Blogs Cozinha Bruta > Churrascaria brasileira deixou de ser referência mundial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ainda prefiro o velho e bom rodÃzio.
Segundo a minha esposa, sou um "carnochato" (mas não um "enochato"!) e detesto as churrascarias brasileiras, as de sistema rodÃzio empurram uma série de carnes ruins, como a "picanha fake" (coxão duro no espeto em formato de "u", que o pessoal adora e nem imagina que não é picanha) e as que não de sistema rodÃzio na maioria das vezes maltratam as carnes, cortam errado e erram o ponto (ou o sal); e ambas cobram preços exorbitantes.Prefiro mil vezes fazer em casa numa parrilla que trouxe de Bs.As.
Churrasco se faz em casa, podendo escolher o tipo, o corte, a maciez, e o ponto.Ponto.
Eu já fui duas vezes ao Don Julio, e é meu restaurante Favorito na Argentina. Realmente as carnes são de alta qualidade e preparadas com perfeição. Aqui em Sao Paulo tive uma experiência muito boa recentemente no NB Steak. Carnes realmente boas e muito bem preparadas também.
Os argentinos costumam dizer que os brasileiros não temos bons açougueiros, que não sabemos preparar o corte das diversas partes. Comecei a prestar atenção e concluo que eles estão certos. Não temos cursos ou treinamentos adequados. E a carne que fica aqui não é a boa. As grifes são carÃssimas e inalcançáveis no dia a dia. Os argentinos ganham de lavada.
Churrasco propriamente dito é a carne assada com o fogo feito no chão. Inventada pelos Ãndios charruas e minuanos, habitantes das imensas e verderosas planÃcies do pampa: rio gde do sul, uruguai e argentina. Os Ãndios Charruas foram guerreiros indômitos com uma relação visceral com seu cavalo. Exterminados em sua totalidade pelos estancieiros que herdaram essas terras após o colapso das missões jesuÃticas.
Minha sobrinha visitou a Don Julio há alguns meses. Ela disse que a comida lá é muito gostosa, bem diferente das nossas churrascarias; disse que iria de novo porque a experiência foi muito boa. A carne argentina é super macia, com bom molho chimichurri; a Patagonia é uma planÃcie e o gado não sobe colinas. De entrada provolone assado e uns tomates diferentes. Enquanto você espera eles servem boas empanadas e champagne. O câmbio estava favorável, mais barato do que em nossas churrascarias.
Churrascarias, hoje, são mais caras que restaurantes japoneses no mesmo sistema de rodÃzio. E temos acesso a cortes mais refinados que podemos fazer em casa a preços bem mais em conta.
Ficou caro demais comer em churrascaria. Nos anos noventa o Fogo de Chão era ótima e acessÃvel. Hoje em dia, uma famÃlia de quatro pessoas gasta milão, isto se não tiver exageros como drinks e sobremesa.
Existe um discreto monopólio da produção de carne no paÃs. E o melhor é exportado. O que nos sobra é uma carne cara e de pouca qualidade. No sul ainda se consegue comprar carne uruguaia de excelente qualidade com preços razoáveis. As churrascarias para compensar isso servem uma variedade imensa de complementos - de peixe a abacaxi na brasa - mas o bom e velho churrasco já não nos pertence mais.
A carne que fica aqui ainda é pior que a de exportação, mas melhorou muito comparada ao que era antes.
com churrascarias cobrando cento e cinquenta reais por pessoa, não há como frequentá-las .
com churrascarias cobrando cento e cinquenta reais por pessoa, eu não as frequento há uns dez anos . RidÃculo .
embora tenha me tornado vegetariano nada bate um bom rodÃzio que diga o paçoquinha em canoas,rs
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Cozinha Bruta > Churrascaria brasileira deixou de ser referência mundial Voltar
Comente este texto