Ross Douthat > Acerto de contas de papa Francisco é rachadura longa e instável na igreja Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Folha continua considerando esse cara digno para ser seu colunista? É um Trumpista, ex-protestante convertido ao pior do catolicismo do mundo, o do ultra-conservador e apegado as pompas e circunstâncias, Cardeal Burkle, que só para ter um exemplo, é cortejado no Brasil pela turma do Instituto PlÃnio Correa, ex-TFP.
Não sou católico, sou espÃrita e tenho afinidade com muitas colocações do budismo. Sobre o Papa Francisco o que tenho a dizer é que ele é ótimo, um missionário.
Papa Francisco, o melhor de todos.
A única reforma que colocaria a igreja romana de volta nos trilhos seria um retorno ao século IV. Como isso não acontecerá ..........
Os papados de Joao Paulo II e Bento XVI enfraqueceram a igreja. Os conservadores não ligam para a queda do número de fiéis, enxergam como um expurgo onde só eles merecem o céu. E aà falta padre, porque os que realmente gastavam a sola do sapato eram os progressistas calados por 2 papados. Não foi coincidência os evangélicos crescerem nesse perÃodo.
Melhor análise.
Texto escrito por provável representante da ortodoxia nos EUA. Daqui há 30 anos teremos mais evangélicos que católicos no Brasil. Nos anos setenta os católicos representavam algo entre setenta a oitenta por cento da população. Infelizmente, o cisma está "latente". Grupos defendem uma prática não praticável e que tem retornado sob a forma de escândalos mais variados, os quais todos sabem. Ou a Igreja Católica se atualiza ou..e não adianta dizer: "É a Igreja de Cristo". Afinal, todos dizem isso.
Esse cara que a Folha considera digno para ser seu colunista é um Trumpista, ex-protestante convertido ao pior do catolicismo do mundo, o do ultra-conservador e apegado as pompas e circunstâncias, Cardeal Burkle, que só para ter um exemplo, é cortejado no Brasil pela turma do Instituto PlÃnio Correa, ex-TFP.
Texto escrito por provável representante da ortodoxia nos EUA. Daqui há 30 anos teremos mais evangélicos que católicos no Brasil. Nos anos setenta os católicos representavam algo entre setenta a oitenta por cento da população. Infelizmente, o cisma está "latente". Grupos defendem uma prática não praticável e que tem retornado sob a forma de escândalos mais variados, os quais todos sabem. Ou a Igreja Católica se atualiza ou...e não adianta dizer: "É a Igreja de Cristo". Afinal, todos dizem isso.
Se a Igreja sucumbir no futuro o Presbiterianismo se autodenominará A Igreja. Inclusive, o autor do texto, arrisco dizer, com intenção ou não, atua nesse sentido. A influência do protestantismo dos EUA na Igreja católica é conhecido, como por exemplo o movimento RCC.
A Igreja Católica, como outras religiões, são pressionadas a se atualizar ou pouco a pouco perecer. O Progressismo e o Conservadorismo de degladiam também nessa esfera. Nenhuma instituição está livre deste debate e pedir que o Papa segure isso é esperar superpoderes de um ser humano.
A Igreja católica ao meu ver tem que ter seus pés nos anos dois mil: - Não permitir de forma nenhuma abusos de padres às crianças, como era no século passado. - Dar mais chances às mulheres de participarem do Clero, como fazem os padres homens. - Não proibir os divorciados de participarem da religião. - Pensar que os padres devem se casarem num futuro próximo. - O Papa Francisco ao meu ver foi um dos melhores de todos os tempos.
Há aqueles que querem a divisão da Igreja Católica. Mas, para os cristãos, a Igreja é una, por uma questão de fé e não de acordos. Controvérsias são enfrentadas, pelo menos nos últimos papados, com o respeito ao Papa. Por exemplo, uma encÃclica papal é sempre iniciada com as referências ao magistério dos seus predecessores sobre o tema. Estas intrigas, falando que a Igreja Católica está dividida, atendem a polÃticos e grupelhos, não à fé dos cristãos.
O colunista representa claramente os católicos conservadores americanos. Os reacionários americanos. O mundo católico não se resume aos problemas americanos, é o Papa Francisco sabe isso melhor que ninguém. A inclusão de mulheres já passou da hora, coisa que os conservadores abominam. Os escândalos na igreja tem muito a ver com o celibato e o abandono de padres para casar, e de jovens que não concluem o seminário, outro problema. A falta de sacerdotes acabará com a igreja. Nada mais simples.
O que acaba com a igreja é o fim do medo de discutir sobre dogmas risÃveis à luz da lógica e da ciência. A fé consegue sobreviver através da coerção e do pavor de ir para o inferno. A lógica se aplica à polÃtica Â… será melhor você votar em nós do que neles.
Esses sacerdotes americanos são pastores presbiterianos em essência querendo transformar a Igreja Católica em protestante. Deviam ter sido expulsos há muito tempo.
Antes das mÃdias sociais a roupa suja era lavada em casa e isso funcionava bem até certo ponto. Os senhores Strickland e Burke, dois sacerdotes estadunidenses contribuindo para a dispersão do rebanho. Jesus acolhia a todos, inclusive e principalmente os pecadores e pecadoras. Esses senhores, nascidos no novo império, entendem muito pouco sobre pobreza, sobre discriminação. O César de paÃses subdesenvolvidos é muito mais cruel do que o César de paÃses desenvolvidos. Parabéns querido Papa!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ross Douthat > Acerto de contas de papa Francisco é rachadura longa e instável na igreja Voltar
Comente este texto