Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dilmar Oliveira

    Triste ler uma matéria sobre a grande escritora Ruth Rocha, cheia de detalhes e passagens interessantes, e depois verificar que a sessão de comentários está dominada por uma discussão pra lá de exagerada sobre uma simples colocação pessoal dela sobre os livros de Monteiro Lobato...

    Responda
  2. Angela Oliveira

    Respeito o trabalho da escritora Ruth Rocha. O gosto pela leitura começa na infância, e ela está dando sua contribuição. No entanto, abro aqui um parêntese para lembrar que Monteiro Lobato não deve ser colocado de lado. Os tempos são outros. Quero assinalar, ainda, que não podemos esquecer que muitos brasileiros não têm condições de comprar livros, por isso considero o valor da última obra da escritora um pouco salgado ....

    Responda
  3. Nasemar Hipólito

    Que ser maravilhoso essa Ruth Rocha! Chorei de emoção...

    Responda
  4. Jose Zimmerman

    Respeito e admiro a escritora, porém ao invés de dizer que não dá mais livros de Monteiro Lobato deveria explicar que na época do autor esse tipo de narrativa era comum e que ele é um grande autor. Daqui a pouco vão cancelar Machado.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Lamentável a desqualificação de Monteiro Lobato. Nesse passo e diapasão haveremos de desqualificar Homero, Aristóteles, Plutarco, Shakespeare e uma romaria de clássicos da literatura ocidental. Olhar e ver, diz o Livro dos Sábios. E não há sapiência alguma em banir da literatura infantil a monumental obra de Monteiro Lobato, assim como afastar Euclides da Cunha ou João Cabral de Mello Neto, Paulo Francis ou Nelson Rodrigues, do panteão da literatura nativa.

    Responda
    1. jose sousa

      Eu não li a palavra "banir" em nenhum lugar. Minha internet deve estar bugada.

    2. Marcelo Fernandes

      Calma. É só a opinião da escritora. Ninguém é obrigado a gostar de autor algum.

  6. Adauto Lima

    Para ser coerente também não deveria doar Bíblias. Encontrará textos em maior intensidade quantidade para justificar decisão semelhante. Isso é incoerência. Intectual que desconsidera o contexto da época de um autor cega sua própria capacidade de análise.

    Responda
  7. Joao Quadros

    E durante muito tempo, Monteiro Lobato vai continuar sendo mais lembrando, assim como Emília, Narizinho, Tia Anastia etc, do que Marcelo ou Ruth

    Responda
  8. paulo da silva

    Não falar de algo é deixar aquilo numa irrelevância. Esquecer algo é apagar uma situação mesmo que longe no tempo. Deixar morrer é esquecer e isso ajuda?

    Responda
  9. DANIELA FRANCO

    Além de saúde, Ruth tem saudade. "A velhice tira as pessoas queridas. Tirou meu pai, minha mãe, meu marido querido. Tira os amigos. Tira a possibilidade física de fazer coisas. Eu, por exemplo, sou louca por praia. Mas não aguento mais ir à praia, tenho medo de cair", afirma, lembrando que também faz muitos anos da última vez em que conseguiu viajar. Finalmente, alguem falando a verdade sobre envelhecer, a maioria dos "famosos" gosta de falar que é maravilhoso. Eh muito difiicil.

    Responda
  10. Marie Santos

    Será que as gerações atuais são tão mais ihm beh cihs e impressionáveis do que a minha? Li tudo de Monteiro Lobato, inclusive as muitas falas de Emília chamando Tia Nastácia de "ne g r a bei çooo da". Sempre entendi que Emília era um ser sem freios, meio aética, meio amoral, mas que não era necessariamente um modelo a ser seguido.

    Responda
    1. jose sousa

      Você é negra?

  11. Cesar Salies

    Muito infeliz o comentário sobre Monteiro Lobato. Triste exemplo de como não se deve julgar o passado com valores do presente. Ao não presentear com livros de um grande escritor perde ela duas oportunidades: apresentar aos jovens um texto maravilhoso e educar, mostrando o quão errados eram alguns conceitos da época, anos 1920-30. Acredito que quando criança, como eu, esta senhora ansiava pelas aventuras da turma do Sitio do Pica-pau Amarelo.

    Responda
  12. PEDRO SAMMARCO

    tudo no universo é um jogo de forças, onde uma tenta se sobrepor a outra, apenas isso, somos nós que denominamos uma força como sendo a boa e a verdade e a outra como sendo a má e a mentira, tudo tem a ver com o ponto de vista. não há fatos, há somente interpretações. Nietzsche

    Responda
  13. Marcelo Silva

    É inacreditável, daqui a pouco vão criar um índice proibitorium de obras que alguns considerem como racistas. O anacronismo é gritante e aberrante

    Responda
  14. Marcus Castro

    Acho tão absurdo que se utilizem filtros atuais para julgar de maneira totalmente anacrônica gerações e textos diferentes... Monteiro Lobato foi um gênio que fez com que milhões de brasileiros pegassem o gosto da leitura. Era um filho do seu tempo, da sua época, e é ridículo achar que a geração atual tem mais qualidades ou méritos para julgar as anteriores assim. Toda homenagem à Ruth, mas certamente a mesma será vilipendiada em 2123, por brasileiros que também se acharão superiores.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Monteiro Lobato ajudou e reforçou a educação social e cultural do povo brasileiro, principalmente dos afros no qual foi maior provedor destes editando lançando dezenas a autores negros e apoiado financeiramente alianças afros brasileiros.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Sim, tua argumentação faz muito sentido.

  15. Ivo Ferreira

    Comparar monteiro Lobato com Ruth Rocha é absurdo. São épocas distintas. Fingir que o brasileiro era tremendamente racista há cinquenta anos, não muda o racismo nos dias de hoje.

    Responda
    1. jose sousa

      Mas o senhor acha que esses livros, que transmitem também valores contrários ao que se deveria passar a uma criança, deveriam ser utilizados em sala de aula? Uma coisa é estarem disponíveis para compra em livrarias, outra é serem considerados livros didáticos.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Concordo plenamente.

    3. Ivo Ferreira

      Fingir que não era

  16. Paulo Fernandes

    Por matérias como essa que vale a pena assinar a Folha. Viva Ruth Rocha!

    Responda
  17. PAULA FARIA

    Duzentos livros. Zero palavrão. Zero racismo. Quem é Monteiro Lobato perto de Ruth Rocha?

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Santa Ruth Rocha nem um punzinho?

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Volume nem sempre significa qualidade. E tua pergunta é apenas um arroubo juvenil.

  18. Adão Cruz

    Vida longa para a escritora Ruth, porque ela tem vontade de viver!!!

    Responda
  19. Adão Cruz

    Eu gostei da entrevista com ela, eu tenho 60 anos e me lembro desta escritora, por que tinha livros dela na escola.

    Responda