Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Esplêndido artigo do Breno, grande estudioso e conhecedor do conflito. Austeridade, vai estudar

    Responda
  2. Marcelo Semiatzh

    Qualquer crítico a Breno Altman vira um sionista, que como um rato deve ser exterminado. Assim acaba o debate, nos, os justos e eles os ratos. Retórica da violência e pobreza de ideias

    Responda
  3. Sebastián Roland

    IMPECÁVEL, Breno Altman. Artigo de opinião bem construído, com argumentos e perspectiva de classe. De fato, não há nada que se apoie mais no próprio antissemitismo do que o Estado de Israel, e pra quem tiver dúvidas eu recomendo o livro "A história oculta do sionismo" de Ralph Schoenman. Justificar o genocídio praticado por esse Estado militar e de apartheid com os subterfúgios típicos é estar do lado do capital, da opressão e do colonialismo. Por um único Estado, laico e democrático!

    Responda
  4. wilson kfouri

    Bruno Altman mere elogios pela sua grande corage,Alexandre Schwartsman deve ser repudiado pela sua habitual vileza

    Responda
  5. cassio farkuh

    Simplesmente excelente!!!!

    Responda
  6. Marcos Longaresi Carvalhães

    Um anti-semita, travestido de jornalísta, a matéria é complicada, ele expressou de forma implícita o que ele pensa do povo judeu, já vi essa hitória antes.

    Responda
  7. Fauzi Palis Junior

    Excelente artigo

    Responda
  8. Samuel Fagundes

    Radicalismos só levam à destruição. Fica ainda pior quando o radicais colocam ideologia e religião junto. Não há humanidade que resista a essa mistura.

    Responda
  9. Valdir Teixeira da Silva

    Parabéns!!!

    Responda
  10. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Bravo !

    Responda
  11. Ronaldo Almeida

    Escrevi 3 comentários aqui. Nenhum foi aprovado. A Faia é ou não é ...?

    Responda
  12. Ronaldo Almeida

    Excelente! O sionismo é, desde o nascimento, uma ideologia supremacista. Está baseada no ideal da raça pura. Israel, sua cria, foi concebido com toda a ideologia eurocentrista. Os sionistas desde o início da colonização por povoamento, referem-se, em seus textos, aos palestinos como "gente feia, suja". Está lá em Theodor Herzl todo o plano de expulsar os palestinos da sua terra. Está lé em Ben Gurion os planos para "limpar" a Palestina de seus ocupantes árabes. Salve Breno!

    Responda
  13. Cleomar Ribeiro

    ...os sionistas são pró-chaos( chaos-crônico e Chaos-Agudo), pró-trump,..., pró-sistemas-de-escravidão!!!....eles querem que parte do Brasil seja um enclave de Israel!!!... Os anhanguerss-verdes-amareloscrentes-pentecostais são pró-sionistas!!!...tem-se que drenar suas asas e depois banir a todos eles da vida pública!!!

    Responda
  14. Edson Rodrigues

    Cuidado Breno, já já a comunidade judaica envia a PF pra te prender sob a acusação de antissemita.

    Responda
  15. Cleomar Ribeiro

    ... Swarstsman é sugar-baby-broadcasting de Anhangueras diversos com figurino de operador de imprensa dígina! É operador de broadcasting chapa-branca de anhanguera!... Este é um 'Alexandre Gracia' da Folha!!!... O A. Garcia, ex-globo, pessoal!!!... Este tipo fica dentro do hospedeiro, e quando a imunidade do hospedeiro está baixa dá febre, o hospedeiro perde a fone, num dorme direito, dores diversas, ansiedade, depressão,...,etc! Só uma vac M-RNA na causa, pessoal!!!

    Responda
  16. Amarildo Caetano

    Excelente artigo ,o que se quer ë paz ,não mas sacres

    Responda
  17. Amarildo Caetano

    Excelente artigo ,o que se quer ë paz ,não mas sacres

    Responda
  18. Amarildo Caetano

    Basta abom inar o massacre que Israel faz ,mata. ndo crianças,mulheres e idosos , o indivíduo é rotulado de antis semitista .

    Responda
  19. Rosa Maria de Bem Nunes

    O debate de idéias quando não envolve uma vala comum, um gen©cidio, um massacre de criancas e de mulheres é pertinente, saudável e constrói, mas é o caso nessa questão. Tanto isso é verdade que nosso Presidente Lula tentou intervir e tem uma resolução da ONU. Como sempre o Breno Atman está certo.

    Responda
  20. SAMYR AUAD

    Parabéns, Altman! Pa les tina livre!

    Responda
  21. Edson Miranda

    Nada além de pura narrativa. O missivista se preocupa mais em desclassificar, de maneira rebaixada, seu crítico do que trazer elementos que tragam alguma substância às suas atuais fabulações, afim de tirá-las do reino onírico e ressentido onde se encontra. Nunca foi tão fácil polemizar, basta fazer do ID um músculo!!!

    Responda
    1. Fauzi Palis Junior

      Édson diga uma coisa: vc é bolsonarista?

    2. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

      Se quer mais complemento assista ao canal de Breno Altman na internet , o mais esclarecedor e pedagógico programa , a melhor cobertura da questão Israel contra os Palestinos.

    3. Ronaldo Almeida

      Quem buscou desqualificar o Breno foi o Alexandre Schwartzman, não o contrário. Breno coloca argumentos sólidos, mostra que o sionista é o inverso do judaísmo. Sionismo, vale lembrar, é uma ideologia supremacista, apoiada numa pretensa pureza racial. Quem diz o contrário, jamais leu os textos dos ideólogos fundantes do movimento. Hoje, está pior, abraçou as teses revisionistas de Vladimir Jabotinsky, que flertou abertamente com o fascismo na década de 1930.

  22. Maria Raquel Apolinario

    Sionismo +ultraliberalismo, há combinação mais mortífera?

    Responda
  23. Raymundo de Lima Lima

    Texto d Breno prima p argumentação precisa, verdadeira, e por isso mesmo faz aflorar o sintoma d enceguecimento, pprio de neurose histérica: não ver porque não quer ver. E ter ouvidos mas não quer escutar (JesusC). O Alexandre S é conhecido pelos seus comentários neoliberais no Jornal da Cultura, agora se revela sionista direita, mais que enceguecido, ele sabe onde está a verdade, mas não quer enxergar. Zikek e Sloterdjik denominam razão cínica.

    Responda
  24. Klinger Sousa

    Só há um pequeno problema com a proposta do articulista, nem judeus, nem palestinos que vivem na região apoiam esta proposta. Pesquisa da Universidade de Tel Aviv com o Centro de Estudo Palestino, publicada nesta FSP demonstrou que a alternativa de um único Estado SEM direito iguais para um dos povos tem mais apoio que a do Estado único igualitário, e que, embora não majoritária a proposta de dois Estados é a que ainda empolga mais Judeus e Palestinos.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      O motivo é simples: após todos os massacres praticados pelos zion is tas, não existe a menor confiança que deveria ser construída. A solução dos dois estados já provou que não funciona, Is ha el que uma Palestina apenas para ele.

  25. milton temer

    Como sempre, incisivo, didático e sobretudo corajoso. Excelente artigo, Breno Altman

    Responda
  26. Juliana Rodrigues

    Excelente artigo Breno, obrigada. P9lestina LIvre !

    Responda
  27. roberto foz filho

    Texto muito bom. Parabéns

    Responda
  28. roberto foz filho

    Texto claro com argumentos precisos. Parabéns

    Responda
  29. Ricardo Valle Aleixo

    O idiota de cátedra falando. Um dos porcos do Orwell.

    Responda
    1. Ricardo Valle Aleixo

      Ou é o simples desprezo por alguém que é tendencioso.

    2. Ronaldo Almeida

      Interessante, isso a Faia deixa passar.

    3. RAIMUNDO LOPES

      A agressão é o único argumento dos tolos, daqueles que não têm argumento algum. Para esses, o silêncio é silêncio seria a melhor prova de sabedoria. (o conselho é gratuito)

  30. jose carlos toledo junior

    O xandão da folha é um insignificante mesmo em economia que é a sua área. Isso porque não tem opinião; simplesmente é pago para divulgar a opinião da elite. A propósito, é por isso e somente por isso que ele tem espaço aqui e no grupo globo, a despeito de sua insignificância. O artigo do xandão sobre o conflito não passa de raivosos gritos em letras, contendo a arrogância e pedancia típicas, somado a extremismo, ataque ad hominem e tergiversação. Nem precisava de resposta.

    Responda
  31. Wilson Rossi

    Perfeito Altman.

    Responda
  32. João Eduardo

    Muito obrigado pela honestidade na análise. Falta isso em muitos artigos da Folha. Infelizmente, penso que o sionismo estatal não vai ter fim - a oposição a ele em israel é irrisória e o apoio internacional muito forte NATO -, a não ser numa derrota, numa possível guerra regional. Entretanto, não penso ser possivel uma aliança entre estados sunitas, shiitas contra Israel. Por fim, shwartsman representa o stablishment judaico brasileiro conservador e sionista.

    Responda
  33. antonio brito

    Excelente. A raiz de todo o mal é o sionismo colonial.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Aos comentaristas doutrinados por pastores sugiro aprender diferenciar: judeu, hebreu, sionista, israelense, palestino, filisteu, árabes, persas, etc.

  34. José Cardoso

    Embora discorde da visão utópica do Altman (Estado democrático e laico na Palestina? Onde existe isso no mundo árabe cara pálida?), defendo seu direito de expor sua opinião. Recentemente li que um juiz tinha censurado artigos dele.

    Responda
  35. Marcelo Magalhães

    Breno Altman sempre proporcionou um jornalismo independente, traçado sobre o rigor da verdade e submetido a colaboração dos especialistas mais importantes, ainda não cooptados pelo capital. Posição diametralmente oposta, ocupa o economista Alexandre Schwartsman, financiado pelo mercado para distribuir opinões favoráveis, como se fossem fruto de pesquisa e reflexões honestas.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... shwarstsman é operador de broadcasting chapa Branca, sugar-baby de Anhanguera-FGV e diversos outros Anhangueras operadores de sistemas de escravidão! Em resumo, ele é pró-chaos-crônico produzido pelos operadores de sistemas de escrsvidão!!!...

  36. Regina da Silva Mariano

    Resposta completamente espetacular e avassaladora ao Schwartsman , Sr. Breno! Parabéns!!!

    Responda
  37. Joao Cellos

    Parabéns, Breno! A sua voz é sempre precisa. Nos dois sentidos. Tanto como cirúrgica quanto como necessária.

    Responda
    1. Joao Cellos

      E é sempre uma honra poder te acompanhar também no Opera Mundi. Obrigado pela sua lucidez!

  38. sergio boccia

    Muita lúcida.!

    Responda
  39. paulo werner

    não é a mesma turma q acusava críticos da lava jato de serem defensores da corrupção? Como no exército de jornalistas moristas, eles atacam em bloco, inundam os jornais acusando antissemitismo sempre q alguém ousa questionar a ocupação de Israel e os métodos de ataque q levaram à morte 7 mil crianças palestinas em 5 semanas. Essa turma vê economia em ordem quando assistem cenas de famílias procurando carne nos lixões.

    Responda
  40. Florentino Fernandes Junior

    Milhoes? Por aaui, do meia duzia de psolistas nas ruas

    Responda
    1. Joao Cellos

      Vou te ajudar na leitura do texto: "milhões em todo o mundo". Aqui ter uma ou meia dúzia não invalida o texto. Espero tê-lo ajudado.