Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ladislau Leite de Oliveira

    Um disparate, cada vez mais o agronegócio está envenenando o povo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Veja que na votação apenas uma Senadora do PSD votou contra. não foi só o agro mas a emenda teve apoio de quase todos, governistas e oposição e alguns hipocritamente se abstiveram para não sujar seu nome. Veja a votação.

  2. Carla C Oliveira

    Parece que os ruralistas não vivem neste planeta. Eles só têm plantações aqui.

    Responda
    1. Antonio Lacerda

      O uso de agrotoxico nao é uma decisão tecnica nao politica. Nao cabe o congresso decidir. Esse assunto é da saude, ponto!

  3. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Parabéns a esse bando se senadores se todos os.partidos. é p pior senado, lógico, guiados.pir um presidente de senado bolsonarista.

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    O que temos de ter em mente que não foi só o Agro quem votou no projeto. veja que houve apenas uma senadora que votou contra o projeto de lei. foram todos Senadores que aprovaram Agros, governistas e oposição tirando os que se abstiveram para não pegar mal.

    Responda
  5. Luiz Ferretti

    Da mesma maneira que os bois, porcos e frangos sao certificados pelo comprador nos EUA, Europa e Asiáticos os grãos também são. Estamos alimentando o Mundo com seriedade e qualidade. O Descondenado chamou esses brasileiros de facistas, muitos aqui repetem esse mimimi e perseguição (pobre) de política rasa. Parabéns e sucesso para quem alimenta o Mundo.

    Responda
    1. Maria Isabel Martinez Pons

      Deixa a Europa encontrar rastros de venenos que são proibidos lá... O presidente Lula, eleito por maioria e democraticamente, apesar do futuro condenado ter tentado dar um golpe de Estado acompanhado por seus f@ cis tas de plantão, não tem nada com isso. Seu ódio não deixa vc enxergar a realidade.

  6. alex carvalho

    Quando um sistema de captação de água da Sabesp for contaminada por agrotóxicos e matar muita gente aí muda novamente a lei!

    Responda
    1. Valdo Neto

      Alex, o problema é que a contaminação por agrotóxicos mata lenta e silenciosamente, então, a hipótese de aparecer alguma aberração num sistema de captação é muito improvável, na realidade, a água dos lençóis freáticos de uma boa parte do Brasil já está contaminada e muitos brasileiros já estão se envenenando.

  7. armando moura

    Sustentabilidade é algo sem significado para o agronegócio e para seus parasitas servis, os troços engravatados, que boiam nos penicos de niemeyer em brasília. A resposta são doenças, contaminações de nossas águas e provaveis veto a vários produtos exportáveis. Talvez o plano é eles estarem com o bolso cheio de dinheiro em orlando, miami e arredondezas, quando as respostas vierem. Anvisa é a agencia criada para aprovar ou não, já é ruim com ela, imagina sem ela.

    Responda
  8. armando moura

    Sustentabilidade é algo sem significado para o agronegócio e para seus parasitas servis, os troços engravatados, que boiam nos penicos de niemeyer em brasília. A resposta são doenças, contaminações de nossas águas e provaveis veto a vários produtos exportáveis. Talvez o plano é eles estarem com o bolso cheio de dinheiro em orlando, miami e arredondezas. Anvisa é a agencia criada para aprovar ou não, já é ruim imagina sem ela.

    Responda
  9. ANDRE BARRETO

    O ogronegocio é um retrocesso para o país.

    Responda
  10. Antônio Carlos de Paula

    Sempre disse que esse pessoal do agro só estão preocupados em encher os bolsos de dólares. Uma verdadeira vergonha.

    Responda
  11. ademir sampaio de campos

    O agronegócio vai dar um tiro de canhão no próprio pé!!!?

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Ninguém vai querer comprar essa porcaria cheia de veneno.

    2. ademir sampaio de campos

      Ninguém vai querer comprar essa porcaria cheia de veneno.

  12. Noel Neves

    O senado está tóxico!

    Responda
  13. Jose Roberto X de Oliveira

    A gente quer acreditar que se vive numa Democracia. Como? Se praticamente quem Governa no Brasil sempre foram os Ruralistas, Empresários e banqueiros. Se vc elege um Executivo progressista ele não governa. É refém de ruralistas e banqueiros. É uma curatela. Se sair dos limites fixados já sofre retaliação

    Responda
  14. Valdo Neto

    Os ilustres parlamentares deveriam ter incluído uma contrapartida de peso nesse projeto; investir maciçamente na rede hospitalar para prevenção, diagnóstico e cura do câncer, em nível nacional. Também caberia o pagamento de uma taxa salgada pelo agro para o uso dos venenos aprovados.

    Responda
  15. Valdo Neto

    Aprovação que atende somente aos interesses dos donos das terras, provavelmente, também financiadores das campanhas dos deputados, mas que está do lado oposto do povo que vota. Nossa velha conhecida Casagrande e Senzala.

    Responda
  16. Luiz Ferretti

    A narrativa petralha do fim do Mundo é engraçada. Em ressonância com o Descondenado Viajante que chamou o agronegócio de facista. Divertido. Alimentamos a Terra. Do mesmo jeito que os bois, frangos e porcos são monitorados pelos importadores, os grãos também são. Europeus e Asiáticos são bastante rigorosos, vão dormir em Paz.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Eles talvez sejam rigorosos, nós não...

  17. Carlos Fernando de Souza Braga

    Se o senado aprovou claro que foi para agradar o ogronegócio, que patrocina a campanha e a eleição de dezenas de políticos Brasil afora. Esse agro que envenena terras e rios é o mesmo que desmata e queima florestas. Mas...o agro é pop, o agro é tech o agro é tudo, não é mesmo?

    Responda
  18. sebastiao carvalho

    Para esse cenário protagonista do Senado, só falta chamar o Calígula para depravação geral. Vade...

    Responda
  19. Marcelo Magalhães

    O governo está de pés e mãos atadas diante dessa ultradireita que cresceu muito e tomou conta do legislativo. Foram eleitos e estão lá por refletirem a vontade do povo. É triste, mas é a verdade.

    Responda
  20. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    A ignorancia desta bancada, vai leva-los a provar do seu próprio veneno.

    Responda
  21. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Isso é um deboche. É uma afronta ao povo brasileiro. Na próxima eleição, não vote em quem está lá.

    Responda
  22. Aderval Rossetto

    Os eleitores de direita tem o sangue nos dedos, dos descendentes nas doenças que causarão pelos agrotóxicos!

    Responda
  23. Aderval Rossetto

    Os eleitores de direita tem o sangue nos dedos, dos descendentes nas doenças que causarão pelos agrotóxicos!

    Responda
  24. Paulo Emmerich

    Liberar uso de venenos proibidos em países desenvolvidos na produção de alimentos brasileiros é crime contra a humanidade, afinal, vendemos estes alimentos pra todo mundo. No mercado externo e interno. Inclusive para os senadores ignorantes que aprovaram isso.

    Responda
    1. Wilson Barbosa Soares

      Bem lembrado, provavelmente irão deixar de comprar produtos agrícolas aqui para adqurí-los em outro lugar. Depois o agro chora...

  25. Felipe José Fernandes Macedo

    todo dia o senado mostra a quais interesses ele serve, e não é aos do povo, mas aos dos seus financiadores. Espero que Lula vete sem pensar duas vezes.

    Responda
  26. Alexandre Rodrigues

    Me pergunto o quanto isso impacta no acordo UE/ Mercosul, afinal a Europa não vai importar comida contaminada com veneno do Brasil, muitos desses agrotóxicos são proibidos na agricultura europeia por razões óbvias, não faz sentido importar de fora.

    Responda
  27. Vanderlei Nogueira

    Mais uma vez o ministério da saúde perde para agricultura, feche o ministério da saúde

    Responda
  28. Artur Carmel

    Foi impressão ou a matéria esqueceu de dizer que o projeto vai à apreciação do presidente da. República? Depois , os petistas ficam tentando botar a culpa de todas as mazelas do país na conta do Bozo. Vai vendo.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Será que é porque no governo do genocida é que foram liberados vários agrotóxicos proibidos nos EUA e Europa?

  29. Ricardo Arantes Martins

    Extremamente improvável que Lula vete a Projeto de Lei eis que teve apenas uma senadora do PSD que votou contra, o resto ou foi a favor ou hipocritamente se abstiveram. O projeto chega com muita força do Congresso diga-se ai governistas e oposição. Quando é assim um Presidente raramente veta pois ter um veto derrubado pelo Congresso mostra fraqueza. Talvez exclua alguns dos agrotóxicos para não pegar mal.

    Responda
  30. Klaus Serra

    Presidente vai vetar.

    Responda
  31. marcelo ottoni

    Criminosos! Vete isso Lula.

    Responda
  32. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Isso é um deboche. É uma afronta ao povo brasileiro. Na próxima eleição, não vote em quem está lá.

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Principalmente o Ricardo Sales que vota a favor mas depois vai comprar produto orgânico escondidinho e envergonhado.

  33. Edson Rodrigues

    Seria ótimo se a China e a União Européia boicotassem as comodities envenenadas brasileiras e assim acabasse com o lucro desses gananciosos.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Nós também podemos boicotar o agrobusiness. Comprando produtos orgânicos, migrando para uma dieta vegetariana dentre outras medidas.

    2. Simone Rodrigues

      Seria incrível!!! Afinal, ninguém se importa se os brasileiros são envenenados, mas os outros povos não aceitam isso.

  34. Eliane Morosini

    Chega a me assustar o desprezo que essas pessoas, que deveriam representar o povo e seus interessas, têm com os cidadãos brasileiros. Nossa saúde e o meio ambiente devem ser motivo de chacota entre os membros da bancada do boi. É desesperador.

    Responda
  35. Adalto Fonseca Júnior

    A direita coesa na realização de seu projeto ganancioso no modelo da periferia do capitalismo, com regulações seletivas e convenientes para o agronegócio brasileiro. A esquerda presa ou talvez perdida em um mar de concessões políticas e institucionais. Todo mundo perde quando todos se perdem. A ganância do curto prazo vai custar nossa sobrevivência. E tudo parece normal.

    Responda
  36. Adalto Fonseca Júnior

    A direita coesa na realização de seu projeto ganancioso no modelo da periferia do capitalismo, com regulações seletivas e convenientes para o agronegócio brasileiro. A esquerda presa ou talvez perdida em um mar de concessões políticas e institucionais. To mundo perde quando todos se perdem.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Leia o meu comentário direito. Você está equivocado.

    2. Artur Carmel

      É só a direita ? Leia a matéria direito...Ou, então, tire a venda...

  37. ROGERIO M CORTEZANO

    O Brasil sempre se gaba não ter inimigos externos - com esse senado isso é desnecessário. (minúsculas propositais)

    Responda
  38. André Laletin

    Senado tosco.

    Responda
  39. maria eloisa montero miguez

    Senadoagro-toxico! Não importa para esses que o povo morra, que as águas estejam contaminadas, que as espécies morram e desapareçam! O importante é o business, o lucro para uma minoria !

    Responda
    1. KARIN CORREA FOGGIATO

      Maria, ainda assim existe o receituário agronômico, que deve ser assinado preferencialmente por um engenheiro agrônomo para indicação de produtos. Também o crédito agrícola preceitua o uso de defensivos agrícolas tecnicamente recomendados para as culturas. Apesar de tudo, boa parte dos técnicos que trabalham com o agro têm a consciencia da responsabilidade de recomendar ou não o uso de certos produtos disponíveis no mercado.

  40. Marcelo Barbosa

    Ohhh tom pejorativo ao produto que mata animais e insetos, inclusive abelhas, polui rios e traz doença neurológica e até câncer, na verdade agrotóxico tinha que ser renomeado pra veneno.

    Responda
    1. KARIN CORREA FOGGIATO

      Marcelo, não dá pra generalizar e demonizar a agricultura de maior porte, porque mesmo a agricultura familiar usa defensivos agrícolas, além de que também há alguns produtos registrados para uso na agricultura orgânica. Vamos aguardar que o presidente trate do assunto com a maior responsabilidade.

  41. Paulo Favero

    AGRO-TÓXICO

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      não foi só o Agro não. veja que houve apenas uma senadora que votou contra o projeto de lei. foram todos. Agros, governistas e oposição.

  42. Matheus Lourenço

    Simplesmente não faz o menor sentido permitir o uso no Brasil de agrotóxicos banidos em países desenvolvidos! E como assim retirar a Anvisa, onde entra a proteção à saúde da sociedade nessa equação? Só o "agro" conta?

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Ricardo, realmente essa informação não consta na matéria. Porém, nos últimos anos, circulou bastante a informação de que o Brasil autoriza o uso de agrotóxicos já banidos, por exemplo, na União Europeia. Nunca ouviu falar nada a esse respeito? Outro ponto a ser lembrado ainda é que, dos anos Temer pra cá, já houve uma flexibilização tremenda!!

    2. Ricardo Arantes Martins

      e onde na matéria se depreende que os agrotóxicos aprovados foram banidos de países desenvolvidos? não estou dizendo que não forma, simplesmente que não sei. não indicaram disponibilizaram textos indicando quais são esses agrotóxicos e onde são utilizados.

  43. Celso Caramori

    Tem que diminuir a burocracia, mas antes de aprovar qualquer agrotóxico seria interessante olhar o que a legislação européia e americana diz sobre este agrotoxico

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Ricardo, realmente essa informação não consta na matéria. Porém, nos últimos anos, circulou bastante a informação de que o Brasil autoriza o uso de agrotóxicos já banidos, por exemplo, na União Europeia. Nunca ouviu falar nada a esse respeito? Outro ponto a ser lembrado ainda é que, dos anos Temer pra cá, já houve uma flexibilização tremenda!!

    2. Ricardo Arantes Martins

      pois é, o texto bçai mencionou ou disponibilizou quais seriam esses produtos e em que países são regulados. tão pouco explicou que entre votos favoráveis e abstenções teve apenas um voto contrário ao projeto de lei de uma Senadora do PSD

  44. Moezio Martins dos Santos

    Esse é um parlamento inimigo do povo brasileiro e do Brasil. Espero que o Presente Lula bete esse PL infernal e se os parlamentares derrubarem o veto, o mundo embarque os produtos do Agro brasileiro.

    Responda
  45. AILTON SOUZA

    Os importadores de cereais de outras nações deveriam deixar de importar do Brasil porque nossos cereais, meio ambiente, flora e fauna estão sendo envenenados. Simples assim.

    Responda
    1. KARIN CORREA FOGGIATO

      Não é simples assim. Existe trabalho de pesquisa técnica, extensão rural, recomendacao agronômica e crédito para enquadrar o uso correto de defensivos agrícolas, além de um bando de descerebrados que querem soltar a boiada, facilitando o registro de produtos, quiçá indiscriminadamente. Vamos ver como se posiciona o presidente sobre o assunto.

  46. AILTON SOUZA

    Os importadores de cereais de outras nações deveriam deixar de importar do Brasil porque nossos cereais, meio ambiente, flora e fauna estão sendo envenenados. Simples assim.

    Responda
  47. Simone Rodrigues

    Mais cÂnceres e outras doenças horrorosas proporcionadas pelo uso de agrotóxicos virão para matar a jã tão sofrida população brasileira. Ninguém se importa se o povo vai ser envenenado, mas apenas com os lucros do agronegócio. Gostaria que o Lula vetasse, mas não tenho muitas esperanças nisso. Retrocessos sem fim neste país.

    Responda
    1. Eliane Morosini

      Exato Simone. Feliz quem pode ir embora desse buraco

  48. Ricardo Arantes Martins

    Acabei de ver a votação (meio que simbólica) teve apenas um voto em contrário, da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), vice-líder do governo no Congresso Nacional. pelo menos uma voz do governo.

    Responda
  49. João Batista de Junior

    Temos senador ruim. Brasil vai na contra mão.

    Responda
  50. Larissa Bertani

    Tristeza sem fim

    Responda