Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Melo

    Olha o governo federal protegendo empresas que não geram emprego, apenas importam produtos chineses manufaturados com imposto irrisório e depois vendidos aqui pelo triplo do preço. Enquanto isso, o micro importador perde sua única renda e entra na fila do desemprego. A resposta virá nas eleições municipais.

    Responda
  2. DIRCE BUZATO

    Faz o ÉLE!!!!!

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    Minha esposa costumava costurar vestidos para nossa filha . Fez vários, bonitos . Então nossa filha foi morar na Europa e resolveu mandar de volta um que ela não usava mais e não tinha onde guardar porque morava numa quitinete . Nossa gloriosa RF quis cobrar de mim Imposto de Importação . Era um vestido usado, de costura caseira , feito aqui no Brasil !

    Responda
  4. Laudgilson Fernandes

    Eu ão tive férias e até hoje estou esperando o reembolso da Hurb. Estranho que a Hurb continua vendendo pacotes de viagem., como se não fosse uma empresa de má fé. 0

    Responda
  5. jarbas cabral

    Os empresários sempre defenderam o princípio liberal de que o estado tem que estar fora da economia e que mercado se auto-regula... ma non troppo.

    Responda
  6. Benedito Claudio Pacifico

    Eu comprei um short na shopee por 23 reais em setembro e em outubro me chegou por notificação que havia um imposto de 42 reais a ser pago , por mim pode queimarem o short , nem quero devolução , simplesmente impossível isto , quanto a compras sem juros no cartão também não existe , preços com pix são menores cerca de 15% do parcelado " sem juros " , a partir da 10 tem mais juros , chega de história.

    Responda
  7. anderson santos

    Desperados para cobrir o déficit ainda há pessoas que acreditam que isso é para favorecer as industrias nacionais, se segurem vem o DPVAT mais um imposto do amor, EUA é apartir de $800 para tributação, não é porque é um País de primeiro mundo é que a carga tributária é baixa então tudo é competitivo seja nacional ou importado, a política está na direção de aumentar ainda mais a carga tributária ou alguém acha que a reforma será pra diminuir ?

    Responda
    1. Regina Tavares

      Anderson, sabe o que é dropshipping? Pipocaram no Brasil milhares de empresas deste tipo: você compra na loja virtual, paga, e ela envia seus dados para o chinês que fabrica ou revende o produto, você recebe em sua casa e a loja paga zero de impostos. Legal, não é? Essa cobrança vai ajudar a coibir esse verdadeiro mar de sonegação fiscal. Por outro lado, muita gente compra nos sites principalmente chineses e pede que declarem um preço simbólico para não pagar o imposto, outra forma de sonegar.

  8. JORGE CESAR BRUNO

    Perdeu a chance de ficar calado! E um assunto polêmico é controverso que deve ser tratado pela equipe econômica e o congresso!! Opinião pessoal, só atrapalha!! O problema desse governo, é que tem sempre quem aparece alguém com Opinião pessoal ou projetos mirabolantes!!

    Responda
  9. Josue Oliveira

    Alckmim está atrasado. Aliexpress já cobra, você paga junto com a compra.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Josue, o que é cobrado é o ICMS.

    2. jarbas cabral

      Só cobra nas compras acima de 50 dólares, abaixo é isento.

  10. Henry Galbiatti

    E depois falam que pensam nos pobres. Pensam em gastança governamental e o pobre também tem que pagar. Quem faz compras de até 250 reais? Não são os ricos brasileiros, são os que tem salários mais baixos, os chamados pobres. Este é o governo social. Algum grupo/grupos já descarregou a mala de dinheiro para ajudar nesta decisão. Contradição sobre contradição. ´Tudo por dinheiro´ e o pobres, os pobres que...

    Responda
  11. PAULA FARIA

    V A G AB U N D O S

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    Comércio internacional é uma via de duas mãos. Os empresários brasileiros adoram uma reserva de mercado artificial. A proteção, dizem eles sempre, é temporária. A indústria automotiva tem uma "proteção temporária" de mais de sessenta anos. A reserva de mercado da informática atrasou o país em anos, mas muitos ganharam muito.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Veja Janos, não se trata de protecionismo. As lojas que cá empregam e pagam tributos não conseguem concorrer com uma importação que não paga tributos

    2. Peter Janos Wechsler

      Há muita verdade nos comentários abaixo. Mas com protecionismo a competitividade industrial vai pro vinagre.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      O problema é quem gera empregos são os empreendedores nacionais! Aliás, quem de eria estar brigando para essas empresas que geram empregos na China, são os varejistas brasileiros!! Ficam omisso, e o governo é que apanha!

    4. Elvis Pfutzenreuter

      Com o agravante que tais itens nunca serão produzidos pela indústria nacional, às vezes nem faz sentido. É protecionismo para lojas de badulaques.

    5. Marco Nunes

      Não está se falando de carros! São pequenas coisas que chegam sem taxação e, muitas vezes, subfaturadas. A indústria nacional está penando com a péssima situação da econômica do Brasil e concorrência desleal.

  13. Ricardo Arantes Martins

    Esse tipo de importação não está pagando tributos, então o "importador" faz um monte de pequenas importações a fim de se livrar dos impostos quebrando o comércio e até indústria daqui que paga altos tributos.

    Responda
  14. João Francisco dos Santos

    Precisa taxar sim. No Brasil não se fabrica mais nada. Tudo vem dos países asiáticos. Os EUA que é rico, e não precisa de manufatura, compra tudo da China e outros países onde a mão de obra é quase escrava. Aqui empresas fechadas, sucateadas e pobreza. O que é bom para os EUA pode não ser bom para o Brasil. Chega de sermos subdesenvolvidos.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Perfeito, mas pensar, raciocinar é complicado!! Depois querem geração de empregos no Brasil, comprando dos asiáticos! E só ver a dificuldade dos varejistas nacionais! Mas...

    2. Elvis Pfutzenreuter

      Vá em qualquer loja física, quase nada é produzido no Brasil. O imposto é só para viabilizar lojas de badulaques como as Havan da vida.

  15. Fernando William Barbosa

    O Estado ao invés de trabalhar para diminuir a gigantesca carga tributária que assola a todos, preferem taxar aquilo que é mais barato...

    Responda
    1. anderson santos

      Exato! Mas os eleitores acham que para beneficiar a indústria nacional o governo só está desesperado para arrecadar mais e mais

  16. Elias Estevam da Ribeiro

    O quê este governo está esperando para tomar esta atitude? Destruir empregos é muito fácil para os exportadores de outros países. Temos de cuidar das empresas e empregos de nosso país. Chega de abrir as pernas para a indústria estrangeira. Que finquem suas indústrias em nosso solo e paguem os impostos que todos nós pagamos.

    Responda
  17. JOAO ANTONIO PRESTES

    Sou um pequeno comerciante e tenho 01 empregado se não taxar serão mais dois desempregados pois o comercio não aguenta esta concorrencia

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Perfeito, assim como você, tem vários que sucumbem com a concorrência desleal chinesa! As empresas nacionais deveriam se unir e criar uma propaganda de esclarecimento, sobre a concorrência desleal, é a questão dos empregos nacionais!

  18. Ricardo Arantes Martins

    é aquilo. não importa o valor da compra. um "importador" pode fazer várias operações baixas para ficar fora do esquemão do governo. Está certo Alckimin.

    Responda
  19. Mauro Pinheiro

    Concordo. Porém, nossos empresários irão disponibilizar os produtos importados dentro dos åimpostos a serem contados ? Ou o preço será de 200%? Outra, nossos empresários irão produzir aqui? Caso negativo, continuarei comprando de fora.

    Responda
    1. Elias Estevam da Ribeiro

      Faça com seu dinheiro o que quiser, desde que pague os impostos de idos, tudo certo.

  20. José Augusto Bernabé

    Esse vice pertence a Oligarquia que de fato comanda o presidente atual desde o seu primeiro mandato e a manada acham que é o PT.

    Responda
    1. Elias Estevam da Ribeiro

      É mesmo muita piada não é? O milici-presidente passado, inelegível, baixava impostos de armas, vídeo games, jetski. Vai entender a cabeça desse gado!!!

  21. jose carlos toledo junior

    Coko qualquer pessoa razoável, votei no atual pres e no atual ministro para gov de sp, mas essas medidas só favorecem contrabandista e receptor e puni o brasileiro pobre obrigado a comprar os mesmos produtos de contrabandista. Nãoincentiva a industria nacional e não gera um emprego, e deixa a maioria dos brasileiros insatisfeita.

    Responda
  22. Regina Tavares

    Medida corretíssima, se a Sra Janja não tivesse se intrometido, não precisaria haver uma segunda rodada. Sem taxação o (bom) empresário brasileiro concorre de maneira brutalmente desigual se for importador, pois paga sempre todos os impostosno desembaraço aduaneiro e também quando emite NF.

    Responda
  23. Lorenzo Frigerio

    Já é taxado. Numa compra de 25 dólares tive de recolher ICMS e entrega dos correios. Governo miserável.

    Responda
    1. Paulo Zacarias Cordeiro dos Reis

      Sim, é compreensível. Porém, imagine que trabalhe na indústria brasileira, que fabrica um produto similar, cuja compra acabou de fazer. Entre os dois, optou pelo "mais em conta". Se mulplicarmos tal conduta, poderemos ter uma empresa fechada aqui e outra bastante feliz do lado do pacífico. Por óbvio, deixaremos de discutir a questão de subsídio no comércio internacional (existe também, ok?) e a carga tributária. A reforma, creio eu, irá jogar luz neste cipoal.

    2. Paulo Augusto

      ICMS é imposto estadual. O correto é também ter imposto federal sobre a importação.