Poder > Dino deve ser 5º negro na história do STF, mas compromisso com pautas raciais é incógnita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
"A partir do campo polÃtico que Flávio Dino se posiciona, ele deveria, sim, ter compromisso com teses defendidas pelo movimento negro, como a legalização do aborto...".
Quem não defende a legalização do aborto é racista? Por que não defendem pautas relevantes, como a formação da maior classe média negra do mundo (já que há mais negros aqui do que nos Estados Unidos)?
Tenho certeza que Flávio Dino e Kássio Nunes, se fossem homens comuns fazendo concurso público, não passariam na comissão de heteroidentificação.
Ficariam fora das cotas e tem pardo que não vai se inscrever porque teve oportunidades
Ele se declara negro? Ou a Folha é que o declara negro?
Daqui a pouco ele será uma negra trans: a Flávia Dina, aà o Lula escolheu bem!
A jornalista apresenta a noticia que Dino é negro, mas logo depois escreve que ele se autodeclarou pardo nas eleições de 2018. Afinal, ele é negro ou pardo???
Acho que Dino é marrom.... Mas bota gente boa e competente nisso ...
Mais escurinho q Joaquim Barbosa? Tá de gozaçao! É só o q faltava!
Que negro o que , seus piadistas
Desde quando ele é negro? A famÃlia dele está no poder desde o Império - segundo reportagem do Estadão. Mas em um governo que tem a Venezuela como democrática, onde o invadido é tão culpado quanto o invasor, onde não existiu mensalão e Petrolão, tudo é possÃvel!
Negro?
Dino é negro!? Really?
Tem muita gente se auto intitulando negro ,no Brasil ,para surfar na onda
Flávio Dino não se declarou 'negro' e sim 'pardo'. O pardo, por definição e também de acordo com os padrões culturais brasileiros, é um 'mestiço' e, portanto não é negro e nem branco. Fazer a soma 'branco + negro = negro é um erro crasso e não condiz com a cultura brasileira. Bem, espero ter ajudado. Em 01.12.2023.
Pessoal, não existe mais essa história de moreno, mestiço, mulato etc. Oficialmente essas pessoas podem se declarar pardos ou pretos, conforme nuances fenotÃpicas. Por fim, pretos e pardos compõem o grupo de negros. Leiam mais e atualizem-se, por favor!
É só ler o manual cópia e cola dos EUA, de lá vem a inspiração,criado pela extrema direita do Sul escravista, o princÃpio da "gota de sangue" que serviu para estigmatizar mestiços nas terras de tio Sam, aqui, foi institucionalizado via IBGE para forjar uma maioria "negra" agregando pretos e mestiços, graças ás cotas chovem auto declarações de negritude, estão falseando a realidade e destruindo a unidade da classe trabalhadora, o fascismo vai voltar com força!
DINO é moreno. Tem traços brancos e indÃgenas. Simples assim.
Dino é branco de pele morena. Tem traços brancos e indÃgenas, talvez alguma herança árabe. O que importa é o caráter e a integridade da pessoa. O resto é petda de tempo.
Nesse caso, seria caboclo.
Acho ótimo o tÃtulo dessa matéria, nada contra Flávio Dino, o considero um polÃtico progressista e sério, será um excelente ministro, o que preocupa é o patrulhamento racialistas promovido pelos filhotes da Fundação Ford, usar a "gota de sangue" no Brasil mestiço é delÃrio, o tÃtulo da matéria esclarece mais do que mil palavras!
Dino é um polÃtico e jurista competente e com certeza saberá aplicar a lei com distribuição de justiça para todos os brasileiros. E isto é o que importa.
O problema da racialização das relações sociais foi introduzido via financiamento das fundações do capital, queriam criar aqui uma "esquerda" não marxista que aderisse ao capitalismo, tiveram tanto sucesso que forjaram uma nova direita, corporativa, segregacionista e irracionalista, o pior, fantasiada de esquerda!
Verdade Mateus. Mas a turminha racista aqui de plantão julga importantÃssimo definir a cor da pele do Dino, que é o principal parâmetro de julgamento das pessoas por esses abibolados.
Dino negro? Por isso que resolvi ser indÃgena. Vou querer meu pedaço de terra.
Oi Miro. Entra com usucapião do terreno em frente do quartel da tua cidade. Pelo tempo que tu ficou lá acampado, é capaz de colar ...
Peça. Os pedidos de reparação podem regredir até o infinito e gerações que não participaram do tráfico de escravos e colonização têm que pagar a conta, sabe-se lá até quando. Como negro, o.pobre Dino tem direito à reparação também. lol.
Priscila escreve: Caso o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), seja aprovado para ocupar uma cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal), ele será o quinto ministro negro a compor a Suprema Corte. Ele se autodeclara pardo. Explica melhor Priscila.
Afinal, ele é negro ou pardo???
Impressionante a censura da Folha, não pode escrever ne-gro, par-do, indÃ-gena corretamente que ela bloqueia qualquer comentário, mesmo para demonstrar que essa matéria é panfletária e não jornalÃstica.
Não por acaso, Priscila Camazano, que assina a matéria, é uma dos jornalistas que assinaram a vergonhosa carta aberta que exige censura na Folha. O clichê dos corvos que arrancam olhos nunca foi tão apropriado. A Folha alimentou os justiceiros que vão corroê-la por dentro, destruir suas entranhas, matá-la. De um jornal sério no passado, virou um mural panfletário de pautas identitárias doentias, mas de zero jornalismo.
Matéria enviesada e errada: Flávio Dino não é "negro". Segundo o censo do IBGE de 2022, as categorias utilizadas são preto, pardo, branco, indÃgena e amarelo, e ele se declarou "pardo", que se refere a quem possui miscigenação de raças com predomÃnio dos fenótipos negróides (lábios grandes e carnudos, cabelos pretos e ondulados/crespos, sobrancelha grossa, nariz com dorso lardo), sendo que o tom da pele dele e as demais caracterÃsticas fenotÃpicas dele estão muito mais para "indÃgena".
Dino deve ser 5º negro. Disseste negro? Tem que avisar isso para ele!
...e para o Kássio com K também.
Vai q descobre q é… negra. Uma mulher trans negra. Tudo é possivel.
Dino é negro? Pois para mim tem ascendência indÃgena. É uma enorme injustiça negarmos a importante contribuição indÃgena para nosso DNA. A imprensa fala como se não existisse, querem usar a mesma "régua" racial dos EUA que tem uma história totalmente diferente. É ridÃculo e falso.
Ricardo, se me permite, faço minhas as suas considerações. O Dino tem, ou melhor aparenta ter, traços indÃgenas bem definidos. Como estamos fazendo uma espécie de conjectura, talvez fosse interessante o próprio ministro falar sobre a sua ancestralidade.
tem uma pesquisa que saiu na folha essa semana e outra de setembro2020onde notamos que33%do DNA mitocondrial (materno de origem ancestral) do brasileiro é indÃgena,37%mitocondrial é africana e mais de75%tem origem de homem branco. o brasileiro é muito mais indÃgena do que aparenta eis que só vieram homens portugueses nos primeiros séculos e as cidades e vilas falavam tupi e portugues (era uma nação de caboclos) após vieram os africanos e por fim no sec.19vieram as grandes migrações européias.
Extamente! Matéria enviesada e errada: Flávio Dino não é "negro". Segundo o censo do IBGE de 2022, as categorias utilizadas são preto, pardo, branco, indÃgena e amarelo, e ele se declarou "pardo", que se refere a quem possui miscigenação de raças com predomÃnio dos fenótipos de preto (lábios grandes e carnudos, cabelos pretos e ondulados/crespos, sobrancelha grossa, nariz com dorso lardo), sendo que o tom da pele dele e as demais caracterÃsticas fenotÃpicas dele estão muito mais para "indÃgena".
Dino negão. Só faltava essa..
Milagre que n escreveram que Alexandre de Moraes é negro.
É sério que ele se auto declara pardo?! E a Folha o coloca como preto?! Vcs são uns verdadeiros fanfarrões como diria nosso bom capitão Nascimento! Só pode ser piada. Hahahahaha
Primeira vez que leio o Dino mencionado como negro/pardo. Apesar de óbvia a negritude do Dino, no Brasil, muitos pardos são considerados brancos. Parabéns pelo orgulho e reconhecimento da origen brasileira!
A noção é visão técnica que se tem do Direito , o Ministro do STF, não tem que alinhar com pauta a ou b, tem q julgar conforme a constituição, ponto.
A Folha vem falar em pautas raciais, agora? É muito hipocrisia! Folha, vá se danar.
Virou farra esse negócio de mudar declaração de branco para preto. Cheio de falsos negros também com cotas raciais, que sou a favor, mas abuso não.
Como dizia os antigos “ escapou de branco é preto “.
Dino entra na cota dos Lulaplanistas.
São bons em censurar comentários, mas o juiz federal aposentado Flávio Dino é pardo, não é preto. Corrijam essa chamada esdrúxula
Não, MATHEUS BUENO, não é porque uma matéria supostamente jornalÃstica diz uma coisa que isso passa a ser verdade ou real, a realidade se impõe sobre a narrativa, éter do puro subjetivismo e do mero jogo retórico de palavras sem sentido. Segundo o censo do IBGE de 2022, as categorias utilizadas são "preto", "pardo", "branco", "indÃgena" e "amarelo", e Dino se declarou "pardo".
Exatamente matéria enviesada e errada: Flávio Dino não é "negro" é "pardo" (por se autodeclarar assim), mas na verdade as caracterÃsticas fenotÃpicas dele estão muito mais para "indÃgena", segundo as classificações do IBGE de 2022. Folha de S. Paulo, ridÃcula essa sua militância, vá estudar e não escrever bes-tei-ra.
Na matéria diz negro. Negro = Pretos e Pardos
Como assim? Dino não pode ser considerado negro nem na Suécia. Um jornal menos interessado em causar não publicaria uma bobagem dessas.
Uma gota de sangue. Piada?
Se Dino mudou autodeclaração de branco, em 2014, para pardo, nas eleições de 2018, por que a jornalista está denominando o ministro como negro??! Olha, esse identitarismo woke forçando a barra na sociedade brasileira ainda trará a extrema-direita de volta, anota aÃ.
Parabéns pelo lúcido comentário!
Crise de identidade racial.
O que a Folha não faz para uma chamada apelativa? Fake manchete. Deturpação total.
Negro? tem algo errado ai folha, agora todo mundo é negro ,nossa credoooo.
O senhor é mestiço e ponto !
Negro? Estão de brincadeira.
Era o que faltava. Para limpar a barra do presidente , que não nomeou uma mulher no lugar daquela que saiu, a turma agora vem com a conversa do candidato negro. É de corar frade de pedra. Ele se declarava branco; depois, por último , se declarou pardo; portanto, se entrar no STF teremos mais um ministro pardo, como Kassio com K.
Antônio, quem nomeou Kassio Desembargador foi a estocadora de vento, aquela que disse que não tinha meta mas ia dobrar a meta.
Kassio não tem cor. É um ser amorfo, incolor, inodoro e incomensuravelmente paumandado do bolso na ris mo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Dino deve ser 5º negro na história do STF, mas compromisso com pautas raciais é incógnita Voltar
Comente este texto