Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Castelhano

    A imprensa está perdendo sua função de porta-voz ideológico para as redes sociais. Ainda assim, parece que alguns jornalistas se empenham mais em defender a difusão irrestrita de mentiras do que o próprio jornalismo, por isso defendem tanto a não regulação de redes sociais. A mesma desculpa que os diretores da Rede Globo costumam dar para difusão de programação péssima: o povo que compra, a gente só entrega o que o povo quer. Tira das redes a responsabilidade e põe no usuário. Não surpreende.

    Responda
  2. Valter Luiz Peluque

    Persuasão bem informada. Gostaria que o colunista explicasse como funciona essa persuasão, pois a desinformação, como ele mesmo constata, tem funcionado melhor para atendimento da demanda ignara. A democracia é ameaçada não pela tecnologia da informação, mas por ela se concentrar ameaçadoramente em mãos reacionárias. Precisamos de outros Flávios Dinos.

    Responda
    1. Nelson Dumas

      Ué! O colunista explicou com um exemplo: "Mecanismos transparentes e consensuais —como Notas de Comunidade do X (ex-Twitter) ou mercados de previsão— separam verdade de falsidade com algoritmos e incentivos que recompensam a informação de boa qualidade. Neles, processos de classificação e persuasão acontecem ao mesmo tempo." Ou estou errado?

  3. Ricardo Arantes Martins

    A verdade é que vimos uma meteórica ascensão das mídias sociais e com elas as fakes, as quais, quando usadas por políticos nos trouxeram histriões com o Brexit, Trump e cá o Coiso e filhotes que através dessas mentiras nas fakes idiotizaram milhões de brasileiros criando uma legião de adoradores de Mitos completamente best ializados num discurso de muito ódio e caos. a ignorância por desinformação, o povo cre, está escrito, está lá e vivem num mundo paralelo de comunismo e ateismo atentando.

    Responda
  4. José Bernardo

    Equivoco ou desinformação deliberada? Até uma criança que usa o google ou o YouTube sabe que uma única busca motiva uma enxurrada de ofertas similares pelo algoritmo. E se começou tão mal, para que ler o resto?

    Responda
  5. antonio brito

    Correto. Por isso a fsp deveria permitir a réplica dos comentários. Quanto maior a participação de quem recebe a informação mais ampla a crítica e a destruição das falsidades.

    Responda
  6. jose eduardo serrao

    Ahhhh! O estudo da Science avalia que o uso de algoritmo não é o único impulsionador. Ou seja também ajuda.

    Responda
  7. Leandro Blanco

    Excelente! Diogo Costa é um dos grandes intelectuais do Brasil.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Pasmei!

  8. NIvalde Castro

    Diogo, não exagere!!! Seja menos parcial

    Responda
  9. Marina Ferreira Pacini

    Instituto Millenium e a desinformação

    Responda