Cotidiano > Em alerta, moradores de Maceió protestam: 'Estamos sem dormir para prestar socorro ao outro' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valdemar Basso

    Se tudo isso foi causado pela Braskem com autorização dos órgãos governamentais, que a justiça cobre deles a solução.

    Responda
  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Da braskem ninguém fala. Mais fácil falar do Lula. BH Samarco. Hipócritas.

    Responda
  3. Osmário Mendonça

    Como é que pode? A Prefeitura ter que abrigar pessoas e até pedir ajuda federal, se o problema todo é causado por uma única empresa privada?! Eu só queria entender….

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Povo eleitor de Alagoas (e outros estados do Nordeste) continuam elegendo coronéis ricos e poderosos, que nestas horas se omitem. Continuem votando e elegendo anti-povo pobre, para eles ficarem mais poderosos e ricos, inclusive mandando no Congresso Nacional, em nome deles próprios. Continuem expurgando da política gente combativa como Heloisa Helena, e outros de esquerda.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Ah, se inspiram nos mineiros, que depois de dois desastres de Mariana e Brumadinho, ainda apoiam o governador Zema, que nem sabe quem é Adélia Prado, e faz arminha.

  5. marcos fernando dauner

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Raymundo de Lima Lima

      O " marido turista" resgata o prestígio do Brasil no exterior, na Cop, agora no G-20, e outros enventos, pois seu bolsofrênico e os bolsopatas destruiram nossa imagem lá fora. Vai apoiar o seu bolsofrênico João Henrique Caldas (PL), seus Lyras, Collors de Mello, Renas, e tantos outros da direita ou de extrema-direita que autorizaram a Brasken afundar parte da cidade. Bom senso é bom pra todos.

  6. Ladislau Leite de Oliveira

    A manchete omite que a culpa é da Braskem. Porque ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Noticiar uma linha não é falar da culpada Sr presidente da Braskem

    2. Fernando Alves

      Tem preguiça de ler?

  7. Eduardo Freitas

    Governo federal e estadual totalmente culpados nessa história. Enquanto isso, a caravana da corrupção do PT está com 1.337 membros gastando nosso dinheiro em turismo no exterior.

    Responda
  8. Tadêu Santos

    Na região carbonífera do sul de Santa Catarina, este cruel dilema causado pela Braskem em Alagoas, foi vivido pela população afetada por mais de 50 anos e o "poder público, econômico e político sempre manipulou as graves denúncias". O custo pago pelo progresso de Criciúma e região foi altíssimo...a mineração por onde passa causa destruição em qualquer lugar, de forma irreversível. OBS. CRICIÚMA FOI CONSTRUÃDA EM CIMA DE UM RIO!!!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Criciúma foi construída em cima de um rio , e buracoville- maior cidade de SC- foi construída em cima do mangue - todo ele aterrado de forma predatória . empate técnico !

  9. Natália Muniz

    Só pode ser um pesadelo ou tema de um filme de ficção daqueles bem ruins!! Quer dizer que alguém cava um buraco em baixo da tua casa, fica rico, te derruba e vai embora?!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E coloca a culpa na Sra

  10. Manoel Pinto da Fonseca

    Povo de Maceió não merece isso. Caso algo ocorra, será a maior catástrofe ambiental urbana que será registrada no planeta. Cidade com potencial turístico lindo: mar e lagoas, único no país. Porém tendo como representantes políticos Collor e Renan Calheiros não há muito o que falar....Que Deus esteja com o povo de Maceió.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Será que o povo não merece isso, pois elegeu bolsofrênico do PL, também os Lyras, Collors, Renan, entre outros direita e extrema-direita. Estes políticos profissionais, ricos, poderosos, onde estão AGORA?

  11. Manoel Pinto da Fonseca

    Deveriam consultar Sr. Alexandre Sampaio, presidente da Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió. Este afirmou ontem 01/12 no portal UOL que "cobra das autoridades pericias técnicas, laudos e transparência da Brasken". Hoje a defesa Civil não tem o "mapa real" da possível cratera a ser formada. Segundo ele "a Brasken não respeitou a distância mínima de afastamento para instalação das minas". Existem mais de 50 lá, a distância mínima seria 150mts mas porém tem mina com 10mts

    Responda
  12. Maria Lopes

    É tudo tão absurdo, tão descaradamente criminoso. Tanta gente omissa que não cumpriu suas funções. Que desalento. Que homúnculos governam este pobre país.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Agora o foco são os homúnculos do estado de Alagoas.

  13. Anna Amélia Meule

    por um planeta limpo e habitável temos de dar cabo a todas as minas. ouçais!

    Responda
  14. José Flávio Santos de Carvalho

    Um horror o que acontece em Macéio. Se eu fosse alguma autoridade daquela capital, estaria morrendo de vergonha. Coitados dos cidadãos e cidadãs que tem de deixar para tràs o que construíram durante uma vida inteira. Rezemos para que não haja vítimas fatais.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Tá faltando cadeia para os responsáveis. Será que vão esperar acontecer outra tragédia como as de Brumadinho e Mariana pra tomarem as medidas necessárias? Se bem que em MG , pou o foi feito e quase ninguém foi punido.

  15. Carlos Fernando de Souza Braga

    Pelo que tenho lido, esse imbróglio já vem de tempos. Já foi denunciado por entidades e pessoas muitas vezes em diversos canais. Só agora que a cidade vai ser engolida é que a chamada "grande" imprensa resolveu noticiar? Será que a Brasken também é pop, é tech, é tudo?

    Responda
  16. FERNANDA Salgueiro Borges

    Quem vai salvar a lagoa de Mundaú ? Quem vai salvar os Recifes de Maceio ? Quem vai salvar nosso mais belo e miserável patrimônio nacional natural ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ricardo. O idiota!

    2. Ricardo Pereira Ignacio

      O mesmo que está nos transformando na Dinamarca !!! Lula !!

  17. JOAO CARLOS DE ALMEIDA UCHOA

    Isso tudo graças à omissão, prevaricação do MPE, MPF, os podre políticos de Alagoas. Parabéns Senhores, por tudo isso. Continuem assim. O caos já é uma realidade! E suas consciências? Estão aonde o macaco esconde o caju?

    Responda
  18. JOAO CARLOS DE ALMEIDA UCHOA

    Isso tudo graças à omissão, prevaricação do MPE, MPF, os podre políticos de Alagoas. Parabéns Senhores, por tudo isso. Continuem assim. O caos já é uma realidade! E suas consciências? Estão aonde o macaco esconde o caju?

    Responda
  19. Maria Lúcia Saroldi de Oliveira Pereira Pereira

    Desde 2018?!? não houve um politico com "vergonha na cara" suficiente para realocar estas pessoas?? Estão esperando acontece um desgraça maior para tomar as devidas providências. E a empresa ?! Monitoramento ajuda, claro, mas não resolve, é paliativo.... Imagina como está o psicológico dos moradores.....

    Responda
  20. Jose Roberto X de Oliveira

    Olha aí o projeto de nossos liberais. É gente que sabota qualquer regulação de atividade econômica e usa dos meios de comunicação para convencer o cidadão que regulação impede a abertura de empresas. Claro! Se pudessem implementarism o trabalho escravo novamente. Não querem ter responsabilidade ou serem identificados ou arcar com a nocividade dos subprodutos que jogam na natureza.

    Responda
  21. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    Terrível isso!

    Responda
  22. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Por quê o ministério público de Alagoas ainda não assumiu a defesa de todas as vítimas desse desastre ambiental ? Obrigação administrativa do Estado de Alagoas.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Não existe desastre ambiental, é um crime ambiental, a exploração da área foi feita de maneira selvagem. A Braskem precisa pagar o que as vítimas merecem e fechar as portas.

  23. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Por quê o ministério público de Alagoas ainda não assumiu a defesa de todas as vítimas desse desastre ambiental ? Obrigação administrativa do Estado de Alagoas.

    Responda
    1. Natália Muniz

      Talvez porque seja Terra de Ninguém…! Digo, da Braskem… rima infeliz!

  24. antonio ramos

    Cobrar de todos os envolvidos " inclusive da Braskem" ( sic) o poder público pra tratar com as mineradoras são ridicularizados !

    Responda
  25. José Fernando Marques

    O presidente Lula tem de se manifestar sobre a situação em Maceió. Esteja onde estiver. Pare tudo e vá ver o problema de perto. Ofereça ajuda. Logo.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Se o presidente está fora representando o Brasil, cabe ao vice-presidente Alckimin.E pra que serve o governador de Alagoas, e o prefeito? E o povo sempre massa de manobra dos coronéis do nordeste??

    2. jose fernandes de lima junior

      O governador é de que partido mesmo? Seria o da arminha?

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Já se manifestou e já ofereceu

  26. Carlos Ernesto de Oliveira

    o risco não é eminente, é iminente....atenção, revisor!!!

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      O português foi o primeiro a colapsar.

    2. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

      É, as vezes eles arrebentam com o português!

  27. Alcides Castro

    Mineradoras destruindo vidas impunemente. Qual é a novidade?

    Responda
  28. Laudgilson Fernandes

    O capitalismo selvagem é isso aí. Brasil nunca deixou de ser um páis que sofre do estrativismo. O nosso chamado agronegócio apenas trocou a enxada pelo maquinário, que por sinal, nem é fabricado por nós. exportam os alimentos e deixam os agrotóxicos, as queimadas, os rios assoreados, os tumores e o gado cada dia mais alienado e emburrecido. Isso não vai dar em nada. A Vale destuiu uma cidade, acabou com o Rio Doce, morreram pessoas e alguém foi preso, responde pelo crime, não.

    Responda
  29. marcos fernando dauner

    E a Janja e o maridão passeando com uma comitiva gigantesca, conforme publicado aqui na FSP .

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      O governador é de qual partido mesmo? Faz arminha agora.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ele está trabalhando, e não passeando de jet ski ou dando cavalo de pau no Beto Carrero World

    3. Marina Gutierrez

      O presidente esta fazendo o trabalho dele, quem tem que cuidar para que outra catástrofe não ocorra sãos as seguintes pessoas" os donos da mineradora, seus diretores e gerentes, o prefeito de Maceio e seus empregados , engenheiros responsaveis pela segurança dos habitantes, o corpo de bombeiros e a policia.

    4. Alcides Castro

      Vc já experimentou pensar antes de escrever?

    5. Valderi Silveira Pinto Júnior

      O que isso tem a ver com a reportagem, lesado?

  30. Antonio Costa

    Cadê o dinheiro do Kit robobótica que o Gilmar Beiçola Mendes fez vista grossa para aliviar o cumpade Arthur Lira , que nao tá nem aí .Só ta preocupado com o gado nelore

    Responda
  31. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Em um hospital quando há uma morte são instaurados vários processos. Cívil. Administrativos. E até criminal. Pergunto. Cadê os engenheiros ? Os donos do negócio ? Pô. Tivemos Brumadinho. E pelo q estou acompanhando a uns três anos foi a morte anunciada.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      E assim como em Brumadinho e Mariana, ninguém será punido e nem indenizado.

  32. Maria Cristina Gonçalves Ernesto Dos Santos

    Braskem PE7, Santo André Um familiar teve acesso aos laudos da Cetesb, no local onde essa unidade jogava os dejetos no rio Tamanduateí, simplesmente vergonhoso a complacência com tal situação de crime ambiental!

    Responda
  33. guilherme vieira

    Esse é um problema de anos e parece que só agora a imprensa se dedicou a contar o que isso de fato significa. No seu papel de informar, todos os noticiosos foram muito negligentes em não trazer mais destaque a esta história e mais pressão sobre a empresa. Parece que o lobby da Braskem não se limitou ao congresso.

    Responda
    1. Assuncao Cristovao

      O ICL vem tratando disso há um bom tempo. Mas a grande mídia não achou importante.

  34. silvia ramos

    A Diretoria da Brasken e as autoridades que validaram essas concessões merecem a prisão imediata.

    Responda
  35. Marcelo Magalhães

    Sucessão de tragédias oriundas do setor privado. A Vale em Brumadinho e Mariana. O agro continuamente através das queimadas, destruição de florestas e intoxicação do solo e da água lá. O confisco da Eletrobrás, a mega fraude das lojas Americanas, o apagão da ENEL e agora o afundamento de Maceió pela mineração da Brasken. E para fechar, a COP28 servindo de encontro comercial entre os produtores de combustíveis fósseis. Acho que o capitalismo tem que ser revisto.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Até fazerem essa "revisão" completa não vai sobrar nada disso aqui que chamamos de civilização.

  36. marcio jose albino

    Não vai dar em nada.

    Responda
  37. Antonio Costa

    Chama o Athur Lira , o Renan o Collor pra resolver. É tudo dai.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      O governador de Alagoas é de qual partido? Fez o que até agora? Fez arminha?

    2. ARY OLIVEIRA

      E o collor

  38. MARCIO SOARES

    Não vai dar em nada, pois todos os contratos de validação ambiental provavelmente foram fraudados. Os gestores públicos sabiam de todas as consequências e seguramente ganharam sua parte. Isso é Brasil desde a colonização! Isso é praxe em nosso país!

    Responda
  39. Rodolfo Coelho

    Eis o que diz a página da Braskem: As pessoas nos movem adiante e nos estimulam a buscar novas formas de alavancar o desenvolvimento sustentável no mundo. E é por meio dos nossos compromissos com a economia circular, neutralidade de carbono e investimento na inovação que colocamos em prática nosso propósito: melhorar a vida das pessoas com soluções sustentáveis da química e do plástico. Vocês engolem?

    Responda
    1. Natália Muniz

      Só faltou o blá blá blá…!!

  40. Clovis Deitos

    O mais triste disso tudo, depois do que está acontecendo aos moradores, é saber que o judiciário não conseguirá receber da causadora do problema. E por serem ricos ninguém vai preso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.