Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Valle Aleixo

    A indicação do Dino foi claramente um descarte de um presidenciável que concorreria com o Loola. Já já veremos o Alckmin como embaixador da Sibéria. Quando o Loola se for, não deixará herdeiros no PT e esse afundará feliz ou infelizmente.

    Responda
  2. José Cardoso

    A menos que ele tenha pais ou avós negros, acho que essa auto declaração de pardo é enganação. O cabelo parece bem liso. Mas é sem dúvida um representante dos obesos. Esse grupo identitário cada vez mais numeroso reivindica cadeiras mais resistentes e largas por exemplo, além de mais lojas de roupas adequadas ao seu biotipo.

    Responda
    1. ELIELSON BARBOSA

      Bastante obeso, José Cardoso, é seu racismo, no mínimo!

  3. Luiz Ferretti

    Realmente nesse Brasil, que ja elegeu o ex e quase renovou seu mandato, elege um Descondenado e fala desse Fanfarrão, como se preparado fosse. Oito anos no Maranhão e pior IDH do Brasil. Realmente os Enganacionistas estão em alta.

    Responda
  4. Celso Monteiro

    Lula é tão preocupado com a diversidade que o primeiro indicado ao STF foi o Zanini, que ajudou o STF a tirá-lo da cadeia.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Detesto o Prefeito de Araraquara mas ele tem razão, o PT sem o Lula vai pro Araçá e a Oligarquia ( MDB e PSDB) que criou o presidente atual só tem o Alkimin que, no fim desse último mandato, também vai, só resta o Paladino, que pode ser eu, vc, Deus ou o Diabo.

    Responda
  6. SILVIA TAHAMTANI

    Dino é perfeito para o STF... sigamos!

    Responda
  7. marco martins

    Aquela foto do Lula subindo a rampa é tipo foto do Tinder, que é desmentida na hora do encontro real. Muitos estão tendo seu encontro real com esse Governo. Eu particularmente, nunca cai nessa!!! O Lula é muito esperto, e tem um exército de manés pra ajudar ele.

    Responda
  8. Giovani Ferreira Vargas

    Não, blindamos um criminoso.

    Responda
  9. adenor Dias

    Eu não acredito que Lula indicou o Flavio Dino para o STF, só para tira dele a chance de se tornar presidente do Brasil! Alias, eu no lugar de Flavio Dino, ficaria aliviado de não postular um cargo de 4 anos, podendo ser chamado de la-- drão, como é costume dos brasileiros! Flavio Dino é da terra do Sarney que tentou de tudo para derrubar uma inflação causada pelos governo militar, que muitos adora. No entanto o Sarney foi vitima de ingratidão dos sulistas brasileiro...

    Responda
    1. neli faria

      Adenor: quem debelou a inflação foi Itamar Franco: o Mais estadistas de todos os Presidentes desde a Proclamação da República. Os demais? Todos oportunistas principalmente fhc que colocou a reeleição .

    2. Ricardo Arantes Martins

      Sarney de fato herdou uma alta inflação da ditadura mas não deu conta e suas política levaram a nação a hiperinflação. concordo que com Dino no STF não teremos um possível e improvável poder de 4anos numa presidência, lembrando que os poderes do Brasil são dividos em 3e o Presidente não é eleito ditador, mas antes o Congresso é Soberano e o sob o império das leis. da para fazer muita coisa boa no STF haja vista as pautas progressistas que vem acontecendo nos últimos tempos.

  10. Marcelo Fernandes

    A jornalista deveria esclarecer o que ela considera como "minorias". Mulheres? Pretos e pardos? Pobres? No caso do Brasil, tudo indica, o nome desses aí é "maioria". De resto, a ideia de um Lula 4 é ruim sob qualquer aspecto. Mas, como sabemos, errar no varejo e no atacado é a grande especialidade do PT.

    Responda
  11. Maria Irene de Freitas

    Dei uma pesquisada na internet e o PT com Lula e com Dilma indicou as ministras Rosa e Carmem Lúcia, então não há o que condenar sobre indicar fulana ou sicrana. E completo, também buscada a informação foi o presidente Lula que nomeou o ministro Joaquim Barbosa. Isso posto creio que essa pressão toda é inoportuna uma vez que os governos do PT, livremente nomearam representantes de segmentos exigidos hoje por essa turma que nunca se preocupou tanto com esse tema. O PT já fez sua parte. Afff....

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      O número de mulheres no STF, que era ridículo, passa a ser quase nulo com Dino. Tá certinho, sim, o petê fez a parte dele. Obrigado, petê.

  12. Neli de Faria

    O lula ainda no primeiro ano de mandato, falar , hoje, em vinte e seis é temerário. Até lá o mundo dará muitas voltas . O Brasil também dará voltas. Pode o lula fazer um excelente governo e vai querer a reeleição; pode colher o fruto do fracasso e vencer a oposição ; pode Alckmin ser candidato, tudo pode e hoje é um exercício de futurologia. E tomara que minha vidente se cure para me atender: quero saber os títulos que o Santos conquistará até dois mil e vinte e seis!

    Responda
    1. neli faria

      Adenor: o Vitória vai voltar! meu time na Bahia.

    2. adenor Dias

      Eu como santista, não que ver o Santos campeão da segunda divisão! Basta meu Vitória...

  13. Leonilda Pereira Simoes

    No passado não havia tanta pressão para ter mulheres e negros no STF. Por isso, chegamos a esse ponto: nenhum negro (metade da população) e apenas uma mulher no tribunal. Quem não vê misoginia e racismo estrutural nisso é porque ficou preso a um passado sexista e desagregador. O que era bom era para poucos, nunca para a maioria da população. Lula teria de indicar uma negra e depois um negro para o STF. Está traindo quem votou nele esperando diversidade, não cumpre a promessa

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não são critérios para a escolha.

    2. adenor Dias

      Eu também quero ser ministro nasta po--rra, e vou fica puto se o Lula não me indicar!

  14. Maria Irene de Freitas

    A sugestão da colunista de que se perde uma oportunidade do ministro ser no futuro presidente do Brasil, não leva em conta que sendo ministro do STF contribuirá muito mais para o país e por anos a fio, do que um mandato ou talvez reeleição, o que seria somente oito anos. A cadeira vitalícia no supremo ocupada pelo Flávio Dino representará a defesa de nossa constituição e da democracia. Um viva ao presidente Lula por essa indicação.

    Responda
  15. Maria Irene de Freitas

    Não é representando um segmento q os direitos de uns ou de outros não serão defendidos. Por vezes uma pessoa tem a qualificação de defender qualquer pessoa qdo necessário, inclusive os grupos q hoje reivindicam indicações baseados em gênero, raça ou outra definição. Quem preza pela democracia, pela constituição, pelo estado democrático de direito, pela justiça, pela distribuição de renda, etc não precisa ser definido ou estereotipado representante de um grupo. No passado não havia essa pressão.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Competência e honestidade são critérios. Gênero e raça não.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Não precisa representar um grupo? Então não teremos mais nenhum negro ou negra no STF. Ou mulher? Com esse tipo de argumento chegamos a só uma mulher no STF. Quando houver algo ligado a mulheres a ser votado quem vai decidir serão homens brancos, para alguns tudo bem, deixa as mulheres pra lá. É mesmo o fim da picada. Os grupos têm, sim, de ser representados. Ou o racismo estrutural vai continuar vigorando. Muito óbvio, só não vê quem faz questão de não ver.

  16. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Carismático? Não seria antipático? Deve ter sido erro do corretor ortográfico! Seria o mesmo que chamar Galvão Bueno de sincero, Jair de bem intencionado ou Lula de homem de palavra.

    Responda
    1. neli faria

      Gargalhadas escandalosamente altas em cc.

  17. Alcides alcantara

    Carismático? Habilidoso? Quando, onde, mana?

    Responda
    1. Joao Cellos

      Extremamente habilidoso, carismático, inteligente, articulado, coerente, capaz e bem intencionado. É uma pena o Brasil não tê-lo como presidente. Perdemos todos nós.

    2. Neli de Faria

      Ai, concordo. Carisma, onde, ?

  18. Bruno Sebastião Neto

    Definitivamente esta colunista Mariliz é louca ,ou ela é uma ultra direitista, só escreve coisas absurdas !

    Responda
    1. Neli de Faria

      Sou idosinha, experiente na vida, aprendo que quem xinga , apela para o subjetivo, ou não conhece a língua portuguesa ou não sabe fundamentar!

  19. marcos stein

    Imagine então se for eleito presidente como sugere a colunista!? Seremos admirados mundo afora! Luxo só.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Admirados pelos erros!

  20. Edimilson Volpe

    Mas que papo furado. Pura hipocrisia. Até as pedras sabem que candidato a presidência ele não era. É um excelente lugar para Flávio Dino.

    Responda
  21. marcos stein

    Se o mundo for perfeito Dino um dia torna-se uma mulher trans e todas as expectativas serão atendidas. Já pensaram nisso? Dino mulher,negra e trans? Histórico!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Como não tem interesse em entender o que mulheres negras e trans sofrem, se presta ao papel sofrível de fazer piada de péssimo nível. Por que não "tenta" com muito esforço pensar nos outros? Seria um tempo mais bem gasto. Homofóbicos, racistas ferem e matam minorias. Piada desse tipo só provoca mais dor.

  22. PAULA FARIA

    Dino tem que ir para o STF mesmo. Ex-juiz, não vai lá para fazer panfletagem. Muito melhor que certos advogados que, graças à própria lábia ou ao cliente famoso, se tornaram desembargadores/Ministros.

    Responda
    1. neli faria

      Muito melhor do que os Três Últimos indicados, com a devida vênia.

  23. Pedro Faral Carvalho

    Presidenciável? Kkkk

    Responda
  24. RODRIGO NAFTAL

    Mais um excelente artigo. Dino apesar de ter um notório saber jurídico, estava na arena do embate político. Por essa razão, a sua isenção estará comprometida em casos importantes Por outro lado, o PT mata dois coelhos com uma cajadada. Afasta eventual pretensão de Dino à sucessão de Lula e passa a ter alguém fidelizado às pautas do Partido no STF. Melhor seria se a vaga fosse preenchia por uma mulher, com notório saber e, preferencialmente, negra ou parda.

    Responda
  25. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Logo o atual alcança o ex em diversidade . Apenas uma mulher no STF um absurdo, nenhum negro outro absurdo, e assim caminha o governo cada vez mais bolsonarizado.

    Responda
  26. Paulo Rosario

    Presidenciável? Kkkk. Passou pano com louvor.

    Responda
  27. PATO DA SILVEIRA

    a gente não sabe nada de política. pelo menos eu não sei. não faço a menor ideia das conversas e jogadas de xadrez que acontecem dentro de um grande partido como é o PT. agora, fiquei imaginando que o serviço de inteligência do partido dos trabalhadores acaba de tirar o flávio dino de uma futura disputa presidencial pq tem outro nome.

    Responda
  28. Rives Passos

    Finalmente, "Jorjão" trocou o disco. Agora, falando em diversidade, que remete a minorias! Hummmm! Interessante!

    Responda
  29. Neucir Valentim

    Eu acho que o Ministério da Justiça perde um grande nome e possivelmente o Brasil perde um grande presidenciáve, mas sem dúvida alguma Dino será um grande Ministro. Gosto muito do Dino mas eu acho que tem outros nomes bons como Haddad do próprio PT, que concorreu como um poste e teve 44% e tem grandes chances de ser eleito, se Lula for bem na economia.

    Responda
  30. ANTONIO JOSE LOPES

    Mariliz, nunca se incomodou com diversidade ou minorias no poder nos governos anteriores. O que é um indício de que esta a serviço da oposição bolsonarista que sendo misógina exige ministra no STF, e tendo asco de pessoas das classes baixas agora cobra a presença dos negros que a mídia sempre relegou a um segundo plano. Hipocrisia pura.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Hã??!!

    2. Antonio Araújo

      Lopes, você está bem?

  31. Carlos Celestino

    A ideia deve ser exatamente essa.

    Responda
  32. Ricardo Arantes Martins

    Perdemos um ótimo quadro presidenciável. Lula todavia escolherá um petista raiz. Dino é probo e capaz, já mostrou isso e tem origem de um partido integro que não se imiscuiu na extrema corrupção das gestões petistas

    Responda
  33. PAULO CURY

    O maranhão já deu sua contribuição para presidência e não deixou saudades.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Mas que comentário tosco é esse? Você já reclamou do Rio Grande do Sul ter gerado presidentes? E de São Paulo? E sobre o Rio de Janeiro? E Minas Gerais? Creio que não. Mas por que sobre o Maranhão sim? Seu comentário é lamentável e obtuso.

  34. Galdino Formiga

    Penso que não entende da política brasileira.

    Responda