Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Thadeu Wojciechowski

    4 anos do miliciano Bozonazi no poder e armando a população não podia dar noutra.

    Responda
  2. neli faria

    O lula está no poder há mais de 15 anos,pouco fez pela segurança pública. Ele se preocupa com a Faixa de Gaza e o Brasil é uma Gaza.No primeiro semestre quase 20 mil brasileiros mortos.E na Gaza Original?O crime começou a compensar ,na Ditadura, para beneficiar um dos seus, abrandou a Execução da Pena.A Constituição de 88 constitucionalizou o aforismo. E o Judiciário abranda mais ainda.A atribuição de vigiar as fronteiras é dever do Governo Federal:o Brasil não planta coca e nem cannabis...

    Responda
  3. Flavio Ferrando

    O desastre é achar que o Brasil tem segurança pública. É um país sem leis, afinal de contas aplicação das leis dependem do poder sócio-economico do réu. O policiamento extensivo é feito por uma organização arcaica, remanescente to império e dedicada a caçar escravos fugidos, desarticulada e comandada pelo governador do estado. Não existe investigação, exceção a PF.

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    O Brasil é um dos líderes em homicídio no mundo. Maior violência eis que contra a vida. O esquerdista não debate esse tema eis que PseudoIntelectuais e tudo isso seria culpa de falta de inclusão social. só que tem nações mais ricas, iguais ou mais pobres que o Brasil que tem números infinitamente inferiores. Para o direitista é pau e porrada e mesmo que pudéssemos admitir tal absurdo temos que nunca funcionou, as vítimas só aumentam. Falta uma discussão séria no Brasil acerca dessa pandemia.

    Responda
    1. neli faria

      O lula se preocupa com a Faixa de Gaza : no primeiro semestre morreram no Brasil quase vinte mil Brasileiros, e na Gaza Original? Quantas mortes aqui, pela insegurança pública, até sete de outubro e lá? E os fanáticos por ele, lula, não percebem.Gente que não pensa.

    2. Flávio Guilherme

      O que ocorre no país é uma simplificação da discussão sobre segurança pública. Não sei quais são suas fontes de leitura, mas, do que leio sobre o assunto, absolutamente ninguém coloca a culpa somente no motivo da falta de inclusão social. Este é apenas um motivo, dentre muitos, para agravar o quadro. Claro que aí é mais fácil entender mal os estudiosos do tema e aí dizer que estão todos errados...

  5. Paloma Fonseca

    É impressionante a capacidade de algumas pessoas racionalizarem o ato criminoso, de irem buscar não sei onde uma boa desculpa ou justificativa para o ato (desigualdade social, pobreza, a sociedade, a Cochinchina etc.). Pergunte a essa pessoa se ela já sofreu um crime. Se ela disser que não, você compreenderá a estultice; se ela disser que sim, pergunte se ela gostou; se ela responder que sim, que gostou de sofrer, você terá diante de si um imbecil. Raciocínio lógico.

    Responda
    1. neli faria

      O povo acha que ser pobre é sinônimo de criminoso. Se assim fosse, não teria tido: mensalão, lava jato e outros...

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Paloma: auto centrada, auto-referente, ingênua e vingativa.

  6. Evando de Abreu

    Rives, leia os jornais, pesquise. Estadão não mentiu, a Jornalista disse a verdade. O problema é que a esquerda não gosta da verdade, os nem estudam, nem trabalham, menos ainda.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    E a impunidade?

    Responda
  8. Florentino Fernandes Junior

    E o desastre da seg publica é violencia policial? Nao é band ido demais srmado nso ne?

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    Dona camilA, o rapaz foi morto na praia, outro hoje as 16 e 40 em sp, o rapaz do pelourinho, leia a fsp

    Responda
  10. maria cristina dellatorre

    É muita inocencia pensar que a violencia nasceu em janeiro de 2023 . Senhora o problema é preservar a urbanização da população em regiões metropolitanas , a maioria se acumula em guetos desprovidas dos benefícios da chamada urbanização. Se os governos priorizarem os investimentos na melhor distribuição da população no território brasileiro os custos tanto dos programas de governo como os de subsistencia serão menores e menor será a violencia. O que aconetecerá se seus filhos passarem fome?

    Responda
  11. Ricardo Arantes Martins

    A questão da segurança pública é uma das grandes mazelas do Brasil há tempos que vem se agravando nas últimas décadas. Estamos entre os maiores em nível de homicídio no mundo. até3décadas atrás a violência se centrava no Sudeste e em alguns centros urbanos. Despencou em SP para menos de9a cada cem mil hab. segurando a média nacional. O Rio se mantém nessa média nacional de 36 para cem mil e o Brasil o resto do Brasil teve uma explosão desse tipo de criminalidade. A que se pensar nisso. São vidas

    Responda
  12. Evando de Abreu

    Está mais que provado a ligação do governo com diversas organizações, inclusive o ministério do Dino recebeu uma mulher com condenação com despesas pagas. Lula, infelizmente é conivente.

    Responda
    1. Rives Passos

      Está mentindo. E sabes disso!

  13. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Camila, que tal estudar um pouco?

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Acho que você precisa e muito

    2. Paulo Araujo

      Penso que vc não olhou o currículo da Dra. Camila. Parece-me melhor que o seu.

    3. Walfredo Cirne

      Que tal você começar, Antônio? Pelo ataque 100% ad homini, estudo provavelmente vai ter fazer bem.

  14. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

    As políticas de redução de violência e melhora de acesso a direitos devem ser realizadas primariamente pelo Estado, que é quem tem a gestão das polícias civil e militar. Políticas de acesso a direitos, ainda que sejam também de responsabilidade da União, precisam da iniciativa e adesão dos estados. Até porque, não adianta ter programa social implementado pelo gov. Federal se as pessoas sequer conseguem sair de casa porque as facções e a polícia estão sempre em guerra.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Quando um ministério paga a passagem de uma criminosa, esposa de um líder, com despesas pagas, a gente percebe a ligação deste governo e da justiça, que em 7 anos liberou 30 prisioneiros vinculados às organizações que deviam perseguir

  15. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

    As políticas de redução de violência e melhora de acesso a direitos devem ser realizadas primariamente pelo Estado, que é quem tem a gestão das polícias civil e militar. Políticas de acesso a direitos, ainda que sejam também de responsabilidade da União, precisam da iniciativa e adesão dos estados. Até porque, não adianta ter programa social implementado pelo gov. Federal se as pessoas sequer conseguem sair de casa porque as facções e a polícia estão sempre em guerra.

    Responda
  16. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

    Essa reportagem reforça uma ideia de senso comum de que quando as coisas pioram, a culpa é do Presidente. Nem tudo é responsabilidade/atribuição do governo federal. Um veículo de imprensa precisa informar adequadamente e não simplesmente reproduzir uma ideia de senso comum equivocada.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      É claro que é dele. Acabou de indicar este dino para o stf

  17. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

    Pontualmente, o governo federal pode apenas acionar a PF ou usar de intervenção federal. Em termos de política de segurança, o que o governo federal consegue fazer é projeto de lei. E já sabemos que criação de novos crimes ou endurecimento de penas não tem tido efeitos positivos na melhora da segurança pública, pelo contrário. Todo o resto é attibuicao do estado. O governo federal não vai conseguir resolver os problemas do Rio e da Bahia porque simplesmente não é sua atribuição.

    Responda
  18. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

    Segurança pública é muito mais atribuição dos Estados, especialmente esses casos que são citados do Rio e da Bahia. É preocupante um veículo de tamanho alcance como a folha publicar uma reportagem que culpa o governo federal por problemas que são de atribuição dos estados.

    Responda
  19. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Falar em assalto essa camila rocha roubou o meu tempo e a minha paciência ao cometer uma porção de asneiras. E os governos estaduais não tem responsabilidade nesse horror? O bozo ao apoiar esquadrão da morte e milícias contribuiu para amenizar o problema? O governo do bozo fez alguma coisa pela segurança pública em 4 anos? Que decadência moral de parcialidade!

    Responda
  20. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Uma nova política de Drogas, menos encarceramento e políticas públicas.

    Responda
  21. Valdir Teixeira da Silva

    Segurança pública é mais atribuição dos Estados, o governo federal só pode usar a PF e PRF. Na segurança ostensiva, pode convocar a Força Nacional, que no fundo é um catadão de PMs estaduais. Parece me que estão tentando jogar esse problema na conta do Lula, o caos no Rio é culpa do gov. Castro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A imprensa não cansa de jogar o PT no buraco

  22. wilson mazza junior

    Quais os dados para comprender essa tese?! O governo anterior foi melhor?! As atribuicoes dos governo estaduais estão explícitas?! Achimos...

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quem liberou foi o marco aurelio mello

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se vc está se referindo ao MC foi pq perderam o prazo para fazer a audiência de custódia o mpf que foi culpado

  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O genro do dês gra cá do foi morto hj em SP. A culpa e do PT.

    Responda
  25. Paulo Araujo

    Em 07 anos, a justiça brasileira libertou 7 chefões do PCC. Aqui em Salvador, algumas semanas atrás, um juiz de plantão libertou o chefe da maior quadrilha daqui. Com marginais representando a população no Congresso e nas Câmaras Estaduais, achar que bandido vai legislar contra bandido é ser muito inocente! Aqui em Salvador, 17 anos de PT nos levaram à liderança absoluta em termos de violência.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Esechias, acredito que estamos em 1º lugar nesse quesito há anos mas, para o PT, é absolutamente normal essa situação. E lembro aos leitores que discordar do PT não significa pensar como a extrema direita...

    2. Esechias Araújo Lima

      Anteontem, uma TV baiana informou que a Bahia está em primeiro lugar em desemprego.

    3. Paulo Araujo

      Corrigindo, 30 chefões do PCC.

  26. Eduardo Freitas

    Governos de esquerda são formados por ladrões e corruptos. A preocupação dessa corjja não é resolver os problemas do pais, mas, encher os bolsos e enriquecer. Nunca me enganaram.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só tem ladrão e corrupto da esquerda, eita povinho mal informado

    2. Valdir Teixeira da Silva

      O gado gosta do ladrão de jóias.

  27. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Uma das minhas críticas às esquerdas se refere justamente em relação à segurança pública. Em reuniões do PT em minha cidade fiz essa observação. Realmente, é um conjunto de ações que iria melhorar isso: reformulação do Código Penal, da LEP, reestruturação das polícias, melhorias sociais, melhoria nos salários mais baixos e aumento do emprego. Sem isso, o resto é piada!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Nem precisava criticar o PT se vc viu que essas mudanças são boas vc achou a solução

  28. EDUARDO DE MELLO

    Fica difícil reverter o processo de liberação de armamentos e furto dos mesmos, proporcionado pelo desgoverno anterior. A tendência prevista era o aumento da violência, como ocorreu em vários locais.

    Responda
  29. Daniel Almeida

    O problema da violência têm e deve ser combatido por diversas frentes, e não só isoladamente e necessáriamente com seguranção pública. Por exemplo, geração de emprego, diminuição da desigualdade, acesso à oportunidades diminuem tais índices. Agora, essa percepção da população, têm muito a ver com superficialidade do qual é tratado o assunto. As pessoas tendem ao imediatismo, e não a toa nossas câmaras são abarroadas de coronéis, sargentos, capitães como se fossem a solução.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Temos um ponto em comum: sonhamos acordados... O governo atual não investiu um centavo em educação básica. PQ? Pq gente instruída escolhe melhor os candidatos. Então, quanto mais dependente de bolsa família e outras bolsas, qto mais ignorantes e analfabetos, mais aprisionado fica o cidadão.

  30. Francisco Marra

    Ô Doutora não esqueça de comentar que segurança pública é questão estadual. Governo Federal não tem competência para agir por isso estamos em uma GLO atualemente.

    Responda
  31. Marco Antônio Cabral Cabral

    Opinião de direita sobre violência é isso mesmo, normal.

    Responda
  32. vicente machado

    Matéria tendenciosa. O problema da segurança pública é antigo.

    Responda
  33. Alcides Castro

    Li, estarrecido, nesta folha, que o crime organizado está instalado em Porto de Galinhas

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Está instalado em todo o Brasil

  34. José Cardoso

    Bom saber que o apoio à pena capital já chega à metade da população. Precisaremos de uma nova constituinte no futuro porque ela é atualmente vedada em cláusula pétrea. É como o aborto: proibido mas acontece aos milhares.

    Responda
  35. Rives Passos

    Ou seja, Sra colunista, matsr..matsr.aprisionar mais pretos e pobres. E o caso Americanas? Lehmann? Nadica. Ah! Segurança pública, cfe CF 88 é competência Estadual.

    Responda
  36. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Pela constituição brasileira, a segurança é alçada dos governos estaduais. Atribuir ao governo federal suas mazelas, seja qual for o governo de plantão, é erro crasso de observação. Se se fizer um balanço dos nossos atuais governadores, o saldo é de chorar.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Não é erro, é intenção.

  37. Carlos Eduardo Cunha

    O crime tem de ser combatido desde as altas esferas com corrupção que depois se distribui em drogas, latrocinios, etc. Nossas leis e tribunais dificultam a punição justa e imediata de infratores . Uma luz apareceu com a LJ , mas logo foi apagada pelos infratores, respaldados em leis de impunidade e com escuta ilegais. Muda Brasil!

    Responda
  38. Tadêu Santos

    Existe uma tendência mundial apontando, que a Humanidade se tornará cada vez mais perigosa e insegura, enquanto persistirem os sistemas da liberalidade econômica, ditando interesses capitalistas nos corações e mentes das pessoas, seja aonde for, no Brasil, na China ou nos EUA. Raras obras, livros ou filmes ou 'estudos sócios científicos' abordam o futuro com paz, quase todos mostram brutais violências decorrentes das injustas desigualdades socioeconômicas. "A DOR DA FOME TAMBÉM MATA"

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Nas periferias urbanas ocorrem verdadeiras guerras, combates mais violentos que as próprias guerras, que em pleno Século XXI explodem por coisas banais de cunho religioso ou de geopolíticas absurdas. Se as megacidades do RJ, SP e BH tivessem doutrinas ideológicas durante seus períodos de crescimento, não haveriam as favelas, mas aglomerações urbanas dignas com saneamento básico, saúde, segurança, educação e geração de empregos pra todas as classes sociais! "MAS PORÉM TODAVIA CONTUDO..."

  39. Alberto Melis Bianconi

    Acho que faltou alguma coisa, o que mudaria no combate a criminalidade se fosse ouvida a população? Passaríamos a adotar a pena de morte? Acho que a questão está em outro lugar, os governos estaduais e federal precisam recuperar o controle sobre suas polícias e essas passarem a coibir criminosos, não aliarem-se a eles

    Responda
  40. JOS LEANDRO

    a terceira eleição do lula foi uma invenção da fsp e tv globo, que sempre estiveram juntas desde o golpe militar

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Foi longe, hein?

  41. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

    O responsável pela segurança nos Estados é o governo estadual. O governo federal pode fazer a intervenção se achar que deve, o que ,normalmente, os governadores não querem, por atacar sua competência.. Seria bom que a colunista tivesse lido a Constituição Federal antes de escrever o artigo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Creio que na cabeça do eleitor, por boas razões, essa responsabilidade é compartilhada. Não dá para o governo federal ignorar a situação em que estamos.

  42. Helio Sisco

    Alguém esperava combate à chorrupisssao por parte do PT? Fala serio!

    Responda
  43. Paloma Fonseca

    Você já aponta um caminho, Camila: ouvir as pessoas afetadas pela criminalidade. Fiz uma pesquisa agora e localizei uma única conferência nacional de segurança pública: conferências da educação e da saúde houve muitas, mas de segurança somente uma. É preciso retomá-la, ouvir quem sofre e testemunha crimes cotidianamente.

    Responda
  44. Neucir Valentim

    A Folha destruiu Brizola por causa da violência no Rio de Janeiro, como se ele fosse o grande autor dos comandos do PCC em São Paulo, tenta agora destruir o Lula que não é nem Governador de Estado, porque essa é uma atribuição do Estado e assim a segurança pública continua sendo agredida sem ir no alvo certo, os Governadores e suas bancadas estaduais, e o crime organizado. Sugiro reverem Tropa de Elite. Fica a dica.

    Responda
  45. Neucir Valentim

    A Folha destruiu Brizola por causa da violência no Rio de Janeiro, como se ele fosse o grande autor dos comandos do PCC em São Paulo, tenta agora destruir o Lula que não é nem Governador de Estado, porque essa é uma atribuição do Estado e assim a segurança pública continua sendo agredida sem ir no alvo certo, os Governadores e suas bancadas estaduais, e o crime organizado. Sugiro reverem Tropa de Elite. Fica a dica.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ótima lembrança, Neucir!

  46. Alexandre Marcos Pereira

    Para enfrentar a escalada da violência na Bahia e no Brasil é necessária uma abordagem plural, que inclua estratégias de inteligência policial. É preciso implementar medidas que se baseiem em inteligência e dados para prever e prevenir atividades criminosas. Ações estruturais são necessárias e desenvolver políticas de longo prazo foçadas em educação, emprego e inclusão social para abordar as causas fundamentais da violência. É importante melhorar a comunicação e a transparência do governo.

    Responda
  47. NACIB HETTI

    É a carência de uma Política de Estado, que o país nunca teve. Atua por espasmos.

    Responda
  48. Washington Santos

    Olha, concordo. Só não sei se conseguiria, com esse congresso de hoje. Mas o raciocínio é válido e lembra sempre que opinião sobre segurança pública é sempre volátil. E pagaremos muito pelo fortalecimento da empatia com o crime do governo passado.

    Responda
    1. Helio Sisco

      Do passado, antepassado, presente e futuro. Enquanto#continuarmos passando as mãos nas cabeças de políticos brandhidos e bran#didos políticos, o Brasil nao muda.

  49. Vera Lúcia Daloia Vieira

    Gente hi pó cri tá essa brasileira...Vota e apoia um mi li cia no vá ga bun do, e agora diz que o atual governo não atua para acabar com a bandidagem. O problema são os eleitores...

    Responda
  50. Evando de Abreu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Arantes Martins

      Perá lá. vinculado a or. cri. era o Coiso e todo mundo sabe disso, até os truculentos Coisistas sabem. não é fake, tem vários videos deles defendendo or. cri. no Rio (milícias) e de nada adiantou. Agora não carecem mais, mas por muito tempo representavam essas or. cri. eis que todos sabem que nesses lugares só um candidato faz propaganda. no filme tropa de elite o deputado que os defendia foi preso e na vida real chegaram aos mais altos poderes. o sistema é Fróide.