Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Augusto Bernabé

    U√©! A m√≠dia precisa dar o R√≥tulo certo pra esse Governo, sugiro Bolsolula. N√© Marina da Silva? Isso mostra que o governo anterior estava cert√≠ssimo sobre a Amaz√īnia.

    Responda
  2. Marcelo Ribeiro

    Lula nunca na vida teve percep√ß√£o ambiental, sua vida profissional foi na Regi√£o do ABC, ber√ßo da ind√ļstria automobil√≠stica nacional e uma regi√£o com forte pegada antr√≥pica e muito pouca vis√£o de cuidados com o Meio Ambiente. Suas palavras ditas para a comunidade internacional s√£o politicamente corretas e agradam nossos parceiros, especialmente europeus, mas internamente o neg√≥cio √© explorar a matriz f√≥ssil at√© exaurir o √ļltimo barril, o mesmo vale para a Floresta Amaz√īnica.

    Responda
  3. Virgílio Vettorazzo

    "Virando as costas para a floresta" conseguiu diminuir o desmatamento na Amaz√īnia em quanto mesmo? E atrair quantos bilh√Ķes em "green bonds" mesmo? Das duas uma: ou vivemos um caos total no governo anterior ou a opini√£o √© um pouco exagerada. Das duas, as duas.

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A rodovia eh um gatilho pra grilagem, diz o artigo. Oras tudo nesse mundo tem gatilho. Agora, se vc age como o Bozo, e diz , aperte o gatilho, aí vc tem problema. Vamos sim cuidar de nossas reservas, de riquezas, sejam materiais ou humanas. Não venham com hipocrisia, o gado eh especialista nisso.

    Responda
  5. Ricardo Baumhardt

    E Marina preocupada com a cor das caixas, segundo vídeos que circulam por aí. Abandonará o barco, chamarão Randolfe pra explorar petróleo na foz do Amazonas.

    Responda
  6. Edison Gomes de Oliveira

    O desgoverno negacionista e destruidor do meio ambiente que tínhamos, tudo fazia e os "comentaristas" fechavam a boca. Há possibilidade de termos exploração de petróleo, bio combustível, combustível verde e tudo mais, e PRESERVANDO a vida!!!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Exatamente. O que a folha faz eh só excitar o gado, mas os motivos dela são bem outros que a natureza. O dono da folha eh grande representante desses outros interesses

  7. Ricardo Arantes Martins

    O fato de novos projetos para o petr√≥leo n√£o significa que Lula virou a cara para florestas. O Brasil tem tecnologia de ponta para extra√ß√£o. Outrossim o mundo n√£o para de crescer, at√© a Africa cresce. O consumo de energia cresce direta e exponencialmente com inclus√£o de na√ß√Ķes e pessoas. falta ainda incluir 600mi de chineses e 1bi de hindus dentre outros, mas n√£o para. carecer√£o do petr√≥leo por muitas d√©cadas que usem o nosso. Esse dinheiro pode ser revertido para √°rea. veremos o projeto.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Nosso potencial hidráulico está quase no limite, tem de ser rios de planaltos (senão inunda tudo) e ainda podemos explorar no Brasil do hemisfério norte, mas trazer energia de Roraima e Amapá seria dispendiosos e grande parte se perde. a solar ou fotovoltaica encerrou o ano passado com menos de3%da rede. Temos como expandir isto lembrando que explorar a biomassa ou até mesmo biodiesel envolve enormes áreas de devastação para platio agrícola e água, mas já ajuda eis que menos carbono que o fóssil

    2. Ricardo Arantes Martins

      Bem por ai Nunes tem muitas nuances e nenhuma muito otimista. n√£o s√≥ a rede √© fator de gasto. Importa que conforme h√° inclus√£o social no mundo e por incr√≠vel que pare√ßa isso est√° acontecendo at√© na √Āfrica o consumo de energia √© exponencial. a cada d√©cada centenas de milh√Ķes de pessoas entram nesse ciclo. Como consumimos energia. A tal transi√ß√£o √© ut√≥pica temos como mitigar mas o consumo de carbono ser√° crescente por muit√≠ssimas d√©cadas. O Brasil (exce√ß√£o a regra) tem capacidade de ser o primeiro

    3. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Geração de energia é apenas uma das formas para produção de gases de efeito estufa. No Brasil o fator campeão é o desmatamento seguido pelo metano do gado. Claro, lembrar que se desmata não pela madeira, mas pela terra para a soja (ração do gado). Críticas à gestão ambiental brasileira não é inovação estrangeira. Sugiro "Colapso Ambiental", do brasileiríssimo Luiz Marques. O petróleo continuará sendo usado por lobby do setor e cegueira grave, mortal quanto ao seu perigo.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Nunes o Brasil √© o √ļnico pa√≠s do mundo que pode ficar perto do carbono zero. temos apenas24%da energia da rede a base de carbono, sendo 16f√≥sseis e 8debiomassa (que √© menos mal mas √© bom lembrar que envolve grante quantidade de terras e √°gua), Mesmo assim o Brasil carecer√° do petr√≥leo por d√©cadas e o mundo por muito, mas muito tempo mesmo. Que usem o nosso petr√≥leo. Somos capaz de produzir sem destruir, isso √© coisa de europeu que p√≥s brumadinho incute em nossa mente que o Brasil n√£o √© capaz.

    5. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Ricardo, √© louv√°vel a preocupa√ß√£o de inclus√£o. Por√©m, o chamado "momento √≥timo" j√° passou para fazer esta tarefa usando petr√≥leo. Inclusive, o risco de vazamento sempre existe, por mais avan√ßada que seja (e √©) a tecnologia da Petrobr√°s. Mudan√ßas clim√°ticas far√£o p√≥ de conquistas em inclus√£o social atrav√©s do petr√≥leo num instante. Convido o colega aos dados alarmantes do livro "Terra Inabit√°vel", de Wallace-Wells. A transi√ß√£o √† energia verde est√° atrasada e Lula carece de conselheiros l√ļcidos.

  8. NIvalde Castro

    Uma coisa √© ser jornalista verde outra √© ser presidente respons√°vel pelo destino de 203 milh√Ķes de pessoas

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Presidente respons√°vel de mais de 214 milh√Ķes de pessoas precisa ser informado que os 234 milh√Ķes de bois e vacas (sim, h√° mais gado do que gente neste pa√≠s) emitem metano, (g√°s 80 x mais danoso do que CO2) sobre Amaz√īnia devastada para plantar soja (ra√ß√£o do gado). Do jeito que vamos a desertifica√ß√£o da Amaz√īnia √© certa e quando ela desaparecer leva com ela o ciclo de chuvas e qualquer vest√≠gio de seguran√ßa alimentar no pa√≠s. Ser respons√°vel √© agir numa transi√ß√£o verde r√°pida.

  9. Hernandez Piras

    As concep√ß√Ķes de desenvolvimento de Lula e do PT est√£o atoladas nos anos setenta do s√©c. XX. √Č uma gera√ß√£o que cresceu criticando os equ√≠vocos do regime militar e que hoje mal esconde a vontade de repeti-los.

    Responda
  10. Pablo Leite

    Votei nesse cara a contragosto porque afinal existia o Bozo, mas minha nossa, a minha expectativa, que era baixa, não faz jus a quão ruim esse governo é.

    Responda
  11. Bruno Sebasti√£o Neto

    Infelizmente o mundo ainda precisa do petróleo ,e do dinheiro para investimentos em seus países(Arábia Saudita possui um dos maiores fundos de investimento do globo) Todos os países se curvam perante a Mohammed Bin Salman( O Triturador Jornalista) Quanto ao nosso meio ambiente, existe uma politica em curso de erradicação da destruição dos nossos biomas, com data para zerar toda esse absurdo .

    Responda
  12. Luis Nunez

    Est√° cert√≠ssimo o governo. Somos 203 milh√Ķes de habitantes!

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Totalmente errado. A Amaz√īnia √© nosso maior patrim√īnio natural. Lula tem uma vis√£o economicista, a mesma da ditadura militar, "integrar para n√£o entregar".

  13. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Votamos em Lula para evitar o nonsense do absurdo apocalíptico inominável, contudo, Lula 3 repete fórmulas anteriores de palavrório emotivo dissociado de ação efetiva. O colunista esqueceu que Lula vira as costas pra floresta apoiando a pecuária. Só quem não vê isso são pecuaristas, mas aí já é aquela gente especialista em nada ver mesmo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      muito bom

  14. Florentino Fernandes Junior

    Coitada da marina. Desperdiçando seu carismo e sua historia

    Responda
  15. ROGERIO M CORTEZANO

    Retornei recentemente da regi√£o de Bel√©m. H√° in√ļmeras clareiras na florestas, queimadas e colocadas abaixo para os nativos plantarem... Mandioca! √Č desesperador

    Responda
  16. Fernando Alves

    Desgoverno.

    Responda