João Pereira Coutinho > Como pária internacional, restam a Putin a Coreia do Norte e o Irã Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. antonio roberto lambertucci

    Leiam o livro A Nova Guerra Fria e o prisma de um desastre. Autor holandês: Kees Van Der Pijl. Verão quanto é parcial e maniqueísta a análise do articulista.

    Responda
  2. Clovis Deitos

    Se Putin é isso que o articulista está afirmando, o que faltou escrever sobre o Netanyahu?

    Responda
  3. Felipe Araújo Braga

    Jamais vou defender Putin, mas vamos deixar de hipocrisia? As ações de Is ra el e dos EUA os fazem tão ruins quanto. Vemos impérios disputando poder e classes abastadas buscando explorar o povo.

    Responda
  4. Graça Almeida

    O mundo do articulista. Estados Unidos, Europa e Reino Unido. Ah e israe l! Turma do bem contra o mal, nada imperialistas e colonizadores. O mundo depois deles é a barbárie. És míope?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      É miopia proposital.

  5. José Cardoso

    Há um outro fator para explicar as agressões seriais do Putin: o prestígio interno. Se o general Galtieri tivesse sido bem sucedido nas Malvinas, teria sido um Pinochet portenho, com um longo governo. Talvez nem existisse o Mercosul. O povão gosta de vitórias militares.

    Responda
  6. JOÃ O MUCCI

    O Senhor João Pereira Coutinho escreve uma coluna afirmando que a Rússia se tornou uma pária internacional. O nobre colunista deveria saber que o mundo é um pouco maior que Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

    Responda
  7. JOÃ O MUCCI

    O Senhor João Pereira Coutinho escreve uma coluna afirmando que a Rússia se tornou uma pária internacional. O nobre colunista deveria saber que o mundo é um pouco maior que Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    A parte boa é ter dois países belicosos representados no falido Conselho de Segurança da falida ONU.

    Responda
  9. Alberto Melis Bianconi

    Desculpe, a que propósito serve a OTAN exatamente?

    Responda
  10. Ricardo Lobo

    Hoje a FSP deve estar comemorando o dia da direita e extrema direita internacional. Todos os artigos no jornal hoje tem esse viés.

    Responda
  11. max ribas

    Nós aqui do terceiro mundo e do Sul Global temos uma visão um pouquinho diferente. Existem colonizadores e colonizados. Os russos não aceitam ser colônia.

    Responda
  12. João A Silva

    Ótima análise! Obrigado!

    Responda
  13. Jorge Severo

    O mundo muda, e é natural que os dominantes reajam, como se vê neste artigo de um provável religioso. A religião é o ópio do povo, serve para elites se prolongarem na história.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Não esquecer da grana e do futebol; e do próprio ópio, claro.

  14. Aderval Rossetto

    O norte-ocidental teve o poder financeiro e militar após a 2ª grande guerra, expandindo e ferindo as demais nações que não comungavam sua doutrina. Perde força com o início do fim do petrodólar e a volta do lastro ouro, enfrentando as oposições hostis por esses países citados, mas em sua maior parte por parcelas das populações ou grupos terroristas. Começou na Otan e Isr ael.

    Responda
  15. alexandre mattos

    Par ia para quem, ca ra pál ida... Pera aí, já sei, para o imp ério americano decad ente e seus vass alos europeus e japoneses, tão bem representados pelo seu presidente se nil que organizou um gol pe na Ucrânia e forçou uma guerra impedindo a Ucrânia de se declarar neutra , que era a única coisa que a Rússia pedia, para não ter tropas da otan na sua fronteira... Pois te garanto que a maior parte do sul global pensa bem diferente.

    Responda
    1. ciro lauschner

      Ah coitado!

  16. Henrique Hermida

    Coutinho sempre excelente. Aos conspiracionistas, diante dos fatos, resta nada, senão... a conspiração.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Conspiração? É que mais tem! Mas no caso foi explícita a intenção, pois quem avançou as articulações foi a OTAN, bateu e voltaram. Infelizmente a junção do império russo germânico no século xix foi sabotada. Poderíamos ainda estar na paz de 1870-1914.

  17. Mykel Alexander Santos Gomes

    Kagan é sio nis ta, certo? Kolomoysky que colocou Zelensky no poder idem, o próprio Zelensky até se aconselhou com Netanyahu. Jogaram a Ucrânia contra a Rússia e traiçoeiro avanço da OTAN. Bateram e voltaram, e o isolado agora é Ucrânia, pois os si on ist as priorizaram a ajuda a Israel contra uma milícia, e ISOLADA ficou a Ucrânia. Certo colunista?

    Responda
  18. Mykel Alexander Santos Gomes

    A falta de transparência em quem manda na mídia mostra porque um estado que massacra milhares de crianças tem matérias de exaltação ou mitigação todos os dias. É o Estado de auto eleitos

    Responda
  19. Mykel Alexander Santos Gomes

    Coreia do Norte, Irã e Rússia são o exemplo da soberania, com realidade sem fantasia do liberalismo. Fora que se eabe quem manda, no que chamam de democracia ,se omite falar dos articuladores que financiam os políticos , partidos e mídia. Quantos si o nis tas não são bilionários que financiam partidos e midia e ninguém ressalta e faz disso questão de primeira página?

    Responda
  20. Galdino Formiga

    Não é a realidade. É ficção voluntária.

    Responda
  21. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Idolatrados por Lula Â…esqueceu do Maduro .

    Responda
  22. Rafael Pimenta

    Consegui ler quatro parágrafo, o colunista vive no mundo cor-de-rosa do liberalismo kkk. Putin pária?! O cara sozinho segurou a otan, estreitou relações c a maior economia (em PPC) do mundo e qm se lascou foi a Europa ocidental, q vive a maior inflação da história, a Alemanha está comprando gnl do EUA, só cinco vezes mais caro q o russo.

    Responda
    1. Clovis Deitos

      Eu antes de aplaudir pessoas que agridem a história, não me esqueço de quem foi a nação que derrotou o maior tresloucado do século XX, URSS.

    2. Rafael Pimenta

      *parágrafos...

  23. Andréa de Magalhães Matos

    Ainda bem que com Lula na presidência, saímos dessa condição de pária internacional. Ufa!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não somos mais pária internacional, mas continuamos insignificantes na política internacional.

    2. Virgílio Vettorazzo

      Não podemos nunca esquecer. O governo anterior nos colocou exatamente nesse caminho. Assino embaixo seu comentário, Andréia. E vou te falar que quando leio os comentários nas redes do Tarcísio me dá um frio na espinha horrível. Tem um monte de separatista fanático por lá. Imagina, que tragédia? Sei que é impossível, mas vá la: SP se separa do resto do país e retorna ao caminho antigo. Que pesadelo.

  24. JOSE CAMPOS

    Artigo tendencioso que ignora a realidade.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não escreve para o leitor; escreve para ele próprio.

    2. José Roberto Pereira

      Como todos que ele escreve.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.