Marcelo Leite > COP28 em Dubai ou é caô ou piada de mau gosto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acredito nesses encontros e nas conferências, sempre elucidativo e esclarecedor, com imprensa e redes sociais ativas mostrando os bastidores fica mais emocionante. LÃderes mundiais em Dubai, nos melhores hotéis discutindo crises ambientais que atingi os menos favorecidos... Haja paciência !
Brasil na OPEP+ Pode ser sim muito bom estar presente no Grupo: saber das decisões nas reuniões, antes mesmo de serem anunciadas. Pelo que tem acontecido nos últimos anos, a OPEP tem mais REDUZIDO do que aumentado o suprimento, tornando o petróleo mais caro, o que favorece a transição energética. André Masson
Este tipo de Feira, ou Conferência, é o tÃpico engana bobo. Quantas conferências já fizeram desde a Rio 92? Alguma coisa concreta até hoje? ZERO!!!
Marcelo é cientista, e sabe que a substituição do petróleo deve ser uma meta, definir prazo hoje, sinceramente não sei se já é possÃvel. Um carro elétrico ainda não vai de RJ a SP direto. E tem toda a indústria petroquÃmica a ser substituÃda. E tem o capitalismo calculando riscos e lucros de investimento já feitos e os que terá de fazer na transição.
E digo isso sabendo da importância em prevenir o aquecimento global. Só acho que se alguma transição provocar impacto no nÃvel de vida polÃticos contra ela vão capitalizar. A tentativa de não usar fertilizantes no Sri Lanka gerou crise alimentar e derrubou o presidente, faltou planejamento. Ah o aquecimento vai afetar o nÃvel de vida, vai, e muito, só que aà é desastre e não somos bons em aprender, experiências não duram mais que 2 gerações. Estão por aà as ameacas do passado da extrema direita.
Saiu no Estadão: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou neste sábado, 2, durante evento da Cúpula do Clima da ONU, COP-28, em Dubai, ao ceder seu espaço na plenária de paÃses florestais para que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, discursasse em seu lugar " E eu não poderia utilizar a palavra sobre as florestas, se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos”, afirmou Lula.
Só blá blá blá
Saiu no Estadão agora à tarde: COP-28: petrolÃferas assinam acordos climáticos para reduzir potentes gases do efeito estufa. Acordos incluem um pacto inédito de 50 das maiores empresas de petróleo do mundo para praticamente eliminar as emissões de metano de suas atividades de perfuração e produção. Na Folha, nada.
O colunista é bobo. Há tempos estou de olho em suas análises rasas. A COP28, estabeleceu de forma clara o divisor de águas. Os paÃses árabes, montados em dólares, não tem saÃda. A transição energética virá e está vindo. Se forem espertos, e espertos são, vão se lançar à luva jogada por Lula, e investir na Energia Verde. E qual paÃs reúne as melhores condições? Evidentemente Brasil.
Por isso a grande comitiva, que não foi passear, mas tratar de reuniões com governos e empresários de dia e de noite. Favorável a tudo isso o Acordo com a União Europeia fortalece esse cenário, e será ela a grande fiadora da posição do Brasil. Kerry disse que os EUA váo participar do investimento de 160 bilhões de dólares do Haddad até o fim da década. É esperar para crer.
A estratégia de aproximação com os árabes é clara, e aparece no apoio a Gaza, que transcende à mera Humanidade do governo Lula, mas interesses de investimento e geopolÃtica que escapam ao colunista. Lula, Marina e Prates falaram e desenharam que entrada na OPEP, reforça a estratégia de impulsão do Brasil, então dentro do clube, como alternativa energética.
Apenas para complementar. O Sultão Ahmed Al-Jaber dos Emirados e Antônio Guterres, Secretário da Onu, quase se pegaram no confronto. Lula mostrou que a saÃda é o Brasil. A sei lado, Usula Von Der Leyen e o resto do Mundo.
O Hadade disse que o Brasil precisa de um trilhão para organizar sua agenda verde. Os paÃses ricos juntos vão depositar no Banco Mundial,sic, se depositar, nem um por cento disto para distribuir para todos os paÃses pobres. Este é mais um encontro de faz de conta em que os paÃses ricos hospedam em hotéis de 7 estrelas e pasmem o lula também com uma penca de aspone mandando a conta pros manés.
Poderia ver com outro olhar da experiência de cada um. No caso da minha como geógrafo e educador ambiental temos várias conquistas como o constrangimento dos donos do mundo e da guerra, como nosso presidente fez. Não sei se o lugar do encontro influência alguma coisa na questão ambiental, mas devemos também incluir o oriente médio nesse debate e ações. A logÃstica de tudo e qualquer encontro no mundo segue o padrão industrial, menos os festivais do Arvo, que seria um padrão sustentável. É isso.
O Brasil na OPEP não é piada!
Não, não é mesmo. É delÃrio. Observe que OPEP é sigla de "Organização dos PaÃses Exportadores de Petróleo". Considerando que importamos petróleo (Diesel e Gasolina), é conversa mole para enrolar mente capto.
Enquanto isso, os chutes continuam.
Milhares de pessoas viajando de avião para uma reunião num grande produtor de petróleo. E supostamente é sobre o aquecimento global. É como se fosse feita uma reunião durante a pandemia com todo mundo aglomerado e sem máscara discutindo medidas a serem tomadas. Não é sério.
Doações que são uma fração do que se gasta em aprimoramento de armas de guerra, que aliás são travadas, boa parte delas, por petróleo e riquezas minerais? Piada.
E eu que pensava que era festa à fantasia...
O fim da utilização dos fósseis é absolutamente impossÃvel a menos que mudemos nossa sociedade de consumo. Outrossim a Opep não é culpada de nada, culpado é quem usa os fósseis. As ações das petrolÃferas não param de crescer, sabem que o mundo carecerá cada vez mais dos fósseis. é que quando nações, povos crescem (e isso não para até na Africa) cresce exponencialmente o uso de energia, são cem milhões por década. Os EUA , china e europa tem 75%da rede com base no fóssil e não são exemplos.
Por outro lado esse inÃcio de transição energética que vivemos há de ser estimulada e talvez um dia chegaremos lá. O Brasil há muitÃssimas décadas é exemplo no mundo e hoje temos nossa rede abastecida apenas por16%de fósseis e8de biomassa, apenas um quarto na base de carbono, lembrando que biomassa ou combustÃvel pode poluir menos mais ocupa enormes latifúndios e água para produção. O Brasil é a única nação capaz de chegar perto do carbono zero em poucas décadas.
Lula exibe em Dubai crachá de lider verde, enquanto a Amazônia pega fogo e está sendo transportada na carroceria de caminhões gigantes. Sem contar o desastre ambiental em Maceió, que a mÃdia está cobrando muito pouco dos polÃticos nefastos.
As queimadas na Amazônia diminuÃram sobremaneira com Marina Silva, mas o estrago pelo inominável ignaro estão aà para todo mundo ver.
Só acredito nesse dinheiro todo quando eles estiverem depositados nos fundos para a preservação do meio ambiente o, resto é blá blá blá que não se cumpre nunca.
A Marina e seu time de elitistas ambientalistas gastam dinheiro com passagens aéreas. Aproveitam a vida boa com dinheirinho do orçamento público.
É palco para desfile de vaidades de ditadores e para promessas que não serão cumpridas.
Perfeita sua análise Marcelo! Perfeita! Absurdo a quantidade de brasileiros inscritos! Somos um paÃs sério?
Que análise perfeita! E você não precisou ir até Dubai aumentando a listinha de participantes que lá estão! PARABÉNS
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > COP28 em Dubai ou é caô ou piada de mau gosto Voltar
Comente este texto