inconcebível. Isso tem que acabar.

    Responda
    1. neli faria

      Não é não. A manifestação da colunista é perfeita.

  6. João Leite Leite

    Aqui no Brasil as instituições já estão fora de controle a tempo. Os ministros do STF se dão ao direito de anular condenações de criminosos e corruptos em primeira, segunda e terceira instancia. Mesmo reconhecendo ferir a constituição eles aprovam fundão secreto para os parlamentares comprar apoio. O governo se da ao luxo de indicar seus advogados para ministros, pura intenção de favorece-los em eventuais condenações. Para funcionar ministros e juízes não podem ser indicados por políticos.

    Responda
    1. neli faria

      Sempre que vejo uma decisão, penso: faria isso? Quando moro saiu da Magistratura, por mais correta que tenha sido as suas decisões, e foram,disse para uns conhecidos: vai dar ensejo a anulação do processo. O processo foi anulado porque teria que tramitar em Brasília. E lula não foi processado pela ocorrência de prescrição:maior de setenta conta pela metade. Votei para lula porque ele é inocente.

  7. Tadêu Santos

    Posso estar enganado, mas este movimento do parlamento contra o STF é cria dos bolso aristas da extrema ultradireita, que deveriam estudar mais para fomentarem debates sobre coisas sérias que tragam mais qualidade de vida ao povo brasileiro. OBS. RECOMENDAMOS FAZEREM UNS CURSINHOS DE CAPACITAÇÃO EM IDEOLOGIA POLÃTICA!

    Responda
  8. Alberto Melis Bianconi

    Se não estou errado, os ataque ao judiciário, a que a que a colunista se refere, vieram de poderes executivos, que podem ambicionar o exercício de um poder autoritário, não do Congresso. E pouco tem a ver com pautas progressistas contra pautas conservadoras, ainda que os ministros do judiciário costumam adotar pautas mais progressistas que os parlamentares. No caso Brasileiro, os dois poderes estão de fato negociando o que cabe a quem, e não há nada de antidemocrático nisso.

    Responda
  9. José Cardoso

    Tempestade em copo d'água. A Pec apenas restringe as decisões monocráticas e fortalece o colegiado do supremo. A própria Rosa Weber já tinha tomado medidas nesse sentido.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Verdade, mas muito útil também, porque mostra que não há ator institucional campeão da democracia, a defesa de suas prerrogativas vem sempre antes.

  10. Ladislau Leite de Oliveira

    Nessa briga eu apoio o STF.

    Responda
  11. José Augusto Bernabé

    Ativismo á parte, sinto dizer a colunista que "a democracia está morrendo" pelo fato de permitir fraudes eleitorais diversas afim de elegerem sistemas corruptos e ditatoriais com governos medíocres como o nosso e o da América do Norte atualmente, ao ponto que um tal de psol se declara progressista e um prefeito de NY, acusado de abuso sexual, se declara cristão.

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      Realmente na última eleição foram cometidas diversas fraudes, com liberação de dinheiro a rodo, abuso de poder político e econômico. Nunca vi nada igual. E mesmo assim, perdeu.

    2. Alberto Henrique

      Sugiro que volte para à porta do quartel pra pedir ditadura. Hahahahahaha

    3. Francisco Neto

      René, não adianta falar, só querem tumultuar, tem que deixar para lá.

    4. René Gottlieb Strehler

      Seja concreto: onde estão indícios de fraude na eleição de Trump, Biden, Bolsonaro ou Lula. O objetivo da democracia não é eleger o melhor dos candidatos, mas diminuir o arbitrário no exercício do poder. Se você acha que o povo voto ruim, posso até concordar, mas decidir que um sistema é corrupto ou ditatorial não se faz no escritório do bom partido, nem na mesa do boteco.

    5. Francisco Neto

      Barnabé foi um grande humorista brasileiro, está no sangue.

  12. Valter Luiz Peluque

    A colunista aborda questão importante é que precisa ser bem entendida neste momento em que os poderes da República, quando deveriam estar se entendendo, promovem ataques desnecessários uns aos outros. Observo, porém, que o quarto poder é mais atacado por si mesmo por opção ideológica, que põe viés distorcido aos fatos, quando não os ignoram ou os exacerbam alimentando intrigas políticas e desarmonia social.

    Responda
  13. Joabe Souza

    Mais útil que reler "Como as democracias morrem", seria dar uma espiada na coluna vizinha do Prof. Conrado Hübner. "Ministros do STF, no hábito indecoroso de se meterem em debates públicos e lançarem juízos de constitucionalidade ao microfone, antes que o caso lá chegue, tentam induzir confusão entre 'reduzir poderes do STF' e 'reduzir poderes de ministros do STF'. Porque reduzir poderes de ministros é urgente." Só esse parágrafo já desfaria o equívoco da premissa principal deste texto.

    Responda
    1. neli faria

      Os Ministros, por pitacarem fora dos autos, também critico. Juiz, ministro o é!, deve se manifestar no bojo dos autos. Juiz, ministro o é, é ator no seio do processo. Mas, o que o Senado fez, com a Ajuda do pt, é prejudicar a democracia. Hoje atinge o STF, amanhã proíbe-se relação homoafetiva, proíbe-se aborto,proíbe-se igrejas, que em alguns lugares,no Brasil, proíbem procissões,Terreiros e assim, morre a Democracia.

  14. Carlos Amorim

    Eu sei que estou diante de uma falsa democrata, quando essa justifica pelas pautas a mudança ou a permanência das estruturas. Se o STF tivesse hoje vários conservadores, e o congresso fosse progressista, a articulista estaria escrevendo um texto justificando serem absurdas as decisões monocráticas. Há argumentos a favor das decisões monocráticas (a celeridade principalmente), há argumentos contra (o autoritarismo de um ministro aqui ou ali). Texto fraco.

    Responda
  15. Hamilton Octavio de Souza

    As derrapadas do STF são sérias e graves, desmoralizam o próprio Judiciário e demais instituições. O desgaste tem a ver com seguidas decisões contraditórias; eterno favorecimento de ricos e poderosos; arquivamento de processos de corrupção com gente graúda; recebimento de presentes de políticos e empresários; viagens de turismo com dinheiro público; abuso de decisões monocráticas contrárias às decisões colegiadas; intervenções em outros poderes; servilismo aos caciques políticos. Freio é legal.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Depois que Gilmar Mendes anulou as investigações contra Flávio Bolsonaro,perdi o respeito e admiração pelo STF.

  16. Hamilton Octavio de Souza

    As derrapadas do STF são sérias e graves, desmoralizam o próprio Judiciário e demais instituições. O desgaste tem a ver com seguidas decisões contraditórias; eterno favorecimento de ricos e poderosos; arquivamento de processos de corrupção com gente graúda; recebimento de presentes de políticos e empresários; viagens de turismo com dinheiro público; abuso de decisões monocráticas contrárias às decisões colegiadas; intervenções em outros poderes; servilismo aos caciques políticos. Freio é legal.

    Responda
  17. HELIO A LOUREIRO

    A colunista, pelo visto, gosta de uma tutela.

    Responda
  18. Hamilton Octavio de Souza

    As derrapadas do STF são sérias e graves, desmoralizam o próprio Judiciário e demais instituições. O desgaste tem a ver com seguidas decisões contraditórias; eterno favorecimento de ricos e poderosos; arquivamento de processos de corrupção com gente graúda; recebimento de presentes de políticos e empresários; viagens de turismo com dinheiro público; abuso de decisões monocráticas contrárias às decisões colegiadas; intervenções em outros poderes; servilismo aos caciques políticos. Freio é legal.

    Responda
  19. HELIO A LOUREIRO

    Queria entender porque barrar uma decisão monocrática contra uma decisão colegiada (de um colégio muito grande) é antidemocrático? Me parece o contrário...

    Responda
    1. Joabe Souza

      Caro Luís, (1) a Constituição já proíbe a declaração de inconstitucionalidade por decisão singular (art. 97) - na prática, essa proibição vem sendo burlada pela decisão monocrática em medidas cautelares sem prazo para apreciação pelo Plenário do STF; (2) O que a PEC determina é parecido com isso que você propõe: estabelece prazo para apreciação da decisão monocrática pelo Plenário (30 dias) e consequência para a eventual não apreciação (perda de eficácia da decisão monocrática).

    2. Luis da Gouveia

      Entendo que os ministros do Supremo devem ter a prerrogativa de barrar a aprovação de uma Lei por um ato monocrático porque significa uma proteção à Constituição, pois o Congresso é uma casa política e pode estar fortemente influenciada por uma hegemonia política que poderia estar submetendo a nação a um ato inconstitucional! Para mim, o fundamental é que se defina um prazo de urgência para que o ato monocrático seja examinado pelo colegiado em no máximo, por exemplo, 90 dias!

  20. Aderval Rossetto

    No fundo a disputa é pelo poder econômico, que no Brasil só está no Estado!

    Responda
  21. Gilberto P Santos

    Levistky e Ziblatt traçam um perfil convergente dos out siders pop ulistas que, mesmo eleitos em um regime democr ático, rejeitam regras dem ocráticas, negam a leg itimidade de op onentes, encorajam a viol ência e tem propensão a rest ringir lib erdades civis. Desnecessário citar os atores desta trag édia anunciada.

    Responda
  22. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    O "pachequinho" quer ser governador de minas e para conseguir esse intento vendeu a alma para o bolsonarismo. Nunca prestou.

    Responda
  23. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    O "pachequinho" quer ser governador de minas e para conseguir esse intento vendeu a alma para o bolsonarismo. Nunca prestou.

    Responda
  24. orlando gomes de freitas

    O STF Foi o guardião da Democracia no Brasil,seu fiador e seu protetor, viva o STF !

    Responda
  25. Washington Santos

    Concordo. Simplesmente estão indo atrás de quem pode julgar seus crimes. Imagina cada medida emergencial levando tempo até chegar no colegiado, com pedidos de vistas, etc. Teríamos morrido muito mais na COVID com essa expediente.

    Responda
  26. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Não há que se falar em ataque à democracia, os poderes da república devem ser independentes e harmônicos. O judiciário não pode continuar tomando decisões afrontando as decisões do legislativo, precisa de limites.

    Responda
  27. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Precisa de mais freio . Acham q podem tudo .

    Responda
  28. Beckenbauer Simas

    Com voto de Jacques Wagner e tudo.

    Responda
  29. carlos campos

    Ótima análise , este ataque à democracia é prova de que seus apoiadores , receosos por conta de atos que possam levá-los a decisões insatisfatórias da Corte contra si , se antecipam e criam uma lei a la carte , sob medida às suas aspirações. Espero que , caso passe na Câmara, seja declarado ilegal , o que de fato é.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Meu caro Carlos, muitos juristas e advogados renomados discordam do seu entendimento. Este artigo é breve e claudicante. Não cai nesta bobagem. Não se trata de separações dos poderes. O STF assumiu os 3 poderes. Abre inquérito, julga e prende e às vezes o detido morre na Papuda.

  30. Helio Cardoso

    A imagem fala por si. Se os milicianos/rachadistas gostaram é porque foi ruim para o poder judiciário e péssimo para a sociedade. A democracia pede socorro, mas o Cid vai te salvar!

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Caro Azolini Neto, não se esqueça que decisão monocrática do STF te salvou da cadeia. Lembre-se que vc ficou foragido e teve prisão decretada por corrupção na prefeitura de Londrina;

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Interessante, pois o Jacques Wagner líder do governo no Senado votou acertadamente a favor da PEC.

  31. Edgar Candido Ferreira Candido

    Sou a favor de decisão colegiada do STF. Entendo que decisão monocrática corre risco muito maior de ser pessoal com viés ideológico conservador e partidário.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Também sou contra decisões monocráticas. Os presidentes da Câmara e do Senado vão abrir mão de suas decisões monocráticas. Arthur Lira sentou em cima de mais de 130 pedidos de impeachment de Bolsonaro. A PEC é uma clara interferência vingativa do Senado no STF.

  32. Julhiano Cesar Avelar

    A minha tese, os meus autores e os meus valores, representam a democracia!! Os outros, a os outros... Não passam de facistas... Esse maniqueismo é infantil e débil...

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Sua tese. Você é doutor? Amigo, procure o artigo publicado na revista Piauí ( que é petista e esquerdista) do eminente professor de direito da USP e da ESPM intitulado " Como Defender um Tribunal Acuado". Depois o senhor estudae defende uma tese, mas antes faça o mestrado.

  33. Adalto Fonseca Júnior

    É o festim diabólico da direita fascista se organizando em conclaves tenebrosos contra a democracia. E o voto do petista? Também foi um ataque à democracia?

    Responda
  34. andre s cardoso

    Sei que é um tema polêmico, que foi bastante politizado nos últimos anos. Mas, nunca gostei das decisões monocráticas, com exceção às concessões de habeas corpus. Entendo o STF como um colegiado, onde as decisões precisam do consenso da maioria para terem validade, a exemplo do que acontece com as casas legislativas.

    Responda
  35. Vilarino Escobar da Costa

    Os valores conservadores da extrema-direita bolsonarista estão alicerçados na violência e nas milicias , o que é um grande risco para a sociedade . Mais parece aquele conservadorismo hipócrita muito próprio do coronelismo misógino e racista que assolou por tanto tempo o nosso país!

    Responda
  36. Ricardo Arantes Martins

    Não tenho opnião formada quanto a PEC que versava sobre decisões monocráticas. Sei que pareceu um aviso. Se notarmos vemos que o STF está só. veio o freio quanto as pretensões golpistas de Bolsonaro e seus seguidores estão a perseguir o STF. Usam como desculpa os julgamentos normativos progressistas (não que lhes importem de fato é que são hipócritas). Por outro lado nem Lula nem governo foram defender o STF, mágoa por ter condenado ou deixado condenar a muitos mesmo que após anos tenha anulado.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Caro Azolini Neto, não se esqueça que decisão monocrática do STF te salvou da cadeia. Lembre-se que vc ficou foragido e teve prisão decretada por corrupção na prefeitura de Londrina;

    2. Humberto Isidoro

      Caro Azolini Neto, não se esqueça que decisão monocrática do STF te salvou da cadeia. Lembre-se que vc ficou foragido e teve prisão decretada por corrupção na prefeitura de Londrina;

    3. GINO AZZOLINI NETO

      As negociatas do STF com a esquerda vão acabar. É uma relação incestuosa ministros defenderem partidos políticos como O STF e o TSE fizeram nas eleições do ano passado. Uma vergonha.

  37. Carlos Sogly

    Nem precisava haver a matéria, a foto mostrando a corja fascista comemorando e fotografando o resultado diz tudo...

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      De fato esta matéria publicado pela Folha não deveria ser publicada. Medíocre,curta em todos os sentidos, uma média com os ministros do STF. A autora adora o PT.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.