Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Carvalho

    O Brasil , nao tem interesse nenhum, antes pelo contrario . Agora as mulheres dos presidentes e os presidentes são interessados nos colares de diamantes e relogios de ouro e a minoria dos acionistas da Petrobras querem livre manipulação do preco do mercado interno pelo Cartel da OPEP e engordarem suas distribuicoes de lucro à custa de um parasitismo do País pelo monopolio Estatal.

    Responda
  2. Antonio Carvalho

    O Brasil , nao tem interesse nenhum, antes pelo contrario . Agora as mulheres dos presidentes e os presidentes são interessados nos colares de diamantes e relogios de ouro e a minoria dos acionistas da Petrobras querem livre manipulação do preco do mercado interno pelo Cartel da OPEP e engordarem suas distribuicoes de lucro à custa de um parasitismo do País pelo monopolio Estatal.

    Responda
  3. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    OPEP já foi mais relevante, hoje nos últimos tempos da era fóssil (espero para o bem da humanidade), não é mais aquele que dita as regras como um cartel, a própria Rússia como associada, ignora qualquer tentativa de controle, já que como grande produtora em guerra, exporta para qualquer um com grande desconto, tanto petróleo como derivados. Outros lucram cada vez que a OPEP corta produção, seria então para política externa, atração de investimentos desses petrodólares para a economia verde.

    Responda
  4. Ivo M Ferreira

    Que essa COP28, 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Dubai, de 30.11 a 12.12.2023, com a participação de mais de 197 Países, estabeleça em definitivo qual a Matriz Energética mais Poluente do Planeta, e a partir daí, Ações que possam a curto prazo mitigar a situação. As Florestas ainda de pé e sua imediata preservação, como a Amazônia, não são a solução do Problema, mas apenas uma das partes. A Indústria do Carvão,Minério e Petróleo, são os maiores vilões.

    Responda
  5. Ivo M Ferreira

    O Brasil não deve juntar-se aos maiores poluidores do Planeta!!! O País deve, sim, fundar uma Organização Mundial de Países Preservacionistas, ou seja, uma OMPP. Essa Organização, OMPP, muitos buscarão por todos os meios juntar-se a ela, pois, afinal, são esses Países que de fato estarão preocupados em Preservar o Planeta e a Vida.

    Responda
  6. Fernando Nascimento

    Mas penso que é preciso avaliar a questão com mais critérios. Todos os membros do cartel, estão sentido que precisarão mudar de perspectiva. Os derivados do petróleo não são apenas combustíveis; lubrificantes, plásticos, asfaltos, cera, fertilizantes, querosene, etc. A petroquímica vai acabar por se reinventar. Além disso os ganhos acumulados pelos países da OPEP, poderão ser reinvestidos em tecnologia de matrizes limpas. Tornando o Brasil um ótimo lugar para receber investimentos destes países

    Responda
  7. João Lima

    No início, ao ler "ainda não se sabe os termos do convite" já fica claro que a opinião do infeliz comentarista é mero achismo, preconceito e ignorância...divagou no vazio somente para tentar descredibilizar a política externa de um governo altivo...além de inúmeras informações falsas no texto...enfim...vergonhoso...

    Responda
  8. Sérgio Silva

    Há o interesse na venda de serpentinas e calípedes.

    Responda
  9. marcio jose albino

    Ser membro da OPEP pode ser interessante , tem que analisar tecnicamente a questão.

    Responda
  10. Evandro Loes

    O convite é mais que evidente. O Brasil tem grandes reservas e vai ampliar muito se explorar a foz do Amazonas. Aliás, lá tem tanto petróleo, que até a Venezuela quer invadir a Guiana. O Brasil vai ser um grande ator mundial na exploração de petróleo, mais do que já é.

    Responda
  11. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Já comentaram de outra forma : se fosse o Paulo Guedes agora haveria manchetes garrafais em todas as midias. Como diz jornalista/ analista realmente independente, defenestrado da fsp, economistas e analistas anti governo estão irritados com os erros nos seus prognósticos catastróficos que a cada dia se revelam.

    Responda
  12. José Miguel Ortega

    Químicos do meu Brasil, deve ter um jeito de usar o petróleo sem emitir nenhum gás, pode ser caro, mas se for uma infraestrutura durável, dá onda!

    Responda
  13. PAULA FARIA

    O Brasil precisa fazer um contraponto aos maiores poluidores do mundo, que estão justamente na Opep. Não participar é o mesmo que lavar as mãos.

    Responda
  14. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não existe jornalista mais medíocre do que VTF. A Folha precisa de pau-mandado desse tipo. Que vergonha!

    Responda
    1. Mário M Dias

      Não poderia concordar mais. A mentalidade de colonizado impressiona.

  15. Francisco Paulo Almeida

    Argumentação do atsilanroj é muito fraca típica de um bolsominon. Em mil novecentos e setenta e três o Brasil sentiu o poder da opep. Eles são poderosos esse é o motivo para aceitar.

    Responda
  16. vera lucia lima

    Pelo discurso Lula quer trocar parcerias com a Arábia Saudita. Investimentos na energia renovável ao mesmo tempo que propõe a geração de empregos nos países petrolíferos.

    Responda
  17. José Cardoso

    Não há vantagem alguma numa associação formal. Como exportador de petróleo, o Brasil pode se beneficiar das ações dos membros do cartel para aumentar seu preço sem precisar cumprir metas eventuais de reduções de produção.

    Responda
  18. Mauricio Borborema de Medeiros

    O Brasil tem potencial para ser um grande produtor (estima-se que as reservas setentrionais na nossa costa são maiores e qualitativamente melhores que as do pré-sal). Além disso, como o próprio articulista supõe, é um avanço para a nossa diplomacia multilateral, isso gera informações e influência. A pergunta deveria ser: por que alguém acharia desvantajoso para o Brasil ingressar na Opep+?

    Responda
    1. Marcus Castro

      Acho que a coluna expõe motivos válidos: além de ser mais um sinal diplomático de alinhamento com países ditatoriais, existe a questão econômica de se submeter a embargos e cotas determinadas pelo cartel. O Brasil não terá força para fazer valer seus interesses contra a Arábia Saudita ou Emirados, mas sendo membro teria que acatar decisões do colegiado de países muçulmanos, que costumam usar o preço do petróleo como arma política.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Exato. se por um lado o Brasil é exemplo no mundo de Energia renovável e temos apenas 16%de fósseis na rede podendo abaixar e ser a única nação a chegar a zero, é fato que o mundo carecerá de fósseis cada vez mais pois numa sociedade de consumo a demanda de energia é direta e exponencialmente a inclusão social e crescimento econômica que se dá no mundo, inclusive na África e mais de 100mi de pessoas entram por década. carecerão de fósseis por muito tempo. que usem o nosso.

  19. JOS ALBERTO LAKATOS

    Perdão jornalista: qual o pensamento racional em relação a explicação na foz do Amazonas?

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Não sou jornalista mas a demanda de Energia no mundo não para de crescer. é que nossa sociedade de consumo pede isso. E sempre que há inclusão social, crescimento econômico (que ocorre incessantemente pelo mundo) há um crescimento exponencial do consumo de Energia. O mundo carecerá de fóssil cada vez mais e por muito tempo, mesmo com implementações das renováveis. Não damos conta de acompanhar. Que usem a nossa Energia.

    2. JOS ALBERTO LAKATOS

      Corrigindo: para o jornalista

  20. neli faria

    Fazer parte de um organismo internacional é interessante! Mas, há que se ver as vantagens e desvantagens no Clube. Hoje deveria fomentar as energias alternativas, Não pode criticar o Boiadeiro atual porque a boiada desembesta subjetivamente.

    Responda
    1. neli faria

      Ricardo: gratidão, pelas explicações. Vamos , então, ter mais energia renováveis.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Veja Neli é evidente que devemos fomentar a Energia Renovável e o Brasil há muitas décadas é exemplo no mundo. Só que há30anos não tinhamos térmicas e hoje o fóssil representa16%da rede e8de biomassa (carbono).E ainda conseguimos ter hoje na rede11%de eólica e2,5de solar. cresceu a demanda e há 14anos o Brasil não tinha novos projetos em andamento na área. somos o único capaz de chegar ao carbono zero. Mas o resto do mundo tende a aumentar com o crescimento economico e inclusão social.

  21. Ricardo Arantes Martins

    Pelo que vi não há interesse econômico em o Brasil fazer parte do cartel por ter sua produção controlada. e por outro lado Lula faz um jogo duplo com o discurso da transição, que deve ser feito mas terá pouco proficuidade no mundo por muitas décadas. é que o mundo não para de crescer, até a África e o consumo de Energia é direta e exponencialmente ligado a inclusão social e ao consumo. mais de cem milhões são integrados por década e careceremos dos fósseis cada vez mais por um bom tempo.

    Responda
  22. Aderval Rossetto

    A busca por créditos é o sentido da entrada na Opep, com o PT tentando expandir produção de petróleo. O partido deve buscar impostos crescentes pelas energias renováveis, a fim de fechar as contas orçamentárias e se manter no poder, e não como faz a Venezuela.

    Responda
  23. Claudio Luiz da Cunha

    Se a fsp está contra é porque é bom.

    Responda
  24. Claudio Luiz da Cunha

    O colunista prefere o clube da bala.

    Responda
  25. Eduardo Souza

    É claro que é vantajoso fazer parte da OPEP. Só esse colunista que tem essa opinião. Só disse abobrinha. Pelamor…

    Responda
    1. Marcus Castro

      Não vejo vantagem alguma em mais um alinhamento com ditaduras islâmicas, além de submeter o Brasil a cotas, embargos e preços determinados por países com muito mais força no ramo.

  26. MATILVANI MOREIRA

    O Rei de Atibaia. A sede da OPEP será no triplex!

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Já que o Mito perdeu a boca das joias Árabes!!!

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Bozolino detectado

  27. Simone Rodrigues

    Por que será que o colunista saiu correndo a esta hora para publicar uma coluna com este questionamento? Quais interesses estão movendo os donos da Folha para ficarem receosos com a possibilidade de o Brasil se tornar integrante da Opep??? Mistério...

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Motivo é a manutenção do poder pelo PT!!

  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O vtf eh o potoqueiro mais afiado q o frias tem na folha. Ele fala abobrinha com ares de especialista. Sabe nada de tudo.

    Responda
  29. Djalma de Almeida

    Colunista retrógrado!!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Rotular é bem mais fácil do que argumentar.