Opinião > Governo Lula vira as costas para a floresta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Augusto Bernabé

    Ué! A mídia precisa dar o Rótulo certo pra esse Governo, sugiro Bolsolula. Né Marina da Silva? Isso mostra que o governo anterior estava certíssimo sobre a Amazônia.

    Responda
  2. Marcelo Ribeiro

    Lula nunca na vida teve percepção ambiental, sua vida profissional foi na Região do ABC, berço da indústria automobilística nacional e uma região com forte pegada antrópica e muito pouca visão de cuidados com o Meio Ambiente. Suas palavras ditas para a comunidade internacional são politicamente corretas e agradam nossos parceiros, especialmente europeus, mas internamente o negócio é explorar a matriz fóssil até exaurir o último barril, o mesmo vale para a Floresta Amazônica.

    Responda
  3. Virgílio Vettorazzo

    "Virando as costas para a floresta" conseguiu diminuir o desmatamento na Amazônia em quanto mesmo? E atrair quantos bilhões em "green bonds" mesmo? Das duas uma: ou vivemos um caos total no governo anterior ou a opinião é um pouco exagerada. Das duas, as duas.

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A rodovia eh um gatilho pra grilagem, diz o artigo. Oras tudo nesse mundo tem gatilho. Agora, se vc age como o Bozo, e diz , aperte o gatilho, aí vc tem problema. Vamos sim cuidar de nossas reservas, de riquezas, sejam materiais ou humanas. Não venham com hipocrisia, o gado eh especialista nisso.

    Responda
  5. Ricardo Baumhardt

    E Marina preocupada com a cor das caixas, segundo vídeos que circulam por aí. Abandonará o barco, chamarão Randolfe pra explorar petróleo na foz do Amazonas.

    Responda
  6. Edison Gomes de Oliveira

    O desgoverno negacionista e destruidor do meio ambiente que tínhamos, tudo fazia e os "comentaristas" fechavam a boca. Há possibilidade de termos exploração de petróleo, bio combustível, combustível verde e tudo mais, e PRESERVANDO a vida!!!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Exatamente. O que a folha faz eh só excitar o gado, mas os motivos dela são bem outros que a natureza. O dono da folha eh grande representante desses outros interesses

  7. Ricardo Arantes Martins

    O fato de novos projetos para o petróleo não significa que Lula virou a cara para florestas. O Brasil tem tecnologia de ponta para extração. Outrossim o mundo não para de crescer, até a Africa cresce. O consumo de energia cresce direta e exponencialmente com inclusão de nações e pessoas. falta ainda incluir 600mi de chineses e 1bi de hindus dentre outros, mas não para. carecerão do petróleo por muitas décadas que usem o nosso. Esse dinheiro pode ser revertido para área. veremos o projeto.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Nosso potencial hidráulico está quase no limite, tem de ser rios de planaltos (senão inunda tudo) e ainda podemos explorar no Brasil do hemisfério norte, mas trazer energia de Roraima e Amapá seria dispendiosos e grande parte se perde. a solar ou fotovoltaica encerrou o ano passado com menos de3%da rede. Temos como expandir isto lembrando que explorar a biomassa ou até mesmo biodiesel envolve enormes áreas de devastação para platio agrícola e água, mas já ajuda eis que menos carbono que o fóssil

    2. Ricardo Arantes Martins

      Bem por ai Nunes tem muitas nuances e nenhuma muito otimista. não só a rede é fator de gasto. Importa que conforme há inclusão social no mundo e por incrível que pareça isso está acontecendo até na Ãfrica o consumo de energia é exponencial. a cada década centenas de milhões de pessoas entram nesse ciclo. Como consumimos energia. A tal transição é utópica temos como mitigar mas o consumo de carbono será crescente por muitíssimas décadas. O Brasil (exceção a regra) tem capacidade de ser o primeiro

    3. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Geração de energia é apenas uma das formas para produção de gases de efeito estufa. No Brasil o fator campeão é o desmatamento seguido pelo metano do gado. Claro, lembrar que se desmata não pela madeira, mas pela terra para a soja (ração do gado). Críticas à gestão ambiental brasileira não é inovação estrangeira. Sugiro "Colapso Ambiental", do brasileiríssimo Luiz Marques. O petróleo continuará sendo usado por lobby do setor e cegueira grave, mortal quanto ao seu perigo.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Nunes o Brasil é o único país do mundo que pode ficar perto do carbono zero. temos apenas24%da energia da rede a base de carbono, sendo 16fósseis e 8debiomassa (que é menos mal mas é bom lembrar que envolve grante quantidade de terras e água), Mesmo assim o Brasil carecerá do petróleo por décadas e o mundo por muito, mas muito tempo mesmo. Que usem o nosso petróleo. Somos capaz de produzir sem destruir, isso é coisa de europeu que pós brumadinho incute em nossa mente que o Brasil não é capaz.

    5. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Ricardo, é louvável a preocupação de inclusão. Porém, o chamado "momento ótimo" já passou para fazer esta tarefa usando petróleo. Inclusive, o risco de vazamento sempre existe, por mais avançada que seja (e é) a tecnologia da Petrobrás. Mudanças climáticas farão pó de conquistas em inclusão social através do petróleo num instante. Convido o colega aos dados alarmantes do livro "Terra Inabitável", de Wallace-Wells. A transição à energia verde está atrasada e Lula carece de conselheiros lúcidos.

  8. NIvalde Castro

    Uma coisa é ser jornalista verde outra é ser presidente responsável pelo destino de 203 milhões de pessoas

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Presidente responsável de mais de 214 milhões de pessoas precisa ser informado que os 234 milhões de bois e vacas (sim, há mais gado do que gente neste país) emitem metano, (gás 80 x mais danoso do que CO2) sobre Amazônia devastada para plantar soja (ração do gado). Do jeito que vamos a desertificação da Amazônia é certa e quando ela desaparecer leva com ela o ciclo de chuvas e qualquer vestígio de segurança alimentar no país. Ser responsável é agir numa transição verde rápida.

  9. Hernandez Piras

    As concepções de desenvolvimento de Lula e do PT estão atoladas nos anos setenta do séc. XX. É uma geração que cresceu criticando os equívocos do regime militar e que hoje mal esconde a vontade de repeti-los.

    Responda
  10. Pablo Leite

    Votei nesse cara a contragosto porque afinal existia o Bozo, mas minha nossa, a minha expectativa, que era baixa, não faz jus a quão ruim esse governo é.

    Responda
  11. Bruno Sebastião Neto

    Infelizmente o mundo ainda precisa do petróleo ,e do dinheiro para investimentos em seus países(Arábia Saudita possui um dos maiores fundos de investimento do globo) Todos os países se curvam perante a Mohammed Bin Salman( O Triturador Jornalista) Quanto ao nosso meio ambiente, existe uma politica em curso de erradicação da destruição dos nossos biomas, com data para zerar toda esse absurdo .

    Responda
  12. Luis Nunez

    Está certíssimo o governo. Somos 203 milhões de habitantes!

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Totalmente errado. A Amazônia é nosso maior patrimônio natural. Lula tem uma visão economicista, a mesma da ditadura militar, "integrar para não entregar".

  13. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Votamos em Lula para evitar o nonsense do absurdo apocalíptico inominável, contudo, Lula 3 repete fórmulas anteriores de palavrório emotivo dissociado de ação efetiva. O colunista esqueceu que Lula vira as costas pra floresta apoiando a pecuária. Só quem não vê isso são pecuaristas, mas aí já é aquela gente especialista em nada ver mesmo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      muito bom

  14. Florentino Fernandes Junior

    Coitada da marina. Desperdiçando seu carismo e sua historia

    Responda
  15. ROGERIO M CORTEZANO

    Retornei recentemente da região de Belém. Há inúmeras clareiras na florestas, queimadas e colocadas abaixo para os nativos plantarem... Mandioca! É desesperador

    Responda
  16. Fernando Alves

    Desgoverno.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.