Coment√°rios para:

Imprensa sob ataque

VER COMENT√ĀRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Perfeita. Ocorre que, à míngua saber fundamentar, quando lê notícia ruim do Boiadeiro, ataca o mensageiro e não quem deu causa à notícia. Os romanos tinham uma frase :ne nuntium necare . E isso, não é ,de,mérito do atual. Começou com o boiadeiro anterior, e digo: nada tão igual :nihil tam simile quam Bolsonarium et Lulism pecus.

    Responda
    1. neli faria

      A imprensa atacada pelas correntes diferentes, principalmente a Folha, que foi criticada também pelo FHC,no seu ótimo livro de memórias, sinal que é imparcial. Triste seria se fosse enaltecida por um ou pelo outro lado: haveria a parcialidade para um dos lados.O leitor deve saber que imprensa é para noticiar: notícia ruim, notícia boa. Jornal de boas notícias é parcial.

  2. Hercilio Silva

    Bom, se tivesse havido rejeição do que é autoritário e o jornal se recusou a classificar como tal, o jornal provavelmente já teria recebido a visita da legião local da turma que quebrou os prédios em Brasilia. E continua a comparar laranja com banana.

    Responda
  3. Paula CMiranda

    Conclus√£o rasa, rasteira.

    Responda
  4. carlos campos

    Defender estad√£o e sua editora chefe cheira a cumplicidade e espirito de corpo. O velhaco jornal e sua lambe botas divulgaram fake news e merecem criticas e rep√ļdio dos que est√£o do lado de uma imprensa livre e responsavel , n√£o como fez o jornalao , digno de um tabl√≥ide marrom.

    Responda
  5. NEY HAMILTON MICHAUD

    Quando a "grande imprensa ", ou "imprensa profissional " brasileira fará seu " mea culpa" com respeito à lava-jato e suas consequências nefastas para a economia do país? Ainda estão ressentidos porque o projeto " conjo no Planalto " não decolou?

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Que bom trabalho? Que esperar de uma "imprensa" totalmente nas m√£os da milit√Ęncia esquerdista? Ap√≥s a milit√Ęncia esquerdista do Cons√≥rcio Nacional de Imprensa esse "ataque" era esperado, da esquerda porque √© dif√≠cil defender um governo med√≠ocre baseado na mentira que essa "imprensa" elegeu, e da direita, porque n√£o acha o novo nome da Corrup√ß√£o nesse governo.

    Responda
  7. RAULAND BORBA BATISTA

    PT fala tanto de milicianos, que milícia é.

    Responda
  8. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Dona Lygia, eu na minha modéstia opinião não penso assim. Se a imprensa é combatida por direita e esquerda simultaneamente, tem algo errado. E o erro está na própria imprensa que sempre se comportou como se fosse um poder a retratar tudo da forma que acha conveniente. No caso do Bolsonaro isso ficou evidente. Um consórcio de mídia assumiu o direito de traçar os destinos do país de forma conivente com as piores práticas democráticas. Nem mesmo um presidente,eleito democraticamente,foi respeitado.

    Responda
    1. neli faria

      Se a imprensa é atacada pelas correntes diferentes, principalmente a Folha, que foi criticada também pelo FHC,no seu ótimo livro de memórias, sinal que é imparcial. Triste seria se fosse enaltecida por um ou pelo outro: haveria a parcialidade para um dos lados.

  9. Antonio Catigero Oliveira

    Cada qual com sua responsabilidade. Se fake news √© um terro f√©rtil nesta terra de espalhafatos, obviamente que a imprensa tradicional deve perceber sua responsabilidade. Pessoas p√ļblicas est√£o sujeitas a cr√≠ticas ou elogios diante de fatos reais, mas a imprensa tamb√©m est√° sujeita. Com fatos falsos e distor√ß√Ķes da realidade, como muitas vezes acontece em jornais que deveriam ter maior responsabilidade naquilo que escrevem, a autocr√≠tica deste jornal seria justa. Ombudsman ajuda

    Responda
  10. Paulo Araujo

    Parab√©ns pelo artigo, colunista! √Č um privil√©gio seguir jornalistas de seu quilate!

    Responda
  11. Regina Silva

    Pol√≠ticos s√≥ gostam da imprensa quando s√£o bajulados, quando publicam not√≠cias de seu interesse. Quando os fatos s√£o desfavor√°veis atacam o mensageiro. E quem s√≥ publica bajula√ß√Ķes n√£o √© jornalista, √© outra coisa.

    Responda
  12. Ricardo Arantes Martins

    N√£o √© esquerda ou direita quem fazem as cr√≠ticas ostensivas. Para a gado milit√Ęncia petista ou Coisista voce n√£o pode falar nada de ruim que eles j√° vem com uma pedra na m√£o. Sem cair no m√©rito dos grandes erros deles. O Coiso sempre foi corrupto, do centr√£o, recebia mensal√£o, or. cri. do Rio mas se crit√≠ca voce j√° √© petista comunista ladr@ao. O PT teve 3presidentes presos, 2l√≠deres de governo confesso mas se critica √© fascista. e a culpa √© da imprensa e do STF e congresso golpistas. identicos.

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    Como é bom ler os comentários de certos colunistas.

    Responda
  14. M√°rcio Santana

    Dif√≠cil dicernir, no Brasil, o que √© esquerda ou direita, j√° que as mercadorias expostas na prateleira eleitoral exibem r√≥tulos falsificados. Somos ref√©ns de populistas farsantes e institui√ß√Ķes infames, cujo prop√≥sito existencial √© enriquecer seus donos temporais. Aos esclarecido, resta esclarecer a realidade aos ignorantes convencidos. O que n√£o √© tarefa f√°cil!

    Responda
  15. Amauri Costa

    Mais um(a) escrevinhador(a) que n√£o resiste a retornar √† falsa equival√™ncia entre os quatro anos do per√≠odo de trevas (dos quais, regra geral, todos s√£o c√ļmplices) e o atual. Mas sra. Lygia, se est√° t√£o interessada nas "graves agress√Ķes" sofridas pela gerente da sucursal de Bras√≠lia do Estad√£o, quem sabe inteirar-se por completo sobre o tema atrav√©s do link https://jornalggn.com.br/midia/carta-aberta-a-francisco-mesquita-diretor-do-estadao-e-da-anj/.

    Responda
  16. Leonardo Xavier

    √Č lament√°vel uma coluna de opini√£o como essa que nem destrincha os acontecimentos e apenas s√≥ condenar um lado. O ataque a impressa √© algo repugn√°vel, no entanto √© importante lembrar que a impressa e o jornalismo tem que ter responsabilidade e as agendas e interessasses desses ve√≠culos n√£o pode atropelar os interesses da sociedade. O que Estad√£o vem fazendo ultimamente com Andreza Matais relacionando o PCC com o Governo √© lament√°vel, isso n√£o √© jornalismo.

    Responda
  17. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    ... Ou errando muito, a ponto de mesmo os empedernidos de qualquer um dos lados n√£o conseguir elogi√°-la.

    Responda
  18. ANDRE FONSECA

    Muito bem, Lygia. Miss√£o dada, missao cumprida. Vai ter coluna por muitos anos. Siga puxando...

    Responda
  19. José Cardoso

    A liberdade de expressão é sagrada. Começam censurando o Monark, agora já censuram o Breno Altman. Daqui a pouco é a vez do Glenn.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Apologia ao crime e inverdades n√£o se enquadram em liberdade de express√£o.

  20. Raoni Leandro

    Censura e a priva√ß√£o da liberdade de express√£o n√£o devem ser tolerados. De maneira semelhante, embora toda a leitura da realidade seja feita a partir de um espectro particular, com filtros e referenciais individuais, deve-se ter espa√ßo para o contradit√≥rio e responsabiliza√ß√£o sobre aquilo que √© escrito, destacado, publicizado. Por qu√™ tem sido t√£o dif√≠cil fazer mat√©rias que apresentem uma robustez de dados, informa√ß√Ķes sem vieses, t√≠tulos apelativos, associa√ß√Ķes for√ßosas para ganhar cliques?

    Responda
  21. PAULO ROBERTO DA COSTA EULIGIO

    Que fique claro que toda agressão física é absurda e inaceitável e agressores devem ser pesadamente punidos. Mas também é importante que se fale que a mídia, de uma maneira geral, tem muita dificuldade em receber críticas, pois se acha no monopólio das mesmas.

    Responda
  22. Ladislau Leite de Oliveira

    A imprensa n√£o est√° sob ataque, mas sim o mal jornalismo que existe muito na Folha, Estad√£o, O Globo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quaisquer verdades abordadas pela imprensa têm recebido ataques. Verdades perturbam políticos e adoradores de políticos. Tanto mais os baboes.

  23. Orasil coelho pina

    Sempre coerente a Lyginha, como a chamamos aqui em casa! Se eu defendesse os governos da Venezuela, Cuba e Nicar√°gua e chegasse a presid√™ncia de rep√ļblica, algu√©m em s√£ consci√™ncia acha que eu seria um defensor da democracia? Conta outra!

    Responda
  24. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Lygia está cumprindo a missão dada a ela. Só isso.

    Responda
  25. Joaquim Branco

    A referida mat√©ria tinha vi√©s pol√≠tico e v√°rias omiss√Ķes, mesmo assim o jornalismo corporativo tenta transformar as cr√≠ticas √† jornalista respons√°vel, em cr√≠ticas √† imprensa. Quantos aos relatos sobre os problemas na reda√ß√£o de Brasilia, nenhuma linha. Ou seja, texto parcial e corporativo.

    Responda
  26. DJORI LUCENA

    Lygia, escreva um artigo denunciando o lobby do agroneg√≥cio e do sistema financeiro nos poderes p√ļblicos e na imprensa em geral e os malef√≠cios da pol√≠tica de Estado m√≠nimo. Fale sobre as arbitrariedades da d√≠vida p√ļblica e entreviste a Maria L√ļcia Fatorelli. Fa√ßa uma reportagem avaliando seriamente os resultados dos programas de privatiza√ß√£o implementados desde o in√≠cio dos anos 1990. A√≠ podemos pensar em endossar tua hip√≥tese. Nunca vi um banqueiro atacando a FSP.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Muito bom, Lucena!

  27. Emerson Alves

    triste ver a esquerda comentando aqui como a direita. parece briga de casal adolescente q nao sabe olhar pros proprios pés. estamos ferrados. nunca estnao errados. o erro é sempre do próximo.

    Responda
    1. DJORI LUCENA

      Acabei de escrever um coment√°rio e nele tinha palavras como "privatiza√ß√£o" ,"mercado financeiro" e "lobby". O rob√ī da FSP filtrou no ato.

  28. Berenice Gaspar de Gouveia

    No Brasil, a grande m√≠dia √© adepta do pensamento √ļnico. N√£o existem diverg√™ncias editoriais. A unanimidade √© uma ditadura plutocr√°tica, quem anuncia no ve√≠culo faz a pauta e decide a "opini√£o". A imprensa n√£o deve ser imune a cr√≠tica, j√° que n√£o tem autocr√≠tica nenhuma

    Responda
    1. DJORI LUCENA

      Sim, a ideologia os tomou de tal forma que n√£o conseguem enxergar o mundo com outros olhos. Para a linha editorial de ve√≠culo como a FSP todos os outros s√£o "ideologizados", menos eles, os guardi√Ķes da "raz√£o" e da democracia. Se um governo adota uma linha que beneficia a popula√ß√£o pobre ele √© chamado de "populista", pois beneficiar os pobres √© quase um crime dentro da cartilha neoliberal. As esquerda consciente os ataca nesses pontos, n√£o na mesquinharia que a extrema direita chafurda.

  29. João carlos Gonçalves de souza

    A frase o PT criou e o Bolsonaro aperfei√ßoou √© pura fake news inventado neste artigo .Calma jornalista . Comete erros e at√© censura a fala da presidente do PT . Todos os profissionais respondem por erros e falta de √©tica. A cobran√ßa foi no sentido de apura√ß√£o de fatos. Existe den√ļncias na justi√ßa do trabalho. Est√° praticando corporativismo ao se incomodar com apura√ß√£o de fatos .

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Você lembra do marco aurelio garcia ? provavelmente não, pois não convém.

  30. Cida Sepulveda

    Boa parte de quem comenta aqui n√£o entendeu a mensagem ou finge que n√£o. Petistas n√£o s√£o santinhos. Nem esquerda s√£o. Direita idem.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. S√£o todos inimigos da verdade.

  31. Marcos Benassi

    Uai, Lygia, se você menciona eventos pontuais, não serei eu a dizer que não ocorreram - minhas lembranças dos governos petistas estão em outras searas. Mas virar um perigo à atividade jornalística, consistente e continuamente, só com o advento da Bozoléia. Enfim, pode ser só pouca informação da minha parte, evidente. Mas risco à integridade física, creio que botar o pt nessa história é "ousado", pra dizer o menos.

    Responda
  32. José Roberto Pereira

    Al√©m de corroborar que Mill√īr estava certo, Mariliz ainda pode te acusar por pl√°gio.

    Responda
  33. Fernando Alves

    Bom trabalho que faz é a Lygia, que recebe da FSP e recebe do PL para escrever uma bobagem sem tamanho.

    Responda
  34. Gilberto Rosa

    Faltou falar que Andreza Matais foi acusada por sua própria equipe de solicitar que se gerasse fake news, o que de fato, e comprovadamente, ocorreu. Sério, é isto que a colunista usa como exemplo do que deve ser defendido? Sugiro ir trabalhar no Estadão, que contratou o ex diretor da Veja, virou esgoto. Envergonha os colegas de profissão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, grato pela desmistificação. Como (mal) diria o Lobato, a paranóia ficou com a articulista, parece. E sem o talento da Tarsila.

    2. Alberto Melis Bianconi

      A Folha e o Estadão estão disputando cabeça a cabeça o espólio eleitoral de Bolsomaro.

  35. Alberto Melis Bianconi

    Somos pessoa pessoas parciais, dai a dificuldade de institucionalizar uma justi√ßa imparcial. Todos temos um hiato moral no julgamento de amigos e advers√°rios. Da√≠ ser dif√≠cil saber se a parcialidade √© sincera ou n√£o. A milit√Ęncia dificulta ainda mais a imparcialidade e Lygia Maria escreve na Folha como militante. Mas Andreza Matais for√ßou a publica√ß√£o de uma noticia falsa sobre Fl√°vio Dino. O PT censurou? Amea√ßou fisicamente...? N√£o n√©? Essa parcialidade n√£o √© sincera, n√© mesmo?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Quem recebe para escrever já perde a credibilidade de largada. Tudo o que esses colunistas fazem é atender as ordens do editor.

    2. Alberto Melis Bianconi

      A propósito, se querem um bom atalho para essa conclusão, é só reparar quando o colunista argumenta que o PT inventou todo mal, e que Bolsonaro aperfeiçoou. Para sorte nossa, militantes não se preocupam muito com a solidez de seus argumentos, também costumam subestimar a inteligência de adversários. São todos hiatos cognitivos, que afetam com mais força os menos espertos.

  36. José Roberto Franco Reis

    Mais do mesmo. Colunista de uma nota só! Equivaler os anos ameaçadores do bozismo aos anos do PT no poder só pode ser déficit cognitivo, moral ou ideológico. Que o PT não é e nem deve ser visto como infenso a erros e a criticas, até duras, é condição sine qua non da democracia, mas insistir nessa falácia é coisa de gente preguiçosa intelectualmente!

    Responda
  37. Gilberto Rosa

    Bom trabalho pra quem? Para o bilionário banqueiro dono da Folha, que defende o maior juros do mundo? Que defende privatização eletrobras, aumento gasolina...Para nossa elite do atraso, que se mantém firme e forte controlando dois terços do congresso da bala, do ogro e dos bancos? Para os colunistas jagunços, que defendem tudo isto?

    Responda
  38. Peter Janos Wechsler

    Qualquer coisa é melhor do que o "controle social" ou a "censura virtuosa" da mídia.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      De jeito nenhum. A lista negra está na coluna além dos outros crimes contra a liberdade de imprensa.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Estou me limitando ao caso específico que motivou a coluna, outros casos específicos são também específicos. Você então foge do assunto, né mesmo?

    3. Peter Janos Wechsler

      Você está se limitando a um caso específico. Meu comentário foi genérico. Os fatos citados pela colunista, inclusive a lista negra, são genéricos. A sugestão pela censura social não é de hoje. O grupinho pela censura virtuosa existe.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Que censura? Prenderam a jornalista do Estad√£o, foi? Ele est√° jurada de morte? Sofreu algum atentado? Ou percebeu que, na democracia de Ban√Ęnia, ela pode usar os grandes meios de de comunica√ß√£o para destruir reputa√ß√Ķes, sem maiores problemas? O PT deveria parar de ser bonzinho para reafirmar que √© democrata, e processar a jornalista por danos morais.

  39. Sérgio Dela-Sávia

    N√£o, minha cara, jornais podem, sim, ser criticados (o que n√£o significa serem atacados) quando abandonam o servi√ßo √† informa√ß√£o para servir a interesses econ√īmicos que atuam para desestabilizar as institui√ß√Ķes, colocando em risco Estado democr√°tico de direito.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Você quer dizer quando apontam as verdades ?

    2. Alberto Melis Bianconi

      √Č esse tribunal aberto da internet. Toda vitimiza√ß√£o √© feita com grande estardalha√ßo.

  40. HELIO A LOUREIRO

    4- Ia me esquecendo: Cici Maldonado, sabe quem √©? Vereador do PL em S√£o Gon√ßalo. Morto h√° 20 dias. Repercuss√£o zero na imprensa. Compara com o caso Marielle? Ah! √Č um ilustre desconhecido. Ok. Compara cent√£o com o caso da facada no Bolsonaro.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A vítima eterna da duvidosa facada!

  41. Edson Miranda

    Se você combate contra a imprensa livre, então você é Hamas ou está caminhando para um dia próximo chegar lá!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso! Vale qualquer coisa! Eu me espanto com a força do espírito de Netanyahu na direita. A direita também está convencida de ser a escolhida de Deus.

  42. José Bueno

    A midia é essencial. O grande problema é que para cumprir sua função ela precisa se dar ao respeito, no mínimo com um noticiário imparcial, o que não temos no país e nesta f ol ha.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pois é Marcelo, mas em alguns caos é evidente que a parcialidade não é inocente ou, nos seus termos, é irresponsável, como no caso desta coluna.

    2. Marcelo Fernandes

      Não existe jornalismo imparcial, inocente. Você ainda não entendeu isso? O que existe, na melhor das hipóteses, é jornalismo responsável. Por isso existe o ombudsman, inclusive.

  43. HELIO A LOUREIRO

    3- A Folha, e toda a imprensa, se refere ao Pablo Vitar como cantora, contra a opini√£o da maioria dos brasileiros. Ent√£o como n√£o tem lado?

    Responda
  44. HELIO A LOUREIRO

    Parab√©ns pelo l√ļcido e corajoso artigo, corajoso porque honesto. Mas discordo da conclus√£o de que a imprensa n√£o tem lado, e entendo isso como um ped√°gio para escrever nesta Folha. Vou citar uns exemplos: 1- o caso Ris√©rio; 2- o caso do "or√ßamento secreto", que, t√£o logo o Lula foi eleito, passou a ser chamado, nesta Folha, pelo nome oficial, an√≥dino, "emendas parlamentares". E n√£o s√≥ isso: manchetes passadas foram alteradas, sem nenhum "atualizamos", para n√£o deixar rastro. Isso lembra Stalin;

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Pela sua l√≥gica Loureiro ent√£o a globo e a folha s√£o comunistas. Tem d√≥, o Coiso √© um leg√≠timo geno e psico. al√©m de ter engavetado todas as denuncias de sua gest√£o temos que √© um in√ļtil enquanto administrador, nada fez, acrescido de tentativa de trai√ß√£o. Como colocar o petismo como comunista, sendo que 3dos dez mais ricos (Odebrechdt e irm√£os batista) foram presos nos esquemas petistas que andavam pra cima e pra baixo em viagens internacionais nos jatinhos presidenciais. nenhum serve.

  45. marcos reimann

    Foi realmente imparcial a cobertura da m√≠dia sobre as "desonera√ß√Ķes da folha de pagamento". Nem sequer falaram que eram interessados na evas√£o previdenci√°ria, em benef√≠cio de empresas que j√° pagam melecas de sal√°rios. Meu Deus.

    Responda
  46. José Emanuel Santos

    Continuando: até o o argumento "Se jornais são atacados pela direita e pela esquerda, então estão fazendo um bom trabalho" é bem tosco. Quando Ricardo Salles, por ex., foi indicado para ser ministro e, consequentemente, surgiram críticas, o Bozo afirmou que se o Salles era criticado, então era a escolha certa. Um jornal, um jornalista ou um editor(a) não podem sofre críticas? Se criticados é porque estão certos? Muito estranho!

    Responda
  47. José Emanuel Santos

    Esquisita esta defesa do Estadão. Já sabemos que um jornalista do Estadão criou o apelido "Dama do Tráfico", um grupo de jornalistas do mesmo denunciou a editora Andreza Matais por assédio moral, estavam sendo obrigados a produzirem matérias com o objetivo de prejudicar a imagem do atual governo e, principalmente, o ministro Flávio Dino. A indicação do Dino para o STF preocupa muita gente.

    Responda
  48. Gregorio Amarante

    √Č um verdadeiro deleite olhar os coment√°rios dessa gente espumando raivosa por ver que no Brasil temos uma imprensa que n√£o vai se curvar a intimida√ß√Ķes. Esperar o que de um partido (PT) que tem um projeto pra regular/censurar a m√≠dia no Brasil?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não vai se curvar, porque não está sendo intimidada... alguém sequer está processando a jornalista ou o Jornal? O problema, p.e., com aquela história do STF e do cabo e do soldado, não é por afirmar algo falso...

  49. Rafael Gallina Delatorre

    Artigo totalmente sem sentido e distorcendo fatos. Nunca vi tanto ataque ao governo pela imprensa quanto nos governos do PT. Dilma colocada como hist√©rica, ou guerrilheira, em capa de revista. Lula ent√£o, nem se fala. N√£o houve censura ou ataque algum. Fazer lista de imprensa inimiga? Tem d√≥. Concordo que a m√≠dia de apoiadores comprados √© sofr√≠vel. Mas isso n√£o √© ataque a imprensa livre e a democracia, ou √†s institui√ß√Ķes republicanas, algo constante no ex presidente.

    Responda
  50. Gregorio Amarante

    Parabens a Folha! Me enche de orgulho ser assinante de um jornal que n√£o se curva diante de nenhum governo!

    Responda