Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCIO Gionco

    Excelente artigo.

    Responda
  2. LUIZ LEAL

    Repetir em Gaza a fórmula da Cisjordânia é tudo o que Estados Unidos e seu "procurador" no Oriente Médio querem: uma Autoridade Pal fraca, corrupta e especialmente colaboracionista, que apenas ajude na opressão ao povo.

    Responda
  3. Maria Antonia Di Felippo

    O Tomás Torquemada de Is continua assassinando crianças pales. É preciso criar o Estado da Pales..

    Responda
  4. Eduardo Rocha

    Dois detalhes curiosos: De acordo com Friedman, USA tem aliados, enquanto o Irã tem procuradores. O jornalista também considera que a Arábia Saudita, uma ditadura com características teocráticas, ainda que menos radical que o Irã, é moderada. Sem ser explícito, Fridman repete Roosevelt: são fdps, mas são os nossos fdps.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Eduardo Rocha: comentário perfeito!.

  5. José Cardoso

    Uma situação de equilíbrio pode não significar paz, mas massacres e guerras periódicas. As tribos tupinambás e tupiniquins viviam assim por aqui, e esse parece ser também o destino dos povos daquela região.

    Responda
  6. Caio Cesar Gomes

    Uma análise bem interessante. No entanto, não sei se entendi bem, mas a primera hipótese, para amenizar o conflito ser a de um representante palestino que possa gerenciar a paz, me parece, destituir o sentido da atual guerra. Parece um ideal desejável, porém, um ideal e por isso impraticável.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      O sentido atual e o de sempre, se é que uma guerra tem justificativa, tem sido de assassinar um povo pela ganância e desumanidade de Is.

  7. Maria de Felipe Martinez

    Logo após a sua posse, Biden falou alto e claro, em Ramala, na cara dos moderados da Autoridade Nacional Pals, que não haveria dois estados durante seu mandato porque não existiam condições para tal. Esse foi o tiro de misericórdia nos pals moderados que passaram 30 anos negociando os dois estados e contendo os radicais. Agora mudou? Os EUA vão realmente exigir a retirada isr dos territórios ocupados? Conta outra, Friedmann.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Biden é mais "zionist" que os próprios.

  8. Ricardo Botto

    De um lado temos a Liga da Justiça do outro o Império do Mal. A Liga tem aliados o outro procuradores. Uma pergunta: a Liga foi convidada a estabelecer-se na Síria? Os curdos são aliados ou procuradores da Liga? Os jornalistas acreditam que escrevem para leitores da década de 1990. O poder que a Liga possui é suficiente para resolver a questão...se quiserem. A Liga fala muito mas as atitudes não batem com o discurso. A questão primordial é sempre a mesma seja para a Liga: $$$.

    Responda