Poder > Divisão política transbordou para a vida real e se calcificou, diz autor de livro sobre polarização Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Antônio

    Dizem que a culpa é do patão amarelo e dos 428 votos no Congresso em dois mil e dezesseis.

    Responda
  2. CARLOS ALBERTO CERETTA

    O Felipe tem razão. Antes da extrema-direita se manifestar com tamanha intensidade, a gente discutia as coisas, as diferenças como se discute um jogo de futebol com um torcedor do time adversário (não inimigo), mas numa boa. Somente o tempo ajuda a descontaminar e novos líderes surgirão e, espero, não contaminados com o momento atual.

    Responda
  3. Sérgio Luís da Silva

    (1) Pra mim é um abismo moral, ainda que nem todos de um lado e de outro se deem conta. Nas eleições passadas, tivemos que escolher entre um notório corrupto e um notório assassino (que também era ladrão). Lula pode não ter roubado para si, mas comandou um governo em que muitos fizeram isso, e foi, no mínimo, conivente. Jair e filhos roubaram muito para si (rachadinhas, joias, etc.), mas o pior foi ter comandado uma política genocida com relação à pandemia.

    Responda
    1. Sérgio Luís da Silva

      (3) Como as pessoas têm a necessidade psicológica de parecerem boas e justas aos seus próprios olhos, elas não assumem que valorizam outras coisas acima da vida humana. A saída que têm é não reconhecer que seu líder político preferido é genocid@. (Os do outro lado, também para parecerem bons e justos para si mesmos, não reconhecem que o líder que admiram é corrupt0.) As fake news ajudam a consolidar essa "fantasia moral".

    2. Sérgio Luís da Silva

      (2) Ora, se um malfeitor entrar em sua casa, quem você mais teme, um que vai só te roubar ou um que poderá te matar? E para comandar um país, tendo que, a contragosto, escolher entre um e outro, qual você prefere? Quem optou pelo Jair, é porque dá menos valor à vida humana que a outras coisas: a promessa de uma economia menos regulada, a imposição dos valores da sua religião, etc.

    3. Sérgio Luís da Silva

      (2) Ora, se um bandido entrar em sua casa, você prefere que seja um assaltante ou um assassino? E para governar um país, o que você prefere? Quem opta pelo assassino é porque dá menos valor à vida humana que a outras coisas — a promessa de uma economia desregulada, a imposição dos valores da sua religião, a "liberdade" de portar armas, etc.

  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Errado em dois aspectos. No futebol quando e encerrada a partida tem o pós jogo. Aq chamamos de resenha. Os animais se acalmam e geralmente o derrotado dá valor a vitória do adversário. Segundo o inelegivel não está fora do poder haja vista a sua participação em vários eventos. Está com os direitos políticos cassados mas mesmo assim continua a aparecer como se nada tivesse acontecido. Culpa do nosso judiciário míope

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ânimos. P de corretor

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Animais não. Adversários. Desculpa

  5. Florentino Fernandes Junior

    Daniel , vc tem razao , me desculpe pelo comentario ofensivo

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Hahahahaha!

  6. José Augusto Bernabé

    Vamos entender o real, aqui são dois Brasis, um, os que elegeram esse governo medíocre adepto a métodos de corrupção e outro, os que votaram a favor da manutenção da Família com esperança no futuro de seus filhos, está bem claro isso. Direita ou Esquerda são irrelevantes.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Realmente a questão não era direita e esquerda, mas civilização ou barbárie. E "gente" como você que fala em família e filhos, mas na prática só espalha mentira e ódio, torna impossível a convivência em parâmetros, minimamente, civilizados.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Família. Bernabéé

    3. Daniel Barbosa

      Concordo que são dois: o Br q elegeu este governo de Reconstrução da esperança para as famílias, com esperança no futuro. O outro br segue adepto do medíocre ex-capitão com seus métodos de fakenews, ataques fascistas de eliminar adversários, idólatra de ditadores, amante das armas e da violência, destruição do meio ambiente, da Educação pública e da cultura, adepto de preconceitos e intolerância, imiscuindo religião na política etc. Está bem claro isso.

    4. Flávio Fernandes Marinho

      Extrema direita golpista nunca mais, tiveram um medíocre mandato e pela primeira vez na história deste país não tiveram um mandato consecutivo. E lotaram a Papuda e o chefe logo estará lá.

    5. Daniel Barbosa

      Hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha

  7. Alison Sales

    Manter-se o mais longe possível da extrema direita é um posicionamento de vida, um compromisso ético. Com essa gente não há a menor possibilidade de conversa. Pouco importa se é pai, mãe, tio, prima. É preciso estar atento, forte e bem distante. É uma questão de saúde mental.

    Responda
  8. Florentino Fernandes Junior

    Daniel, vc vonvenientemente esqueceu-se do psol e de alas importantes do pt

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Nossa! Estou ficando famoso ou vc se apaixonou pelos meus argumentos? Hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha

  9. Florentino Fernandes Junior

    Daniel pra vc a direita aceitavel é só a q adere ao pt.

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Daniel vc ilustra o meu comentario, pode mugir

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Isso se chama argumento ad hominem, ou seja, não é de fato um argumento. É um ataque pessoal, para diminuir, humilhar ou eliminar o oponente de ideias. Típico comportamento neofascista. Isso eu não fiz com o senhor. Me respeite!

  11. João carlos Gonçalves de souza

    Concordo com os argumentos do autor , mas faltou o questionamento do papel da imprensa neste enfrentamento. O exemplo que usou de enfrentamento de torcidas não está somente com a população , está também dentro da chamada grande mídia . O apaziguamento tem que vir da política e também na e sobretudo da mídia.

    Responda
  12. Daniel Barbosa

    O bozonarismo calcificado chama-se neofascismo. Bom dar nomecaos bois.

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Vide tarcisio e zema. Nunca deram declaraçoes autoritarias.

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha

  14. Florentino Fernandes Junior

    Vide a reaçao da esquerda a qq politico de direita, mesmo os q jogam o jogo democratico

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    A assimetria esta centrada em q toda a direita é considerada extrema. E a esquerda nao

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Extrema esquerda: pstu, pco e outros. Informe-se.

    2. Daniel Barbosa

      Errado. Existe a direita civilizada. Tebet, parte do psbd e outros.

    3. Daniel Barbosa

      Lógico. A extrema-direita quer eliminar o inimigo, não quer respeitar o adversário. Isso é extremo.

  16. valdonir estivalet teixeira

    A entrada da extrema direita no jogo político , quebrando regras, e que nasce da xenofobia, da misoginia, do puritanismo nos costumes,hipócrita diga se , no anarco capitalismo para além do neoliberalismo, tornou inrreconciliavel a convivência com qualquer outra força. Como a única força organizada era ou é a esquerda , deu nisso. Comigo, isolei nas redes e bloquei, uma prima irmã com quem convive desde a infância , e a discussão começou pelo bolsafamilia. Ah, ela com empregados assim como

    Responda
  17. Vanderlei Nogueira

    Idiotização de um país, um faz de contas para passar a ideia de Brasil democrático.

    Responda
  18. MARCIO OLIVEIRA

    O autor menciona que a contribuiçao da esquerda é "jogar dentro da regra", faço aqui um adendo que; a esquerda ainda esta jogando dentro da regra. Nao temos segurança que isso seja duradouro, o ideal que os dois campos respeitem a democracia.

    Responda
  19. Edson Miranda

    Pela substância da entrevista, já vi que o livro é uma tremenda garapa. Pano rápido!!!

    Responda
  20. Alexandre Assis

    Caramba, eu falo isso (comportamento de torcida) há vinte anos, acho que deveria ter escrito um livro, então.

    Responda
  21. Angelo Batista Goulart

    A onda é passageira , tanto é que não conseguiu a reeleição e olha que gastou mundo e muito fundos para a impreitada ! Jà a Esquerda liberal entrou em uma frente ampla para eleger LULA, aonde tem de tudo até bolsonaristas no Governo! Essa onda é mundial veio lá de fora ! Arrumaram um capitão Jair aqui e um aloprado Javier Milei na Argentina , aferecem apenas o circo , a politica virou entretenimento (Reality Show) tudo para esconder a realidade da população de fome, salarios infimos.

    Responda
  22. Florentino Fernandes Junior

    Na minha opiniao dois problemas: na entrevista só platitudes e os dois autores de esquerda. Equilibrio?

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Um dos problemas dessa "gente" de extrema direita é o deficit cognitivo. A dificuldade de compreensão de textos é imensa.

    2. Daniel Barbosa

      Esse é o problema dos neofascistas: tudo que é civilizado, científico, argumentativo e elegante vcs chamam de esquerda! Obrigado! Hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha hahahahaha

  23. André Silva de Oliveira

    O populismo autoritário da esquerda - como o apoio declarado a ditaduras como a venezuelana - retroalimenta a chamada extrema-direita. Por isto, a saída está no centro democrático.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.