Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DANIEL ROUSSO

    Esse texto expõe a realidade como ela é.

    Responda
  2. Renato Tartalia

    Uma vergonha a Folha publicar um artigo de tão baixa qualidade Texto paranóico, partido de premissas falsas, repleto mentiras e desconexo. Um horror.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Vergonha é seu comentário, sem nenhuma fundamentação. Um horror para sua cegueira ideológica.

  3. Joao Emiliano F de Aquino

    Israel está na defensiva política e militar, apesar das enormes destruições produzidas em Gaza e dos quase 20 mil assassinatos lá. Disseram que iam resgatar os prisioneiros de guerra e destruir a resistência armada palestina. Tiveram que negociar com a resistência e só por isso os prisioneiros de guerra israelenses foram liberados. De grupos de extermínio os sionistas - dentre eles, o autor do artigo - conhecem bem: afinal, não foi assim que eles produziram a Nakba e fundaram o Estado colonial?

    Responda
  4. Vanderlei Nogueira

    Ingênuos demais, será que não foi um plano organizado para desviar a atenção da guerra Rússia x Ucrânia ?

    Responda
  5. Humberto Giovine

    Primeiro ponto: o autor do artigo, muito bom por sinal, é judeu, logo, por mais imparcial que tente ser, tenderá para o lado de Israel. Segundo: Israel "usa" o fato de os árabes e palestinos, não aceitarem um estado judeu na região, para construir um país belicoso e agressivo. Terceiro: Após a guerra de 1967, Israel adotou a política expansionista, territorial e de ocupação com as colônias. Quarto: E decorrência dos pontos anteriores, é preciso subjulgar o povo palestino ocupado.

    Responda
  6. Paulo Bacaltchuck

    perfeito o texto! A Religião da Paz e seu Profeta necessitam sair do ano 600

    Responda
  7. Antonio Pinto

    Centenas e centenas d morte d pobres inocentes provocados pelo Hamas. Simples assim, vc n vai atacar alguem,sem um pau pra s defender e ainda palestinos dao suporte a essa organizacao. Entenda o ser humano.

    Responda
  8. Antonio Pinto

    Centenas e centenas d morte d pobres inocentes provocados pelo Hamas. Simples assim, vc n vai atacar alguem,sem um pau pra s defender e ainda palestinos dao suporte a essa organizacao. Entenda o ser humano.

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      Centenas de mortes causadas pelos próprios israelenses, totalmente atordoados com o ataque das resistência armada palestina. E quase 20 mil assassinatos, 40% dos quais crianças, de palestinos pelos sionistas em Gaza. Um Estado terrorista, genocida, que apesar de não conseguir vencer a resistência palestina, comete todo tipo de crimes contra a humanidade.

  9. PEDRO SAMMARCO

    tudo no universo é um jogo de forças que tentam se sobrepor uma a outra. não há certo nem errado, são apenas forças que lutam entre si para ter o controle, somos nós é que interpretamos como certo ou errado, Nietzsche

    Responda
  10. André Silva de Oliveira

    Coluna perfeita, mas que vai, é claro, desagradar os "disfarçados de humanismo piedoso".

    Responda
  11. Joao Cellos

    Eu acho sempre curioso que, para a criação de um estado jud eu, se invoque o discurso de "somos mais fortes" como faz o autor. Raramente se vê um texto em defesa de Is rael que não cite o holoca usto, contudo parecem não ter aprendido nada com ele.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      O que os judeus tinham que apreender com o holocausto, João? Antissemita!!!

    2. EVA STAL

      Israel nasceu por causa do holocausto

  12. Joao Cellos

    Quando Is rael diz em sua constituição que Jerus além é sua capital una e indivisível ela por acaso não está propondo a eliminação dos pal estinos? Isso não é aparth eid? Estivessem os jud eus no campo de concentração de Ga za teria o missivista a mesma opinião?

    Responda
    1. Joao Cellos

      Marcu, realmente você não sabe nada. Vou lhe informar. Sabia que existem pal estinos cristãos? E que existem pal estinos sem religião? E que existem pal estinos muçulmanos cujas famílias moram há gerações em Jerus além? É cada tonto totalmente ignorante sobre a região e que quer palpitar por aqui. Ou é só má-fé mesmo.

    2. marcos machado

      Então porquê os palestinos exigem Jerusalém que é a Cidade do Rei Davi, mas nas orações se voltam para Mecaá 1400 km , na Arábia Saudita e dão as costas para Jerusalém?...Há dois Homens que afirmavam serem o profeta de Deus!......o tumulo de um está vazio pois ele venceu a morte para reconcilliar o homem com o Pai e o tumulo do outro com os restos mortais estão na grande mesquita em Meca. Voce é um exímio ultracrepidário.

  13. Wilson Rossi

    Mariliz.

    Responda
  14. Wilson Rossi

    Mentiras e falsidades. Folha deveria ter algum controle de qualidade. Texto de propaganda com nível baixíssimo. Inferior até às matérias da Marília.

    Responda
  15. Rafael Guarda

    Primeiro artigo sensato que leio sobre o tema, o Hamas subestimou a capacidade de união de um povo contra um inimigo que ataca civis com violência. E por causa disso, o Hamas colocou em risco a população civil na Faixa de Gaza. Israel não atacou ninguém, aliás convive com o Hamas como seu vizinho desde 2007, e nunca fez mais nada a não ser se defender e agora contra-atacar.

    Responda
  16. Aleksander Hada Ribeiro

    Caro ensaísta: de um google na palavra apartheid para entender oque significa

    Responda
  17. Aleksander Hada Ribeiro

    Da onde saiu esse maluco? Troque israel por palestina e vice versa no texto que aí sim faz todo o sentido

    Responda
    1. Andrea Heimann

      Talvez vc que precise estudar mais, para não falar besteiras (ou fake news, ou imaginar o q vc queria que fosse verdade). E talvez vc mude de opinião, quem sabe, sonhar nunca é de mais....

    2. Andrea Heimann

      Talvez vc que precise estudar mais, para não falar besteiras (ou fake news, ou imaginar o q vc queria que fosse verdade). E talvez vc mude de opinião, quem sabe, sonhar nunca é de mais....

  18. antonio brito

    A prisão de Gaza e a colonização do West Bank é uma decisão sábia do povo escolhido.

    Responda