Opinião > Governo Lula vira as costas para a floresta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ué! A mÃdia precisa dar o Rótulo certo pra esse Governo, sugiro Bolsolula. Né Marina da Silva? Isso mostra que o governo anterior estava certÃssimo sobre a Amazônia.
Lula nunca na vida teve percepção ambiental, sua vida profissional foi na Região do ABC, berço da indústria automobilÃstica nacional e uma região com forte pegada antrópica e muito pouca visão de cuidados com o Meio Ambiente. Suas palavras ditas para a comunidade internacional são politicamente corretas e agradam nossos parceiros, especialmente europeus, mas internamente o negócio é explorar a matriz fóssil até exaurir o último barril, o mesmo vale para a Floresta Amazônica.
"Virando as costas para a floresta" conseguiu diminuir o desmatamento na Amazônia em quanto mesmo? E atrair quantos bilhões em "green bonds" mesmo? Das duas uma: ou vivemos um caos total no governo anterior ou a opinião é um pouco exagerada. Das duas, as duas.
A rodovia eh um gatilho pra grilagem, diz o artigo. Oras tudo nesse mundo tem gatilho. Agora, se vc age como o Bozo, e diz , aperte o gatilho, aà vc tem problema. Vamos sim cuidar de nossas reservas, de riquezas, sejam materiais ou humanas. Não venham com hipocrisia, o gado eh especialista nisso.
E Marina preocupada com a cor das caixas, segundo vÃdeos que circulam por aÃ. Abandonará o barco, chamarão Randolfe pra explorar petróleo na foz do Amazonas.
O desgoverno negacionista e destruidor do meio ambiente que tÃnhamos, tudo fazia e os "comentaristas" fechavam a boca. Há possibilidade de termos exploração de petróleo, bio combustÃvel, combustÃvel verde e tudo mais, e PRESERVANDO a vida!!!
Exatamente. O que a folha faz eh só excitar o gado, mas os motivos dela são bem outros que a natureza. O dono da folha eh grande representante desses outros interesses
O fato de novos projetos para o petróleo não significa que Lula virou a cara para florestas. O Brasil tem tecnologia de ponta para extração. Outrossim o mundo não para de crescer, até a Africa cresce. O consumo de energia cresce direta e exponencialmente com inclusão de nações e pessoas. falta ainda incluir 600mi de chineses e 1bi de hindus dentre outros, mas não para. carecerão do petróleo por muitas décadas que usem o nosso. Esse dinheiro pode ser revertido para área. veremos o projeto.
Nosso potencial hidráulico está quase no limite, tem de ser rios de planaltos (senão inunda tudo) e ainda podemos explorar no Brasil do hemisfério norte, mas trazer energia de Roraima e Amapá seria dispendiosos e grande parte se perde. a solar ou fotovoltaica encerrou o ano passado com menos de3%da rede. Temos como expandir isto lembrando que explorar a biomassa ou até mesmo biodiesel envolve enormes áreas de devastação para platio agrÃcola e água, mas já ajuda eis que menos carbono que o fóssil
Bem por ai Nunes tem muitas nuances e nenhuma muito otimista. não só a rede é fator de gasto. Importa que conforme há inclusão social no mundo e por incrÃvel que pareça isso está acontecendo até na Ãfrica o consumo de energia é exponencial. a cada década centenas de milhões de pessoas entram nesse ciclo. Como consumimos energia. A tal transição é utópica temos como mitigar mas o consumo de carbono será crescente por muitÃssimas décadas. O Brasil (exceção a regra) tem capacidade de ser o primeiro
Geração de energia é apenas uma das formas para produção de gases de efeito estufa. No Brasil o fator campeão é o desmatamento seguido pelo metano do gado. Claro, lembrar que se desmata não pela madeira, mas pela terra para a soja (ração do gado). CrÃticas à gestão ambiental brasileira não é inovação estrangeira. Sugiro "Colapso Ambiental", do brasileirÃssimo Luiz Marques. O petróleo continuará sendo usado por lobby do setor e cegueira grave, mortal quanto ao seu perigo.
Nunes o Brasil é o único paÃs do mundo que pode ficar perto do carbono zero. temos apenas24%da energia da rede a base de carbono, sendo 16fósseis e 8debiomassa (que é menos mal mas é bom lembrar que envolve grante quantidade de terras e água), Mesmo assim o Brasil carecerá do petróleo por décadas e o mundo por muito, mas muito tempo mesmo. Que usem o nosso petróleo. Somos capaz de produzir sem destruir, isso é coisa de europeu que pós brumadinho incute em nossa mente que o Brasil não é capaz.
Ricardo, é louvável a preocupação de inclusão. Porém, o chamado "momento ótimo" já passou para fazer esta tarefa usando petróleo. Inclusive, o risco de vazamento sempre existe, por mais avançada que seja (e é) a tecnologia da Petrobrás. Mudanças climáticas farão pó de conquistas em inclusão social através do petróleo num instante. Convido o colega aos dados alarmantes do livro "Terra Inabitável", de Wallace-Wells. A transição à energia verde está atrasada e Lula carece de conselheiros lúcidos.
Uma coisa é ser jornalista verde outra é ser presidente responsável pelo destino de 203 milhões de pessoas
Presidente responsável de mais de 214 milhões de pessoas precisa ser informado que os 234 milhões de bois e vacas (sim, há mais gado do que gente neste paÃs) emitem metano, (gás 80 x mais danoso do que CO2) sobre Amazônia devastada para plantar soja (ração do gado). Do jeito que vamos a desertificação da Amazônia é certa e quando ela desaparecer leva com ela o ciclo de chuvas e qualquer vestÃgio de segurança alimentar no paÃs. Ser responsável é agir numa transição verde rápida.
As concepções de desenvolvimento de Lula e do PT estão atoladas nos anos setenta do séc. XX. É uma geração que cresceu criticando os equÃvocos do regime militar e que hoje mal esconde a vontade de repeti-los.
Votei nesse cara a contragosto porque afinal existia o Bozo, mas minha nossa, a minha expectativa, que era baixa, não faz jus a quão ruim esse governo é.
Infelizmente o mundo ainda precisa do petróleo ,e do dinheiro para investimentos em seus paÃses(Arábia Saudita possui um dos maiores fundos de investimento do globo) Todos os paÃses se curvam perante a Mohammed Bin Salman( O Triturador Jornalista) Quanto ao nosso meio ambiente, existe uma politica em curso de erradicação da destruição dos nossos biomas, com data para zerar toda esse absurdo .
Está certÃssimo o governo. Somos 203 milhões de habitantes!
Totalmente errado. A Amazônia é nosso maior patrimônio natural. Lula tem uma visão economicista, a mesma da ditadura militar, "integrar para não entregar".
Votamos em Lula para evitar o nonsense do absurdo apocalÃptico inominável, contudo, Lula 3 repete fórmulas anteriores de palavrório emotivo dissociado de ação efetiva. O colunista esqueceu que Lula vira as costas pra floresta apoiando a pecuária. Só quem não vê isso são pecuaristas, mas aà já é aquela gente especialista em nada ver mesmo.
muito bom
Coitada da marina. Desperdiçando seu carismo e sua historia
Retornei recentemente da região de Belém. Há inúmeras clareiras na florestas, queimadas e colocadas abaixo para os nativos plantarem... Mandioca! É desesperador
Desgoverno.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Governo Lula vira as costas para a floresta Voltar
Comente este texto