Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Domingos

    Nelson, quanto às suas observações no tocante a respeitar as crenças alheias, em nenhum momento o Livro Sagrado menciona que deve haver respeito a outras religiões ou a qualquer comportamento no sentido de deixar acreditarem no que lhes convém.

    Responda
  2. Joel Domingos

    Pelo contrário: ao longo de toda a Bíblia o que se vê é a crítica à adoração de deuses estranhos, bem como a censura a comportamentos que não seguem o padrão ditado pelo Deus único. A Escritura sagrada, nos primórdios da humanidade, no Antigo Testamento, já repudiava a atitude de ter uma fé customizada: "Juízes 21:25 - Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos."

    Responda
  3. Joel Domingos

    (continuação) Isto se repete no Novo Testamento, especialmente quando o apóstolo Paulo critica a adoração a Diana de Éfeso, e, em outra passagem, combate todo o panteão helênico, indicando o "Deus desconhecido" como o verdadeiro Deus. Coroa tal entendimento o teor da passagem abaixo: "Efésios 5:11 - E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes *condenai-as*." "Provérbios 24: 23 Também estes são provérbios dos sábios: Ter respeito a pessoas no julgamento não é bom." (continua)

    Responda
  4. Joel Domingos

    (continuação) Se fosse para não combater o mal nem tentar tirar o homem do pecado, o sacrifício do Senhor na cruz teria sido vão. Ele veio ao mundo justamente para isso: conclamar os homens ao arrependimento (abandonando as práticas mundanas) e a crerem no seu nome a fim de herdarem a vida eterna, se forem fiéis. E virá novamente,com poder e grande glória, para julgar a todos, separando os justos dos pecadores, as ovelhas dos bodes.

    Responda
  5. Joel Domingos

    A expressão "nascido da carne" não chancela a reencarnação. A Bíblia é sistemática e assim deve ser lida. "1 Pe 1:23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre."

    Responda
    1. Joel Domingos

      Nelson, nos próprios evangelhos canônicos há passagens que detonam por completo a doutrina espírita, como já tenho lhe mostrado. Querer negar isso é o mesmo que tapar o Sol com a peneira. Veja que inconsistência e contradição: diz que só adota o Novo Testamento, quando Elias Moisés, Abraão e muitos outros personagens do Antigo são nele citados. Além do mais, o Novo Testamento é composto de cartas de Paulo e Pedro, as quais fulminam a doutrina espírita.

    2. Joel Domingos

      Os conceitos das palavras não estão sujeitos a definições particulares. O conceito de cristão não é particular, como você quer fazer crer. A vida é feita de conceitos compartilhados. Para isso, existem dicionários, enciclopédias, códigos de leis, os quais repassam conhecimentos-padrão a fim de que reine um consenso sobre as questões relevantes das instituições sociais e haja comunicação. Dicionários são fruto de convenções sociais. O contrário, seria o caos, ninguém se entenderia.

    3. Joel Domingos

      Desde que surgiu o cristianismo (o termo cristão consta até da Escritura, no livro de Atos ) compreende ambos os testamentos. Vc quer ser maior que o próprio Jesus, pois Ele não renegou o Antigo Testamento.

    4. Joel Domingos

      O Cristianismo consiste:Divindade do Senhor Jesus; Jesus como único salvador; que Ele morreu para nos salvar; sua ressurreição corporal ao 3 dia; Deus trino; a Bíblia como inerrante palavra de Deus e como única fonte de autoridade divina; vida eterna; condenação e salvação; Doutrina do pecado; Doutrina da santificação. A doutrina que renegar esses pontos não é cristã: é herética, seita. 2.000 anos de cristianismo e, no apagar das luzes, surge um falso profeta (Kardec) dizendo que tá tudo errado

    5. Nelson Vidal Gomes

      Joel. Sou teologicamente Cristão. Respeito todas as crenças, religiões, filosofias e etnias mas o livro dos meus Estudos é o Novo Testamento, onde encontramos o pensamento de Jesus, o Cristo. "Amar a Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito e ao próximo com a si mesmo.Eis aí toda a Lei e os profetas." "Mente quem diz que ama a Deus e não Ama a seu próximo".(Jesus o Cristo). Ainda que falemos a língua dos homens e dos Anjos etc se não tivermos Amor nada seremos. (Paulo).

  6. Hernandez Piras

    A Bíblia è um imenso repositório cultural, repleto de contribuições das mais díspares e pleno de contradições. Não por acaso tantas denominações religiosas conseguem fundar nela sua doutrina. A colunista faz também uma leitura interessante.

    Responda
  7. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Será que, como alguém que analisa personagens, ela analisa a si mesma para perceber o conceito pesado de perdão que ela carrega sobre si? Como essa moça deve sofrer nessa vida por acreditar que o perdão só é possível em situação tão dolorosa como a crucificação. E ela vê a humanidade assim. Moça, seja mais leve, perdoe, ame e não espere a dor do esmagamento da carne para ser gente boa. Jesus te ama.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Realmente, você deve ter lido outro texto.

  8. Pablo Leite

    No velho testamento não havia alusão a inferno por um motivo: o povo tinha uma terra prometida e o Deus deles era originalmente militarista, fruto de um projeto político que fabricou uma religião de forma a dar empoderamento místico a esse povo conquistar. Mas a época de Jesus, quando ficou claro que esse povo seria dominado por muito tempo, havia uma facção do judaísmo chamada essenismo que criou essa nova forma de manter os ratos na roda, e foi daí que o cristianismo veio.

    Responda
  9. Antonio Catigero Oliveira

    A pergunta que fica: quanto tempo demoraria para Jesus ser condenado e morto, caso voltasse a este mundo cruel?

    Responda
    1. Pablo Leite

      Sem dúvidas seria morto pelos "cristãos". Ele era um pacifista, e não há nada mais perigoso que dizer a alguém que quer matar aos outros a troco de posses que isso é errado, ou dizer que o certo é repartir.

  10. alexandre ferreira

    Jesus não fundou religião nenhuma, não disse que ressuscitaria, não escreveu nenhum livro e ainda não foram descobertas evidências arqueológicas de sua existência. Pelo seu elevado grau de conhecimento da alma humana e pelas suas palavras, entendo que era um filósofo; e deveria dispor de recursos, pois passou três anos ocupando apenas de pregar, e acompanhado por um grupo de amigos.

    Responda
    1. Joel Domingos

      O Senhor Jesus fundou uma igreja e o cristianismo. As passagens abaixo confirmam tal assertiva: Mateus 16:18. Sobre sua ressurreição: Mateus 16:21, 17:9, 17:22-23, 20:17-19, Marcos, 14:27-28. Sobre provas da existência de Jesus: os historiadores Flávio Josefo,Tácito, Plínio, o moço, e Suetônio. Mas o que importa é a máxima indelével do Mestre da Galileia: "João 20:29 - Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."

    2. Joel Domingos

      A prova testemunhal sempre foi um meio de prova reconhecida pelo direito em todas as épocas e culturas. Também não existem provas arqueológicas de Buda, Lao-Tsé, Heráclito, Sócrates, Aristoteles, Platão... E ninguém duvida da sua existência. "Mateus 8:20 - E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."

    3. Paulo Sales

      Como pode entender ser ele filósofo, se você mesmo declara pouco antes em seu texto, que não a evidências de sua existência?

  11. Paulo Sales

    Não dá pra entrar nesse universo apenas por esta porta. Jesus começa sua caminhada na praça, dizendo, arrependei vos, pois é chegado o reino de Deus, ou seja, Ele. É preciso ter cuidado para não fazer do novo testamento, reeleitura ou narrativa de auto ajuda. Leia Jesus sem barreiras racionais.

    Responda
  12. Nelson Vidal Gomes

    Jesus é tão incompreensível no seu grau de Amor pregado e praticado que poucos por ele se interessam em profundidade menos ainda são os que o compreendem como aqui se vê, tanto mais quando disse que seu reino não era desse mundo e que existem diversas moradas na casa de nosso Pai. Ou seja, jamais falou em inferno tanto mais em castigo eternos. Quem duvidar da sua existência que o troque pelo gênio que o inventou. O efeito será o mesmo. Deus nos ilumine e abraços fraternos em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Joel Domingos

      A Bíblia não é um livro judaico. Jesus chancelou-a: "Mateus 5:17 - [Jesus disse:] Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." "João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" Por quase 2.000 anos o cristianismo subsistiu adotando toda a Bíblia como seu livro sagrado e, no apagar das luzes, vem um falso profeta, do qual Jesus já advertira que viria, para negar tudo o que o Mestre falou!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Joel. Respeito todas as religiões mas não sou Judeu. Sou teologicamente Cristão. O livro de meus estudos é o Novo Testamento e não a Bíblia. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Joel Domingos

      A expressão "nascido da carne" não chancela a reencarnação. A Bíblia é sistemática e assim deve ser lida. "1 Pe 1:23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre."

    4. Joel Domingos

      Sobre a questão de Elias, era usual entre o povo de Deus um grande profeta ceder uma porção do seu espírito e a sua virtude para outro servo de Deus. Isto aconteceu inicialmente com Moisés. Leia Números 11:17, 24-25. Isso persistiu até João Batista, que foi cumprimento da profecia de Malaquias 4:5-6. Cumprida: "Lc 1:17 - E irá adiante dele [João Batista] no espírito e *virtude* de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos [...]."

    5. Joel Domingos

      O mesmo se deu entre Elias e Eliseu: "2 Reis 2:9 - Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: *Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 2 Reis 2:15 - Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu." Não foi reencarnação. Todos esses casos aconteceram em vida tanto dos doadores quanto dos donatários.

    6. Joel Domingos

      Não cabe na sua compreensão o amor de Cristo. Sua interpretação da Bíblia é espúria: "Efésios, 3:19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." Assim, o amor de Jesus não se conforma ao seu entendimento distorcido de que nele cabe a reencarnação. Mesmo porque existe uma interpretação oficial do "mainstream" cristão. "2 Pedro 1:20 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."

    7. Joel Domingos

      No próprio evangelho de João consta a explicação dos textos entre Jesus e Nicodemos: "João 1:33 - E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo." A Bíblia é analógica: a Escritura explica a Escritura.

    8. Nelson Vidal Gomes

      Joel. Jesus, o Cristo fala com claridade solar da Reencarnação, ao pregar o Amor como a Lei Aurea, a regra de ouro, máxima, a Lei das Leis. Ou você acha que existe amor na possiblidade de castigos eternos? Mas se isto não bastasse, há duas passagens que você deve conhecer- por isso deixo de transcrevê-las- nas quais Jesus se refere a necessidade de renascermos para atingirmos o Reino dos céus e a João Batista como reencarnação de Elias. Que Deus nos ilumine a todos!

    9. Nelson Vidal Gomes

      * "Ainda que falemos a língua dos homens e dos anjos, senão tivermos amor ou caridade nada seremos." (São Paulo).

    10. Joel Domingos

      A interpretação sistêmica inclui a passagem de Gálatas 1:8 que citei no comentário abaixo. Simples assim. Se a regeneração e a evolução do homem fosse mediante reencarnação por vidas sucessivas, o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário teria sido em vão. A Bíblia ou Jesus em nenhum momento chancela a reencarnação como doutrina cristã. Pelo contrário: na parábola do rico e Lázaro fica claro o repúdio à doutrina de comunicação com os mortos (16:27-31); 2 Sm 14:14; Jó 14:11-12; Sl 78:38-39.

    11. Nelson Vidal Gomes

      Joel. O Evangelho de Cristo é o Amor!"Amar a Deus de todo teu coração de toda alma e de todo teu espírito, eis aí o primeiro mandamento e tendes o segundo semelhante a este, a Amar a teu próximo como a ti mesmo.Eis aí toda a lei e os profetas."Mente quem diz que Ama a Deus e não ama seu próximo.(Jesus,o Cristo ).Ainda que a falasse a língua dos homens e dos anjos se tivermos Amor nada seremos (Paulo). É por aí que devemos fazer a interpretação sistemática e não literal de seu pensamento.Namastê!

    12. Joel Domingos

      É não, Nelson. O espiritismo pinçou textos esparsos e os interpretou fora do contexto. Já advertia a regra básica de Hermenêutica: "Texto fora de contexto é pretexto para heresia." Não há nenhuma base bíblica para a doutrina de Kardec. Ele teve que negar todo o ensinamento de Cristo. O evangelho segundo o espiritismo não é o de Cristo, pois: "Gálatas 1:8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema [maldição]."

    13. Nelson Vidal Gomes

      Joel. O inferno de que falou Jesus é um estado de espírito modificável na medida que o indivíduo evolui espiritualmente, por isso que também não falou em eternidade. Nada disso tem a ver com lugar geográfico e permanente para os filhos de Deus, que somos todos em evolução. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    14. Joel Domingos

      É claro que o Senhor Jesus falou em inferno. Também em castigo eterno. Está nos 4 evangelhos canônicos. As palavras neles usadas para representar o inferno, em grego coiné, foram gehena e Hades. Este último, na teogonia helênica, significa lugar dos mortos. Gehena, é um lugar físico próximo à porta do monturo. Sabe-se que em nenhum idioma uma palavra é unívoca, ou seja, tem um só sentido. "Mateus, 25:46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna."

    15. Ricardo Arantes Martins

      Perfeito Gomes

  13. Nelson Vidal Gomes

    Jesus é tão incompreensível no seu grau de Amor pregado e praticado que poucos por ele se interessam em profundidade menos ainda são os que o compreendem como aqui se vê, tanto mais quando disse que seu reino não era desse mundo e que existe diversas moradas na casa de nosso Pai. Ou seja jamais falou em inferno tanto mais em castigo eternos. Quem Duvidar da sua existência que o troque pelo gênio que o inventou. O efeito será o mesmo. Deus nos ilumine e abraços fraternos em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Joel Domingos

      Amor não é passar pano sempre nas faltas de seus filhos, pois: "Hebreus 12:6 - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." O verdadeiro Amor compreende também a repreensão. Cabe esclarecer que o perdão divino ocorre diante do arrependimento e o pedido de perdão por ocasião da oração. O Senhor Deus é bem assertivo quanto à hipótese contrária: "Hebreus 12:8 - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

  14. MARCELO DAWALIBI

    Como católico, sinto-me agradecido por esse texto. A busca por Jesus, ainda que com ceticismo, é o caminho para entendê-lo. Embora não concorde com muito do que diz o artigo, o seu desfecho captou a essência do Cristianismo: a despeito de sua dimensão divina, Jesus se fez homem para mostrar sua compaixão pela humanidade e fazer a vida triunfar sobre a morte. Muito obrigado, Manuela.

    Responda
  15. Jesser Pacheco

    O Inferno tem de existir. Como Jesus, já mandei muita gente pra lá e não quero de volta.

    Responda
  16. Dario Lima

    O dia que os cristãos começarem a ver Jesus como um homem normal, "evoluído", e os outros seres humanos viverem a vida no agora, os conservadores serão mais humanos e o mundo iniciará uma trajetória de paz, sem povo escolhido, nem Deus pra escolher ou punir.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Concordo, Ricardo. Acho que hoje Jesus faria a mesma coisa: criticaria as igrejas de hoje que falam em nome dele, mas agem como vendilhões do templo, e talvez por isso fosse novamente crucificado por estes líderes como os malafaias, macedos, soares entre outros.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Jesus não era um homem normal, mas veio ensinar uma maneira nova de ver o mundo. Note que Jesus nunca apontou o dedo para ninguém, nunca fez críticas com exceção aos religiosos da época que tiravam o dinheiro do povo e se imiscuiam no poder. a revolução de Jesus é absurda, revolução íntima não entrou no mérito da política, mas do social

    3. bernardo Phillips

      Da forma como vc falou, Jesus poderia muito bem ser um Buda

  17. Marcos Correia

    Ao retirar o misticismo que envolve a figura de Jesus e ignorar os dogmas religiosos que tentam tomar posse dele, como se pertencesse a apenas um grupo de homens, você deu um grande passo no entendimento do que ele disse e fez neste mundo.

    Responda
  18. Paulo Augusto

    Lenda, somente lenda....

    Responda
  19. JOS LEANDRO

    moça, vc está lendo a bíblia pela janela da crendice!

    Responda
  20. Maria adelaide viestel

    Tambem um grande feminista, num tempo que mulheres nao tinham valor ele as elevava , tina disciulas e na cruz foram elas que ficaram e Joao, a Biblia realmente -e de uma riqueza impar, historia, poesia livro Cantico dos Canticos ,aula de microbiologia nos leviticos, o livro da Sabedoria , praticas ara a vida atual , eo Evangelho de Joao so Amor , muito rico mesmo .

    Responda
  21. Maria adelaide viestel

    Tambem um grande feminista, num tempo que mulheres nao tinham valor ele as elevava , tina disciulas e na cruz foram elas que ficaram e Joao, a Biblia realmente -e de uma riqueza impar, historia, poesia livro Cantico dos Canticos ,aula de microbiologia nos leviticos, o livro da Sabedoria , praticas ara a vida atual , eo Evangelho de Joao so Amor , muito rico mesmo .

    Responda
    1. Joel Domingos

      A Bíblia não é um livro judaico. Jesus chancelou-a: "Mateus 5:17 - [Jesus disse:] Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." "João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" Por quase 2.000 anos o cristianismo subsistiu adotando toda a Bíblia como seu livro sagrado e, no apagar das luzes, vem um falso profeta, do qual Jesus já advertira que viria, para negar tudo o que o Mestre falou!

    2. Nelson Vidal Gomes

      A Bíblia é um livro Judaico. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      A Bíblia não é um livro Cristão o Novo Testamento é que o é.É neste que se encontra o que Jesus o Cristo disse:"existem várias moradas na Casa de meu Pai;meu reino não é deste mundo;amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; perdoai não sete vezes mas setenta vezes sete vezes, amai-vos uns aos outros como eu vos amei; mente quem diz que ama a Deus e não ama seu próximo". Nada disso tem a ver com inferno e castigo eternos e com a existência de um povo de Deus.Todos o são.

  22. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    Santa ignorância. Como é possível uma jornalista dizer tantas asneiras num espaço tão pequeno. JESUS foi o mais iluminado ser que veio a Terra. Sua mensagem de amor e perdão é, e será sempre inigualável. Estude moça !!!!!!

    Responda
    1. ANTONIO CARLOS Vely Mendonça

      Luiz Ferreira, será você um iluminado (pele Enel)? Sabichão demais da conta. Estude mais um pouquinho. Jesus agradece.

  23. Aderval Rossetto

    Jesus, o primeiro revolucionário socialista!

    Responda
    1. Pablo Leite

      Não era. Veja, antes de Jesus, já existia o essenismo, facção judaica que originou o cristianismo, e um dos costumes deles eram o de que quem quisesse aderir tinha que se desfazer de suas posses e entregar as lideranças para administrar em prol da comunidade deles.

  24. Ricardo Arantes Martins

    Jesus não era como eles, mas se fez fraco para que todos o entendesse. Jesus era um revolucionário, mas uma revolução interna, íntima, não veio cá no âmbito da política ensinando a nunca misturar política com religião em inúmeros exemplos como o "A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus). Jesus foi o maior inclusivista, andava com corruptos, pecadores, mé. Re. Trizes. aceitava a todos como são. A única coisa que criticou foi a fisiologia religiosa, aqueles clérigos que buscavam o poder

    Responda
  25. Rodolpho Oliveira

    O Deus do antigo testamento é o mesmo do novo e de hj! Tudo no antigo testamento apontava para o sacrifício de um ser puro para perdoar os pecados do impuro. Desde o início eram sinais daquele que viria. Agora, conseguir encontrar pior lado e evolução no sentido humano em Jesus é um malabarismo, sem nenhuma base bíblica.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Pablo, o Rei Ciro não foi o messias espiritual prometido. Messias, no seu significado primevo e etimológico, quer dizer ungido. No Antigo Testamento ungiam-se tanto reis quanto sacerdotes. A unção ali era com óleo santificado, o qual prefigurava o Espírito Santo. O Messias prometido ao povo hebreu foi o Messias espiritual: não ungido com óleo físico, material, mas com o Espírito Santo de Deus. E sacerdote na Ordem de Melquisedeque, não na Ordem levítica, como o fora na Antiga Aliança.

    2. Pablo Leite

      Pior que não. O Messias do velho testamento na verdade foi Ciro, rei dos medos-persas, que restituiu a elite judaica as terras deles depois de conquistar os babilônicos e que foi o primeiro construtor do templo de Jerusalém. E Zacarias já dizia que quem evocasse a si o papel de profeta deveria ser morto. Mas esses textos religiosos sempre podem ser ressignificados, ainda mais numa época em que o "fim do mundo" pelas mãos dos romanos era uma possibilidade para os judeus e cristãos daquele tempo.

    3. GLAUCO NASCIMENTO

      Que Deus o Abençoe, pelo comentário preciso!!