Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Souza

    Parabéns. Nesse país ter bom senso é digno de aplausos.

    Responda
  2. jose prado

    Se depender de liberais tipo R Pacheci, 3squecan! Ele é dono de se empresa de transporte de passageiros!

    Responda
  3. carlos campos

    Um raio de luz nas trevas que se tornou a folha. Joel consegue ser didático e cristalino em mostrar o erro de prooseguir com a desoneração da folha de pagto. Parece uma boa medida mas nao é, como muito bem explicado pelo colunista.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    O colunista tem toda razão em criticar a política de desoneração fiscal na folha de pagamentos e fazer um alerta dos grupos de interesses (lobbies) que defendem essa medida. Embora possa parecer benéfica à primeira vista, ao promover redução de custos para as empresas, na realidade, essa medida tem efeitos negativos, com impactos sobre a receita do governo, a distribuição de renda ou a eficácia das políticas públicas. Apesar dos possíveis benefícios imediatos para as empresas, ela é ruim.

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Para aonde iria a contribuição cheia ? Para a previdência dos menos afortunados. Quem vai pagar a aposentadoria desses ? O INSS q sem as contribuições continuará afundada em dividas. Mas é difícil pensar.

    Responda
  6. ARY OLIVEIRA

    O escriba poderia dissertar sobre os prejuízos em estatais, as mordomias do judiciário e legislativo, os gastos extras do atual governo com suas intermináveis viagens , mas prefere atacar quem gera emprego e paga imposto. Para quem não paga imposto como as heroínas empresas brasileiras e' fácil e cômodo criticar. Transporte coletivo e' mais vital do que passagem aérea caro escriba!

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Com um esforcinho para interpretar texto vc aduz que o colunista não está atacando os empregadores, mas sim, os políticos que, ao aceitar lobby, distorcem a alocação eficiente pelo mercado. Concordar com isso ou não, é outra história.

  7. Reivan Franca

    Até que enfim alguém para escrever sobre a perniciosidade da desoneração. Vejam que a Reforma da Previdência sempre tem como justificativa o déficit. Mas os mesmos que jogam os trabalhadores para uma aposentadoria aos 65 anos, são os mesmos que sangram a Previdência com essa famigerada desoneração.

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Péssima medida porque não contemplou a Mídia jornalística e seus funcionários e colaboradores e os Sindicatos cancerígenos os quais não produzem absolutamente nada, agora ao Brasil produtivo o Temer acertou em cheio, o governo medíocre atual vai ter de segurar um desemprego em massa sim.

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Péssima medida porque não contemplou a Mídia jornalística e seus funcionários e colaboradores e os Sindicatos cancerígenos os quais não produzem absolutamente nada, agora ao Brasil produtivo o Temer acertou em cheio, o governo medíocre atual vai ter de segurar um desemprego em massa sim.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Vc é quase um barnabé...No nome, apenas. Temer é um excrescências que Lula e os petistas ressuscitaram

  10. Artur Carmel

    O governo federal avisa aos Cândidos e Polyannas que logo, logo estará chegando ao Porto de Santos, diretamente da China, um carregamento de gás hilariante..

    Responda
  11. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    A certeza de que Dilma foi um governo desastroso. Poste não é via, poste é poste. Me pergunto se a surpreendente senhora nunca sofreu da "Síndrome do Impostor".

    Responda
  12. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Outra análise perfeita! Desmistifica os 17 "coitadinhos" .

    Responda
  13. Thiago Barison

    "...a carga tributária é gigante". Fonte: vozes da cabeça do colunista... que tal uma comparação com a dos países da OCDE?

    Responda
    1. Artur Carmel

      Dois erros não fazem um acerto...

    2. Gustavo Oliveira

      hahaha excelente!

  14. Gilmar Maghenzani

    Pq uma péssima medida Joel? se vai diminuir a carga tributária das empresas e aumentar a distribuição de renda? a tá o pobre que se exploda né?

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Quais agendas de Paulo Guedes, sr. Gilmar, o Congresso apoiou? Mais, quais ele apresentou? Tirando a Reforma da Previdência, que o inelegível distorceu para poupar os militares, nenhuma outra. Houve sim a ideia de fazer as pessoas passarem fome durante a pandemia, que o Congresso barrou. E liberal é muito mais completo do que é Guedes, um puro financista, não um liberal de verdade.

  15. Nilton Silva

    O colunista poderia apontar onde o presidente poderia fazer esses tais cortes de gastos. Talvez no Social?

    Responda
    1. Artur Carmel

      Não..Podia cortar as despesas das Casas Legislativa, nos empréstimos suspeitos a países mais pobres...O que não falta é lugar para cortar...

  16. Rives Passos

    "Lula acerta no imposto e erra na outra ponta da equação fiscal, o gasto". Esse é o Lobby da Faria Lima. Luiz Estevan e caterva. É a "lei de Gerson" em toda sua intensidade. Os autores negam a autoria (Gerson e Joelzinho, em respectiva "competência").

    Responda
  17. Ricardo Candido de Araujo

    Liberais no Congresso??? Onde? Não há um único liberal de verdade no Congresso. Há muitos sim "da boca para fora", mas só. Nunca votam pelo que o Liberalismo propõe, mas jamais deixam de votar pelo seu interesse imediato. Aponte para mim, Joel, um único parlamentar de fato "liberal". Não tenha pressa, posso esperar umas quatro semanas... Se nosso debate político estivesse, de verdade, entre Socialismo e Liberalismo, que Sociedade melhor teríamos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O congresso votou muito a favor das agendas do Paulo Guedes e ele é um liberal como vc explica isso?

  18. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Bom artigo. Só não é ótimo por não citar que os principais lobistas a favor da desoneração são os órgãos de imprensa, como a Folha, beneficiários da medida.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      claro que ele não vai dizer pq ele só quis atacar o Lula e o PT

  19. Emilio Salmo de Oliveira

    Enquanto uma boa parte da imprensa fica gritando "fogo na floresta!", causando mais especulações e alvoroço, vivendo da bagunça gerada, é bom ver que tem gente apoiando só os dois pés no chão.

    Responda
  20. Francisco Jose Longo

    Me surpreeendeu positivamente. Parabéns pelo artigo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      o que surpreende é que vc não sabe nada e não entendeu

  21. vicente machado

    Artigo muito bom. Coerente, elucidativo e oportuno.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      claro atacando o governo pra vc é oportuno

  22. vicente machado

    Até que enfim foi mostrada uma pesquisa séria indicando a realidade da criação bde empregos pelos setores beneficiados. Essa desoneração só aumentou o lucro dos beneficiados e distorceu a economia.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      e a distribuição de renda não melhora? e os empregos que serão criados não melhoram?, sai fora meu vai se informar

  23. Marcia Guimaraes

    37 ministérios para sustentar e mais uma quantidade gigante de codependentes do Estado. Para suportar o aumento absurdo de gastos nesse Governo, a sanha arrecadatória é insana. Nenhum país desenvolvido do Mundo tem a quantidade de impostos que incide sobre a folha de pagamento no Brasil, onerando pequenos e médios empresários. Ganhar dinheiro no Brasil é crime, a não ser que seja através do Estado extorquindo os pagadores de impostos.

    Responda
    1. Marie Santos

      E o nosso padrão de vida é igualzinho ao da Noruega, né, Gilmar?

    2. Gilmar Maghenzani

      Completamente louca vc não?, aumento de gastos onde? sanha arrecadatória onde se vai diminuir? e em outros países existem até mais como na Noruega que é cinquenta porcento de ir no salário.

  24. Gilberto Rosa

    Tive que rir com o malabarismo do colunista, preferiu falar de setores não privilegiados, claro, se falasse dos privilegiados ia pegar o bilionário patrão, a imprensa é um dos setores privilegiados.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, menos pior.

    2. José Cardoso

      Por isso mesmo a posição dele é de se elogiar. Já basta uma jornalista da Globonews que tem sempre a tarefa de de elogiar essa desoneração quando o assunto surge. É importante para os empregos! A começar pelo dela...

  25. Flavio Ferrando

    A desoneração da folha como posta no Brasil é sim uma péssima idéia. O que e uma ótima idéia é fazer uma reforma administrava que acabe com privilégios dos funcionários públicos, equipare todos os trabalhosdores, elemine aposentadorias especiais, inclusive daqueles que nunca contribuiram e políticos, reduza a burocracia. É uma excelente ideia, que empresas estatais não existam e que agências reguladoras tenham poder, e principalmente que as leis sejam cumpridas, mas tudo isso é sonho.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      E esqueceu de dizer deixar de pagar verbas para imprensa, aí sim

  26. Alberto Melis Bianconi

    Ok, aqui dá para conversar um pouco. A esquerda é muito voluntarista, o erro de Dilma foi deixar solto seu voluntarismo e uma péssima formação em economia. Mais do que ela acabou convencendo Lula que por um mandato e meio fez o dever de casa e parecia ter espaço para ousar. Agora tão voluntarista quanto foi o tal teto de gasto, ou pior porque a equipe que formulou com certeza sabia que não ia se manter para além da folga fiscal que deu a Temer. Quanto à carga tributária, precisamos ter...

    Responda
    1. Artur Carmel

      Ô Lélis,vc não medisse nada que eu ainda o soubesse...Então, quer dizer que as agências reguladoras tocam terror pra cima da população...Não sabia, rapá...Mas vc já se perguntou o que Lula e outros agasalhadores do arbítrio acham sobre isso ? Me poupe,Lélis...

    2. Alberto Melis Bianconi

      Não existe bala prata Flávio. Cabe a resposta que dei ao Artur aqui embaixo. Agências reguladora funcionam sempre, será? O que fez a Anel, no caso do apagão de São Paulo? Quando houve um acidente horroroso em Congonhas, passaram-se muitos dias sem a imprensa lembrar que existia a Anac, e quando lembraram ela não sabia dizer se uma norma que tratava do assunto estava ou não em vigência. Menas, muito menas...

    3. Flavio Ferrando

      Sem reforma administrativa não existe limite de gastos. Governo tem que cuidar de algumas coisas, saúde, educação básica, segurança (interna e de fronteiras), transporte de passageiros em centros urbanos. Para o resto, agências regulamentadoras, governo não administra empresa, excessão, correios e telégrafos devido a função social do serviço. O maior lobista do Brasil é o governo federal suborna o congresso e o judiciário.

    4. Alberto Melis Bianconi

      ... o Estado cumprindo suas obrigações legais para poder tratar dela. Ou você acha que Milei vai realmente conseguir passar a serra elétrica nos gastos. Aliás, a carga fiscal teórica é realmente muito alta, tem muito subsídio para cortar ainda. Não sei se o colunista se manifestou contra as isenções implícitas (e tecnicamente injustificáveis) na reforma tributária, vou até dar uma checada, para ver se ele foi tão equânime quanto quer cobrar a da esquerda.

  27. Artur Carmel

    O problema dos petistas é a existência de pessoas que "não concordam com Lula"... A Reforma Tributária vem aí, para provar que o articulista "que concorda com Lula" está certo: ou o Brazil acaba com os lobbies ou os lobbies acabam com o Brazil. Logo, logo virão benesses compensatórias para os órfãos da desoneração. Em tempo. toda unanimidade é Lula.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Quem rebola é vc, Melinho...Eu procuro dialogar. Mas, às vezes, perco sim, a paciência com esse eterno.passar de pano da política brasileira.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Cara, você perde o rebolado bem fácil, né não?

    3. Artur Carmel

      Não me diga,Melis...Nos EUA, e em outras praças, o lobby é oficial, uma profissão certificada. Aqui,.para o bem e para o mal,,- muito mais.para o mal - o amadorismo impera. O forte aqui é "dando que se recebe" ...Mas quem recebe ,o povo? E é aí que o Estado entra. Mas os gestores, ávidos pelo poder, terminam tb por esquecer o povo. Veja a promiscuidade LulaxCentrão. Do jeito que vaI, Lula vai terminar entregando o cofrinho dele a Lira. Muda Brazil !

    4. Alberto Melis Bianconi

      Lobbies existem em todos os lugares, precisam ser regulamentados. Ninguém gosta de ser regulamentado! Veja o escarcéu que faz a imprensa, para manter o monopólio das, digamos, narrativas. Agências reguladores, mesmo cumprindo seu papel, são lobbies também. Ou você acha que as teles não conversam com a Anatel? As agências servem também para diferenciar seus barnabés dos demais e justificar, veja só, privilégios. Então, é tudo mais complicado e a política é o único caminho.

  28. José Cardoso

    O Joel, eu e o Lula concordando. Evento raro. Espero que a maioria do povo, através de seus representantes, também concordem.

    Responda
  29. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Artigo oportuno, simples e elucidativo, parabéns ao articulista.

    Responda
  30. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Faria melhor e com justiça se corrigisse a tabela do IRPF. Tem que governar para quem trabalha e consome e dar um basta nesses lobistas que vivem passeando de land Rover, Mercedes e outros carros de luxo.

    Responda
  31. Dario Lima

    Nesse caso, os bolsonaristas vão concordar com o Lula, pois a desoneração foi feita por Dilma, eles estavam pensando que foi ideia do Mito, o escolhido, perseguindo, apesar de não ser jud@o.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas foi batizado no rio Jordão, ainda que não por João Batista.

  32. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Nem sempre consigo concordar com o articulista, mas este artigo merece todos os encômios.

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Até me surpreendeu tal atitude do Joel.

  33. Carlos Rogerio Camargo

    Aí, garoto, finalmente, um artigo sensato e bem fundamentado! Estava devendo uma "boa atuação"! É provável que tenha tido um belo final de semana com o papai Eduardo e o titio Roberto, esses, sim, craques! Mas o resultado é o que importa, e a entrega de hoje é muito boa.

    Responda
  34. Hipolito Lima do Carmo

    Falou tudo esses setores tem muita grana pra pagar a mídia

    Responda
  35. Yuri Ilen

    Sob certas circunstâncias pode ser eventualmente positivo reduzir a carga tributária. Mas, realisticamente, isso parece ser, hoje, impossível. E o mais provável, a longo prazo, é que a carga tributária continue a crescer, considerando a pressão permanente que existe por elevação de despesas públicas, a despeito de isso frequentemente não se converter em maior qualidade dos serviços públicos.

    Responda
  36. Sergio Siqueira

    É ipotante dilzer que os mais prejudicados com a delsonaracao são os plopios talbahhadolres,num é?

    Responda
  37. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Obrigado por colocar luz no assunto. A mídia fica repetindo a lei de desoneração como se atendesse os anseios da sociedade, mas como sempre, apenas enche os bolsos de alguns (inclusive da mídia comprada).

    Responda
  38. JORGE CESAR BRUNO

    Brilhante artigo!! Pena que os pseudos liberais, na ânsia de atacar o ministro da Fazenda e o governo, apoiem essa medida ineficaz e esdrúxula! Caso uma casta esteja pagando menos, essa diferença está sendo coberta pelos demais, simples assim!!

    Responda
  39. antonio brito

    Correto amigo. Porém diga que 20% sob a folha de pagamento é muito, deveria ser uns 10% para todos.

    Responda
  40. jarbas cabral

    O mercado se auto regula, mas non tropo.

    Responda
  41. Décio Ceballos

    Congresso péssimo, mal-intencionado ou não sabe o que vota.

    Responda
  42. MARCO ANTONIO POLISELI

    Redução de gastos com o PT? E os liberais no congresso, todos vendidos!

    Responda
  43. Bruno Araujo

    Liberais do Congresso existem? O que comem? como vivem? Quando surgiram? Acho que foram extintos antes mesmo da criação. Mas se existirem, são liberais pra defender mamata e privilégios. Certo Joel e certo Lula que vetou.

    Responda
  44. Gustavo Oliveira

    Se o paradigma econômico explicado por André Lara Resende em "Consenso e Contrassenso - Por Uma Economia Não Dogmática" (Portfólio/Penguin, 2020, 266 pgs) for válido (e a argumentação é bem consistente) esta análise d JPF ñ passaria d um conto d fadas. As decorrências das premissas d q "moeda é apenas uma unidade d conta" e q "governo q emite a própria moeda não tem restrição orçamentária" são bastante elucidativas d como o establishment brasileiro usa discurso econômico p manter o status quo.

    Responda
  45. JOS LEANDRO

    o joel pinheiro fez o L

    Responda
    1. JOS LEANDRO

      a fabiola cidral maliciosamente perguntou ao joel pinheiro em quem ele iria votar: cno lula. óbvio"

  46. José Roberto Pereira

    Joelzinho Neoliberalzinho está com febre, delirando, alucinando? Ele elogiou o Lula? Vocês viram? "Vou tirar print antes que ele apague". Claro que no fim teve que dar uma porradinha no rim esquerdo do 9 dedos, senão era ele a levar porradões dos troglominions. Mas o raciocínio é esse mesmo, tratando-se de uma contrapartida, ela poderia muito bem ser invertida: o empresário primeiro deveria comprovar que empregou mais, só então passaria a ter direito a desoneração.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Tá certo Jorge, mereci essa. Me desculpem.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Um pouco de respeito com que tem deficiência física, seria um gesto de civilidade e empatia! Mas esperar isso da seita Bolsonarista, e perda de tempo!! Lamentável

  47. Rodrigo Jacobauskas

    O ideal e gastar cada vez mais e aumentar os impostos até todo mundo ficar desempregado e viver de bolsa esmola

    Responda
    1. Bruno Araujo

      O ideal mesmo é tirar a boquinha de quem tem e que grita bastante como agora num momento de retirada de privilégios. Que liberais são esses que defendem estado mínimo mas querem boquinhas? Liberais da mamata, comprar o inominável ex PR.

    2. Marco Nunes

      O crescimento dos primeiros trimestres de 2023 vieram do Guedes. Vamos ver daqui para frente.

    3. Marco Nunes

      Mas esse é o objetivo do L. Acabar com o privado, criar uma multidão de necessitados, distribuir bolsa esmola e se manter no poder.

    4. wilson mazza junior

      Tipo política do bolsonarismo! Bem que Paulo Guedes fez e destruiu o país...