Ross Douthat > Vitória de Milei é lição sobre ausência de limites em onda de rebelião Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente comentário!
A equação "vitória de Millei+ vitória de Bolsonaro=vitória da Democracia" é conta que não parece fechar com os números e constatações da realidade.
A vitória de Milei, como a de Bolsonaro em seus dias de glória, é a vitória da democracia. Ao que tudo indica, quando o eleitorado desacredita na "velha polÃtica" vota naquilo que parece "nova polÃtica". Fora com os velhos corruptos, que venham os que ainda não se corromperam - e prometem combater a corrupção. Totalmente aceitável, se os ciclos de corrupção não se renovarem, como se renovam, com suas caras de pau, tão conhecidas. Polarização, sim, mas "democracia de resultados", sempre...
O neoliberalismo dos anos noventa salvou o futuro de muitos paÃses. Sem o neoliberalismo, esses paÃses estariam muito mais atrasados. Pense num Brasil com aquela velha telefonia...
Ou seja, ou seguimos as ordens dadas pela esquerda, ou somos uma ameaça à democracia. A propósito, o Brasil é uma república, não uma democracia.
Assim como a Argentina, os EUA etc...
Angustiante é o efeito colateral. Conheço duas pessoas que eram normais até a vinda dessa onda de polaridade. Ficaram doentes de tanto repetir os ataques insanos à democracia, gastaram o que não tinham para ir a passeatas no paÃs afora. A famÃlia teve que intervir depois que compraram, mesmo sem poder, pneus novos para queimar em atos de adoração!
Ou seja, um centro fraco não é nada bom para a democracia.
Nos 2 casos parece haver um equilÃbrio dinâmico como as oscilações de um pêndulo. Mas na América Latina, a amplitude de oscilação é maior, representando a distância ideológica entre os polos opostos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ross Douthat > Vitória de Milei é lição sobre ausência de limites em onda de rebelião Voltar
Comente este texto