Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Akira

    O malandro é um fingidor Chega a fingir que é dor A farsa que deveras mente

    Responda
  2. José Cardoso

    Podemos concluir que a verdade é fruto da lei do menor esforço. Mentir sempre dá trabalho.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      A fidelidade conjugal, quando há, vem daí.

  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "os professores universitários pedem trabalhos aos alunos e recebem textos impecáveis, sem gralhas nem erros ortográficos, descobrindo assim que os alunos encomendam os trabalhos ao ChatGPT, fico naturalmente preocupado." Ingênuo o colunista, está dando má reputação aos malandros. Os professores também estão usando ChatGPT para corrigir os trabalhos

    Responda
  4. Francisco Blazquez

    E viva os pícaros…

    Responda
  5. FERNANDO SCAVONE

    De forma um tanto paradoxal, sobre livros não lidos, vale a leitura de um escrito por Pierre Bayard.

    Responda
  6. Arno Costa

    Meus alunos nem sabem de tecnologias. Não sabem usar calculadora e não leem nada exceto o WhatsApp. Uma inutilidade.

    Responda
  7. Chiara Gonçalves

    Maravilhoso! Sou professora e digo aos meus alunos, quando comento a prova- vocês pelo menos têm que tentar me enganar!

    Responda
  8. Diego Rodrigues

    Gostei, uma ode à malandragem raiz.

    Responda
  9. Andre Pessoa

    Hahahahaha maravilhosoooo

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Malandragem, dá um tempo. Grande Bezerra.

    Responda
  11. Emilio Bazzani

    Usa agua encanada, comida processada, computador, carro, avião, roupas de marca.. e o que tem com isso. Nada. O importante é resolver problemas.

    Responda
  12. Ricardo Arantes Martins

    A tradução com a essência eis o dilema. E deveria ser um sacerdócio tal como dissestes xará. mas nem mesmo os sacerdotes traduzem os livros que eles pregam com destreza e na essência.

    Responda
  13. David Waisman

    Gostei de aprender o termo gralha. Não mais precisamos escrever aqui no Brasil o longo erro tipográfico, e muito menos usar o americano typo.

    Responda
  14. Marcelo Fernandes

    Ricardo Pereira é quase sempre bom, com exceção das vezes em que ele é ótimo. Como nesse texto impagável, por exemplo. Obrigado!

    Responda
  15. Carla C Oliveira

    Muito bom, Ricardo.

    Responda
  16. Maria Lopes

    Assunto da hora, como dizem os adolescentes, inclusive os tardios. Mentir dá muito trabalho e sempre optei pelo minimalismo nesse departamento. Lembrei de um amigo, brilhante estudante de Direito, que inventava teses e autores nas provas. Pensava que enganava os profes. Eles morriam de rir e lhe davam notas altas porque as invenções eram muito inteligentes e criativas. Descobriu isso muito depois. Bons tempos.

    Responda
  17. NACIB HETTI

    Mentir não é pecado do lado de baixo do Equador. O importante é por o canudo na mão.

    Responda
  18. Claudio Loredo

    Dá muito trabalho ser um líder religioso.

    Responda
  19. ANTONIO Rezende

    Alguém diz (acho que Josias de Sousa): "Nunca diga uma mentira que não tenha como provar".

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Kkkkkk

  20. Marenildes Pacheco da Silva

    Infelizmente os políticos brasileiros enganam não só pelo prazer de enganar mas também para se darem bem. É claro como a luz do sol, que o atual presidente, não exclusivamente ele, atualmente escorrega na enganação de um planeta sustentável, defendendo o petróleo e sobre o bem da humanidade, quando aparentemente, não fez nada sobre a invasão anuciada pela Venezuela. O povo gosta de ser enganado, Infelizmente.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Informe-se. Lula respondeu à pergunta sobre a Venezuela x Guiana na entrevista que deu ao deixar Dubai. O Itamarati está tratando do assunto. Amorim já foi á Venezuela tentar convencer Maduro. Lula deixou claro que o Brasil é signatário do tratado que estabeleceu as atuais fronteiras e que não apoia de forma alguma Maduro. Mas também ficou claro que ele sabe que não vai haver guerra nenhuma. Apenas confusão armada por Maduro para engajar o povo venezuelano à sua candidatura.

    2. Dagmar Zibas

      Antes de palpitar, informe-se. Está no Youtube a entrevista completa que o presidente deu a jornalistas ontem ao deixar Dubai. Não há contradição alguma entre trabalhar por carbono zero e prospectar petróleo. Nossa gasolina e nosso diesel são misturados com alcoól e biodiesel. Os menos poluentes do mundo. Ainda não há condições de banir totalmente o petróleo. As energias renováveis ainda não são suficientes para mover o mundo. O importante é a substituição gradual e programada.

    3. Marenildes Pacheco da Silva

      A situação da Venezuela nos atinge muito mais do que as guerras oficiais em curso, mas o presidente, quer notoriedade, daí dá um pitaco em cada uma delas, supostamente achando que demonstrando para o mundo sua opinião, seja mais fácil galgar o tão almejado nobel da paz, é só por isso, suponho, que defende as causas. Ainda temos muitos famintos aqui no brasil, mas olhar por eles, não repercute para o nobel.

  21. Maria de Felipe Martinez

    Amei sua matéria de hoje!! Era necessária muita criatividade para enganar aos professores, bem como muita perspicácia da parte deles para não se deixar enganar.

    Responda
  22. JOS LEANDRO

    sei que não vão acreditar, mas nunca, nunquinha da silva, eu colei nas provas, pq morria de medo de ser pego pelo professor(a) e passar aquela vergonha. tb nunca copiei trabalho de nenhum outro aluno e depois entreguei-o como se fosse meu. eu sempre fui meio bobão. essa coisa de não colar, não copiar o trabalho do outro, tem a ver com a nossa leitura de sociedade. as meninas são uma versão feminina dos meninos. elas preferem os meninos que elas seriam se fossem meninos. bom dia

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Ainda estou tentando entender o que as meninas e os meninos têm a ver com qualquer coisa escrita até agora….

    2. JOS LEANDRO

      inteligência artificial sempre existiu: calculadora, tabela periódica, tabela disso, daquilo, máquina de escrever, de lavar, automóvel, avião

  23. Denise Maria Conrado Veiga

    A inteligencia artificial oferece um prato feito sem dar os ingredientes... o uso pode estar alimentando uma narração (que interessa a alguém, grupo politico ou estado). Preocupante...

    Responda
  24. Ricardo Batista

    Verdade, toda mentira necessita de um mínimo de elaboração. E muita gente é como o Dick Vigarista : ele tinha o carro mais rápido, mas só queria saber de vencer se fosse roubando. E malandro mesmo é o gato, que mesmo se for feio, continua sendo um gato.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Kkkkkk

  25. Joana Coloma

    Adorei! Quem tem má memória pode ser malandro, mesmo sem querer. Quando estava no liceu, lembro-me de ter inventado uma história para um livro que tínhamos lido e analisado na aula, mas sobre o qual já não me lembrava de nada... Mais recentemente lembro-me de inventar uma mistura entre dois autores para falar de um livro que tinha mesmo lido, mas de que já não me lembrava... E eu leio estupidamente pouco. Ainda assim... Adorei :)

    Responda
    1. Joana Coloma

      Francisco Blazquez :) penso que é um dos livros preferidos do RAP... tenho essa ideia

    2. Francisco Blazquez

      Pelo que escreveu, não me parece que leia pouco, me parece que apenas não lembra…ou não quer lembrar, como aquele autor ….de cuyo nombre no quiero acordarme